Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Partiu, e agora?

Ir para baixo 
+4
Moutinho
webmonstro
pedrof
Lm Rodrigues
8 participantes
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
Lm Rodrigues
Partiu, e agora? Star310
Lm Rodrigues


Moto : XT 600 3TB

Partiu, e agora? Empty
MensagemAssunto: Partiu, e agora?   Partiu, e agora? Icon_minitimeQua Out 09, 2013 4:51 pm

Boas pessoal,

depois de ler o excelente tutorial do Edgar sobre a troca do óleo na XT 600, decidi colocar mãos à obra e decidi trocar o óleo e o filtro de óleo à minha XT. Fiz exactamente como o Edgar explicou e correu tudo muito bem. Levou perto de 3 litros (Ipone semi-sintético 15 W 50), fiz a purga e tudo certo. Achei estranho o parafuso do quadro não ter aquelas anilhas de cobre mas como estava a vedar antes de trocar o óleo e devido a sua posição (horizontal), pensei que fosse mesmo assim. Quando apertei o parafuso decidi deixá-lo mais para o frouxo e se tivesse fuga apertaria melhor. De facto andei uns 3 Km e fui ao ginásio e quando cheguei à mota depois do treino reparei em 2 ou 3 pingas de óleo no chão debaixo da mota. Coloquei o dedo debaixo dos parafusos dos bujons e era no do quadro que se sentia uma ligeira "babadela". Cheguei em casa e fui buscar a chave para dar um aperto no parafuso. Como o motor estava quente e os parafusos também dei apenas um ligeiro aperto e esperei para ver de manhã. De manhã ainda tinha uma pinga ou 2 debaixo da mota e decidi dar mais um aperto. Pois é, não sei como fiz mas fiquei com a cabeça do parafuso na mão com mais 2 ou 3 mm de rosca...

Tenho falado com algumas pessoas e a maioria me explica o mesmo método. Fazer um furo no parafuso com um berbequim e depois com um macho de rosca esquerda retirar o parafuso. A minha dúvida é a seguinte: Será que ao tentar fazer o furo e visto que o berbequim roda na posição de apertar, o parafuso continua o aperto e vai caír dentro do quadro? É que ele não está preso nem calcinado! Além disso teria que ser uma broca muito fininha porque o parafuso é relativamente pequeno.

A minha ideia era arranjar uma aparafusadora eléctrica e na posição de desapertar com uma broca fininha tentar ir rodando o parafuso.

Alguém já teve este problema?

Alguém me pode ajudar?

Obrigado...Neutral 

Ir para o topo Ir para baixo
Lm Rodrigues
Partiu, e agora? Star310
Lm Rodrigues


Moto : XT 600 3TB

Partiu, e agora? Empty
MensagemAssunto: Re: Partiu, e agora?   Partiu, e agora? Icon_minitimeQua Out 09, 2013 5:06 pm

Foto do dito cujo:

Partiu, e agora? 3g7v

Quero Partiu, e agora? 307869 !!
Ir para o topo Ir para baixo
pedrof
Partiu, e agora? Star310
pedrof


Moto : Transalp 600

Partiu, e agora? Empty
MensagemAssunto: Re: Partiu, e agora?   Partiu, e agora? Icon_minitimeQua Out 09, 2013 6:22 pm

@Lm, boas!

Se o parafuso estiver frouxo podes com alguma paciencia ver se o consegues rodar com a ponta de uma chave de fendas.

Se tiveres um aparelho de soldar, podes também se tiveres mão firme, diminuir a potencia de soldadura, encostar o elctrodo no centro da rosca e quando "agarrar" abrir o alicate. Fica o electrodo soldado no parafuso e rodas o elctrodo.

Furar não sei se o furo do dreno é roscado até ao fim. Além de poder entrar, como dizes, corres o risco de enfiar limalha para o motor.
Mas de certeza que haverá por aqui muita gente com conhecimentos para te puder ajudar.

Se for roscado até ao fim, talvez com um iman dos que se utilizam nas oficinas, com braço flexível, o conseguisses apanhar na parte de dentro, mas isso só analisando bem as coisas.

Já ficas-te a saber que não há força de aperto que substituia a vedação feita por uma simples anilha de cobre. E quando achares que algo não está bem feito, melhora-a, não continues os erros anteriores.

