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| | Pneus, perfil baixo vs perfil alto | |
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Autor | Mensagem |
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Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| Assunto: Re: Pneus, perfil baixo vs perfil alto Qui Mar 15, 2012 10:46 am | |
| Boas, Pelo que sei, 60, 70 ou outra medida, não quer dizer directamente a altura mas sim a percentagem que tem em relação á largura do pneu, ou seja, EX; 60% de 160. | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Pneus, perfil baixo vs perfil alto Qui Mar 15, 2012 12:08 pm | |
| Sim... sim... é a percentagem da largura - Johnny_1056 escreveu:
- Boas;
Acho que isto é uma conversa demasiado complicada para ter por estes meios... Isto é um tema demasiado complexo. Limitemo-nos apenas aos pneus de estrada e preferencialmente aos radiais e desportivos, que se devem usar nas motos de supermotard. PNEU DIANTEIRO; Na minha opinião, a medida que mais se adapta é 120/70-17. Há quem use 120/60-17 que é mais baixo. Ao ser mais baixo permite mudanças de direcção mais rápidas (o que se sente quando se passa duma moto com jante 21 para uma com jante 17, como por exemplo o caso das XT 660), mas não permite tanta pegada em curva como o pneu de perfil mais alto. PNEU TRASEIRO; Neste caso costuma surgir outro tipo de limitação, o alinhamento da corrente de transmissão e há motos que não dá para montar o 160/60-17, e monta-se o 150/60-17 que acaba por ter um perfil mais redondo, prmitindo que a moto fique mais ágil e com melhor "pegada" em inclinação.
Quanto a medidas tipo 180 ou 190 desaconselho vivamente, as motos ficam com um comportamento miserável e com demasiado arrasto. Deve estar quase tudo dito... mas o mais ágil (ou perfil mais alto e pneu mais arredondado) faz com que tenha menos borracha em contacto com o chão uma diferença mínima assim como a diferença do ágil que também vais ser mínima Mas isto sou eu a especular ABR | |
| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Pneus, perfil baixo vs perfil alto Qui Mar 15, 2012 12:35 pm | |
| Boas; Edgar, o pneu mais alto pode fazer com que tenhas menos "pegada" a direito, mas essa situação inverte-se quando a moto está inclinada. E as motos precisam de borracha em curva (esqueçamos os dragster). E em inclinação a diferença pode ser considerável entre um 120/60-17 e um 120/70-17. O pneu de perfil mais baixo pode não "acompanhar" a inclinação do traseiro. Com os ângulos que se pretende que uma supermotard atinja, acho que é de todo aconselhável ter uma boa pegada em curva.
Apesar de ser um gajo de hábitos, já fiz algumas experiências com pneus. Dou-te o exemplo duma Yamaha R1 de 2003 (a primeira de injecção, a última de 150cv e a última com o escape em posição "baixa"), à frente sempre com 120/70-17, mas com medidas diferentes atrás: - 180/55-17: a moto ficou ágil, mas com nítidas faltas de borracha em inclinações mais "puxadas". Dava para fazer uns power-slides engraçados até começar a achar que um dia podia correr mal; - 190/50-17 (medida aconselhada pelo fabricante e normal quando a moto saiu para o mercado): a moto "ganhou" borracha mas sintia-se mais "pesada" nas mudanças de trajectória; - 190/55-17 (medida que se começou a generalizar com a evolução das desportivas e presente na grande maioria destas), a moto voltou a ganhar agilidade e "pegada" em curva. Com este pneu a moto também ficou com uma geometria mais "agressiva" e mais nervosa de direcção pelo facto de ter ficado com a traseira mais levantada e consequentemente o ângulo de direcção mais fechado. Talvez o único ponto negativo, seja exactamente um maior nervosismo de direcção, mas ganhou nos outros campos todos. | |
| | | Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| Assunto: Re: Pneus, perfil baixo vs perfil alto Qui Mar 15, 2012 2:11 pm | |
| Ao ler comentarios como os do Johnny_1056 e do Edgar é que me apercebo como sou analfabeto. Cada vez mais gosto deste forum onde todos os dias se aprende mais um pouco. Obrigado pessoal. | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Pneus, perfil baixo vs perfil alto Qui Mar 15, 2012 3:10 pm | |
| @Jomatos comigo neste capitulo... pouco ou nada se aprende realmente eu pouco ou nada percebo disso... e olho para o manual, e meto os números que vêm escritos e pronto... a única coisa que troquei foi os TW46/47 pelos TW41/42 usados de origem na Honda XL650 Dominator pois são ligeiramente mais mistos... de resto até devia era estar calado com o Johnny a historia é outra aqui a experiência adquirida pela família e não só... com uma garagem sempre com varias "motas curvadeiras" a precisar de pneus... isso sim! tem uma palavra a dizer | |
| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Pneus, perfil baixo vs perfil alto Qui Mar 15, 2012 4:35 pm | |
| Boas;
Edgar, também sou a favor de que se devem respeitar as dimensões do fabricante. Nem todas as experiências que fiz, tiveram o efeito desejado. Quanto a marcas, acho que aí quase todos acabamos por nos fidelizar a uma e acabamos por usar maioritariamente material da mesma. Relativamente a pneus de todo-terreno e mistos estou completamente "fora". Deixe de andar na terra há mais de 15 anos e só experimentei pontualmente uma moto ou outra. No outro dia peguei numa YZ 125 e não sabia minimamente o que estava a fazer, a não ser acelerar a direito.
