E o momento que fui adiando acabou por chegar!
Os moldes dos autocolantes tiveram de ser refeitos mas já estavam prontos para seguir, o esquema de côres também já estava alterado.... era chegada a hora de parar a mota! Deixá-la descansar pois tinha de tratar do depósito.
E assim foi!
- Armação de suporte desmontada para ser devidamente preparada.
- E o depósito propriamente dito já com os autocolantes parcialmente removidos.
A zona "interior" do depósito (junto ao quadro) pedia alguma atenção pois apresentava alguns pontos de ferrugem, daí ter decidido aplicar uma camada generosa de esmalte anti-ferrugem.
A parte visível teve de ser devidamente preparada e para evitar alturas de pinturas e acabamentos mais manhosos acabei por remover toda a pintura até à chapa, dando origem ao tipo de depósito mais conhecido por Terminator!!! (qualquer semelhança é pura coincidência!
)
... e aqui já com o primário aplicado, mais conhecido por modelo Yeti!!!
A questão do primário ser branco tem importância pois desta forma o preenchimento com a tinta final é mais fácil e perceptível, uma vez que neste caso em que iria aplicar azul o branco serve como indicador neutro.
Bom, e aqui está a côr principal escolhida!
Ensaio com carenagem e moldes de autocolantes. A carenagem não está pintada na totalidade.
Enquanto esperava pelos autocolantes apliquei mais uma demão de esmalte, mas desta feita mais certinha e a envolver todo o rebordo soldado do depósito e a armação de suporte lá foi para o sítio dela.
Como estou um mãos largas (a carteira discorda
) mais um presente para a menina!
Estes alemães são uns gandas malucos! (no bom sentido claro!) Como não podia deixar de ser, adivinhem o que vinha a acompanhar a factura?
Já desembalado!
... almofadinha e tudo!
De volta ao depósito virei-me para as torneiras. Ainda tentei encontrar na net uma que tivesse sensor como já tinha visto em outro lado mas... sem sucesso. Assim, perguntei a quem de direito, neste caso ao Sr. Luciano da Iamaloures, excelente mecânico por sinal, se valeria a pena recuperar as torneiras ou se era melhor arranjar novo. A recuperação era possível inclusive os O-rings internos estavam bons, então pus mãos à obra!
Comecei pelos vedantes que fazem o contacto das torneiras com o depósito. Não conseguia encontrar em lado nenhum e a Yamaha não vende à parte. Ai não? Então está bem!
Fui à Casa das Borrachas na Av. de Berna (Lisboa) e trouxe borracha de 3mm de espessura reforçada com tela. Cortei à mão e... deu! O acabamento ficou handmade, mas mais uma vez... semre com muito encanto!
Muita paciência e perseverança e o resultado foi este.
Do lado esquerdo já depois de recuperada, a da direita ainda por recuperar.
Algumas miudezas originais (vedantes, anilhas, borrachas, etc.)
Depois de limpas e bem lubrificadas com massa, foram montadas!
O tampão do depósito também teve direito a tratamento...
... e finalmente os autocolantes chegaram! Chegaram na altura certa. O depósito já estava pintado e as torneiras montadas, agora seria aplicá-los e dar verniz!
E ainda veio este para colocar no Panda!
Autocolantes aplicados e verniz para cima!
Ensaio do conjunto com autocolantes aplicados mas aqui ainda sem verniz.
E o depósito já envernizado!!! (e o tampão também já pintado!)
Depósito acabado, hora de o montar pois queria sacar as rodas para as pintar! Como não tenho maneira de o fazer em casa, tinha de voltar à oficina.
Mota entregue, rodas em casa. Para além de as pintar pintei também os centros dos discos de travão! Quanto aos aros bem sei que a pintura não é muito definitiva e que o ideal seria lacá-los mas... isso acaba por ser bem mais caro e pelo que já tinha experimentado (sim, cheguei a fazer alguns testes antes
!!!), a tinta até agarra relativamente bem.
E eis-nos chegados à actualidade! Neste preciso momento, a Ténéré está na oficina para fazer revisão, concluir reparação de bombas de travão (não o fiz na altura da instalação dos cabos de malha de aço), reparação de pequena fuga de óleo e resolver um certo engasganço. Tudo a ser resolvido, apenas está a pernoitar por lá um pouco mais do que era suposto porque as peças demoraram a chegar.
E este é o ponto da situação. A partir daqui irão saber tanto como eu, que apesar de já ter as carenagens todas prontas para as montar ainda não a vi montada!
Possivelmente algures durante a próxima semana já estará de volta a casa e encerra-se mais um capítulo já perto do final deste trabalho.
Fiquem atentos às novidades!!!
Ah... e como não podia deixar de ser, quero agradecer a todos pelos comentários e incentivos que têm feito. Nada como saber a opinião de quem também gosta (... ou não!).
Obrigado a TTodos!!!