| XTZ 750 Worldgobbler... 20 anos | |
|
+57Edgar jagyver Pedro Silva ET600 C. Lopes! Vq73 zenha Flat_Out luisaomop Alp Nuno_Dias Moutinho VitorF afranio-brasil pspx zébuscapé marcoantonio Jorge Clube.XT Jarod Ricardo Brântuas portista Luis Carrasco neves José NJ NÉNATÉ paulodf1 miguelsantos Figa5 mcordeiro Guerra angelo_lopes drtobs Marco F. ricasbeiro leandro abreu norbas pedrotiago Helder fabio apoio Nuno.Cruz rugu rui durao paulo lpc007 krieg javleitao Migpedro frdsilva M4rco Gil Marco constantino Fortuna DDiniz Pmvpires mariomcarvalho 61 participantes |
|
Autor | Mensagem |
---|
jagyver
Moto : Suzuki XF650 Freewind / ex-XTZ750 Super Ténéré
| Assunto: XTZ 750 Worldgobbler... 20 anos Seg Set 26, 2011 1:42 am | |
| Bom... quase a fazer um ano após a minha apresentação volto ao fórum... e com algumas novidades! Decidi avançar com o processo de renovação da minha Super Ténéré pois acho que já merecia. São 20 anos de existência, feitos em Maio deste ano, e espero que faça mais uns quantos. Pelo menos foi esse o objectivo com que executei essa renovação. Não foi uma renovação total, pois só tratei principalmente da parte estética e algumas peças que precisavam de substituição. Tecnicamente poderíamos dizer que foi uma "lavagem de cara" mas... fiquemos pela renovação! Inicialmente tinha pensado em qualquer coisa dentro do esquema gráfico da Ténéré da Sonauto mas... depois de alguns factores decidi abandonar esse conceito pois esse era um "look" de competição e se bem que gostasse (e goste!) dele acabei por me aperceber que não era bem o que queria. Foi então que vi o protótipo da World Crosser e... EUREKA!!! Foi como se tivesse encontrado o Santo Graal das inspirações motociclísticas! Aquele era o "look" que eu queria, um "look" aventureiro, simples mas distinto! E assim foi. Com base nesse esquema gráfico concebi um outro adaptado à XTZ 750 e que deu origem à minha... WorldGobbler! Foram escolhidas cores, materiais e o resultado... bom, o resultado é o que vos irei mostrar. Uma vez que são umas quantas dezenas (ou mesmo centenas) de fotos, vou seleccionar algumas e espero que gostem! Até já... | |
|
| |
mariomcarvalho
Moto : Yamaha XTZ 750
| Assunto: Re: XTZ 750 Worldgobbler... 20 anos Seg Set 26, 2011 3:03 am | |
| Ena...mais um projecto... Bota la as fotos senao vais ao castigo que aqui no forum é minies pra malta toda... | |
|
| |
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: XTZ 750 Worldgobbler... 20 anos Seg Set 26, 2011 5:01 pm | |
| ABR | |
|
| |
Pmvpires
Moto : XT600E(2009-2014) / XT660R (2014-2017) / Deauville 700 (2017- )
| Assunto: Re: XTZ 750 Worldgobbler... 20 anos Seg Set 26, 2011 5:07 pm | |
| | |
|
| |
jagyver
Moto : Suzuki XF650 Freewind / ex-XTZ750 Super Ténéré
| Assunto: Re: XTZ 750 Worldgobbler... 20 anos Qui Set 29, 2011 12:04 am | |
| Ora aqui vai! Uma pequena nota de introdução: algumas fotos foram tiradas com telemóvel pelo que a qualidade não será a melhor. Começo com as fotos de stand... tal como ela era no início. Passado algum tempo surgiu a ideia de lhe "dar uns retoques". Na altura quase com 20 anos notava-se bem (ao vivo) as marcas da idade. Depois de alguma pesquisa fui parar a uma réplica (bastante conhecida na net) da Ténéré da Sonauto e aparte uns pequenos pormenores que não me interessavam fazer igual era aquele grafismo que queria. Mas entretanto fiz uma simulação que me deu que pensar e por em dúvida se o esquema de pintura afinal sempre era viável. É que a ideia era mais tarde instalar um conjunto de malas rígidas e numa mota com um look de competição... achei que havia ali qualquer coisa que não resultava. | |
|
| |
DDiniz
| Assunto: Re: XTZ 750 Worldgobbler... 20 anos Qui Set 29, 2011 10:29 am | |
| Olha uma irmã gémea da minha Pena que neste momento, a minha esteja em fase de recuperação... ainda ando a pensar no que fazer, mas as ideias ñ fogem mto das tuas! Força continuação de uma boa recuperação! | |
|
| |
jagyver
Moto : Suzuki XF650 Freewind / ex-XTZ750 Super Ténéré
| Assunto: Re: XTZ 750 Worldgobbler... 20 anos Ter Out 04, 2011 12:45 am | |
| Bom... e enquanto as ideias se iam formando sobre a renovação estética... ...alguns detalhes de índole mecânica apareceram. A ponteira de escapa, de origem, deu por terminados os seus dias e uma substituta teria de ser escolhida. Vi algumas marcas, inclusive a reconstrução da original mas pelos valores que me pediram acabei por comprar uma nova. Foi aí que descobri esta beleza!!! Ainda com a ideia inicial da Ténéré Sonauto na cabeça nem hesitei... e depois de ver e ouvir uns videos no You Tube do cantar desta menina... estava decidido: iria montar uma Arrow Replica Dakar!!! Entretanto uns gatinhos (raios os partam!!!) decidiram tomar como cama o banco, e como escorregavam agarraram-se com unhas, dentes, língua, rins, fígado, co....ões e tudo, pois estraçalharam-me o banco e tive de o mandar estofar. Aprendi a lição: nunca deixar a mota tapada com capa solta!!! Enquanto esperava pelo banco fui tratando das carenagens do banco. Uma das alterações que decidi fazer foi retirar a protecção de plástico dos discos. A mota fica com um ar mais actual e além disso é muito mais fácil colocar o cadeado de disco. Os foles estavam já muito torcidos e já não se pareciam com nada. Tendo em conta que a esta altura ainda pensava no look Sonauto e uma vez que esta tinha foles amarelos.... vai de tirar! Ainda pensei não os colocar mas depois de a ver sem foles.... IARGHHHH.... coisa feia... parece que fica... anorética... Aproveitei ainda para ir dando uma lixadela ao guarda-lamas. A coisa corria mais ou menos de feição e havia um extra que queria mesmo colocar. Já na Max me tinham safo de algumas mazelas e achei que na Ténéré a coisa podia correr de igual modo. Assim sendo... saem umas protecções de motor! Tudo parecia estar a correr bem mas... tinha de começar com o "trabalho pesado"! Era mais que tempo de começar com as hostilidades no campo da bricolage a "sério". O facto de não ter uma garagem fechada foi adiando o início desses trabalhos mas... tinha de ser! Assim, fui desmontando a mota aos poucos e levando para mexer nela em casa! Sim, em casa! Mais propriamente na cozinha! Vale-me morar sozinho, por isso transformar por algum tempo a cozinha em oficina não transtornou ninguém. Ok, a namorada torceu um pouco o nariz , mas... Decidi seguir a expressão "... de trás para a frente" (ou será que era ao contrário!? ) e comecei pela traseira. Aquilo estava mesmo muito manhoso por isso fui desmontando e vendo o que poderia melhorar... O "espelhado" do farolim traseiro estava em mau estado por isso teve de ser "reespelhado"... ou melhor, repintá-lo com tinta prateada! As ligações eléctricas do mesmo foram revistas e o plástico vermelho devidamente limpo! Mais umas peças limpas e repintadas...
