Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ... |
| | Revisão- XTZ 660 Ténéré 2010 | |
| | Autor | Mensagem |
---|
REDLINER
Moto : Ténéré 660 XTZ
| Assunto: Revisão- XTZ 660 Ténéré 2010 Qui Jul 10, 2014 10:06 am | |
| Malta preciso da vossa ajuda e/ou opinião!
Adquiri recentemente uma Yamaha Ténéré 660XTZ de 2010 (em bastante bom estado, verdade seja dita), e agora, depois de lhe colocar quase 3 mil KM´s em cima, preciso da levar á revisão mas tenho algumas questões a colocar aos mais entendidos e o Manual (RTFM) não é muito explicito:
Este modelo vai á revisão de 6 em 6 mil Km´s ou de 10 em 10 mil?Anualmente?
Depois de verificar o mesmo, reparei que o liquido de refrigeração deve ser trocado pelos 3 anos, será que devo trocar ou é algo que se pode protelar (a mesma nunca foi utilizada em TT nem será, e teve e tem uma "vida muito fácil")?
Ou então, devo deixar o representante trocar o que tem de trocar e pronto?
Depois e a pergunta mais importante... Alguém me pode recomendar um bom stand/representante Yamaha oficial para efetuar os serviço? O preço não é questão, quero é mesmo competência, serviço e qualidade!
Os que foram referidos foram os seguintes:
- Almerindo & Filhos - Iamaloures
Alguém tem feedback da MJPaiva no Estoril?
Obrigado!
EDIT: Zona da Grande Lisboa | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Revisão- XTZ 660 Ténéré 2010 Qui Jul 10, 2014 10:51 am | |
| Boas sobre o intervalo da troca de oleo Eu troco sempre anualmente, ou quando atinjo os 8000 ou 8000 e pouco kms ou antes de iniciar uma viagem daquelas granditas (tipo 1000 ou 2000 kms num fim de semana) mas se o oleo é de qualidade podes sempre levar aos 10 mil Andar em estrada ou fora dela, implica outros cuidados, com a limpeza do filtro do ar e verificação do aperto dos raios e a limpeza de alguns pontos após essa utilização existe outras coisas realmente importantes, como a troca do oleo dos travões que pode ser feito de dois em dois anos a lubrificação de os rolamentos das rodas sempre que se troca pneus etc etc sobre oficinas eu não percebo nada... | |
| | | samurai19
Moto : XT600E XER
| Assunto: Re: Revisão- XTZ 660 Ténéré 2010 Qui Jul 10, 2014 12:29 pm | |
| A minha é de 2013 e tem cerca de 19000 km
Troquei o oleo aos:
1.000km (JB Motos) + Filtro Oleo 10.000km (JB Motos) + Filtro Oleo 15.000km (Troquei eu)
Próxima revisão: 20.000km (Devo ir novamente à JB Motos para ver se precisa de mais alguma coisa, além do óleo)
Em relação ao unico concessionário que conheço (JB Motos) tirando a ultima vez que lá fui, que não gostei do mecânico, nem do trabalho que ele fez, o serviço tem sido excelente !
Provavelmente irei continuar a ir lá de 10.000 em 10.000km (As revisões obrigatórias) e nos intervalos troco apenas o óleo em casa.
Como diz o Edgar, acredito que um óleo bom aguente bem os 10.000km, mas fico mais descansado, se trocar de 5.000 em 5.000km.
Até agora o unico "problema" que tive alem das revisões normais, foi ter de lubrificar os rolamentos da direcção, uma vez que começou a prender um pouco: http://www.clubextportugal.com/t6626-xt660-zuka-rolamentos-da-direccao
Em relação ao MJ Paiva, o CagerOnTwoWheels fala bem daquilo, mas não conheço: https://youtu.be/nyLza5EoumE | |
| | | REDLINER
Moto : Ténéré 660 XTZ
| Assunto: Re: Revisão- XTZ 660 Ténéré 2010 Qui Jul 10, 2014 8:14 pm | |
| Obrigado pela resposta rápida!
Certamente que terei em consideração o vosso feedback, e vou simplesmente deixar os mecânicos trabalhar, chamando a atenção para alguns pontos que necessito que sejam revistos, pois por mais estimada que a mota esteja, acho que alguns pontos foram um pouco neglegênciados, não sabendo eu efectivamente como analisar o estado do kit de transmissão dado ser inexperiente nestas andanças de XT, ou se o liquido de refrigeração foi trocado.
