Xistão
Moto : TDM 900 2002/ Vespa 50 s 1974; Anteriores- TDM 850 2002; Vespa PX 125 1986; XT 600E 2003 ; XT 600E 1997; NX 250 1993; Vespa 150 VBB 1963 ; Vespa 50 FLII 1991
| Assunto: Re: Dúvida sobre XT 600 Qui maio 16, 2013 3:02 am | |
| - webmonstro escreveu:
- Xistão escreveu:
- Edgar escreveu:
- Capote escreveu:
- Pode ser que na XT a bateria aguente mais. Também tenmho um carregador desses, um Optimate 6, ficava sempre ligado mas nem assim a bateria aguentou, e era de uma marca reconhecida.
A minha Bateria tem 8 anos e nunca esteve ligada a aparelhos de manutenção... está sempre ligada e continua impecável... Como se a bateria da tua XT tivesse tempo para descarregar... É mesmo gozar com o "motard de sequeiro" !!!
Eu não sou grande conhecedor, mas o que sempre fiz nas minhas XT's, era desligar o borne negativo que é só tirar o parafuso da tampa e o do borne, e poupa 100€ de optimizadores ( que se as baterias tiverem de descarregar, descarregam mesmo ( caso de amigo com Deauville nova e com optimizador HONDA de 150€, que teve de comprar uma bateria nova de + mde 100€...), e poupa-se na bateria! Fácil e rápido!
Abraço! Se a mota não tiver alarme e mais nada ligada, é igual estar desligada no borne ou desligar apenas na chave Agora há 2 coisas que as bateria não "gostam" - excesso de voltagem (quando o reg está avariado p.ex.) - descarga total
As baterias têm um tempo de vida que em média será de 5-6 a partir daí começam a perder muita capaciade de retenção da energia , ainda assim uma bateria pode perfeitamente aguentar para um uso regular durante mais outros 5 ou 6 anos, mas se for para uso esporádico, essa mesma bateria não irá aguentar isso. Ao usar um carregador próprio pode ser feita a simulação dos ciclos de carga -descarga como se a mota fosse usada no dia-a -dia
Pensa assim de cada vez que a bateria vai a zero basicamente perdes um ano da vida da bateria !
Esse teu amigo da deuville ou tinha a bateira já velha ou tinha algo a consumir
Ao desligar o borne da bateria a bateria irá se descarregar na mesma
Atenção tambem onde é comprada a bateria se a bateria está já "feita" (ou seja já com o ácido ) ela já está a envelhecer na prateleira ainda antes de ser vendida !
Por isso é que as baterias deviam ser vendidas em "seco" e só é colocado o ácido na altura da venda
A bateria é carregada na fábrica e depois retirado o ácido (seca)
Quando é vendida ao encher com ácido fica logo carregada e só envelhece a partir desse momento
Os carregadores de manutenção são para manter a bateria e não para recuperar uma bateria que não tem hipótese de tal
Também convém que a bateria seja bem dimensionada para o esforço que vai ser necessário para por a mota a trabalhar. Se a mota custa a pegar (por outra razão qualquer) vai ser ainda mais difícil se estiver parada muito tempo aí a bateria (que entretanto já perdeu carga ) vai-se descarregar ao insistir com o motor de arranque ao tentar por a mota a trabalhar, e nesse momento ao ficar totalmente descarregada vai ficar danificada e perde capacidade se já alguns anos provavelmente não recupera ou então na próxima será ainda mais difícil
Boas Webmonstro! Sem alarme, nova e com um ano. Bateria de origem ligada constantemente ao optimizador. As minhas baterias descarregavam quando as deixava aos bornes sem utilizar a mota durante algum tempo... Desde o momento que desliguei o borne... nunca mais, e olha que a ultima paragem ainda foram 4 meses. Acima de tudo o que as baterias não gostam (a par dos excessos de corrente), são a falta de uso, e o frio do Inverno. De todo o modo, concordo contigo em relação aos fabricantes, amperagem, etc... A regra basica na compra de uma bateria é que a assemblagem seja feita na hora! Abraço. | |
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