Assunto: Re: XTZ 750 Worldgobbler... 20 anos Dom Out 16, 2011 10:12 pm
Está fantástica , mostras que estás á vontade a " bricolar " com a tua maquina , pelo que vi até agora estás de parabéns e de seguida fico ancioso por ver o resultado final
Nuno.Cruz
Moto : Super Ténéré 750
Assunto: Re: XTZ 750 Worldgobbler... 20 anos Dom Out 16, 2011 10:25 pm
está a ficar 5 estrelas
M4rco
Moto : Yamaha XT660X (2004)
Assunto: Re: XTZ 750 Worldgobbler... 20 anos Seg Out 17, 2011 5:11 pm
Continua o bom trabalho !!! Estou a gostar !!!
A tua máquina com a roupa nova está 7* !!!
fabio apoio
Moto : xtz 750
Assunto: a Ter Out 18, 2011 8:07 pm
Muito bom !!!!!!
jagyver
Moto : Suzuki XF650 Freewind / ex-XTZ750 Super Ténéré
Assunto: Re: XTZ 750 Worldgobbler... 20 anos Qua Out 19, 2011 10:39 am
Mais uma vez agradeço a todos pelos vossos comentários inspiradores.
Ainda estou à espera da mota, parece que o engasganço era coisa mais ou menos séria e as peças custam a chegar... RAIOS!!! . É acima de tudo problema de carburação, depois digo exactamente o que teve de levar para não estar para aqui a dizer nenhuma asneira. Já a fuga de óleo posso adiantar-vos que era um defeito no encaixe do cárter que com o tempo foi agravando, e que teve de ser remediado. Para ficar mesmo resolvido teria de levar um cárter novo e.... fora de questão, pelo menos por enquanto, pois custava quase tanto quanto dei pela mota!
Bom, mas enquanto não tenho fotos novas achei que devia completar o que está para trás. É que pensei que tinha perdido algumas fotos mas afinal lá as encontrei, e se não se importarem vou colocá-las.
Ainda tenho também dois vídeos, um com a ponteira original e o outro com a Arrow, para se notar a diferença de som entre as duas. Bom, não ficou lá grande coisa contudo, pois filmei com o telemóvel e o local fazia muita ressonância. Mas dá para se diferenciar qualquer coisa.
Começo por colocar as fotos da recuperação da carenagem da rabeta. Uma delas tinha o suporte superior partido e andava colada mas com a trepidação voltou a partir. Achei que aquilo assim não era serviço e para não a perder acabei por aplicar fita cola como medida de emergência e assim andou algum tempo. Aproveitei a onda da bricolage para a reparar.
Tinha de fazer um suporte novo que me permitisse aparafusar a carenagem à mota e não foi preciso muito para perceber que o melhor seria usar material que já tinha e fazer um suporte novo em chapa, que seria depois rebitado. Inclusive já tinha uns bocados de chapa cortados que tinham sobrado anteriormente do bacalhau e da tampa da bagageira, por isso foi escolher o melhor e fazer algumas dobras.
- as ferramentas que usei para fazer as dobras na falta do torno
- preparação da carenagem
- ensaio
- dobras finais e aplicação de freio roscado (não me lembro o nome correcto da coisa )
- marcação para furos
- e finalmente rebitagem... aspecto por dentro...
... e por fora
Última edição por jagyver em Qua Out 19, 2011 11:19 am, editado 3 vez(es)
Fortuna
Moto : XT12 - Man Edition
Assunto: Re: XTZ 750 Worldgobbler... 20 anos Qua Out 19, 2011 10:54 am
Linda
essa pintura com uns riscos feitos no modo QSF é que não vai dar com nada
jagyver
Moto : Suzuki XF650 Freewind / ex-XTZ750 Super Ténéré
Assunto: Re: XTZ 750 Worldgobbler... 20 anos Qui Out 20, 2011 1:01 am
Pois... creio que tenhas razão Fortuna, acho que depois de estar montadinha e depois da trabalheira toda vou andar a lambê-la até não sei quando!
Continuando o post anterior, uma das primeiras coisas que pensei em colocar na mota foi o GPS. Desde a altura em que a comprei que almejava fazer umas viagenzitas com ela e por muito que goste de mapas, e continue a usá-los, um GPS lá dá o seu jeito. Depois de pesquisar na net um pouco lá cheguei à conclusão de não fazer muitos furos e de não "inventar" em demasia. Assim, acabei por ir parar à Locatis, onde o Sr. José Ramos com toda a simpatia e profissionalismo lá me esclareceu as possibilidades que havia para concretizar o que queria.
Comprei um sistema Ram adaptado para o GPS que uso no carro e também um alimentador específico. A tomada de isqueiro na traseira da mota serve para carregar algum acessório em viagem, por exemplo, como um telemóvel.
Aqui um suporte "caseiro" para experimentar como ficaria o GPS na mota.
E aqui já a coisa um bocadinho mais à séria!
Oportunamente quando tiver a mota pronta tiro novas fotos mais visíveis...
