Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Substituir as bainhas da XT660X

Ir para baixo 
+13
diogo27
frdsilva
libertoluso
Johnny_1056
tintas72
Gonçalo
marcoantonio
Moutinho
krieg
motopi22
Pmvpires
Edgar
M4rco
17 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
Gonçalo
Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 Star310
Gonçalo


Moto : CBR 600 RR

Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Substituir as bainhas da XT660X   Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 Icon_minitimeSex Abr 13, 2012 10:54 pm

Edgar escreveu:
Pois... Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 680704

eles dizem 533 cm3

mas eu quando abri as suspensões do Jarod... encontrei uma almofada de ar de 170mm Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 680704

mas de qualquer das formas... podemos comprar sempre 0,5L de Yamalube para suspensões por uns 7€


Brevemente vou trocar o oleo nas minhas... e vou medir aquilo antes de retirar o óleo Suspect

a gente tem o manual Brasileiro... e vem lá esses valores... No manual alemão vem outros valores Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 680704


Na suspensão da XT660R não falha nada... é tal e qual como vem no manual...
640cm3 com uma almofada de ar de 125cm
ainda a semana passada andei a montar uma Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 449138


Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 919911

Os veiculos vêm com pequenas alteraçoes dependendo dos paises e clima e etc... pelo que sei, neste caso os valores do oleo da suspensao tambem podera ser diferete certo?
Ir para o topo Ir para baixo
Moutinho
Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 Star310
Moutinho


Moto : BWS

Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Substituir as bainhas da XT660X   Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 Icon_minitimeSex Abr 13, 2012 11:05 pm

Edgar escreveu:
Pois... Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 680704

eles dizem 533 cm3

mas eu quando abri as suspensões do Jarod... encontrei uma almofada de ar de 170mm Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 680704

mas de qualquer das formas... podemos comprar sempre 0,5L de Yamalube para suspensões por uns 7€


Brevemente vou trocar o oleo nas minhas... e vou medir aquilo antes de retirar o óleo Suspect

a gente tem o manual Brasileiro... e vem lá esses valores... No manual alemão vem outros valores Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 680704


Na suspensão da XT660R não falha nada... é tal e qual como vem no manual...
640cm3 com uma almofada de ar de 125cm
ainda a semana passada andei a montar uma Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 449138


Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 919911

Bem lembrado, também vou medir antes de tirar o óleo das bainhas.

É que estes 33 cm3 estão me a dar volta à cabeça, aqui na zona 1 L custa quase 12€.

Mas vou meter um 15w em vez do 10w, vou exprimentar a diferença, sei que a XT tem de origem uma suspensão mole, mas preferia um pouco mais dura, mais por causa da travagem, a ver como vai correr, eu depois tiro umas fotos para postar aqui. Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 353512 Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 353512
Ir para o topo Ir para baixo
tintas72
Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 Star310
tintas72


Moto : Dr350Se

Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Substituir as bainhas da XT660X   Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 Icon_minitimeDom Abr 15, 2012 12:22 am

Citação :

Vou ter que fazer isto na minha XT

Moutinho, quando o fizeres mete umas fotos e umas explicações que quero mudar pelo menos o óleo que deve ser o de origem.É que tenho algum medo de levar com as molas no focinho,ou deixar a suspensão toda desalinhada.
Obrigado
Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 919911
Ir para o topo Ir para baixo
M4rco
Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 Star310
M4rco


Moto : Yamaha XT660X (2004)

Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Substituir as bainhas da XT660X   Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 Icon_minitimeDom Abr 15, 2012 2:39 pm

Gonças29 escreveu:
Os veiculos vêm com pequenas alteraçoes dependendo dos paises e clima e etc... pelo que sei, neste caso os valores do oleo da suspensao tambem podera ser diferete certo?

O óleo das suspensões não difere tendo em conta o clima, a temperatura, etc. Isto porque não tem grande diferença de temperatura (o uso não provoca uma diferença simbólica), não congela com o frio, não ferve com o calor, não adquire quase nenhuma sujidade com o uso (desde que os retentores e vedantes estejam bons), etc.

A sua função serve como retardador da força exercida pelas molas e ao mesmo tempo um suavizador.
Daí a importância do espaço sem óleo (ou seja com ar), o óleo é quase incompressível enquanto que o ar dá para comprimir bastante !!!

Sem ajuste !!!
Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 Cartridge


Com ajuste !!!
Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 Standard-Cartridge-Fork-Parts-Callout

Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 444520 Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 37087







Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 572882858
Ir para o topo Ir para baixo
Johnny_1056
Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Substituir as bainhas da XT660X   Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 Icon_minitimeDom Abr 15, 2012 2:53 pm

Boas;
Vamos lá a ter calma...
O óleo de suspensão está sujeito a imensas alterações de temperatura!!!
E também perde imensas propriedades, pode não ferver, mas "espuma" e faz com que a suspensão altere o seu comportamento.
O óleo das suspensões deve ser mudado como qualquer outro fluido do motor. O óleo de travões também está num circuito fechado e precisa de ser substituido.
Que geralmente ninguém se preocupa com as suspensões até estas começarem a babar é uma realidade, tal como ajustar as suspensões à utilização que vamos dar à moto. Mesmo o pessoal que tem motos desportivas com imensas possibilidades de afinação, poucos são os que costumas fazer essa operação.
Antes de escrever coném saber o que se escreve...
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Substituir as bainhas da XT660X   Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 Icon_minitimeDom Abr 15, 2012 5:54 pm

@Gonças
Amigo esse oleo que falas em que está sujeito a isto e aquilo... aplica-se apenas para o óleo de motor Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 353512
ou seja óleos de lubrificação...
todos os óleos hidráulicos... Travões ou suspensões a coisa é diferente...
basicamente estou a repetir o que o M4RCO disse Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 296550

M4rco escreveu:
... ...
A sua função serve como retardador da força exercida pelas molas e ao mesmo tempo um suavizador.
Daí a importância do espaço sem óleo (ou seja com ar), o óleo é quase incompressível enquanto que o ar dá para comprimir bastante !!!

Boas

O óleo é incompressível (ou seja o quase está a mais Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 353512 )


Eu nunca dei importância as suspensões até conhecer um cromo chamado Jarod Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 796959

mas a forquilha combina 3 coisas: Mola / ar / oleo

a Mola é uma mola Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 964551
o óleo é obrigado a passar por uns furos e se o óleo for mais liquido
(menos viscoso tipo 10W que é o que as nossas motas trazem de origem)
passa facilmente por esses furos e vai comprimir o ar

ao aumentarmos a grossura do óleo (tipo15W) vai criar mais dificuldade ao óleo em passar por os tais furos
e tornar a suspensão mais dura...

O tamanho da almofada de ar pode dar o ajuste final que nós por vezes queremos...
quanto maior for a almofada mas mole fica...
menor almofada de ar... mais dura... mas cuidado que há um mínimo que devemos ter... pois se ultrapassarmos esse mínimo rebentamos com os retentores Neutral


isto dito por outras palavras Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 964551


Já agora... a dificuldade que o óleo tem em passar pelos tais furos determina a temperatura que o óleo vai se sujeitar
e também as vezes ou intensidade que fazemos o óleo passar por os furos...


No MX e Enduro... o oleo atinge temperatura (não ao certo qual) mas até espuma Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 449138
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Moutinho
Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 Star310
Moutinho


Moto : BWS

Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Substituir as bainhas da XT660X   Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 Icon_minitimeDom Abr 15, 2012 10:00 pm

tintas72 escreveu:
Citação :

Vou ter que fazer isto na minha XT

Moutinho, quando o fizeres mete umas fotos e umas explicações que quero mudar pelo menos o óleo que deve ser o de origem.É que tenho algum medo de levar com as molas no focinho,ou deixar a suspensão toda desalinhada.
Obrigado
Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 919911

Ok, eu não devo fazer isto para já, a fuga dos meus vedantes ainda é muito pequena, e como já sei que depois tenho que ter uns dias a mota parada, estou a guardar para uma altura que me dê mais jeito. Mas eu depois faço um tópico com fotos.

Mas já agora pessoal, tenho uma pequena dúvida, depois de montar tudo e meter óleo a nível, blá blá, só temos que fechar as bainhas, ou devemos dar um ajuste aos parafusos (tampas da mesa superior) e depois comprimir os amortecedores o mais que podermos para sair o ar e só depois apertamos.
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Substituir as bainhas da XT660X   Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 Icon_minitimeDom Abr 15, 2012 10:27 pm

Boas...

Aqui temos uma pequena conversa sobre a troca do oleo da suspensão...
mas trocamos também as molas Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 964551
http://www.clubextportugal.com/t3000p15-revisao-geral-dos-25000-kms-xt600e Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 37087
é andar para baixo que a troca aparece...

Citação :
Mas já agora pessoal, tenho uma pequena dúvida, depois de montar tudo e meter óleo a nível, blá blá, só temos que fechar as bainhas, ou devemos dar um ajuste aos parafusos (tampas da mesa superior) e depois comprimir os amortecedores o mais que podermos para sair o ar e só depois apertamos.

Entretanto fiz isso mais 1 vez

- basicamente é tudo feito sem a mola...
- tiramos o oleo velho... e tal...
- pomos o novo... e temos que manter a forquilha sempre esticada...
- pomos a tampa, e recolhemos a forquilha varias vezes para garantirmos que o óleo ocupou toda a parte de baixo...
- voltamos a esticar a gaja, e tiramos a tampa...
- verificamos a altura da almofada de ar... com uma seringa (no link aparece essa ferramente que pode ser facilmente feita)
- pomos a mola
- e enroscamos a tampa... com a forquilha esticada... e o ar vai ficar sem pressão...
- o aperto final da tampa será quando a forquilha estiver presa nas mesas Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 964551

mais ou menos isto Rolling Eyes



EDIT:
@Moutinho
se vais trocar os retentores...
é sugerido que troques também umas guias metálicas que estão por baixo dumas anilhas...
dá uma vista de olhos no manual... que lá menciona isso Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 353512



ABR
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
M4rco
Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 Star310
M4rco


Moto : Yamaha XT660X (2004)

Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Substituir as bainhas da XT660X   Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 Icon_minitimeDom Abr 15, 2012 10:33 pm

Johnny_1056 escreveu:
Boas;
Vamos lá a ter calma...
O óleo de suspensão está sujeito a imensas alterações de temperatura!!!
E também perde imensas propriedades, pode não ferver, mas "espuma" e faz com que a suspensão altere o seu comportamento.
O óleo das suspensões deve ser mudado como qualquer outro fluido do motor. O óleo de travões também está num circuito fechado e precisa de ser substituido.
Que geralmente ninguém se preocupa com as suspensões até estas começarem a babar é uma realidade, tal como ajustar as suspensões à utilização que vamos dar à moto. Mesmo o pessoal que tem motos desportivas com imensas possibilidades de afinação, poucos são os que costumas fazer essa operação.
Antes de escrever coném saber o que se escreve...

E antes de insultar convém ter bases !!!

Antes de mais vai ao manual e diz-me onde é que diz que tens de substituir o óleo das suspensões aos X kms.
Se tiveres dúvidas consulta a imagem abaixo e vê a diferença entre inspeccionar e trocar/substituir.
Tu deves estar a confundir o uso do dia a dia com competição (e isso é noutro fórum).

Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 529b30e03d7ec083

Depois se as suspensões babarem, não é do óleo mas sim dos retentores e vedantes.

E já agora este fórum que eu saiba é para partilhar conhecimento e não subrepor suposto conhecimento.
(relativamente ao babar isso depende sempre do óleo e da sua composição (cada caso é um caso), "hidráulica")

Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 438746

Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 529b30e0401e9076

Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 529b30e0417f123b
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Substituir as bainhas da XT660X   Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 Icon_minitimeDom Abr 15, 2012 10:59 pm

@M4rco

Eu percebo o que queres dizer Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 353512

mas aqui nem todos são da mesma opinião...

Por exemplo: ninguém troca o óleo do amortecedor de trás Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 449138
e o sistema é parecido mas com gás e sem acesso... como tal não se troca...

Na frente há varias opiniões... uns dizem uma coisa e outros dizem outra...

O manual diz preto no branco que não se troca!!

Um Amigo meu e ex-vizinho que foi campeão distrital de MX... e o pai é um reconhecido mecânico e também ex-piloto...
disse-me que nunca se troca esse óleo... eu argumentei com ele... e ele disse-me que troca a quem lhe pagar porque é mecânico... mas nas motas dele não troca...
-troca o óleo apenas quando tem que trocar os retentores...!!!

mas também as motas nas mãos destes meninos os retentores têm uma vida muito curta Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 796959
ele disse-me que trocava um pistom por prova... e que não poupava na manutenção!! mas esse óleo não trocava...


Mas há quem tenha opiniões completamente diferentes... e que consiga fomentar o porquê da troca Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 964551


Agora eu Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 796959
tenho aqui em casa 1 litro e tal de oleo Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 296550
deram-me (ou melhor... deixaram-no aqui)... vai-se estragar, e como tal vou trocar o óleo da minha Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 449138
e vou procurar um compromisso entre a almofada de ar e a sua prestação Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 449138


ABR Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
M4rco
Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 Star310
M4rco


Moto : Yamaha XT660X (2004)

Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Substituir as bainhas da XT660X   Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 Icon_minitimeDom Abr 15, 2012 11:08 pm

Edgar escreveu:
@M4rco

Eu percebo o que queres dizer Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 353512

mas aqui nem todos são da mesma opinião...


Não questiono isso Edgar, mas para o comum motociclista como eu e muitos outros o óleo das forquilhas deve ser o último a pensar na hora de fazer manutenção (digo eu baseado na literatura e na diversa informação que tenho).

Mas cada um sabe de si e faz o que achar melhor.
Até porque eu não estou a dizer para não trocar, porque se pode obter melhor performance com um óleo novo. Mas não porque seja necessário.

Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 37087 Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 680704 Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 546328
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Substituir as bainhas da XT660X   Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 Icon_minitimeDom Abr 15, 2012 11:16 pm

Pois Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 680704

quando não há certezas... sigo o que está escrito no manual Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 122298


ABR
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
libertoluso
Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 Star310
libertoluso


Moto : xtz 750

Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Substituir as bainhas da XT660X   Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 Icon_minitimeSeg Abr 16, 2012 12:54 am

Olá, rapaziada!

Permitam-me um comentário que só marginalmente tem que ver com o assunto mas que me parece não só pertinente como há muito devido.
Há neste forúm diferentes graus de conhecimento técnico no seio dos seus membros, como há diferentes graus de entusiasmo. O entusiasmo leva por vezes a comentários que, pela imprecisão, merecem reparo ou rectificação dos mais experientes, o que mantém este espaço não apenas vivo, mas principalmente útil.
Não obstante, acontecem por vezes crispações na comunicação que são indesejáveis, estéreis e evitáveis. Embora aos mais experientes certas questões levantadas por membros menos informados possam parecer absurdas, displicentes ou até perigosas, não é com dogmatismo, excesso de assertividade ou até agressividade que se faz pedagogia. Temos todos o dever da cortesia e os que mais sabem devem prestar aos inexperientes o auxílio do seu saber, sem sobranceria. Gosto de exemplos pela positiva: O Ângelo Lopes já demonstrou várias vezes a densidade dos seus conhecimentos sem nunca o esfregar acintosamente na nossa cara.
Espero continuar a acompanhar com satisfação as trocas de informação que aqui se fazem e participar, como já fiz, desde que essa troca seja feita nos moldes que defendi. Caso contrário, estaremos apenas a ventilar testosterona, no clássico concurso "o meu é maior cóteu, chavalo" e nesse peditório não contarão certamente comigo.

Abraço a todos e boas curvas
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Substituir as bainhas da XT660X   Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 Icon_minitimeSeg Abr 16, 2012 1:11 am

Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 314851 faz todo o sentido...
Também vou melhorar a minha abordagem nas coisas...
Pois acredito que tudo pode ser sempre melhorado...
e muitas vezes tenho entrado por um caminho arrogante...
Fica o meu compromisso.

ABR Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
frdsilva
Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 Star310
frdsilva


Moto : XT 600E 2001 Azul!

Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Substituir as bainhas da XT660X   Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 Icon_minitimeSeg Abr 16, 2012 10:08 am

Bem , entramos aqui em off topic mas o assunto é deveras importante.
Gostaria antes de mais de subscrever as palavras do "libertoluso", que, penso eu, de forma muito correta defeniu o que por vezes aqui vemos. E de destacar que isto é escrito em abstrato e generalizando.
Também me tenho apercebido de alguma crispação nalguns tópicos, que ultimamente se tem de alguma forma acentuado. Penso que isso nos entristece a todos. O Edgar já deu uma possível justificação. A troika anda a pôr o pessoal com o dedo no gatilho ou melhor na tecla.
Eu infelizmente pertenço ao grupo dos que tem muito a aprender (e está sempre recetivo a criticas construtivas). E gosto de fazer perguntas "absurdas" relativamente a pequenos pormenores o que poderá por vezes "chocar" os mais experientes. Pois é por vezes nos pequenos pormenores, aqueles banais, que não lembram a ninguém, e são dados como adquiridos que por vezes se cometem erros graves. Relembro aqui a extraordinária explicação do Edgar em relação à troca das falanges, onde explica parafuso a parafuso ou até a conversa gerada com a minha bateria. Situações óbvias, se calhar demais para muitos dos que por aqui andam, mas que fazem do CXTP um grande fórum e principalmente um grupo de amigos.
É um privilégio ter por aqui a ajuda de pessoas extremamente conhecedoras e esperemos que isso assim continue.
Aquele pessoal que por aqui aparece, mais recentemente, decerto fica surpreendido com a " agressividade" que por vezes se gera.
Vamos continuar a elevar o CXTP, para continuar com um espaço IMPAR onde o que interessa é a grande paixão pelas Motos, XTs em particular, e sobretudo espaço de partilha e amizade.
Desculpem o testamento mas já a algum tempo que me apetecia escrever algo do género.
Saudações Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 919911
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Substituir as bainhas da XT660X   Substituir as bainhas da XT660X - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Substituir as bainhas da XT660X
Ir para o topo 
Página 2 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Substituir Retentores da Suspensão (TUTORIAL)
» Bainhas TT 600 S
» Substituir Foles da Suspensão
» substituir falanges xt660z 96
» Óleo nas baínhas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Bricolage-
Ir para: