Assunto: ......e um radiador, limpa-se de frente pras trás ou trás pra frente? Qui Set 15, 2011 2:37 pm
No seguimento da duvida do Gil um radiador como se lava com agua sob pressão qdo tem terra, empurra-se a lama de frente para trás ou de trás prá frente?
......e o filtro de ar? Segue a mesma filosofia?
Johnny_1056
Moto : Yamaha
Assunto: Re: ......e um radiador, limpa-se de frente pras trás ou trás pra frente? Qui Set 15, 2011 3:02 pm
Boas;
De acordo com o que escreveste noutro tópico, estudaste mecânica. E não te ensinaram que um radiador não se deve lavar com água sob pressão??!! Os radiadores não se devem lavar dessa forma porque pode danificar as alhetas do mesmo e diminui a circulação de ar entre os favos. E em ocasiões extrremas, pode romper o radiador... Deves lavar o radiador com água corrente e de preferência no sentido contrário ao da entrada da lama. Esta operação deve ser feita com o motor frio.
Quanto ao filtro de ar, depende... Geralmente o pessoal tem a mania de dar uma "sopradela" nos filtros de papel quando este já está sujo para tentar aguentá-lo mais uns tempo. Isso é meramente uma medida de recurso e se for feito deve ser feito no sentido contrário ao da passagem normal do ar pelo mesmo. Se o filtro for de esponja ou algodão (lavável) não se deve soprar. Deve lavar-se com produto próprio e deixar secar ao ar e à sombra. Soprá-los por deteriorar os alvéolos e diminuir a sua capacidade de filtração.
Rui Ludovico
Moto : YAMAHA TENERE 660Z
Assunto: Re: ......e um radiador, limpa-se de frente pras trás ou trás pra frente? Seg Set 19, 2011 5:44 pm
Johnny_1056 escreveu:
Boas;
De acordo com o que escreveste noutro tópico, estudaste mecânica. E não te ensinaram que um radiador não se deve lavar com água sob pressão??!! Os radiadores não se devem lavar dessa forma porque pode danificar as alhetas do mesmo e diminui a circulação de ar entre os favos. E em ocasiões extrremas, pode romper o radiador... Deves lavar o radiador com água corrente e de preferência no sentido contrário ao da entrada da lama. Esta operação deve ser feita com o motor frio.
Quanto ao filtro de ar, depende... Geralmente o pessoal tem a mania de dar uma "sopradela" nos filtros de papel quando este já está sujo para tentar aguentá-lo mais uns tempo. Isso é meramente uma medida de recurso e se for feito deve ser feito no sentido contrário ao da passagem normal do ar pelo mesmo. Se o filtro for de esponja ou algodão (lavável) não se deve soprar. Deve lavar-se com produto próprio e deixar secar ao ar e à sombra. Soprá-los por deteriorar os alvéolos e diminuir a sua capacidade de filtração.
Ó amigo Qto ao radiador ....é claro que não se deve lavar sob uma "grande" pressão, mas precisaras sempre de alguma pressão para lavar toda a m3rd@ que se encontra alojado do dito......mas isso são pormenores..... Eu coloquei esta pergunta no foram mais para troca de informação. Eu já aprendi muita coisa aqui no forum e não custa dar a saber mais alguns truques. Eu não tirei propriamente um curso de mecanica, tirei sim no meu curso de Engª Agricola cadeiras de Motores e Tractores, bem como tirei a carta de pesados e carta tractorista.
De qualquer maneira explicas-te muito bem como deve ser feita a limpeza tanto do radiador como dos filtros.
Continua a ensinar-nos que a malta agradeçe.....
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: ......e um radiador, limpa-se de frente pras trás ou trás pra frente? Seg Set 19, 2011 6:17 pm
Boas...
Outro método que podemos usar para limpar um filtro de ar é este usado no video...
mas este método no caso do filtro da Ténéré de 2008 não pode ser usado, por causa da sua forma cilíndrica...
Este método de limpeza não substitui a necessidade duma boa assopradela com ar comprimido... mas é melhor, ou muito melhor, que não fazer nada...
Johnny_1056
Moto : Yamaha
Assunto: Re: ......e um radiador, limpa-se de frente pras trás ou trás pra frente? Seg Set 19, 2011 7:40 pm
Boas; Edgar, esse filtro não precisa de ser batido ou de "sopradelas", precisa mesmo é de substituição!!! Tudo isto são operações de "desenrasque". Sou da opinião de que não vale a pena prolongar demasiado a utilização dum filtro de ar. Quando está sujo ou se substitui ou se lava, caso seja possível. Um filtro sujo, além de aumentar consideravelmente o consumo, diminui o rendimento, dificulta o acerto de carburação e pode mesmo causar sérios problemas. Mesmo os "laváveis" acabam por ficar deteriorados com as sucessivas lavagens e perdem capacidade de filtração.
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: ......e um radiador, limpa-se de frente pras trás ou trás pra frente? Ter Set 20, 2011 12:02 pm
Boas
Este está com um mau aspecto do caraças... por alguma razão, a maquina fotografica capta o filtro todo preto... até a parte de dentro (que aparece sempre visível no video) que está incrivelmente branca e limpa... mas a rede metálica faz tipo uma sombra e transforma o branco em preto... (maquinas baratas + um gajo sem jeito para vídeos)
mas o seu estado é este (o mais perto da realidade possível) e esta foto foi antes de o bater...
ainda faz um bom consumo ou igual quando era novo... o video engana bué Realmente tem aspecto de já estar a dever uns bons kms ao lixo
ABR
Johnny_1056
Moto : Yamaha
Assunto: Re: ......e um radiador, limpa-se de frente pras trás ou trás pra frente? Ter Set 20, 2011 12:30 pm
Boas; Parece impossível! Se o estado é o que apresentas na foto, o filtro está mais que bom para continuar a ser utilizado. Ainda aguenta outro tanto de uso igual ao anterior.
Fortuna
Moto : XT12 - Man Edition
Assunto: Re: ......e um radiador, limpa-se de frente pras trás ou trás pra frente? Ter Set 20, 2011 2:19 pm
No caso da XT12, vem escrito que o filtro NÃO deve ser soprado, mas fizeram isso na Yamaha. O filtro estava era mais longe que o "normal" da agulheta do ar.
Por falar nisso, tenho um BMC para ir buscar e foi por isso que o de origem foi "soprado"; para aguentar até eu ir buscar o novo filtro
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: ......e um radiador, limpa-se de frente pras trás ou trás pra frente? Ter Set 20, 2011 2:29 pm
Boas...
é muito dificil jogar com a luz e com o flach da maquina... depois a maquina ainda tem algumas funções automáticas de melhoria de imagem captada, e em vez de melhorar altera e estraga...
mas guardo sempre um registo fotográfico das coisas, e a maquina fotográfica até dorme na caixa junto com as ferramentas
Este foi trocado o ano passado com +/- 13.500Kms e está todo preto... mas mesmo assim fazia os consumos normais, e não estava colmatado
Também controlo sempre a vela, para ver se a mistura está correcta...
A vela com 7.200 kms estava com uma cor impecável e com a folga correcta...
basicamente estes filtro vão ao ar muito depressa se andarmos com o nível de óleo muito alto... e quando isso acontece não há como limpa-lo...
também se andarmos muito em dias de chuva... a humidade do ar condensa-se no filtro e entope o filtro muito mais cedo, porque faz uma papa, com as poeiras que poderia ter antes...
tento manter sempre o filtro limpo... e sempre que vou dar uma volta fora de estrada limpo o filtro e a caixa... depois se andar em dias de chuva, já não faz a tal papa, e o filtro seca naturalmente com o calor do respirador do motor... acho eu
Citação :
No caso da XT12, vem escrito que o filtro NÃO deve ser soprado, mas fizeram isso na Yamaha. O filtro estava era mais longe que o "normal" da agulheta do ar.
Acho que os K&N também não podem ser soprados... mas podemos bater sempre com eles, para tirar o maior...
ABR
Fortuna
Moto : XT12 - Man Edition
Assunto: Re: ......e um radiador, limpa-se de frente pras trás ou trás pra frente? Ter Set 20, 2011 2:36 pm
Há um kit de limpeza para eles. Mas eu fui para a concorrencia desta vez.
Johnny_1056
Moto : Yamaha
Assunto: Re: ......e um radiador, limpa-se de frente pras trás ou trás pra frente? Ter Set 20, 2011 2:37 pm
Boas; Fortuna, nenhum filtro de ar deve ser soprado. Quando se faz isso é meramente como "operação de desenrasque" ou para limpar sujidade ligeira. E nunca deve ser feito com a pistola de ar próxima do filtro. Eu próprio já o fiz, quando por algum motivo tenho que manter o filtro velho ou sei que num futuro próximo vou sujeitar a moto a ambientes demasiado sujos. Já agora, por curiosidade, dá para alterar os parâmetros de injecção no painel de instrumentos da XTZ12?
Edgar, esse já precisava mesmo de substituição! Os K&N não podem ser soprados, mas devem ser lavados, secos ao ar e à sombra e lubrificados.
Fortuna
Moto : XT12 - Man Edition
Assunto: Re: ......e um radiador, limpa-se de frente pras trás ou trás pra frente? Ter Set 20, 2011 2:44 pm
Não, apenas os niveis de Co. Para mudar a injecção só mesmo com o PC V - versão XT12
Johnny_1056
Moto : Yamaha
Assunto: Re: ......e um radiador, limpa-se de frente pras trás ou trás pra frente? Ter Set 20, 2011 2:55 pm
Boas; Ao alterares os níveis de CO, estás a "mexer" na quantidade de gasolina, alterando a injecção. Já efectuaste mais alguma alteração a nível de motor ou escape? Tudo bem que o Power Commander permite mais alterações, mas se tiveres o resto de origem, não terás muitos ganhos com o Power Commander.
Fortuna
Moto : XT12 - Man Edition
Assunto: Re: ......e um radiador, limpa-se de frente pras trás ou trás pra frente? Ter Set 20, 2011 3:06 pm
Vou responder em PM. Já tá off-topic.
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: ......e um radiador, limpa-se de frente pras trás ou trás pra frente? Ter Set 20, 2011 3:17 pm
Fortuna escreveu:
Vou responder em PM. Já tá off-topic.
e depois que está em off topic toda a gente sabe... mas é melhor um off topic que não termos mais nada para falar
isto do radiador parece que esgotou a conversa agora venha o off topic
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Assunto: Re: ......e um radiador, limpa-se de frente pras trás ou trás pra frente?
......e um radiador, limpa-se de frente pras trás ou trás pra frente?