Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Verificar o Nível do Óleo (XT600E)

Ir para baixo 
+14
nfduarte
krieg
Pmvpires
neves
sidneyt
rui braz
NJ
Alexandre
Fortuna
javleitao
Sub
Marco F.
shok
Edgar
18 participantes
Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
AutorMensagem
Edgar
Verificar o Nível do Óleo (XT600E) Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Verificar o Nível do Óleo (XT600E) Empty
MensagemAssunto: Verificar o Nível do Óleo (XT600E)   Verificar o Nível do Óleo (XT600E) Icon_minitimeSex Jun 11, 2010 11:46 am

Criei este tópico, para podermos falar e registar como vemos e controlamos o nível do óleo nas nossas XT's

na XT600E

O Manual de Serviço diz o seguinte: O Manual do Proprietário, diz o seguinte:
Verificar o Nível do Óleo (XT600E) Oleo1.th Verificar o Nível do Óleo (XT600E) Oleo2.th
Verificar o Nível do Óleo (XT600E) Oleo3.th


Eu utilizo este procedimento:
(recomendado por um mecânico da Yamaha)

- Andar uns 15 km;
- parar com a moto na vertical (não pode estar no descanso!), com o motor em marcha lenta, durante uns 30 segundos;
- desligar o motor e verificar o nível...
- a vareta deve ser vista sem se enroscar...

podes e deves voltar a repetir a medição:

- por a trabalhar, em marcha lenta, durante no mínimo 30 segundos (não pode estar no descanso!)
- desligar o motor e verificar o nível...



Para ver o nível do óleo não é fácil, nas primeiras vezes...
Se óleo tiver a baixo dos 70 graus dá erro de leitura, por isso deve-se fazer uns bons kms...
Se a mota estiver no descanso antes da leitura, dá erro de leitura, porque o óleo tomba dentro do motor...

Na TT
Na XTZ 660
Na ST
(em construção)
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
shok
Verificar o Nível do Óleo (XT600E) Star310
shok


Moto : Yamaha xt 600E

Verificar o Nível do Óleo (XT600E) Empty
MensagemAssunto: Re: Verificar o Nível do Óleo (XT600E)   Verificar o Nível do Óleo (XT600E) Icon_minitimeSex Jun 11, 2010 4:48 pm

boas, eu sou um stresado com o nivel de oleo... por outras palavras... sou doente ehhehe


é a coisa que mais complicada tem a xt é a verificação do nivel.

mas eu faço como descreve o edgar, aquecer a mota (como tenho um termometro de IR vou medindo a temperatura do oleo, assim que passa dos 80 faço a medição.


agora deparo-me com outro problema.... que oleo meter na XT... a minha anda agora com 15-40 de uma marca qualquer que não me lembra agora... mas sei que é dos mais baratos.
Ir para o topo Ir para baixo
Marco F.
Verificar o Nível do Óleo (XT600E) Star310
Marco F.


Moto : XTZ 850 STrx

Verificar o Nível do Óleo (XT600E) Empty
MensagemAssunto: Re: Verificar o Nível do Óleo (XT600E)   Verificar o Nível do Óleo (XT600E) Icon_minitimeSex Jun 11, 2010 6:11 pm

Boas malta,

Eu ainda sou novato nesta coisa de ver o nivel de oleo na XTZ mas olhando para o manual de serviço a coisa ate parece simples :

Verificar o Nível do Óleo (XT600E) Niveloleost

Verificar o Nível do Óleo (XT600E) Niveloleost2

ou seja , basicamente a unica diferença que encontro no manual da XT é mesmo a temperatura a que devo verificar o nivel de oleo . Pessoalmente axo que se deveria usar outro tipo de referencias mas os japoneses sabem o que fazem Verificar o Nível do Óleo (XT600E) 353512

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
Marco F.
Verificar o Nível do Óleo (XT600E) Star310
Marco F.


Moto : XTZ 850 STrx

Verificar o Nível do Óleo (XT600E) Empty
MensagemAssunto: Re: Verificar o Nível do Óleo (XT600E)   Verificar o Nível do Óleo (XT600E) Icon_minitimeSex Jun 11, 2010 6:16 pm

A foto do manual do proprientario esta engraçada ... por momentos fiquei confuso onde atarraçava a ''vareta'' e onde metia o ''oleo'' ... :face: :face: Verificar o Nível do Óleo (XT600E) 268840 Verificar o Nível do Óleo (XT600E) 268840 :bounce: :bounce: :farao: :farao:

Cumps :P
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Verificar o Nível do Óleo (XT600E) Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Verificar o Nível do Óleo (XT600E) Empty
MensagemAssunto: Re: Verificar o Nível do Óleo (XT600E)   Verificar o Nível do Óleo (XT600E) Icon_minitimeSex Jun 11, 2010 6:27 pm

shok escreveu:
....... agora deparo-me com outro problema.... que oleo meter na XT... a minha anda agora com 15-40 de uma marca qualquer que não me lembra agora... mas sei que é dos mais baratos.

Eu só tenho utilizado este da Shell

é semi-sintético e o preço vai desde 9€ a 16€ por litro (depende do local onde se compra)

Comecei a usar este óleo, porque era o recomendado pela Yamaha...
mas mais tarde disseram-me (Um amigo mecânico da KTM com 30 anos de experiência em motos) que era uma óptima escolha,
usado pela Yamaha, KTM, Ducati, e etc... mas acima de tudo é um bom óleo... (palavras dele...)
Mas também me disse para utilizar só óleo das embalagens de 1 litro... :scratch:


Shell Advance VSX 4T SAE 15W 50

Verificar o Nível do Óleo (XT600E) 99_0


na outra XT utilizei pennzoil ?? e o Motul 5100 ...
também eram bons,
e quando a vendi estava nova por dentro e com quase 100Mil no bucho Verificar o Nível do Óleo (XT600E) 294891
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Sub
Verificar o Nível do Óleo (XT600E) Star310
Sub



Verificar o Nível do Óleo (XT600E) Empty
MensagemAssunto: Re: Verificar o Nível do Óleo (XT600E)   Verificar o Nível do Óleo (XT600E) Icon_minitimeSáb Jun 19, 2010 1:18 pm

Boas,

Eles na yamaha aconselham 10w30, mas conheço pouca gente que mete, quase toda agente usa 10w40 ou 20w50 disseram-me na yamaha, eu meti AMSOIL SAE 10w40 até agora parece-me bem, bom não sei se é mas caro é. :cheers: :cheers:

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Verificar o Nível do Óleo (XT600E) Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Verificar o Nível do Óleo (XT600E) Empty
MensagemAssunto: Re: Verificar o Nível do Óleo (XT600E)   Verificar o Nível do Óleo (XT600E) Icon_minitimeSáb Jun 19, 2010 2:10 pm

Eu não conheço esse oleo, mas o 10W 30 não me parece o melhor :scratch:

No manual da XT600E diz isto:

Verificar o Nível do Óleo (XT600E) Oleo5

e pelo que vejo (a vermelho) o 10W30 é para climas com -10º C e até 35º C
ou seja é o clima dos Países do Norte da Europa ou Alemanha e Suiça...

o 15 W / 50 vai desde o 0º C até aos 50º C (a verde), parece mais enquadrado no nosso Portugal...

O 15W/50 dá para o inverno da serra da Estrela e para o verão do Alentejo :lol: LOL

O 10W / 40 que escolheste, também é muito bom para o nosso clima Verificar o Nível do Óleo (XT600E) 294891



se eles na Yamaha te indicaram o 10W / 30 é porque sabem o que fazem Verificar o Nível do Óleo (XT600E) 353512
Ou então não o conseguem vender Neutral e tentam empurrara-lo para quem aparece...

As vezes eles não aconselham o que nós precisamos, mas sim o que lhes dá jeito vender Rolling Eyes


Mas atenção eu estou a orientar-me, pelo que diz o manual... e posso estar errado :face:
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Sub
Verificar o Nível do Óleo (XT600E) Star310
Sub



Verificar o Nível do Óleo (XT600E) Empty
MensagemAssunto: Re: Verificar o Nível do Óleo (XT600E)   Verificar o Nível do Óleo (XT600E) Icon_minitimeSáb Jun 19, 2010 7:16 pm

É isso que disses-te tens razão, eu também sempre ouvi dizer isso que falas-te nesse post. Eu meti esse óleo também não conhecia mas pelos vistos já existe a muito tempo e foi dos primeiros a ter óleos sintéticos, e mesmo o trabalhar do motor ficou diferente mais suave parece-me porreiro, agora só vendo com a rodagem.

Cumps e bons quilómetros.
Ir para o topo Ir para baixo
javleitao
Verificar o Nível do Óleo (XT600E) Star310
javleitao


Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500

Verificar o Nível do Óleo (XT600E) Empty
MensagemAssunto: Re: Verificar o Nível do Óleo (XT600E)   Verificar o Nível do Óleo (XT600E) Icon_minitimeSeg Out 18, 2010 2:21 am

Boas

Só agora é que vi este tópico e há uma coisa que me faz confusão Verificar o Nível do Óleo (XT600E) 546328 .

O facto de andar 15 km acho que não significa que o oleo esteja na temperatura ideal pra ser verificado o nivel.
Digo isto porque normalmente verificava o nivel do oleo quando vinha do trabalho, que são cerca de 30km, e andava sempre a atestar porque ele ia desaparecendo. Mas agora realizei um teste que foi verificar o nivel nessas mesmas condições e logo de seguida ir dar gás no punho direito e voltar a medir. Realmente existe uma diferença no nivel do oleo.
Agora só realizo a medição quando chego com a mota quente e tenho-a algum tempo a trabalhar lá para cima das 3000rpm antes de ver o nivel.
Vou ver se os consumos que eu verificava se mantêm ou se seria eu que não estava a fazer a leitura correcta.
É que em 5000km já foram 2 litros e pouco em acrescentos.
Realmente a caixa do filtro de ar, sempre que a abro, o oleo começa a escorrer.
Já agora o oleo que uso é o motul 5100 10w50.

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Verificar o Nível do Óleo (XT600E) Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Verificar o Nível do Óleo (XT600E) Empty
MensagemAssunto: Re: Verificar o Nível do Óleo (XT600E)   Verificar o Nível do Óleo (XT600E) Icon_minitimeSeg Out 18, 2010 1:32 pm

javleitao escreveu:
Boas

Só agora é que vi este tópico e há uma coisa que me faz confusão Verificar o Nível do Óleo (XT600E) 546328 .

O facto de andar 15 km acho que não significa que o oleo esteja na temperatura ideal pra ser verificado o nivel.
Digo isto porque normalmente verificava o nivel do oleo quando vinha do trabalho, que são cerca de 30km, e andava sempre a atestar porque ele ia desaparecendo. Mas agora realizei um teste que foi verificar o nivel nessas mesmas condições e logo de seguida ir dar gás no punho direito e voltar a medir. Realmente existe uma diferença no nivel do oleo.
Agora só realizo a medição quando chego com a mota quente e tenho-a algum tempo a trabalhar lá para cima das 3000rpm antes de ver o nivel.
Vou ver se os consumos que eu verificava se mantêm ou se seria eu que não estava a fazer a leitura correcta.
É que em 5000km já foram 2 litros e pouco em acrescentos.
Realmente a caixa do filtro de ar, sempre que a abro, o oleo começa a escorrer.
Já agora o oleo que uso é o motul 5100 10w50.

Cumps

Boas

Realmente o que procuramos alem da temperatura ideal, é também a pressão ideal...

Eu normalmente faço esses 15 kms no IC32 junto a minha casa... e nunca falha... basta uns 9 kms para ter todas as condições para ver o nível do óleo... (basta circular a uns 120km/h)

Se quiser ver o nível sem andar kms... também é possível, mas menos certo...
basta aquecer o motor e ver, e temos que dar um desconto de +/- um terço ou um quarto
ou seja:
se a vareta tiver a meio, então o nível está muito perto do máximo...
se estiver no mínimo está perto do meio...

Eu para evitar ter óleo Filtro de ar, mantenho sempre o nível a meio da vareta... e baixa o consumo de óleo e poupa o filtro...
A minha XT600E já tem quase 49Mil kms e tenho tido sempre consumos de 0,1L por cada mil kms...
Tenho AQUI Verificar o Nível do Óleo (XT600E) 37087 um registo da manutenção e consumos de óleo da minha XT600E

Até agora tenho-me dado bem com este procedimento Verificar o Nível do Óleo (XT600E) 84716

ABR Verificar o Nível do Óleo (XT600E) 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Fortuna
Verificar o Nível do Óleo (XT600E) Star310
Fortuna


Moto : XT12 - Man Edition

Verificar o Nível do Óleo (XT600E) Empty
MensagemAssunto: Re: Verificar o Nível do Óleo (XT600E)   Verificar o Nível do Óleo (XT600E) Icon_minitimeSeg Out 18, 2010 1:49 pm

Acho que é uma das razões pelas quais as Yamaha "gastavam" óleo. Para evitar percas de pressão mede-se o nível. Não é o ficar sem óleo que é mau, não ter pressão para o óleo circular é que é e como diz o ditado, mais vale prevenir do que remediar.

A bem dizer, até hoje nunca nenhuma Yamaha me gastou óleo (mas eu sou um gajo responsável... Verificar o Nível do Óleo (XT600E) 37087 )

Eu ponho 10w40 mas no próximo verão sou capaz de por 10w50 que isto tá cada vez pior e o off-road não ajuda... Que acham
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre
Verificar o Nível do Óleo (XT600E) Star310
Alexandre



Verificar o Nível do Óleo (XT600E) Empty
MensagemAssunto: Re: Verificar o Nível do Óleo (XT600E)   Verificar o Nível do Óleo (XT600E) Icon_minitimeSeg Out 18, 2010 2:56 pm

Boas dicas! Acho que eu estava verificando o nível de óleo de maneira errada, sem atingir a temperatura adequada.
Aqui no manual da XT660R a Yamaha indica o próprio óleo, Yamalube 20/50 SL JASO/MA

(desculpem a imagem está um pouco grande Rolling Eyes )

Verificar o Nível do Óleo (XT600E) 90793ab401
Ir para o topo Ir para baixo
NJ
Verificar o Nível do Óleo (XT600E) Star310
NJ


Moto : XT600 hibrid a 3tb de 96

Verificar o Nível do Óleo (XT600E) Empty
MensagemAssunto: Re: Verificar o Nível do Óleo (XT600E)   Verificar o Nível do Óleo (XT600E) Icon_minitimeSeg Out 18, 2010 4:53 pm

boas ppl

como devo proceder suspeito que realmente colocaram oleo a + na ultima revisao...

a ultima ves que vi o nivel a mota tinha trabalhado +- 10 min

e como vi uma manchinha de oleo junto ao pedal das mudanças e por baixo do carter fui verificar o nivel e estava acima do max... fnx

nao sei se por nao estar suficiente/ quente ou por ter oleo a +...

ja agora por onde sai o oleo a mais que Vai p/ a caixa do filtro de ar.¿

... suponho que Nunca devia estar acima do max, com motor quente ou frio...correcto.¿

parece que vou ter problemas...
como devo retirar oleo a mais¿
...o oleo a mais nao devia ser expelido pelo tubo do filtro do ar.¿

entretanto a mota tem estado parada.

cumps
NJ
Ir para o topo Ir para baixo
NJ
Verificar o Nível do Óleo (XT600E) Star310
NJ


Moto : XT600 hibrid a 3tb de 96

Verificar o Nível do Óleo (XT600E) Empty
MensagemAssunto: Re: Verificar o Nível do Óleo (XT600E)   Verificar o Nível do Óleo (XT600E) Icon_minitimeSeg Out 18, 2010 6:41 pm

...parece que vi a solucao noutro topico...


Para tirares o óleo deves evitar tirar os bujons... porque se for o do motor tens que saber ferrar o circuito...
e se for o do quadro, o óleo saí disparado e é difícil de controlar a sua saída...
Com uma mangueira ou um tubo limpo, podes tirar pelo deposito... tens é que ter paciência...


Outra coisa: para teres a certeza que tens óleo a mais... com o motor frio, a vareta não deve nem pode tocar no óleo

postado pelo Edgar...
que ainda nao tenho o prazer de conhecer pessoalmente, mas é sem duvida um meXTre...

um grande abraço Edgar, e obrigado por tudo.

nao desfazendo do restante ppl...

cumps
NJ






Ir para o topo Ir para baixo
javleitao
Verificar o Nível do Óleo (XT600E) Star310
javleitao


Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500

Verificar o Nível do Óleo (XT600E) Empty
MensagemAssunto: Re: Verificar o Nível do Óleo (XT600E)   Verificar o Nível do Óleo (XT600E) Icon_minitimeSeg Out 18, 2010 7:40 pm

Custa-me a entender como é que a yamaha meteu um método tão complicado para o nivel do oleo. Isto já há uns anos....
Tal como diz no manual
Citação :
Accione o motor e aqueça-o.
(...)
Nunca retire a vareta logo após o funcionamento
do motor a regime elevado.
O óleo quente poderia jorrar, causando
perigo. Espere sempre que o
óleo arrefeça antes de retirar a vareta.
Desculpem-me mas isto não é uma explicação convincente.
O que querem dizer os srs engenheiros da yamaha quando dizem para aquecer o motor?
Pra mim com 30km de circular e uns minutos ao relanti, isto de verão, o motor deveria estar quente, mas pelos vistos não está. Depois dizem para não retirar a vareta após regimes elevados, para esperar que o oleo arrefeça.

Eu para verificar o nivel do oleo, vinha com o motor já com 30km rodados, depois deixava a trabalhar a relanti enquanto ia abrir a garagem e buscar uma chave e um pano, tirava a protecção de plástico (já em cima da mota com ela direita), desligava o motor e verificava. Para mim isto está de acordo com o que diz no manual. Mas parece que não é o correcto.
Ah e não me digam que é feitio, porque pra mim será sempre um defeito. A não ser que no manual estivesse uma explicação convincente.

Edgar, já agora sabes onde posso ter informação mais detalhada acerca desses factores (temperatura e pressão) para medir correctamente o nivel do oleo?

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Verificar o Nível do Óleo (XT600E) Empty
MensagemAssunto: Re: Verificar o Nível do Óleo (XT600E)   Verificar o Nível do Óleo (XT600E) Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Verificar o Nível do Óleo (XT600E)
Ir para o topo 
Página 1 de 5Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» xt 660 r na mota onde é a vareta para verificar o novel de oleo
» Verificar Pressão dos pneus (XT600E)
» Verificar a Folga das Válvulas (XT600E)
» Nivel oleo Tenere 660 de 91
» mudança oleo xt600e

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Revisões e Ajustes-
Ir para: