in "MotoDicas":
O facto da gasolina ser 95 o 98 refere-se à octanagem ou índice de octano, que é simplesmente o índice de resistência à detonação da gasolina quando sujeita a uma compressão. Isto porque a gasolina pode inflamar-se quando sujeita a determinada pressão ou da forma habitual que todos conhecemos, a partir de fogo ou no caso dos motores, de uma faísca. Portanto uma gasolina com octanagem de 98 é mais resistente à detonação do que uma com octanagem de 95.
Nos motores de combustão interna a combustão da gasolina é feita a a partir dos dois processos: o pistão sobe e comprime-a no cilindro e ao mesmo tempo a vela lança uma faísca e assim a gasolina explode e empurra o pistão novamente para baixo.
O que acontece é que a compressão difere de motor para motor. Ao usar gasolina 95,menos resistente, num motor de grande compressão esta pode vir a inflamar-se antes de o pistão subir totalmente e ser despoletada a faísca da vela, fazendo com que haja uma contradição ao movimento do pistão e desse modo um maior desgaste e esforço para o motor, bem como uma menor performance. Ao usar o combustível adequado a gasolina explodirá exactamente no momento certo.
Os motores são então projectados com uma determinada compressão à qual está associada o uso de uma gasolina com determinada octanagem. Para obter o melhor rendimento possível do motor e não provocar desgaste o ideal é usar a gasolina recomendada pelo fabricante.
Devido ao preço dos combustíveis, muitas pessoas optam pela gasolina mais barata, a 95, independentemente do que é recomendado para o motor em questão. Na verdade, se o motor necessitasse de 98 por exemplo, isso pode não sair mais barato mas sim mais caro uma vez que o rendimento vai ser menor e portanto será necessário consumir mais combustível e para além disso a longo prazo poderá trazer problemas ao motor.
Conclui-se assim que a octanagem não tem equivalência com a qualidade de combustível, como muitos pensam. A octanagem que é boa para um tipo de motor pode já não ser para outro.
Votos de segurança na estrada,
A equipa MotoDicas