Boas...
Depois de alguma conversa e discussão num passeio do CXTP,
sobre qual a melhor altura do guiador duma XT600E...
e como a altura do guiador pode ajudar em Off Road...
Eu cheguei à conclusão que,
como tenho pouco mais que 1,7M sinto-me perfeitamente ajustado com a altura do guiador da minha mota...
(ou então estou ajustado porque não quero fazer alt€raçõ€s
)
mas segundo algumas pessoas, quando vamos fora de estrada e temos que levantar o rabo,
ficamos muito marrecos e fazer muito peso sobre o guiador, e dificulta a condução em off road (e faz todo o sentido)...
O Amigo Jarod, que tem mais de 1,8M resolveu subir o guiador...
e procuramos algumas soluções para tal...
inicialmente pensou-se em trocar o guiador por um de Quad
mas desistimos porque o guiador original de ferro da XT600E
é mais resistente que um guiador desses baratuxos de alumínio,
e para comprarmos um de resistência idêntica seria muito caro...
também havia a situação de querermos manter os pesos de origem
, e só mantendo o guiador de origem é possível enroscar aquela rosca dos pesos no guiador...
estes pesos são importantes para proteger as manetes e punhos numa queda,
e dão a largura suficiente ao guiador para proteger os plásticos do deposito,
e não podemos esquecer que ajudam na estabilidade da mota em velocidades altas...
Então resolvemos comprar isto:
http://www.motocrosscenter.com/ecommerce/product_info.php?cPath=12_47_163&products_id=577
(embora no site diga que pode subir até 5 cm, na realidade o máximo é 3,5cm)É próprio para os guiadores de 22mm de diâmetro, e permitia subir o guiador
até 3,5cm, e manter tudo de origem...
(embora no site diga que pode subir até 5 cm, na realidade o máximo é 3,5cm)O Kit trás vários parafusos com comprimentos diferentes para se ajustar a altura que quisermos até 3,5cm...
Inicialmente montamos a altura máxima e verificamos que o tubo do travão ficou muito esticado...
bastou tirar 2cm da folga que tem em baixo e ficou perfeito...
Mas depois reparamos que os parafusos eram uns 5mm mais curtos que os de origem...
e baixamos 5mm no guiador e ficou perfeito
Agora falta ver os resultados desta pequena alteração... quando fizermos uns bons kms em pé na mota...
ATENÇÃO: Este exemplo é valido para todas as motas, mas no caso da
XT660Z Ténéré (2008 - ....)se subirmos o guiador vai bater no vidro da frente quando usamos a brecagem toda
ATENÇÃO: se montarmos isto devemos acrescentar uma chave sestavada de 6mm interior ao kit da ferramenta...
ABR