Desculpa não te puder ajudar muito.
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
Partiu, e agora? Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Partiu, e agora? Empty
MensagemAssunto: Re: Partiu, e agora?   Partiu, e agora? Icon_minitimeQua Out 09, 2013 7:40 pm


boas para alem do que o pedrof disse podes tentar o seguinte
fazer um furo muito pequno (compra uma broca nova e arranja um punção bem afiado )
e dás 1º um toque com o punçao e martelo bem no centro para fazer uma marca
depois com a broca (de 3mm p.ex) fazes um furo não muito fundo no parafuso(terás de ter a mão bem firme)
e fura devagar, deixas uns 3-4mm de fundura e depois arranja uma ponteira "torx"
(Aqueles em formato estrela ) escolhes um tamanho que entre no furo que acabaste de fazer mas apertado, dás umas pancadas com o martelo de forma a entrar bem, o formato do "torx" vai encravar no parafuso e fica preso,
depois é só desapertar.

uma vez que trocaste a pouco tempo o oleo se conseguires que ele comece a desapertar convem que tenhas já pronto o parafuso e anilha novos e deitas a mota de lado num colchão velho ou manta para não riscar e se fizeres muito rápido consegues não perder muito oleo
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Moutinho
Partiu, e agora? Star310
Moutinho


Moto : BWS

Partiu, e agora? Empty
MensagemAssunto: Re: Partiu, e agora?   Partiu, e agora? Icon_minitimeQua Out 09, 2013 8:28 pm

O web e o pedro ja disseram tudo.

Eu guardava isso para uma altura que pode.se fazer o trabalho sem pressa. E para nao correr o risco de comecar a furar de lado, tirava a roda da frente.
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Partiu, e agora? Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Partiu, e agora? Empty
MensagemAssunto: Re: Partiu, e agora?   Partiu, e agora? Icon_minitimeQua Out 09, 2013 8:29 pm

Isso sai bem...

e se o pararfuso enroscar durante o furo utiliza-se uma chave de fendas que entre justa no furo ou amostra de furo e tira-se isso ... Partiu, e agora? 353512 

a anilha deve ter ido com o oleo usado Partiu, e agora? 546328 

Partiu, e agora? 919911 
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Lm Rodrigues
Partiu, e agora? Star310
Lm Rodrigues


Moto : XT 600 3TB

Partiu, e agora? Empty
MensagemAssunto: Re: Partiu, e agora?   Partiu, e agora? Icon_minitimeQui Out 10, 2013 6:51 pm

Obrigado a todas pelas dicas! Alguma há-de funcionar... Partiu, e agora? 964551 

Alguém sabe se furo é roscado até ao fim?

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
Lm Rodrigues
Partiu, e agora? Star310
Lm Rodrigues


Moto : XT 600 3TB

Partiu, e agora? Empty
MensagemAssunto: Re: Partiu, e agora?   Partiu, e agora? Icon_minitimeSex Out 11, 2013 5:23 pm

Resolvido Partiu, e agora? 12626 

Obrigado a todos pela ajuda!

Partiu, e agora? 43390 
Ir para o topo Ir para baixo
Moutinho
Partiu, e agora? Star310
Moutinho


Moto : BWS

Partiu, e agora? Empty
MensagemAssunto: Re: Partiu, e agora?   Partiu, e agora? Icon_minitimeSex Out 11, 2013 8:08 pm

Entao mas partilha ai com a malta como se resolveu.
Ir para o topo Ir para baixo
Lm Rodrigues
Partiu, e agora? Star310
Lm Rodrigues


Moto : XT 600 3TB

Partiu, e agora? Empty
MensagemAssunto: Re: Partiu, e agora?   Partiu, e agora? Icon_minitimeSex Out 11, 2013 9:00 pm

Moutinho escreveu:
Entao mas partilha ai com a malta como se resolveu.
Olá Moutinho, olha o problema foi resolvido na IamaLoures e passo a publicidade, mas eles são impecs. Sempre ouvi falar mt bem deles e de facto comprova-se. Deixei o sr. mecânico resolver a situação e fui para a sala de espera. Sei que ele deixou o motor arrefecer e disse que ia evitar usar o berbequim porque o parafuso podia cair para dentro do quadro. Acho que o que fizeram foi com um punção marcaram a rosca do parafuso e acabaram por desapertar com uma chave. Ele falou que ia tentar assim 1º e se não resultasse ia tentar dar um "encosto" com o eléctrodo de soldar e tentar desapertar. Ia evitar usar a técnica do berbequim pelo motivo que já referi por isso não aconselho! Sei que demorou cerca de 40 min 4 custou 10 euros mais 2 euros e pouco do parafuso + anilha de cobre.

Ficou impec.

Recomendo IamaLoures. O mecânico que lá está percebe da coisa. Muitos anos a virar frangos...Partiu, e agora? 294891 
Ir para o topo Ir para baixo
Moutinho
Partiu, e agora? Star310
Moutinho


Moto : BWS

Partiu, e agora? Empty
MensagemAssunto: Re: Partiu, e agora?   Partiu, e agora? Icon_minitimeSex Out 11, 2013 10:06 pm

O mecanico da Iamaloures fez o que qualquer mecanico fazia, se nao o fizesse e porque era fraco artista. A vitoria era se fosses tu a fazer!!!
Desculpa desvalorizar a tua opçao, que ate pode ter sido a melhor, para evitar estragos maiores. Se o parafuso saiu com alguma facilidade, e porque estava dependente de ti pelo menos tentares, se ao fim de algumas tentativas nao conseguises, ias a oficina. Chegou a ser comentado aqui esse metodo. Perdes.te 10 euros que eram mais divertidos de gastar em petroleo.
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Partiu, e agora? Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Partiu, e agora? Empty
MensagemAssunto: Re: Partiu, e agora?   Partiu, e agora? Icon_minitimeSex Out 11, 2013 11:02 pm

Ai se eu ganha-se 10€ por cada parafuso partido que já tire ou com o sextavado moído... Rolling Eyes 

Mas ainda bem que tudo se resolveu Partiu, e agora? 12626 Partiu, e agora? 12626 
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Lm Rodrigues
Partiu, e agora? Star310
Lm Rodrigues


Moto : XT 600 3TB

Partiu, e agora? Empty
MensagemAssunto: Re: Partiu, e agora?   Partiu, e agora? Icon_minitimeSáb Out 12, 2013 4:52 pm

Eu ainda tentei mas com aquela roda na frente e sem ferramenta não pude fazer grande coisa. Apenas encostei uma chave de fenda com um bocado de pano para tentar agarrar o parafuso mas ele nem se mexeu. Acho que aqueles 10 euros foram os mais bem empregues desde que tenho mota :)
Ir para o topo Ir para baixo
Lm Rodrigues
Partiu, e agora? Star310
Lm Rodrigues


Moto : XT 600 3TB

Partiu, e agora? Empty
MensagemAssunto: Re: Partiu, e agora?   Partiu, e agora? Icon_minitimeSáb Out 12, 2013 4:59 pm

Claro que tenho confiança em qualquer um de vós que respondeu a este tópico e poderia combinar e gastava os 10 euros em cerveja mas estava aqui mesmo do lado da iamaloures e já me tinham recomendado a oficina. Não queria colocar num mecânico qualquer. Tenho a certeza que a primeira coisa que um mecânico de esquina faria seria usar o método do berbequim e depois teria que ir gastar dinheiro na iamaloures à mesma e não seriam 10 euros... Preferia gastar convosco os 10 euros em cerveja como já falei mas ainda sou muito novo por aqui :)

Abraços a todos
Ir para o topo Ir para baixo
pedrof
Partiu, e agora? Star310
pedrof


Moto : Transalp 600

Partiu, e agora? Empty
MensagemAssunto: Re: Partiu, e agora?   Partiu, e agora? Icon_minitimeSáb Out 12, 2013 7:07 pm

O que interessa é que está resolvido.

Se não te sentias à vontade para o fazer e optaste por ir à oficina, acho que fizeste bem. Evitaste piorar as coisas.

Estas coisas não se aprendem de um dia para o outro, mas também é necessário tentar fazer, com risco calculado claro.

Disfruta agora da mota.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Partiu, e agora? Empty
MensagemAssunto: Re: Partiu, e agora?   Partiu, e agora? Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Partiu, e agora?
Ir para o topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Corrente transmissão partiu-se...
» Corrente de distribuiçao partiu
» trava de valvula partiu-se xt 600
» xt350 partiu corrente distribuiçao!
» Parafuso coletor de escape partiu

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Problemas e Avarias-
Ir para: