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 Dúvida sobre XT 600

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Xistão
Dúvida sobre XT 600 - Página 3 Star310
Xistão


Moto : TDM 900 2002/ Vespa 50 s 1974; Anteriores- TDM 850 2002; Vespa PX 125 1986; XT 600E 2003 ; XT 600E 1997; NX 250 1993; Vespa 150 VBB 1963 ; Vespa 50 FLII 1991

Dúvida sobre XT 600 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre XT 600   Dúvida sobre XT 600 - Página 3 Icon_minitimeQui maio 16, 2013 3:02 am

webmonstro escreveu:
Xistão escreveu:
Edgar escreveu:
Capote escreveu:
Pode ser que na XT a bateria aguente mais. Também tenmho um carregador desses, um Optimate 6, ficava sempre ligado mas nem assim a bateria aguentou, e era de uma marca reconhecida.

A minha Bateria tem 8 anos e nunca esteve ligada a aparelhos de manutenção...
está sempre ligada e continua impecável... Dúvida sobre XT 600 - Página 3 353512

Como se a bateria da tua XT tivesse tempo para descarregar... Dúvida sobre XT 600 - Página 3 796959 É mesmo gozar com o "motard de sequeiro" !!! Dúvida sobre XT 600 - Página 3 945103

Eu não sou grande conhecedor, mas o que sempre fiz nas minhas XT's, era desligar o borne negativo que é só tirar o parafuso da tampa e o do borne, e poupa 100€ de optimizadores ( que se as baterias tiverem de descarregar, descarregam mesmo ( caso de amigo com Deauville nova e com optimizador HONDA de 150€, que teve de comprar uma bateria nova de + mde 100€...), e poupa-se na bateria! Fácil e rápido!

Abraço!

Se a mota não tiver alarme e mais nada ligada, é igual estar desligada no borne ou desligar apenas na chave
Agora há 2 coisas que as bateria não "gostam"
- excesso de voltagem (quando o reg está avariado p.ex.)
- descarga total

As baterias têm um tempo de vida que em média será de 5-6 a partir daí começam a perder muita capaciade
de retenção da energia , ainda assim uma bateria pode perfeitamente aguentar para um uso regular durante mais
outros 5 ou 6 anos, mas se for para uso esporádico, essa mesma bateria não irá aguentar isso.
Ao usar um carregador próprio pode ser feita a simulação dos ciclos de carga -descarga
como se a mota fosse usada no dia-a -dia

Pensa assim de cada vez que a bateria vai a zero basicamente perdes um ano da vida da bateria !

Esse teu amigo da deuville ou tinha a bateira já velha ou tinha algo a consumir

Ao desligar o borne da bateria a bateria irá se descarregar na mesma

Atenção tambem onde é comprada a bateria
se a bateria está já "feita" (ou seja já com o ácido ) ela já está a envelhecer na prateleira ainda
antes de ser vendida !

Por isso é que as baterias deviam ser vendidas em "seco" e só é colocado o ácido na altura da venda

A bateria é carregada na fábrica e depois retirado o ácido (seca)

Quando é vendida ao encher com ácido fica logo carregada e só envelhece a partir desse momento

Os carregadores de manutenção são para manter a bateria e não para recuperar uma bateria que não tem hipótese de tal

Também convém que a bateria seja bem dimensionada para o esforço que vai ser necessário
para por a mota a trabalhar.
Se a mota custa a pegar (por outra razão qualquer) vai ser ainda mais difícil se estiver parada muito tempo
aí a bateria (que entretanto já perdeu carga ) vai-se descarregar ao insistir com o motor de arranque ao
tentar por a mota a trabalhar, e nesse momento ao ficar totalmente descarregada vai ficar danificada e perde capacidade se já alguns anos provavelmente não recupera ou então na próxima será ainda mais difícil










Boas Webmonstro!

Sem alarme, nova e com um ano. Bateria de origem ligada constantemente ao optimizador.

As minhas baterias descarregavam quando as deixava aos bornes sem utilizar a mota durante algum tempo... Desde o momento que desliguei o borne... nunca mais, e olha que a ultima paragem ainda foram 4 meses.

Acima de tudo o que as baterias não gostam (a par dos excessos de corrente), são a falta de uso, e o frio do Inverno.

De todo o modo, concordo contigo em relação aos fabricantes, amperagem, etc... A regra basica na compra de uma bateria é que a assemblagem seja feita na hora!


Abraço.
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