Falando ainda de fotos antigas, estas duas a seguir são do primeiro teste de côr que fiz nos aros. Foi só limpar com álcool e dar com spray! Até se aguentou bastante bem sem descascar. Só quando montei pneus é que a tinta saltou, de resto... sem problemas!
Notam a diferença?
De seguida os primeiros ensaios para os moldes da primeira decoração que tinha pensado, a Sonauto.
Mais um momento Kodak: a chegada da ponteira Arrow! Foi daquelas sensações muito boas de ficar com um sorriso de orelha a orelha! Quando abri a caixa foi... WOWWW!!!
E já agora, dois vídeos que fiz na altura. Um do som ainda da ponteira de origem, o outro já com a Arrow montada. Os vídeos não têm grande qualidade, lamentavelmente, pois o local onde os fiz tinha muita ressonância mas dá para notar um pouco a diferença entre as duas.
Por último, neste capítulo de fotos esquecidas, a foto da aplicação de esmalte na parte inferior do banco. Tinha vindo da estofagem e quis dar uma protecção qualquer. Apesar de não ser metal achei que o esmalte anti-ferrugem daria uma boa protecção, uma vez que depois de aplicado cria uma camada bastante boa e isolante. Tendo em conta que essa parte do banco completa o guarda-lamas traseiro... estava tudo dito.
Ah... aqui a cozinha ainda era só uma vulgar cozinha!!!
Bom, e creio que já não tenho mais novidades. Acho que agora o que falta é ir buscar a Ténéré assim que esteja pronta, acabar de montar e tirar mais umas quantas fotos!
Até lá aproveitem para descansar os olhos desta melguice toda que tenho andado a colocar... ehehehehe
Boas curvas e abraço a TTodos!
Helder
Assunto: Re: XTZ 750 Worldgobbler... 20 anos Qui Out 20, 2011 11:23 pm
Parabéns..... parece-me que vai ficar uma boa obra.
Muito bom gosto...e quanta dedicação!!!
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: XTZ 750 Worldgobbler... 20 anos Sex Out 21, 2011 9:52 am
ARROW
krieg
Moto : HONDA 650 XLV ex XT600E 4PT
Assunto: Re: XTZ 750 Worldgobbler... 20 anos Sex Out 21, 2011 11:22 am
TomTom
A tenere quer é um Garmin ou um Twonav
jagyver
Moto : Suzuki XF650 Freewind / ex-XTZ750 Super Ténéré
Assunto: Re: XTZ 750 Worldgobbler... 20 anos Dom Out 23, 2011 12:55 pm
krieg escreveu:
TomTom
A tenere quer é um Garmin ou um Twonav
Não digo que não Krieg... se fosse um TomTom Urban Rider ou mesmo o Rider também era nice, mas estamos a falar de gastar mais uma pequena pipa de massa num aparelho que já tenho. Tudo bem, não é o mais indicado para utilizar na mota, mas já o usei na Ténéré e porta-se bastante bem, mesmo sendo um GPS para "indoor" (carro)... ehehehe.
Com tempo seco não há problema, se chover coloco a capa protectora de polimérico sintético, mais vulgarmente conhecida por... saco de plástico!
Inclusive já tenho uma pála de fabrico artesanal para tapar o écran do sol e tudo... e só gastei cerca de 50 euros para adaptar o GPS à mota!!!
Depois coloco fotos esclarecedoras sobre este assunto!!!
E... ENTRETANTO... JÁ A FUI BUSCAR!!! Que saudades que tinha da minha menina... mas valeu a pena.
Com o kit de reparação e os cabos em malha de aço... UAU... agora sim trava! Porra, nota-se mesmo a diferença. Acabou por ficar bem melhor que simplesmente deixar de ser tão enponjosa a travar como tinha dito anteriormente. Recomendo vivamente. Não é um upgrade barato, confesso, mas a mota melhora significativamente em termos de segurança.
Levou os pulverizadores dos carburadores pois os que lá estavam eram os de origem e já estavam bastante ovalizados, o que fazia com que a mistura nos carburadores não fosse homogénea, daí os engasganços!
Os colectores de ar dos carburadores foram substituídos, pois ainda eram também de origem, e o comportamento da mota está muito melhor!
Mesmo sem carenagens e para ver como tinha ficado puxei-a aos 180 e a entrega de potência foi linear, sem falhas, sem engasganços! Eh... não puxei mais porque estava no eixo norte-sul, não tenho as carenagens montadas (pára-brisas) e fui de "penico"! Credo, já me estava chorar todo tal qual uma Maria Madalena.
Só um pequeno azar na pintura, mais propriamente no verniz do depósito.
Depois de ter acabado de o pintar e aplicar autocolantes dei-lhe verniz (em spray), mas não ficou grande coisa... ficou uma valente trampa por sinal, ao contrário das carenagens que até ficaram porreiras, e acabei por lixá-lo e pedir a um vizinho que é pintor lhe desse verniz como deve ser. Ficou muito nice, como já viram mas... agora quando a fui buscar é que vi. O verniz final não gostou do verniz de spray que estava por baixo e acabou por enrrugar em algumas partes!
Nem sei que faça... já o mostrei e esse pintor diz que já não enrruga mais, mas se quiser que lhe pode dar um jeito mas tenho de sacar o depósito outra vez e... começo a pensar que nunca mais acabo a mota e estou a ponderar seriamente deixar ficar assim. Não é uma zona muito extensa e correndo o risco de ficar igual... não é uma ideia muito simpática.
Bem vou ver se decido o que fazer para a montar, dá-la por acabada e tirar umas fotos.
P.S. - Desculpem a extensão deste desabafo!
jagyver
Moto : Suzuki XF650 Freewind / ex-XTZ750 Super Ténéré
Assunto: Re: XTZ 750 Worldgobbler... 20 anos Qua Out 26, 2011 9:50 am
Tive de voltar à oficina com a mota! Que car.... !!! Não tinha ainda dado por isso mas os faróis adicionais deixaram de ter luz! Desmontei depósito para ver a cablagem eléctrico se havia algum fio trilhado, verifiquei relé, fusível e nada! Aparentemente estava tudo bem.
Uma vez que estavam a funcionar quando a tinha levado para lá nem me ocorreu que pudesse ser a coisa mais banal do mundo: as lâmpadas fundiram!
Foram substituídas por umas das Wurth e já está a funcionar!
Entretanto já me decidi: vou reenvernizar o depósito! Aquilo de facto como está deixa-me um pouco melindrado e tendo em conta que o que vou pagar para esse trabalho não é nada do outro mundo, vou fazê-lo.
Assim que acabe de escrever isto vou desmontar o depósito e deixar no pintor!
Está quase!!! (acho...)
Abraço a TTodos.
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: XTZ 750 Worldgobbler... 20 anos Qua Out 26, 2011 10:41 am
Boas...
se duas lâmpadas fundiram ao mesmo tempo
ou eram fraquitas e a vibração rebentou com elas...
ou outra coisa o rectificador pode estar a deixar passar mais que 14V
Eu fazia o teste pelo sim pelo não, e ficava descansado... não custa nada e é rápido e facílimo....
Mas eu sou um bocado picoinhas com estas coisas e talvez um pouco exagerado Fica aqui um exemplo do que falo...
Spoiler:
Edgar escreveu:
Boas
Fundiu-se a lâmpada principal
na madrugada do 5 Outubro, reparei que a luz da mota estava com uma cor esquisita...
por momentos pensei parece mais clara e mais forte que o normal...
e fiquei com um nó na garganta ... (ai que o rectificador está a deixar passar mais voltes que o normal)
mas uns segundos depois Puff... fiquei sem médios... regressei a casa com os máximos...
Hoje comprei uma lâmpada baratuxa H4 60/55W 12V da Philips
e foi baratuxa, porque comprei-a no supermercado Continente e ficou-me em 6,99€ com um desconto de 1,75€ (5,24€) na Nourauto a mesma lampada era 13€ e tal
Agora vem a surpresa das surpresas A lâmpada que eu comprei é igual à de origem... mas muito mais barata YA00218560
Como fiquei com aquele pensamento... será que algo (problema) com o circuito eléctrico originou fundir a lâmpada
fui verificar o rectificador e a bateria... e está tudo fixe como sempre...
o que fundiu a lâmpada foi certamente os 55 mil kms andados nos últimos 6 anos e muito durou ela com tantos pinotes e horas seguidas a rolar
ABR
jagyver
Moto : Suzuki XF650 Freewind / ex-XTZ750 Super Ténéré
Assunto: Re: XTZ 750 Worldgobbler... 20 anos Qui Out 27, 2011 12:43 am
Olá Edgar,
Obrigado pela dica. Tenho de verificar isso então!
O que me disseram foi que as lâmpadas eram mesmo fraquinhas mas... caramba, se calhar nem sequer 5 horas de uso tinham... e logo as duas?
Bom, hoje falhei por pouco o pintor e já não lhe consegui deixar o depósito hoje. Só amanhã.
Para além disso aconteceu-me uma bonita (mais uma). Ao vazar a gasolina do depósito para um jerrican e ao tentar tirar o tubo de borracha que estava a usar, o bocal de uma das torneiras desprendeu-se da torneira e veio agarrado ao tubo!!!
Como são dois elementos de materiais diferentes a união dos mesmos é feita por encaixe e por algum tipo de cola de fusão. Voltei a encaixá-lo no sítio, dei-lhe umas marteladas e parece que resultou. Quando o montar tenho de ver se não verte, senão tenho de comprar uma torneira nova... a ver vamos!
Mais novidades nos próximos dias, mas entretanto aqui ficam duas fotos para aguçar a curiosidade!
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: XTZ 750 Worldgobbler... 20 anos Qui Out 27, 2011 2:26 am
Boas
A Motoclasse tem umas torneiras fixes http://www.clubextportugal.com/t1369-ateracao-do-tubo-das-torneiras-de-gasolina-da-dtr125-para-xtz750
Ainda sobre as lâmpadas... Há ópticas que trazem lâmpadas de cortesia... ou seja... duram poucas horas... como as ópticas são baratas depois querem ganhar com a venda das lâmpadas... mas quando isso acontece deve vir mencionado na embalagem