Lembro-me duma volta bastante grande que dei com uma XT660R e que envolveu muitos km's de terra e alguns de alcatrão e nem imaginas o pânico que senti nos primeiros km's na terra. Tinha medo de travar e parecia que a moto estava toda torcida. Após alguns km's tomei-lhe novamente o jeito e ganhei algum à vontade e no final já estava com um andamento bastante satisfatório (para mim). Esta volta foi feita com os pneus de origem da moto e gostei muito do seu comportamento, ainda para mais porque a volta envolveu terra e alcatrão. Esta foi a minha última volta em terra e já lá vão uns anos valentes. Os Bridgestone TW 46/47 acho-os pneus verdadeiramente mistos. Podem não ter a performance de pneus de enduro, mas permitem algumas aventuras na terra, e no alcatrão não compromentem. Tal e qual aquilo que se espera duma TRAIL. Há pneus melhores para terra, mas perdem no alcatrão e vice-versa. Em relação a este tipo de pneus, estás muito mais à frente do que eu!!!
Uma experiência que correu bastante mal, foi a de montar um 160/60-17 na TDM 850 quando a medida original é 150/70-17. O pneu quando era novo ficava mais bonito, mas a moto perdeu resposta, velocidade de ponta e ganhou um comportamento miserável em curva, principalmente quando ficou a meio-piso. Gostava de experimentar as jantes duma FZR 600 da última série, pois têm mais 1/2'' de largura e são ambas de 17''. Poderia meter pneus mais desportivos, mas como acho que a moto assim já tem um comportamento bastante porreiro tenho relegado isso para 2º plano e continuo a andar com rodas e pneus com medidas de origem. | |
| | | Gonçalo
Moto : CBR 600 RR
| Assunto: Re: Pneus, perfil baixo vs perfil alto Qui Mar 15, 2012 5:26 pm | |
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| | | Gonçalo
Moto : CBR 600 RR
| Assunto: Re: Pneus, perfil baixo vs perfil alto Qui Mar 15, 2012 5:32 pm | |
| Ja se aprendeu aqui qualquer coisa, mas já agora por curiosidade, voces tem alguma marca/modelo aconselhado para xt660x? | |
| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Pneus, perfil baixo vs perfil alto Qui Mar 15, 2012 6:25 pm | |
| Boas; Gonças29, isto dos pneus não se pode limitar ao perfil... Há demasiadas características e condicionantes que influenciam o comportamento da moto.
Para a XT660X, tens que usar pneus nas medidas definidas pelo fabricante e depois tens imensas marcas e cada uma com imensas propostas. Tudo depende do que queres. | |
| | | Gonçalo
Moto : CBR 600 RR
| Assunto: Re: Pneus, perfil baixo vs perfil alto Qui Mar 15, 2012 6:42 pm | |
| - Johnny_1056 escreveu:
- Boas;
Gonças29, isto dos pneus não se pode limitar ao perfil... Há demasiadas características e condicionantes que influenciam o comportamento da moto.
Para a XT660X, tens que usar pneus nas medidas definidas pelo fabricante e depois tens imensas marcas e cada uma com imensas propostas. Tudo depende do que queres. Epa so me complicam a vida. Eu tenho tido nas motas pirelli de origem penso eu, mas se puderes dispensares algumas marcas e modelos... | |
| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Pneus, perfil baixo vs perfil alto Qui Mar 15, 2012 6:56 pm | |
| Boas; Gonças29, não se trata de te complicar a vida... Mas há demasiadas coisas em causa, como por exemplo: - Não te conheço pessoalmente, nem sei o teu nível de condução nem a utilização que dás à moto, nem onde; - Todos nós temos hábitos e preferências próprias. Por acaso também consumo maioritariamente material Pirelli, mas há quem prefira Michelin, Dunlop, Metzeler, etc, etc. Mas tomemos por exemplo a Pirelli, para a tua moto há imensas propostas que vão desde os "turisticos" ST Angel aos MT60 RS Corsa, passando pelos diversos Diablos, Slicks e Rain. Já viste a quantidade de opções que há só na Pirelli???!!!!! - Pneus que eu posso adorar, tu podes detestar.
Dando-te um conselho mais generalista, deves optar por uma gama intermédia de qualquer fabricante que consigas arranjar a bom preço. Um dos motivos pelos quais me fui fidelizando à Pirelli foi o preço a que os conseguia arranjar. Raramente uso pneus de outra marca, só em casos específicos, mas parece que geralmente acabo por me entender melhor com os Pirelli... | |
| | | Gonçalo
Moto : CBR 600 RR
| Assunto: Re: Pneus, perfil baixo vs perfil alto Qui Mar 15, 2012 8:22 pm | |
| - Johnny_1056 escreveu:
- Boas;
Gonças29, não se trata de te complicar a vida... Mas há demasiadas coisas em causa, como por exemplo: - Não te conheço pessoalmente, nem sei o teu nível de condução nem a utilização que dás à moto, nem onde; - Todos nós temos hábitos e preferências próprias. Por acaso também consumo maioritariamente material Pirelli, mas há quem prefira Michelin, Dunlop, Metzeler, etc, etc. Mas tomemos por exemplo a Pirelli, para a tua moto há imensas propostas que vão desde os "turisticos" ST Angel aos MT60 RS Corsa, passando pelos diversos Diablos, Slicks e Rain. Já viste a quantidade de opções que há só na Pirelli???!!!!! - Pneus que eu posso adorar, tu podes detestar.
Dando-te um conselho mais generalista, deves optar por uma gama intermédia de qualquer fabricante que consigas arranjar a bom preço. Um dos motivos pelos quais me fui fidelizando à Pirelli foi o preço a que os conseguia arranjar. Raramente uso pneus de outra marca, só em casos específicos, mas parece que geralmente acabo por me entender melhor com os Pirelli... Ja me deste algumas luzes... mas não sinto diferença entre pneus, principalmente por nunca ter trocado nenhuns, excepto na scooter que passei penso eu de uns pirelli para penso eu dunlop e nao gostei muito do pneu a começar pelo formato do mesmo. De resto nunca sinto diferença alguma | |
| | | Gonçalo
Moto : CBR 600 RR
| Assunto: Re: Pneus, perfil baixo vs perfil alto Qui Mar 15, 2012 8:34 pm | |
| Já agora... eu sei que é muito complexo, mas geralmente as marcas são conhecidas por se destacarem mais numas coisas que noutras...
Essas marcas que conheces, alguma e mais conhecida por ser mais suave...confortavel... segura... etc
Eu sei que existem as diferentes gamas que nos proporcionam isso, no entanto eu quero saber é se existe destaque para alguma em algo especifico | |
| | | sergio_XT24
Moto : XT 600 E (2004)
| Assunto: Re: Pneus, perfil baixo vs perfil alto Qui Mar 15, 2012 9:43 pm | |
| Bem, eu quando comprei a XT ela vinha com um pneu 150/70 atrás e depois montei 150/60 pois é a medida de livrete. O pneu 150/60 é visivelmente mais baixo que o 150/70, basta olhar que nota-se logo. Dentro da medida 150/60 já montei dois modelos de pneus diferentes (bridgestone B92R e bridgestone B90R), o B92 tem um perfil mais "achatado" na zona de contacto com o asfalto (Zona do rasto), o B90 é bem mais redondo e permite maior inclinação em curva. Comparando o B92 com o B90, ambos tem a mesma altura lateral pois são da mesma largura a diferença está no perfil mais arredondado na zona do rasto.
A altura do pneu não tem influência directa no que descreves, o que vai influenciar é o facto de montares um pneu mais "turistico" ou mais "desportivo". Já andei com 150/70 e 150/60 e não notei diferença porque os pneus eram de um segmento semelhante. Se circulares com a pressão correcta e com os pneus em bom estado a moto curva muito bem. Uma coisa que às vezes leva as motos a "cair" para dentro da curva são as caixas de direcção com os rolamentos em mau estado, ou as suspensões em mau estado, ou então pouco ar nos pneus, que provoca um abanar desconfortável.
Espero ter conseguido explicar-me de forma correcta.
Cumps | |
| | | Gonçalo
Moto : CBR 600 RR
| Assunto: Re: Pneus, perfil baixo vs perfil alto Qui Mar 15, 2012 10:41 pm | |
| Tive de ler a segunda vez com mais calma mas sim ja me ajudou mais Thanks | |
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| Assunto: Re: Pneus, perfil baixo vs perfil alto | |
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