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 Revisão- XTZ 660 Ténéré 2010

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4 participantes
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REDLINER
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Moto : Ténéré 660 XTZ

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MensagemAssunto: Revisão- XTZ 660 Ténéré 2010   Revisão- XTZ 660 Ténéré 2010 Icon_minitimeQui Jul 10, 2014 10:06 am

Malta preciso da vossa ajuda e/ou opinião!

Adquiri recentemente uma Yamaha Ténéré 660XTZ de 2010 (em bastante bom estado, verdade seja dita), e agora, depois de lhe colocar quase 3 mil KM´s em cima, preciso da levar á revisão mas tenho algumas questões a colocar aos mais entendidos e o Manual (RTFM) não é muito explicito:

Este modelo vai á revisão de 6 em 6 mil Km´s ou de 10 em 10 mil?Anualmente?

Depois de verificar o mesmo, reparei que o liquido de refrigeração deve ser trocado pelos 3 anos, será que devo trocar ou é algo que se pode protelar (a mesma nunca foi utilizada em TT nem será, e teve e tem uma "vida muito fácil")?

Ou então, devo deixar o representante trocar o que tem de trocar e pronto?

Depois e a pergunta mais importante... Alguém me pode recomendar um bom stand/representante Yamaha oficial para efetuar os serviço? O preço não é questão, quero é mesmo competência, serviço e qualidade!

Os que foram referidos foram os seguintes:

- Almerindo & Filhos
- Iamaloures

Alguém tem feedback da MJPaiva no Estoril?

Obrigado!

EDIT: Zona da Grande Lisboa
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Edgar
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Edgar


Moto : XT 600 Edventure

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MensagemAssunto: Re: Revisão- XTZ 660 Ténéré 2010   Revisão- XTZ 660 Ténéré 2010 Icon_minitimeQui Jul 10, 2014 10:51 am

Boas

sobre o intervalo da troca de oleo
Eu troco sempre anualmente, ou quando atinjo os 8000 ou 8000 e pouco kms
ou antes de iniciar uma viagem daquelas granditas (tipo 1000 ou 2000 kms num fim de semana)

mas se o oleo é de qualidade podes sempre levar aos 10 mil


Andar em estrada ou fora dela, implica outros cuidados, com a limpeza do filtro do ar e verificação do aperto dos raios e a limpeza de alguns pontos após essa utilização


existe outras coisas realmente importantes,
como a troca do oleo dos travões que pode ser feito de dois em dois anos
a lubrificação de os rolamentos das rodas sempre que se troca pneus
etc etc

sobre oficinas eu não percebo nada... Revisão- XTZ 660 Ténéré 2010 645491 
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samurai19
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MensagemAssunto: Re: Revisão- XTZ 660 Ténéré 2010   Revisão- XTZ 660 Ténéré 2010 Icon_minitimeQui Jul 10, 2014 12:29 pm

A minha é de 2013 e tem cerca de 19000 km

Troquei o oleo aos:

1.000km (JB Motos) + Filtro Oleo
10.000km (JB Motos) + Filtro Oleo
15.000km (Troquei eu)

Próxima revisão:
20.000km (Devo ir novamente à JB Motos para ver se precisa de mais alguma coisa, além do óleo)

Em relação ao unico concessionário que conheço (JB Motos) tirando a ultima vez que lá fui, que não gostei do mecânico, nem do trabalho que ele fez, o serviço tem sido excelente !

Provavelmente irei continuar a ir lá de 10.000 em 10.000km (As revisões obrigatórias) e nos intervalos troco apenas o óleo em casa.

Como diz o Edgar, acredito que um óleo bom aguente bem os 10.000km, mas fico mais descansado, se trocar de 5.000 em 5.000km.

Até agora o unico "problema" que tive alem das revisões normais, foi ter de lubrificar os rolamentos da direcção, uma vez que começou a prender um pouco:
http://www.clubextportugal.com/t6626-xt660-zuka-rolamentos-da-direccao

Em relação ao MJ Paiva, o CagerOnTwoWheels fala bem daquilo, mas não conheço:
https://youtu.be/nyLza5EoumE
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Moto : Ténéré 660 XTZ

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MensagemAssunto: Re: Revisão- XTZ 660 Ténéré 2010   Revisão- XTZ 660 Ténéré 2010 Icon_minitimeQui Jul 10, 2014 8:14 pm

Obrigado pela resposta rápida!

Certamente que terei em consideração o vosso feedback, e vou simplesmente deixar os mecânicos trabalhar, chamando a atenção para alguns pontos que necessito que sejam revistos, pois por mais estimada que a mota esteja, acho que alguns pontos foram um pouco neglegênciados, não sabendo eu efectivamente como analisar o estado do kit de transmissão dado ser inexperiente nestas andanças de XT, ou se o liquido de refrigeração foi trocado.

O sintoma que tenho é que, por mais cuidado que tenha (no punho), é quase impossível fazer uma aceleração sem um solavanco de aceleração, não sabendo se é defeito ou feitio...
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samurai19
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MensagemAssunto: Re: Revisão- XTZ 660 Ténéré 2010   Revisão- XTZ 660 Ténéré 2010 Icon_minitimeQui Jul 10, 2014 10:23 pm

Posso-te dizer que o kit de transmissão de origem (mto caro) não tem nada a haver com a concorrência.

Principalmente o pinhão de ataque de origem que tem uma borracha que torna as acelerações mto mais suaves do que os da concorrência.

Eu tenho neste momento montado o pinhão de origem com uma cremalheira de 47 dentes e a corrente de origem com mais 2 elos.

Mas já tive um pinhão de ataque da sunstar com 14 dentes e sentia exactamente isso que dizes ao acelerar, além de a transmissão fazer bastante mais barulho, mas a diferença de preço tb é enorme, uns 30eur para o da sunstar e mais de 100 para o da yamaha :(

Mas depois de experimentar ambos qdo tiver de o trocar vou por outro de origem, o comportamento da mota é totalmente diferente, além de durar também mto mais tempo.

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MensagemAssunto: Re: Revisão- XTZ 660 Ténéré 2010   Revisão- XTZ 660 Ténéré 2010 Icon_minitimeSex Jul 11, 2014 6:40 pm

samurai19 escreveu:
Posso-te dizer que o kit de transmissão de origem (mto caro) não tem nada a haver com a concorrência.

Principalmente o pinhão de ataque de origem que tem uma borracha que torna as acelerações mto mais suaves do que os da concorrência.

Eu tenho neste momento montado o pinhão de origem com uma cremalheira de 47 dentes e a corrente de origem com mais 2 elos.

Mas já tive um pinhão de ataque da sunstar com 14 dentes e sentia exactamente isso que dizes ao acelerar, além de a transmissão fazer bastante mais barulho, mas a diferença de preço tb é enorme, uns 30eur para o da sunstar e mais de 100 para o da yamaha :(

Mas depois de experimentar ambos qdo tiver de o trocar vou por outro de origem, o comportamento da mota é totalmente diferente, além de durar também mto mais tempo.

Pois, deve mesmo ser esse o caso, pois o antigo dono disse que trocou o kit de transmissão, mas deve ter sido um da concorrência (não que seja mau, apenas não será tão bom) e daí existirem acelerações menos suaves... Agora fico um bocado reticente, se troco por um original, ou se espero e troco quando necessitar.

Já agora, aproveito para perguntar:

Existe algum cuidado em especial para se tomar quando se lava a Téneré? alguma zona que deve ser isolada?

Já sei que a corrente não pode levar com agua pressurizada directamente, mas existe mais alguma zona sensível?
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MensagemAssunto: Re: Revisão- XTZ 660 Ténéré 2010   Revisão- XTZ 660 Ténéré 2010 Icon_minitimeSex Jul 11, 2014 10:10 pm

Eu desde que tive este problema com o rolamento da direcção. Passei a evitar lavar nessa zona também.

De resto, apenas tenho o cuidado de a deixar secar bem antes de a por a trabalhar e de por óleo na corrente depois de lavar, mas espera por um post de alguém que seja mais entendido do que eu Revisão- XTZ 660 Ténéré 2010 353512
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MensagemAssunto: Re: Revisão- XTZ 660 Ténéré 2010   Revisão- XTZ 660 Ténéré 2010 Icon_minitimeSex Jul 11, 2014 10:16 pm

samurai19 escreveu:
Eu desde que tive este problema com o rolamento da direcção. Passei a evitar lavar nessa zona também.

De resto, apenas tenho o cuidado de a deixar secar bem antes de a por a trabalhar e de por óleo na corrente depois de lavar, mas espera por um post de alguém que seja mais entendido do que eu Revisão- XTZ 660 Ténéré 2010 353512

Obrigado! Vou ter cuidado com a zona da direcção também Revisão- XTZ 660 Ténéré 2010 353512 
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MensagemAssunto: Re: Revisão- XTZ 660 Ténéré 2010   Revisão- XTZ 660 Ténéré 2010 Icon_minitimeQui Ago 07, 2014 3:29 pm

A revisão já foi feita!

Foram 131 euros (MjPaiva) e uns trocados, e não precisou de levar nada fora do normal, dado que a mota segundo eles está em muito bom estado Revisão- XTZ 660 Ténéré 2010 294891 

Foram filtro de óleo, anilhas, óleo 10W-40 "Yamalube", vela, óleo de travões e algumas verificações/ajustes.

A mota ficou impecável e e ainda ofereceram a lavagem!

Eu se conseguir posso digitalizar a folha de obra, mas o que acham deste preço?
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Bruno Mourato
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Bruno Mourato


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MensagemAssunto: Re: Revisão- XTZ 660 Ténéré 2010   Revisão- XTZ 660 Ténéré 2010 Icon_minitimeQui Ago 07, 2014 3:53 pm

REDLINER escreveu:
Obrigado pela resposta rápida!

Certamente que terei em consideração o vosso feedback, e vou simplesmente deixar os mecânicos trabalhar, chamando a atenção para alguns pontos que necessito que sejam revistos, pois por mais estimada que a mota esteja, acho que alguns pontos foram um pouco neglegênciados, não sabendo eu efectivamente como analisar o estado do kit de transmissão dado ser inexperiente nestas andanças de XT, ou se o liquido de refrigeração foi trocado.

O sintoma que tenho é que, por mais cuidado que tenha (no punho), é quase impossível fazer uma aceleração sem um solavanco de aceleração, não sabendo se é defeito ou feitio...

Pela minha experiência acho que seja mais feitio. Eu mudei-lhe o feitio com o controlador O2 do Kev (xt660.com) e estou maravilhado  Revisão- XTZ 660 Ténéré 2010 1130193320 

Aqui está a explicação dele:
"These 660 are tuned for emission control & are way to lean causing part throttle surging, correcting the open & closed loop fuel maps improves HP/Torque + better fuel economy, most riders think an A/F ratio of 14.7:1 controlled by the O2 sensor closed loop circuit gives the best consumption, the real world facts are it doesn't the best power to fuel consumption is around 13.6:1 to 13.8:1 which is where my O2 controller keeps the closed loop mapping at"

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