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| Substituir as bainhas da XT660X | |
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+13diogo27 frdsilva libertoluso Johnny_1056 tintas72 Gonçalo marcoantonio Moutinho krieg motopi22 Pmvpires Edgar M4rco 17 participantes | |
Autor | Mensagem |
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Substituir as bainhas da XT660X Seg Abr 16, 2012 11:31 am | |
| - libertoluso escreveu:
- Olá, rapaziada!
Permitam-me um comentário que só marginalmente tem que ver com o assunto mas que me parece não só pertinente como há muito devido. Há neste forúm diferentes graus de conhecimento técnico no seio dos seus membros, como há diferentes graus de entusiasmo. O entusiasmo leva por vezes a comentários que, pela imprecisão, merecem reparo ou rectificação dos mais experientes, o que mantém este espaço não apenas vivo, mas principalmente útil. Não obstante, acontecem por vezes crispações na comunicação que são indesejáveis, estéreis e evitáveis. Embora aos mais experientes certas questões levantadas por membros menos informados possam parecer absurdas, displicentes ou até perigosas, não é com dogmatismo, excesso de assertividade ou até agressividade que se faz pedagogia. Temos todos o dever da cortesia e os que mais sabem devem prestar aos inexperientes o auxílio do seu saber, sem sobranceria. Gosto de exemplos pela positiva: O Ângelo Lopes já demonstrou várias vezes a densidade dos seus conhecimentos sem nunca o esfregar acintosamente na nossa cara. Espero continuar a acompanhar com satisfação as trocas de informação que aqui se fazem e participar, como já fiz, desde que essa troca seja feita nos moldes que defendi. Caso contrário, estaremos apenas a ventilar testosterona, no clássico concurso "o meu é maior cóteu, chavalo" e nesse peditório não contarão certamente comigo.
Abraço a todos e boas curvas - Edgar escreveu:
- faz todo o sentido...
Também vou melhorar a minha abordagem nas coisas... Pois acredito que tudo pode ser sempre melhorado... e muitas vezes tenho entrado por um caminho arrogante... Fica o meu compromisso.
ABR - frdsilva escreveu:
- Bem , entramos aqui em off topic mas o assunto é deveras importante.
Gostaria antes de mais de subscrever as palavras do "libertoluso", que, penso eu, de forma muito correta defeniu o que por vezes aqui vemos. E de destacar que isto é escrito em abstrato e generalizando. Também me tenho apercebido de alguma crispação nalguns tópicos, que ultimamente se tem de alguma forma acentuado. Penso que isso nos entristece a todos. O Edgar já deu uma possível justificação. A troika anda a pôr o pessoal com o dedo no gatilho ou melhor na tecla. Eu infelizmente pertenço ao grupo dos que tem muito a aprender (e está sempre recetivo a criticas construtivas). E gosto de fazer perguntas "absurdas" relativamente a pequenos pormenores o que poderá por vezes "chocar" os mais experientes. Pois é por vezes nos pequenos pormenores, aqueles banais, que não lembram a ninguém, e são dados como adquiridos que por vezes se cometem erros graves. Relembro aqui a extraordinária explicação do Edgar em relação à troca das falanges, onde explica parafuso a parafuso ou até a conversa gerada com a minha bateria. Situações óbvias, se calhar demais para muitos dos que por aqui andam, mas que fazem do CXTP um grande fórum e principalmente um grupo de amigos. É um privilégio ter por aqui a ajuda de pessoas extremamente conhecedoras e esperemos que isso assim continue. Aquele pessoal que por aqui aparece, mais recentemente, decerto fica surpreendido com a " agressividade" que por vezes se gera. Vamos continuar a elevar o CXTP, para continuar com um espaço IMPAR onde o que interessa é a grande paixão pelas Motos, XTs em particular, e sobretudo espaço de partilha e amizade. Desculpem o testamento mas já a algum tempo que me apetecia escrever algo do género. Saudações Pois... se essa agressividade continuar isto vai morrer... simplesmente acabam com isto acabam com o CXTP ou acabam com o bom ambiente que vai dar ao mesmo | |
| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Substituir as bainhas da XT660X Seg Abr 16, 2012 12:27 pm | |
| Boas; M4rco, não acho que tenha insultado ninguém. Nem tive qualquer intenção de o fazer. Nem vejo como te possa ter insultado. No entanto, custa-me ler imprecisões aqui escritas, principalmente as que podem induzir em erros e causar problemas ainda mais graves. Queres saber quais são as minhs bases? Não tenho qualquer problema em resumir-te algumas: - Manuais de serviço e de utilizador das motos que me vão passando pelas mãos; - Imprensa especializada técnica, desde livros técnicos a revistas (esquece a Moto-Jornal e Motociclismo nacional). Se quiseres posso sugerir-te revistas como a Performance Bikes, Bike, Motociclismo espanhola ou italiana, La Moto (mensal da Motociclismo espanhola). Há também algumas editoras com livros muitos bons como a Moto Revue Techique, Clymer, Haynes. -Experiência pessoal ao longo dos tempos, com as motos com que vou rodando (algumas de forma intensa e prolongada onde tenho a oportunidade de me aperceber do seu desgaste e deterioração de diversos componentes; - Ligações com diversos profissionais do meio; - Proximidade na manutenção das minhas motos, onde vou executando algumas operações e tentando estar presente nas intervenções realizadas por profissionais da minha inteira confiança.
Num próximo evento / encontro, posso explicar-te pessoalmente algumas das minhas experiências. Não confundo o uso diário com a competição, mas a performance sempre foi uma das coisas que considero aliciante nas motos.
- De certeza que já leste o manual todo da tua moto? E o manual de serviço? - Já alguma vez desmontaste uma suspensão que não tenha sido mexida durante 5 ou 6 anos? Reparaste no estado em que está o óleo que de lá sai? - Já tiveste oportunidade de andar com uma suspensão em mau estado, repará-la e aperceberes-te das diferenças no seu comportamento?
Quanto ao amortecedor traseiro, por norma, os amortecedores das motos "civis" têm o seu tempo de utilização e substituem-se. Mas se considerar-mos amortecedores mais "performantes", ou de motos desportivas todas as marcas que os desenvolvem disponibilizam material para a sua reparação e alteração. Por exemplo, pode-se comprar um amortecedor duma WR às peças...
Não pretendo "sobrepor" o meu conhecimento a ninguém. Nem vejo necessidade de deixar este forum e passar para outro qualquer dedicado à competição.
Peço desculpa pelo tamanho do texto, relevando mais uma vez que não tenho qualquer intenção de insultar nenhum dos intervenientes. | |
| | | Moutinho
Moto : BWS
| | | | M4rco
Moto : Yamaha XT660X (2004)
| Assunto: Re: Substituir as bainhas da XT660X Qua Abr 18, 2012 3:20 pm | |
| Óptimo, está tudo esclarecido e não vamos mais falar no assunto de "Quem é que apareceu primeiro a galinha ou o ovo !!!". As nossas opiniões divergem tal como o uso que se dá às motas. Agora quem ler as nossas opiniões que tire as suas. Relativamente à experiência, tenho alguma da que descreveste mas não sou profissional do ramo. Apenas curioso. E amigos do ramo também tenho alguns e cada um com a sua opinião. | |
| | | diogo27
| Assunto: Re: Substituir as bainhas da XT660X Sáb Abr 21, 2012 12:46 pm | |
| off topic..........a minha x esta a babar oleo apartir da peça que o Edgar chamou de guarda pó?será so trocar isso é o retentor?e ja agora preços sff | |
| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Substituir as bainhas da XT660X Sáb Abr 21, 2012 1:04 pm | |
| Boas; Diogo27, o que tens que fazer é reparar essa suspensão. O retentor ou vedantes estragou-se e não está a cumprir a sua função. O guarda-pó apenas serve de protecção. | |
| | | diogo27
| Assunto: Re: Substituir as bainhas da XT660X Sáb Abr 21, 2012 1:05 pm | |
| e tens ideias de valores? | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Substituir as bainhas da XT660X Sáb Abr 21, 2012 2:35 pm | |
| Há 2 ou 3 semanas atrás montei duas suspensões duma XT660R mas dos valores em € não me lembro... perguntei quanto tinha custado cada peça... e disseram-me tudo tim tim por tim tim mas esqueci-me dos valores exactos... se ver o rapaz pergunto-lhe compramos tudo novo pelo ebay e ficou mais barato que comprar só 1 guarda pó de de origem... salvo erro custou 12€ os 2 retentores e 20€ os 2 guarda pós na Yamaha só um guarda pó era quase 50€ cada um e 1 retentor era uns 14€ resumindo e concluindo: o orçamento em peças pela Yamaha era de uns 125€ + oleo e compramos tudo todo no ebay por uns 35€ + oleo O óleo podemos comprar em embalagens de 0,5L da Yamalube (muito bom) e custa uns 7€ cada uma precisas de 3 embalagens pois cada bainha leva 0,6L e tal Deves procurar por alguma falha na suspensão que está a babar... por exemplo... se alguma pedra bateu na bainha e se tiver alguma pequena marca ou picado pode ter sido a origem de te ter danificado o retentor... se for o caso... deve ser alisada com uma pequena lixa muito fina antes de por o retentor novo... | |
| | | Moutinho
Moto : BWS
| Assunto: Re: Substituir as bainhas da XT660X Qua Abr 25, 2012 10:23 pm | |
| Viva Pessoal, Hoje estive adiantar o trabalho de substituição dos retentores e óleo da suspensão da frente da minha XT 600, e surgiu-me uma situação que não bateu muito certo com o manual, depois de desmontar tudo, limpar, voltar a montar, aplicar os retontores, etc, etc... e na hora de meter o óleo fiz como manda o manual, inseri 533 cm3, ou seja 533ml, depois também como manda o manual a altura de óleo desde o inicio da bainha até à face do óleo com o tubo interno todo recolhido deveria de ser de 145mm, mas a mim deu-me 158mm!! Fiquei na dúvida, mas resolvi inserir mais 13ml de óleo e ficar com os respectivos 145mm, por acaso ainda só tenho um amortecedor pronto porque tenho que comprar mais óleo para acabar de nivelar o outro. Qual a vossa opinião, regulo-me pelos 533ml ou pelos 145mm?! Fica o conselho, antes de tirar o óleo velho dos amortecedores é melhor verificar a altura de óleo, porque eu tentei apenas recolher o óleo velho para saber qual a quantidade, mas é dificil, porque a desmontar tudo à sempre óleo que se perde e a medida deixa de fazer sentido, no meu caso apenas consegui recolher menos de 500ml em cada amortecedor. | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Substituir as bainhas da XT660X Qua Abr 25, 2012 10:58 pm | |
| Pois... Eu medi uma vez antes de sacar o óleo e registei 170mm - Spoiler:
Sou da opinião... e é isso que vou por em pratica brevemente... de origem tem 170mm e vou experimentar com 160mm se ficar melhor ou igual deixo ficar... se quiser alterar ou voltar a por 170mm, abro uma de cada vez e aspiro o óleo mesmo com tudo montando na mota... basta tirar o guiador para o lado... se quiser por mais uma pinga, para aproximar-me os 145mm... também dá | |
| | | Moutinho
Moto : BWS
| | | | koala
Moto : XT660X
| Assunto: Re: Substituir as bainhas da XT660X Qua Abr 10, 2013 9:54 pm | |
| desculpem la o desenterranço, mas nao da para fazer novamente o upload das imagens? Esta aqui um how-to mto interessante. | |
| | | Terix
Moto : XT 660x
| Assunto: Re: Substituir as bainhas da XT660X Qui Abr 11, 2013 12:37 am | |
| - koala escreveu:
- desculpem la o desenterranço, mas nao da para fazer novamente o upload das imagens? Esta aqui um how-to mto interessante.
X2. | |
| | | M4rco
Moto : Yamaha XT660X (2004)
| Assunto: Re: Substituir as bainhas da XT660X Qui Abr 11, 2013 3:17 am | |
| - koala escreveu:
- desculpem la o desenterranço, mas nao da para fazer novamente o upload das imagens? Esta aqui um how-to mto interessante.
OK vou tratar disso !!! | |
| | | M4rco
Moto : Yamaha XT660X (2004)
| Assunto: Re: Substituir as bainhas da XT660X Qui Abr 11, 2013 3:46 am | |
| Actualizado !!! Olá pessoal, vou tentar fazer uma ajuda rápida para quem necessitar de substituir as bainhas da XT660X. Eu pessoalmente nunca tinha praticado algo parecido, mas como não me dou como derrotado facilmente e sou um pouco auto-didacta após muita pesquisa desde vídeos, blogs, fotos, manuais e etc, lá consegui fazer a operação. Mota após a queda com 2 bainhas torcidas, alguns plásticos riscados e outros danificados e um afastador torcido. Ora cá está o afastador velho e o novo (OFF-THE-ROAD). Para começar foi necessário desapertar os parafusos e tirar as peças marcadas com os X's. Aqui está a mota já sem os amortecedores. Amortecedor antes da substituição e bainha nova (OFF-THE-ROAD mas de origem italiana). OK, para começar temos de desapertar com uma chave de bocas/estrias/tubo esta Tampa que trás agarrado um retentor e tem por baixo uma anilha que por sua vez está a segurar a mola. Após se desapertar a tampa, a mola fica solta por isso é só virar para um recipiente pois vai sair a mola e o óleo. De seguida com uma chave de fendas média retiramos o vedante guarda-pó, encaixando a chave entre este e o tubo externo e torcendo ele vai levantar. Após isto vai ser preciso soltar uma mola que está a fazer força contra as paredes exteriores, basta enfiar a chave de fendas por debaixo de uma ponta e empurra-la para cima. Até ela se soltar. Vamos agora precisar de um aparafusador com martelo. Para se soltar e desapertar o parafuso é só dar ao gatilho. Com uma chave manual não consegui, visto eu não ter uma suposta chave para fixar a peça interior (e eu bem tentei com diversos equipamentos). De seguida separa-se a bainha do tubo externo, para tal basta puxar a bainha no sentido oposto do tubo com pancadas secas mas leves. Vai ficar solto um interruptor de fluxo de óleo do tubo exteno. E vão sair com a bainha, a haste do amortecedor e a mola de recuo. Podem-se retirar agora o vedante, a mola e o casquilho. É necessário também retirar a bucha da bainha, visto que a bainha nova não trás. É só introduzir a chave de fendas na ranhura e torcer, ela vai abrir facilmente depois é só empurrar para fora. Após isto convém efectuar uma limpeza geral (embora não houvesse quase nenhuns resíduos (17000km)). Aqui estão todas as peças depois de lavadas. Agora para montar é só inverter as operações e tudo encaixa facilmente sem chatices. Convém ter cuidado ao encaixar este casquilho assinalado a vermelho entre o tubo externo e a bainha, ele entra bem mas tem de estar bem alinhado e ele por vezes jambra/torce. E aqui estão as meninas novas e prontas a andar !!! Para as montar convém lubrificar a parte superior para elas entrarem/deslizarem melhor ou então forçar com uma chave de fendas na zona dos parafusos de aperto das mesas (tipo cunha) para alargar os encaixes. Não custa nada !!! Já com a roda e a minha chave do eixo (derivada de um ponteiro octogonal 3€ transformado em sextavado a simular uma chave umbraco). Nada disto teria sido possível sem a ajuda das minhas ajudantes !!! Espero que possa vir a ajudar alguém com este tutorial !!! Qualquer dúvida, já sabem [/quote]
Última edição por M4rco em Qui Abr 28, 2016 1:11 pm, editado 1 vez(es) | |
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