Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 XT 660 Z prende direcção em andamento

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Bruno Mourato
XT 660 Z prende direcção em andamento Star310
Bruno Mourato


Moto : Yamaha XT 660 Z Ténéré

XT 660 Z prende direcção em andamento Empty
MensagemAssunto: XT 660 Z prende direcção em andamento   XT 660 Z prende direcção em andamento Icon_minitimeQua Ago 28, 2013 2:13 pm

Boas.
Depois da minha queda numa rotunda levei a mota à oficina para fazer a revisão e endireitar o que tinha ficado torto.
Tive de lá ir uma 2ª vez porque ainda notava o volante torto e não conseguia andar assim. Desapertaram a "mesa da direcção" (acho que é este o nome), endireitaram e voltaram a apertar. Ficou ok mas agora passado nem um mês começo a sentir a direcção a prender quando dou as curvas... Começo a pensar: "-Mau, um dia destes prende de vez e não consigo dar a curva". Volto à oficina, explico o problema, o mecânico dá uma volta e diz que é o rolamento da direcção que tem de levar óleo ou ser trocado e que deve ser por eu andar com ela no mato. Eu disse que isto é uma mota pronta para o Dakar e que ainda só têm 17000km XT 660 Z prende direcção em andamento 294891 Fui lá levar a mota ontem para eles desmontarem e verificarem se resolvia com lubrificação. Ligaram-me a dizer que tinha de levar rolamentos novos, custavam 50€ e só chegavam para a semana. Disseram-me também que a suspensão da frente está muito mole e que tem de levar óleo novo. Concordo e disse para trocar óleo mas entretanto lembrei-me de aproveitar e trocar as molas. Enviei-lhe estes links e estou à espera para saber se arranja e quanto custa.
http://www.off-the-road.de/en/XT-660-Z-Tenere/Suspension-wheels/Fork-springs-Ohlins-XT-660-Z.html
http://www.off-the-road.de/en/XT-660-Z-Tenere/Suspension-wheels/Suspension-springs-Hyperpro-XT-660-Z.html?cnid=826&actcontrol=alist&lang=1&pgNr=0&cl=details&anid=262031c13a235e50ea37f1f62a1f95e1&varselid%5B0%5D=4ac16c19c1db58a12bb92aecdca29dd8
Conhecem algum sítio em Portugal que venda molas para a Ténéré?
O que dizem do problema dos rolamentos?
Eu acho que se devem ter fodido com a porrada que a mota deu no lancil e com as afinações posteriores acabaram de se foder...
Ir para o topo Ir para baixo
Johnny_1056
XT 660 Z prende direcção em andamento Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

XT 660 Z prende direcção em andamento Empty
MensagemAssunto: Re: XT 660 Z prende direcção em andamento   XT 660 Z prende direcção em andamento Icon_minitimeQua Ago 28, 2013 2:22 pm

Boas;
Após a queda, é provável que tenha havido algum empeno/desalinhamento que geralmente se resolve do modo que descreveste sem necessidade de material novo.
Quanto à direcção presa, tudo aponta para que os rolamentos da coluna de direcção estejam nas lonas, quando não estão muito "marcados", lubrificam-se e aguentam mais uma temporada. Pelos vistos não é o teu caso e foram substituídos.

A XT660Z Ténéré tem afinação de pre-carga de mola, chegaste a afinar até ao máximo? Ou nem sequer mexeste nisso?
Com molas progressivas fica melhor, mas podem não ser necessárias. Tudo depende do uso que dás à moto.

Há um membro do forum que trabalha com a Wilbers, material que quanto a mim nada deve à OHLINS ou Hyperpro nesta gama de material. Tenta entrar em contacto com ele.
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Mourato
XT 660 Z prende direcção em andamento Star310
Bruno Mourato


Moto : Yamaha XT 660 Z Ténéré

XT 660 Z prende direcção em andamento Empty
MensagemAssunto: Re: XT 660 Z prende direcção em andamento   XT 660 Z prende direcção em andamento Icon_minitimeQua Ago 28, 2013 2:25 pm

Johnny_1056 escreveu:
Boas;
Após a queda, é provável que tenha havido algum empeno/desalinhamento que geralmente se resolve do modo que descreveste sem necessidade de material novo.
Quanto à direcção presa, tudo aponta para que os rolamentos da coluna de direcção estejam nas lonas, quando não estão muito "marcados", lubrificam-se e aguentam mais uma temporada. Pelos vistos não é o teu caso e foram substituídos.

A XT660Z Ténéré tem afinação de pre-carga de mola, chegaste a afinar até ao máximo? Ou nem sequer mexeste nisso?
Com molas progressivas fica melhor, mas podem não ser necessárias. Tudo depende do uso que dás à moto.

Há um membro do forum que trabalha com a Wilbers, material que quanto a mim nada deve à OHLINS ou Hyperpro nesta gama de material. Tenta entrar em contacto com ele.
Sim, afinei a pré-carga no máximo já há algum tempo e eles agora na oficina é que dizem que mesmo assim está muito mole e tem de trocar o óleo.
Quem é esse membor que trabalha com a Wilbers?
Ir para o topo Ir para baixo
Johnny_1056
XT 660 Z prende direcção em andamento Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

XT 660 Z prende direcção em andamento Empty
MensagemAssunto: Re: XT 660 Z prende direcção em andamento   XT 660 Z prende direcção em andamento Icon_minitimeQua Ago 28, 2013 2:31 pm

Boas;
Acho um bocado estranho, a suspensão estar assim tão mole, mas isso só o utilizador é que sabe e cada um gosta da moto à sua maneira, com as suas afinações.

Com a pressa, esqueci-me de referir o membro. É o Guerra, o homem da TrailOut:
http://www.clubextportugal.com/t5655-apresentcao-trailout?highlight=trailout
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
XT 660 Z prende direcção em andamento Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

XT 660 Z prende direcção em andamento Empty
MensagemAssunto: Re: XT 660 Z prende direcção em andamento   XT 660 Z prende direcção em andamento Icon_minitimeQua Ago 28, 2013 2:44 pm

é conhecida a pouca lubrificação dos rolamentos da direcção nestes modelos

Só vendo o estado delas para verificar se realmente poderiam ser recuperados ou não, mas as oficinas costuma dizer logo que precisa de novos.

Entretanto não tem tem nada a haver com utilização no mato ou não a única coisa que pode adiantar o problema é a lavagem (especialmente com alta-pressão) na zona do rolamentos.


Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Bruno Mourato
XT 660 Z prende direcção em andamento Star310
Bruno Mourato


Moto : Yamaha XT 660 Z Ténéré

XT 660 Z prende direcção em andamento Empty
MensagemAssunto: Re: XT 660 Z prende direcção em andamento   XT 660 Z prende direcção em andamento Icon_minitimeQua Ago 28, 2013 3:25 pm

Johnny_1056 escreveu:
Boas;
Acho um bocado estranho, a suspensão estar assim tão mole, mas isso só o utilizador é que sabe e cada um gosta da moto à sua maneira, com as suas afinações.

Com a pressa, esqueci-me de referir o membro. É o Guerra, o homem da TrailOut:
http://www.clubextportugal.com/t5655-apresentcao-trailout?highlight=trailout
O mecânico é que disse que estava muito mole...deve ter comparado com outras 2 que estavam lá. Eu sempre achei mole mesmo depois de afinar a pré-carga mas como não tenho outra para comparação...

Obrigado, vou entrar em contacto com ele.
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Mourato
XT 660 Z prende direcção em andamento Star310
Bruno Mourato


Moto : Yamaha XT 660 Z Ténéré

XT 660 Z prende direcção em andamento Empty
MensagemAssunto: Re: XT 660 Z prende direcção em andamento   XT 660 Z prende direcção em andamento Icon_minitimeQua Ago 28, 2013 3:27 pm

webmonstro escreveu:
é conhecida a pouca lubrificação dos rolamentos da direcção nestes modelos

Só vendo o estado delas para verificar se realmente poderiam ser recuperados ou não, mas as oficinas costuma dizer logo que precisa de novos.

Entretanto não tem tem nada a haver com utilização no mato ou não a única coisa que pode adiantar o problema é a lavagem (especialmente com alta-pressão)  na zona do rolamentos.


O mecânico é que falou na utilização do mato... lavada com máquina de pressão foi 2 ou 3 vezes e não costumo apontar para zonas mais sensíveis como rolamentos, cubos da roda, etc...
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Mourato
XT 660 Z prende direcção em andamento Star310
Bruno Mourato


Moto : Yamaha XT 660 Z Ténéré

XT 660 Z prende direcção em andamento Empty
MensagemAssunto: Re: XT 660 Z prende direcção em andamento   XT 660 Z prende direcção em andamento Icon_minitimeQui Set 05, 2013 3:44 pm

Já fui buscar a mota... Rolamento novo colocado (o antigo estava todo ferrugento) e 4h de mão de obra XT 660 Z prende direcção em andamento 1130193320 Acabaram por retirar 1h de mão de obra mas mesmo assim paguei 120€!!! Dass... Ficou-me cara esta m3rd@. Agora o rolamento novo tem massa aos montes, espero que não enferruje. Alguém já teve de trocar o rolamento da direcção?
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
XT 660 Z prende direcção em andamento Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

XT 660 Z prende direcção em andamento Empty
MensagemAssunto: Re: XT 660 Z prende direcção em andamento   XT 660 Z prende direcção em andamento Icon_minitimeQui Set 05, 2013 4:36 pm

brmourato escreveu:
Já fui buscar a mota... Rolamento novo colocado (o antigo estava todo ferrugento) e 4h de mão de obra XT 660 Z prende direcção em andamento 1130193320 Acabaram por retirar 1h de mão de obra mas mesmo assim paguei 120€!!! Dass... Ficou-me cara esta m3rd@. Agora o rolamento novo tem massa aos montes, espero que não enferruje. Alguém já teve de trocar o rolamento da direcção?
é pena este e outros modelos não terem de origem um copo de lubrificação nessa zona
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Conteúdo patrocinado





XT 660 Z prende direcção em andamento Empty
MensagemAssunto: Re: XT 660 Z prende direcção em andamento   XT 660 Z prende direcção em andamento Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
XT 660 Z prende direcção em andamento
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» XT350, acelerador prende
» desligou em andamento
» Desligou-se em andamento
» direcçao xj900
» Mudanças saltam em andamento

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Problemas e Avarias-
Ir para: