| Nivel oleo Tenere 660 de 91 | |
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+5nuno_cesar webmonstro portista Edgar Marco constantino 9 participantes |
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Autor | Mensagem |
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Marco constantino
Moto : Yamaha XT 660Z ténéré + Yamaha TTR 250 Raid
| Assunto: Nivel oleo Tenere 660 de 91 Qua Abr 13, 2011 9:56 pm | |
| Então é assim eu sei k as teneres é uma complicação ver os niveis de oleo, mete a trabalhar cerca de 10min, para e ao fim de 5min ver o nivel, até aqui tudo bem, ou ñ , a minha ao fim destes passos todos o oleo nem toca na vareta, andei a pesquisar e acabo sempre com mais duvidas, uns dizem k a tenere ñ leva só os 2.7L k devia ter de levar mais, outros dizem que a vareta ñ pode ser enroscada pra dar o nivel certo, outros dizem que o nivel ve-se a ssim k se desliga o motor se esperar os tais 5 minutos pro oleo acentar, bem cada vez percebo menos , e conclusão ñ sei se meta oleo na minha. Preciso de uma ajudinha vossa. | |
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Nivel oleo Tenere 660 de 91 Qui Abr 14, 2011 12:10 am | |
| Boas... não se pode esperar 5 minutos porque o óleo vai assentar no motor e depois a vareta nem lhe toca... assim que páras o motor tens que ver logo... e se quiseres ver uma 2ª vez tens que ser +/- rápido... eu faço assim na XT600E que é igual à XT660Z https://clubextportugal.forumeiros.com/t292-verificar-o-nivel-do-oleo-xt600e mas aqueço o motor com uma voltinha a dar-lhe gás para ganhar pressão... Atenção que as quantidades de óleo a pôr podem ser diferentes da XT600E para a XT660Z... | |
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Marco constantino
Moto : Yamaha XT 660Z ténéré + Yamaha TTR 250 Raid
| Assunto: Re: Nivel oleo Tenere 660 de 91 Qui Abr 14, 2011 9:42 pm | |
| Era mesmo deste tipo de explicação que eu precisava, obrigadão Edgar | |
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portista
| Assunto: Re: Nivel oleo Tenere 660 de 91 Seg Jun 11, 2012 7:49 pm | |
| Viva Gostava de tirar uma pequena dúvida convosco: Se vou dar uma volta na mota e de seguida vou ver o óleo, este andou a circular e concerteza a vareta acusará óleo. Não será então necessário deixar o óleo repousar para saber se realmente está ou nível ou não? É que nos carros é assim que se procede.
Cumprimentos | |
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Nivel oleo Tenere 660 de 91 Seg Jun 11, 2012 8:29 pm | |
| - portista escreveu:
- Viva
Gostava de tirar uma pequena dúvida convosco: Se vou dar uma volta na mota e de seguida vou ver o óleo, este andou a circular e concerteza a vareta acusará óleo. Não será então necessário deixar o óleo repousar para saber se realmente está ou nível ou não? É que nos carros é assim que se procede.
Cumprimentos pois... vamos lá ver o óleo esta em dois sítios no motor e no quadro... Normalmente e em circunstancias normais tens no motor apenas 0,9L a 1,1L o restante óleo está fora do motor ou seja temos entre 1,6L a 1,8L que está no quadro (ou deposito) ainda há no caso da XTZ660 (a velhinha) 0,3L que não se consegue tirar nas trocas de oleo ou seja estes 0,3L (0,5L no caso da XT600E) podem estar divididos entre o deposito e o motor Com o motor frio ou sem pressão temos talvez uns 1,6L no motor e 1,1L no quadro ou deposito por isso nunca toca na vareta... porque a gravidade leva o óleo para o motor... com o motor quente e depois de rolar um bom bocado... a bomba de óleo fez com que o óleo começa-se a circular, e permite ter nível de óleo... com o motor parado e frio é suposto nunca termos nada na vareta e deixarmos passar algumas minutos... é igual ou quase igual a estar frio | |
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portista
| Assunto: Re: Nivel oleo Tenere 660 de 91 Seg Jun 11, 2012 10:23 pm | |
| há aqui qualquer coisa que me está a baralhar... as yamaha são de "carter seco" e por isso o recipiente do óleo é o quadro... ora se em circunstancias normais temos 0,9 a 1,1lts de oleo no motor( suponho que a trabalhar) quando este parar o oleo vai depositar e então aumento o volume de óleo no motor. até aqui nada de novo. agora como é que se consegue medir uma coisa que se anda a movimentar? um nível é uma medida que se tira de forma estática, se a bomba põe o óleo a circular este ao ser depositado no quadro pode salpicar, nunca temos uma medida precisa do nível de óleo.... eu digo isto porque quando troquei o óleo da outra vez fiz questão que este a frio tivesse nível na vareta.... se a bomba de óleo o põe a circular quando este parar vai assentar e dar nível outra vez na vareta... penso eu de que....
cumprimentos | |
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webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Nivel oleo Tenere 660 de 91 Seg Jun 11, 2012 11:22 pm | |
| - portista escreveu:
- há aqui qualquer coisa que me está a baralhar...
as yamaha são de "carter seco" e por isso o recipiente do óleo é o quadro... ora se em circunstancias normais temos 0,9 a 1,1lts de oleo no motor( suponho que a trabalhar) quando este parar o oleo vai depositar e então aumento o volume de óleo no motor. até aqui nada de novo. agora como é que se consegue medir uma coisa que se anda a movimentar? um nível é uma medida que se tira de forma estática, se a bomba põe o óleo a circular este ao ser depositado no quadro pode salpicar, nunca temos uma medida precisa do nível de óleo.... eu digo isto porque quando troquei o óleo da outra vez fiz questão que este a frio tivesse nível na vareta.... se a bomba de óleo o põe a circular quando este parar vai assentar e dar nível outra vez na vareta... penso eu de que....
cumprimentos O oleo é puxado pela bomba e circula e vai até ao depósito e por gravidade volta ao motor ora isso demora a circular e a regularizar por isso é importante fazer como o Edgar disse alguns minutos a andar para aquecer e depois ver o nivel logo a seguir a PARAR o motor o oleo demora alguns minutos a baixar e a voltar ao carter do motor Nuno | |
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portista
| Assunto: Re: Nivel oleo Tenere 660 de 91 Seg Jun 11, 2012 11:40 pm | |
| exactamente! Assim não se corre o risco de estar a medir um nível de uma coisa que não está a encher totalmente o motor?
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Nivel oleo Tenere 660 de 91 Ter Jun 12, 2012 1:47 am | |
| Boas existe uma diferença entre termos o motor parado e frio ou o motor parado mas quente e com pressão... Não podes abrir o deposito de óleo (tirar a vareta) com o motor a trabalhar... porque salta óleo para fora... Quando se pára o motor o óleo está mais o ou menos assim... | |
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portista
| Assunto: Re: Nivel oleo Tenere 660 de 91 Ter Jun 12, 2012 10:16 am | |
| Edgar, Desculpe a insistênciamas de facto este assunto faz-me um bocado de confusão. Reportando-me aos carros novamente, a medida do óleo é feita com o carro parado e pode ser feita a frio desde que este esteja na horizontal. A vareta toca no óleo e indica o valor, não entendo porque é que nestas motas o nível de óleo tenha que ser medido com pressão no sistema... Assim não temos garantia que o motor está "cheio" de óleo!
Cumprimentos | |
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Nivel oleo Tenere 660 de 91 Ter Jun 12, 2012 11:11 am | |
| - portista escreveu:
- Edgar,
Desculpe a insistênciamas de facto este assunto faz-me um bocado de confusão. Reportando-me aos carros novamente, a medida do óleo é feita com o carro parado e pode ser feita a frio desde que este esteja na horizontal. A vareta toca no óleo e indica o valor, não entendo porque é que nestas motas o nível de óleo tenha que ser medido com pressão no sistema... Assim não temos garantia que o motor está "cheio" de óleo!
Cumprimentos Na XT350 pode ser visto a frio ... e em todos os motores de cárter húmido... tens que fazer a diferença entre cárter seco e cárter húmido | |
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nuno_cesar
| Assunto: Re: Nivel oleo Tenere 660 de 91 Sex Ago 03, 2012 10:46 am | |
| Resumindo... é um "bruxedo" para ver o óleo Mas faz-se, é uma questão de habito... o processo que o Edgar explicou está correcto | |
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Luis Rosado
Moto : XTZ 660 TENERE
| Assunto: Re: Nivel oleo Tenere 660 de 91 Sex Ago 03, 2012 5:51 pm | |
| - portista escreveu:
- há aqui qualquer coisa que me está a baralhar... eu digo isto porque quando troquei o óleo da outra vez fiz questão que este a frio tivesse nível na vareta.... se a bomba de óleo o põe a circular quando este parar vai assentar e dar nível outra vez na vareta... penso eu de que....
cumprimentos Opa .. isso quer dizer que colocaste quantos litros de olio???? Muito importante, colocar apenas a quantidade indicada pelo fabricante .... se colocas mais arriscas-te a danificar alguns dos componentes do circuito e do motor, pois vais fazer com que ganhe muita pressão .... Depois é ir controlando a coisa .. este sistema nada tem que ver com os carros... eu faço um controlo entre os 2000km ... e dependendo do tipo de utilização sei se devo ou não, de acrescentar ... mas claro esta, tens que conhecer a burra | |
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Bob
Moto : TÉNÉRÉ 660z 1996
| Assunto: Re: Nivel oleo Tenere 660 de 91 Qua Out 17, 2012 10:34 pm | |
| Boas..tenho andado atento aos comentários e como todos acho bastante complicado entender como medir na realidade o óleo mas, faço apenas uma pergunta...estarei enganado se pensar apenas na quantidade serta que lleva a máquina...retirar o existente seija lá a quantidade que sair e meter o que o manual indica?? Ainda não o fiz mas estou prestes a fazer desta maneira mas se poderem ajudar de como retirar todo o óleo "todo"logo de seguida vou faze-lo dessa maneira. Outra situação o óleo que vou meter vai ser o de automóvel "que não seja sintético para que não dê cabo do sistema de embraiagem"e vai ser um 10W40 apenas gostava que ensinassem como retirar "todo"o existente... . Se alguém me poder ajudar agradecia. | |
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webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Nivel oleo Tenere 660 de 91 Qua Out 17, 2012 10:53 pm | |
| Bem nunca se retira todo o oleo durante uma troca e nem vejo a necessidade
eu faço assim: retiro o oleo do quadro e do motor conforme diz no manual troco o filtro e deixa o purgador aberto meto 1 litro à vontade deito o 2º litro devagar (senão sai fora pelo bocal de enchimento e cago o quadro todo) deito mais 0,6 lt muito devagar pela mesma razão ponho a trabalhar com o dedo no botão de desligar e olhando para o purgador, ao fim de uns 10 seg salta oleo pelo purgador e desligo de imediato o motor. fecho o purgador limpo e dou uma pequena volta 10min a trabalhar paro e deixo a trablahar ao relantim uns 20seg em posição vertical Paro o motor e ao fim de não mais de 30 seg vejo o nivel , esse será o nível correcto e acerto se necessário.
Nuno
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