O sintoma que tenho é que, por mais cuidado que tenha (no punho), é quase impossível fazer uma aceleração sem um solavanco de aceleração, não sabendo se é defeito ou feitio... | |
| | | samurai19
Moto : XT600E XER
| Assunto: Re: Revisão- XTZ 660 Ténéré 2010 Qui Jul 10, 2014 10:23 pm | |
| Posso-te dizer que o kit de transmissão de origem (mto caro) não tem nada a haver com a concorrência. Principalmente o pinhão de ataque de origem que tem uma borracha que torna as acelerações mto mais suaves do que os da concorrência. Eu tenho neste momento montado o pinhão de origem com uma cremalheira de 47 dentes e a corrente de origem com mais 2 elos. Mas já tive um pinhão de ataque da sunstar com 14 dentes e sentia exactamente isso que dizes ao acelerar, além de a transmissão fazer bastante mais barulho, mas a diferença de preço tb é enorme, uns 30eur para o da sunstar e mais de 100 para o da yamaha :( Mas depois de experimentar ambos qdo tiver de o trocar vou por outro de origem, o comportamento da mota é totalmente diferente, além de durar também mto mais tempo. | |
| | | REDLINER
Moto : Ténéré 660 XTZ
| Assunto: Re: Revisão- XTZ 660 Ténéré 2010 Sex Jul 11, 2014 6:40 pm | |
| - samurai19 escreveu:
- Posso-te dizer que o kit de transmissão de origem (mto caro) não tem nada a haver com a concorrência.
Principalmente o pinhão de ataque de origem que tem uma borracha que torna as acelerações mto mais suaves do que os da concorrência.
Eu tenho neste momento montado o pinhão de origem com uma cremalheira de 47 dentes e a corrente de origem com mais 2 elos.
Mas já tive um pinhão de ataque da sunstar com 14 dentes e sentia exactamente isso que dizes ao acelerar, além de a transmissão fazer bastante mais barulho, mas a diferença de preço tb é enorme, uns 30eur para o da sunstar e mais de 100 para o da yamaha :(
Mas depois de experimentar ambos qdo tiver de o trocar vou por outro de origem, o comportamento da mota é totalmente diferente, além de durar também mto mais tempo.
Pois, deve mesmo ser esse o caso, pois o antigo dono disse que trocou o kit de transmissão, mas deve ter sido um da concorrência (não que seja mau, apenas não será tão bom) e daí existirem acelerações menos suaves... Agora fico um bocado reticente, se troco por um original, ou se espero e troco quando necessitar. Já agora, aproveito para perguntar: Existe algum cuidado em especial para se tomar quando se lava a Téneré? alguma zona que deve ser isolada? Já sei que a corrente não pode levar com agua pressurizada directamente, mas existe mais alguma zona sensível? | |
| | | samurai19
Moto : XT600E XER
| Assunto: Re: Revisão- XTZ 660 Ténéré 2010 Sex Jul 11, 2014 10:10 pm | |
| Eu desde que tive este problema com o rolamento da direcção. Passei a evitar lavar nessa zona também. De resto, apenas tenho o cuidado de a deixar secar bem antes de a por a trabalhar e de por óleo na corrente depois de lavar, mas espera por um post de alguém que seja mais entendido do que eu | |
| | | REDLINER
Moto : Ténéré 660 XTZ
| | | | REDLINER
Moto : Ténéré 660 XTZ
| Assunto: Re: Revisão- XTZ 660 Ténéré 2010 Qui Ago 07, 2014 3:29 pm | |
| A revisão já foi feita! Foram 131 euros (MjPaiva) e uns trocados, e não precisou de levar nada fora do normal, dado que a mota segundo eles está em muito bom estado Foram filtro de óleo, anilhas, óleo 10W-40 "Yamalube", vela, óleo de travões e algumas verificações/ajustes. A mota ficou impecável e e ainda ofereceram a lavagem! Eu se conseguir posso digitalizar a folha de obra, mas o que acham deste preço? | |
| | | Bruno Mourato
Moto : Yamaha XT 660 Z Ténéré
| Assunto: Re: Revisão- XTZ 660 Ténéré 2010 Qui Ago 07, 2014 3:53 pm | |
| - REDLINER escreveu:
- Obrigado pela resposta rápida!
Certamente que terei em consideração o vosso feedback, e vou simplesmente deixar os mecânicos trabalhar, chamando a atenção para alguns pontos que necessito que sejam revistos, pois por mais estimada que a mota esteja, acho que alguns pontos foram um pouco neglegênciados, não sabendo eu efectivamente como analisar o estado do kit de transmissão dado ser inexperiente nestas andanças de XT, ou se o liquido de refrigeração foi trocado.
O sintoma que tenho é que, por mais cuidado que tenha (no punho), é quase impossível fazer uma aceleração sem um solavanco de aceleração, não sabendo se é defeito ou feitio... Pela minha experiência acho que seja mais feitio. Eu mudei-lhe o feitio com o controlador O2 do Kev (xt660.com) e estou maravilhado Aqui está a explicação dele: "These 660 are tuned for emission control & are way to lean causing part throttle surging, correcting the open & closed loop fuel maps improves HP/Torque + better fuel economy, most riders think an A/F ratio of 14.7:1 controlled by the O2 sensor closed loop circuit gives the best consumption, the real world facts are it doesn't the best power to fuel consumption is around 13.6:1 to 13.8:1 which is where my O2 controller keeps the closed loop mapping at" | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Revisão- XTZ 660 Ténéré 2010 | |
| |
| | | | Revisão- XTZ 660 Ténéré 2010 | |
|
Tópicos semelhantes | |
|
| Permissões neste sub-fórum | Não podes responder a tópicos
| |
| |
| |
|