Olá pessoal, vou tentar fazer uma ajuda rápida para quem necessitar de substituir as bainhas da XT660X.
Eu pessoalmente nunca tinha praticado algo parecido, mas como não me dou como derrotado facilmente e sou um pouco auto-didacta após muita pesquisa desde vídeos, blogs, fotos, manuais e etc, lá consegui fazer a operação.
Mota após a queda com 2 bainhas torcidas, alguns plásticos riscados e outros danificados e um afastador torcido.
Ora cá está o afastador velho e o novo (OFF-THE-ROAD).
Para começar foi necessário desapertar os parafusos e tirar as peças marcadas com os X's.
Aqui está a mota já sem os amortecedores.
Amortecedor antes da substituição e bainha nova (OFF-THE-ROAD mas de origem italiana).
OK, para começar temos de desapertar com uma chave de bocas/estrias/tubo esta Tampa que trás agarrado um retentor e tem por baixo uma anilha que por sua vez está a segurar a mola.
Após se desapertar a tampa, a mola fica solta por isso é só virar para um recipiente pois vai sair a mola e o óleo.
De seguida com uma chave de fendas média retiramos o vedante guarda-pó, encaixando a chave entre este e o tubo externo e torcendo ele vai levantar.
Após isto vai ser preciso soltar uma mola que está a fazer força contra as paredes exteriores, basta enfiar a chave de fendas por debaixo de uma ponta e empurra-la para cima.
Até ela se soltar.
Vamos agora precisar de um aparafusador com martelo.
Para se soltar e desapertar o parafuso é só dar ao gatilho. Com uma chave manual não consegui, visto eu não ter uma suposta chave para fixar a peça interior (e eu bem tentei com diversos equipamentos).
De seguida separa-se a bainha do tubo externo, para tal basta puxar a bainha no sentido oposto do tubo com pancadas secas mas leves.
Vai ficar solto um interruptor de fluxo de óleo do tubo exteno.
E vão sair com a bainha, a haste do amortecedor e a mola de recuo.
Podem-se retirar agora o vedante, a mola e o casquilho.
É necessário também retirar a bucha da bainha, visto que a bainha nova não trás.
É só introduzir a chave de fendas na ranhura e torcer, ela vai abrir facilmente depois é só empurrar para fora.
Após isto convém efectuar uma limpeza geral (embora não houvesse quase nenhuns resíduos (17000km)).
Aqui estão todas as peças depois de lavadas.
Agora para montar é só inverter as operações e tudo encaixa facilmente sem chatices.
Convém ter cuidado ao encaixar este casquilho assinalado a vermelho entre o tubo externo e a bainha, ele entra bem mas tem de estar bem alinhado e ele por vezes jambra/torce.
E aqui estão as meninas novas e prontas a andar !!!
Para as montar convém lubrificar a parte superior para elas entrarem/deslizarem melhor ou então forçar com uma chave de fendas na zona dos parafusos de aperto das mesas (tipo cunha) para alargar os encaixes.
Não custa nada !!!
Já com a roda e a minha chave do eixo (derivada de um ponteiro octogonal 3€ transformado em sextavado a simular uma chave umbraco).
Nada disto teria sido possível sem a ajuda das minhas ajudantes !!!
Espero que possa vir a ajudar alguém com este tutorial !!!
Qualquer dúvida, já sabem