Última edição por jagyver em Dom Out 09, 2011 6:17 pm, editado 1 vez(es) | |
|
| |
jagyver
Moto : Suzuki XF650 Freewind / ex-XTZ750 Super Ténéré
| Assunto: Re: XTZ 750 Worldgobbler... 20 anos Ter Out 04, 2011 12:48 am | |
| PS - Vou estar ausente uns dias, volto com mais notícias quando estiver de volta! Até lá... boas curvas!!! | |
|
| |
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: XTZ 750 Worldgobbler... 20 anos Ter Out 04, 2011 1:34 am | |
| Pipocas......... Tragam pipocas.......... muito porreiro... há mais um membro a usar a cozinha como oficina o gajo até fazia coisas destas ABR | |
|
| |
Fortuna
Moto : XT12 - Man Edition
| Assunto: Re: XTZ 750 Worldgobbler... 20 anos Ter Out 04, 2011 6:42 pm | |
| Cum catano | |
|
| |
Marco constantino
Moto : Yamaha XT 660Z ténéré + Yamaha TTR 250 Raid
| Assunto: Re: XTZ 750 Worldgobbler... 20 anos Qui Out 06, 2011 9:36 pm | |
| | |
|
| |
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: XTZ 750 Worldgobbler... 20 anos Qui Out 06, 2011 10:30 pm | |
| - Marco constantino escreveu:
... ... e ainda pra mais a utilizar tachos pra dobrar ferros, ai sim bem me podiam passar uma declaração de óbito. ninguém viu nada... foi tudo muito rapido | |
|
| |
jagyver
Moto : Suzuki XF650 Freewind / ex-XTZ750 Super Ténéré
| Assunto: Re: XTZ 750 Worldgobbler... 20 anos Dom Out 09, 2011 6:49 pm | |
| Ora eis-me de volta depois de um pequeno interregno para uma pequena passeata aos Picos de Europa. Uma vez que a menina está no Xô Dótóri fui de Panda 4x4... mas isso é um a outra história para um outro fórum! E onde tinha ficado? Ah... a cozinha! Pois... tenho de concordar com vocês caros amigos, de facto a cozinha não é o sítio mais digno para fazer este tipo de trabalho mas lá tem as suas vantagens: fico mais perto da Coca-Cola(pub) geladinha e do micro-ondas para lá enfiar uma bela duma pizza! Pequenos prazeres! Na falta de melhor cada um desenrasca-se com o que tem. Há quem tenha a sorte de morar numa moradia com garagem ou num apartamento com box... eu moro numas águas furtadas pequenas e não tenho garagem nem o prédio tem estacionamento, por isso... vai de montar a oficina na cozinha!!! Quando realmente se quer uma coisa, lá conseguimos arranjar maneira de bem ou mal superar as dificuldades. Às vezes conseguimos fazê-lo bem, outras vezes damos um jeito e... outras nem por isso. Pois na recuperação da mota aconteceu-me isso tudo, como irão ver nas fotos que irei colocar. E sem mais demora, meus senhores... as fotos! Cadeado pronto para ir para o sítio! Eh... entretanto já tive de o tirar porque a fechadura estragou-se e deixou de ter uso... Uma vez que quando comprei a mota ela vinha sem estojo de ferramentas e como tenho lá uma tomada de isqueiro, decidi tornar o "porta-bagagens" mais acolhedor e confortável para um telemóvel poder ser carregado em viagem, por exemplo. | |
|
| |
jagyver
Moto : Suzuki XF650 Freewind / ex-XTZ750 Super Ténéré
| Assunto: Re: XTZ 750 Worldgobbler... 20 anos Dom Out 09, 2011 7:20 pm | |
| O suporte das pegas do pendura estava partido e esfolado. A fixação ao guarda-lama estava a ser feito por meio de umas peças em aço cheias de ferrugem e aparafusadas com qualquer coisa que lembravam ter sido em tempos parafusos. Como já estava desmontado para ser pintado decidi arranjá-lo convenientemente. É certo e sabido que ter guarda-lamas ou palas (no caso dos carros) com o tamanho adequado evita que haja projecções indesejadas de objectos e afins. Ok, numa "R" a ausência do tradicional e originário "bacalhau" às vezes, mas só às vezes, aquilo fica giro com o pneuzorro todo à mostra e tal... mas numa trail? Humm... não me parece. E o que estava a acontecer na minha era que quando passava por algum sítio com água, lama, etc, as pessoas sabiam logo onde tinha estado pois as marcas ficavam nas minhas costas e no banco! Por isso, e para contrariar a tendência de muitos, decidi acrescentar um "bacalhau" à séria. Depois de pensar em que material o faria decidi por chapa, uma vez que tinha perdido a tampa do porta-bagagens e tinha de refazer uma. Cortado com rebarbadora, cortes mais precisos com Dremel e para as dobras de maior amplitude usei não panelas e tachos, ... mas sim os ferros da varanda, por isso... poder-se-á dizer que: varandobrei a chapa!!! | |
|
| |
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: XTZ 750 Worldgobbler... 20 anos Dom Out 09, 2011 10:47 pm | |
| - Citação :
- varandobrei
Realmente essa ideia da tomada de isqueiro 12V na traseira para muito mais acertada que na frente da mota... no caso dum GPS não pode ser... mas para o resto é o ideal ABR | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: XTZ 750 Worldgobbler... 20 anos | |
| |
|
| |
| XTZ 750 Worldgobbler... 20 anos | |
|