Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Pneus, perfil baixo vs perfil alto

Ir para baixo 
+3
Edgar
inception
Gonçalo
7 participantes
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
Gonçalo
Pneus, perfil baixo vs perfil alto Star310
Gonçalo


Moto : CBR 600 RR

Pneus, perfil baixo vs perfil alto Empty
MensagemAssunto: Pneus, perfil baixo vs perfil alto   Pneus, perfil baixo vs perfil alto Icon_minitimeQua Mar 14, 2012 10:57 pm

Boas pesssoal, nao sabia bem onde colocar este topico mas pronto foi aqui, outro dia estava na conversa com um amigo e começamos a "discutir" sobre o que permite inclinar mais a mota, o que dá mais estabilidade em recta e etc. Ele diz que o perfil alto permite inclinar mais a mota, eu digo que o perfil baixo permite inclinar mais...

Apresentem as vossas opiniões
Ir para o topo Ir para baixo
inception
Pneus, perfil baixo vs perfil alto Star310
inception


Moto : XTractor

Pneus, perfil baixo vs perfil alto Empty
MensagemAssunto: Re: Pneus, perfil baixo vs perfil alto   Pneus, perfil baixo vs perfil alto Icon_minitimeQua Mar 14, 2012 11:16 pm

a minha opiniao:

o ideal é o mais proximo do redondo possivel, o que mantem o maximo de area de superfice em contacto com a estrada mesmo em inclinaçao.

num pneu de 'baixo' perfil (pneu largo EDIT #2: em proporção da secçao) com inclinaçao a partir de certo ponto sente-se a mota 'cair' quando o contacto com a estrada é na zona de vertice, zona de menor contacto. E se isto acontece é porque ha uma combinaçao errada de jante+pneu.

EDIT: e num pneu de perfil alto (ja parto do suposto que a combinaçao jante+pneu é a errada) a superficie de contacto com a estrada com a mota a direito ate poderia ser menor do que com ela inclinada.


Última edição por inception em Qua Mar 14, 2012 11:26 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Gonçalo
Pneus, perfil baixo vs perfil alto Star310
Gonçalo


Moto : CBR 600 RR

Pneus, perfil baixo vs perfil alto Empty
MensagemAssunto: Re: Pneus, perfil baixo vs perfil alto   Pneus, perfil baixo vs perfil alto Icon_minitimeQua Mar 14, 2012 11:20 pm

Atenção o perfil é a altura do pneus e não a largura. Eu falo considerando um pneus com a mesma largura.
Ir para o topo Ir para baixo
inception
Pneus, perfil baixo vs perfil alto Star310
inception


Moto : XTractor

Pneus, perfil baixo vs perfil alto Empty
MensagemAssunto: Re: Pneus, perfil baixo vs perfil alto   Pneus, perfil baixo vs perfil alto Icon_minitimeQua Mar 14, 2012 11:23 pm

Gonças29 escreveu:
Atenção o perfil é a altura do pneus e não a largura. Eu falo considerando um pneus com a mesma largura.

exactamente. se manteres a largura e alterares a altura, vais ovalizar na vertical ou na horizontal o pneu e alterar a area de contacto com a estrada. é o mesmo quando se enche demais o pneu ou quando tem pouco ar. o Edgar tem por aqui pelo forum um desenho em Paint que exemplificava bem isso. Mas para mostrar o que acontece quando se combina jante com pneu que nao o ideal.
Ir para o topo Ir para baixo
Gonçalo
Pneus, perfil baixo vs perfil alto Star310
Gonçalo


Moto : CBR 600 RR

Pneus, perfil baixo vs perfil alto Empty
MensagemAssunto: Re: Pneus, perfil baixo vs perfil alto   Pneus, perfil baixo vs perfil alto Icon_minitimeQua Mar 14, 2012 11:25 pm

Bem, ate tens uma boa razao, no entanto isso pode tambem ter a ver com o desenho do pneu. ha pneus que fazem uma "borda", outros que são mesmo redondos
Ir para o topo Ir para baixo
inception
Pneus, perfil baixo vs perfil alto Star310
inception


Moto : XTractor

Pneus, perfil baixo vs perfil alto Empty
MensagemAssunto: Re: Pneus, perfil baixo vs perfil alto   Pneus, perfil baixo vs perfil alto Icon_minitimeQua Mar 14, 2012 11:30 pm

Gonças29 escreveu:
Bem, ate tens uma boa razao, no entanto isso pode tambem ter a ver com o desenho do pneu. ha pneus que fazem uma "borda", outros que são mesmo redondos

sim, completamente. o desenho da secçao tem tudo a haver com isso. mas acho que nas motas o ideal é o maximo redondo possivel. eu tinha uma Bandit 650 com 180 onde a jante era para 160, ficava ovalizado na horizontal e perdia em confiança na inclinaçao. penso que o ideal para 'alargar' para estrada é mudar jante+pneu sempre, nao é que tenha muita experiencia nisto..
Ir para o topo Ir para baixo
Gonçalo
Pneus, perfil baixo vs perfil alto Star310
Gonçalo


Moto : CBR 600 RR

Pneus, perfil baixo vs perfil alto Empty
MensagemAssunto: Re: Pneus, perfil baixo vs perfil alto   Pneus, perfil baixo vs perfil alto Icon_minitimeQua Mar 14, 2012 11:36 pm

Sabes o maximo que a xt660 leva? nao me importava nada de alargar o meu pneu :p nao que o meu seja pouco
Ir para o topo Ir para baixo
inception
Pneus, perfil baixo vs perfil alto Star310
inception


Moto : XTractor

Pneus, perfil baixo vs perfil alto Empty
MensagemAssunto: Re: Pneus, perfil baixo vs perfil alto   Pneus, perfil baixo vs perfil alto Icon_minitimeQua Mar 14, 2012 11:43 pm

Gonças29 escreveu:
Sabes o maximo que a xt660 leva? nao me importava nada de alargar o meu pneu :p nao que o meu seja pouco

o maximo, maximo alterando a jante deve ser 190 e ja li sobre casos em que 190 tocava na corrente precisamente devido ao que falamos, o desenho da secçao de determinados pneus. Pneus, perfil baixo vs perfil alto 546328

eu pessoalmente acho que o de origem 160 ta bom, so mudaria esteticamente. se é preciso mais tracçao em estrada é comprar um pneu com menos sulcos e de boa borracha. Pneus, perfil baixo vs perfil alto 631474
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Pneus, perfil baixo vs perfil alto Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Pneus, perfil baixo vs perfil alto Empty
MensagemAssunto: Re: Pneus, perfil baixo vs perfil alto   Pneus, perfil baixo vs perfil alto Icon_minitimeQua Mar 14, 2012 11:48 pm

Pneus de baixo perfil ou não Pneus, perfil baixo vs perfil alto 680704

isso parece conversa dos tunings e mais adequado para os carros Pneus, perfil baixo vs perfil alto 546328


Nas motas ou são radias ou convencionais Pneus, perfil baixo vs perfil alto 37087

Acho eu Pneus, perfil baixo vs perfil alto 546328


e tudo se resume a isto... (acho eu... mas posso estar errado)

Edgar escreveu:
As diferenças entre o Pneu radial e o convencional

Existem dois tipos de pneus, o radial e o convencional que levam estes nomes devido à diferença na estrutura entre eles.
Mas não significa que um seja melhor que o outro, simplesmente é utilizado de forma diferente.

Pneus, perfil baixo vs perfil alto Rodas

Nos convencionais, o tecido junto com a carcaça, compõem a estrutura do pneu, formando ângulos com a linha central da banda de rodagem.
Nos radiais, além da estruturo têxtil, possuem uma cintura de aço paralela à linha central da banda de rodagem, onde os fios metálicos formam um ângulo de 0º com a linha central.

As diferenças estruturais determinam à utilização mais adequada de cada pneu. Já que os radiais são utilizados para motos maiores e com mais cilindradas, oferece mais resistência e desempenho para as altas velocidades e frenagens bruscas que em situações extremas o pneu convencional seria um risco, entretanto os convencionais possui uma variedade imensa, podendo ser utilizados em motos de baixa cilindrada, off-road ou até mesmo em motos big-trail.

Por exemplo, uma moto de 125cc não necessita de um pneu radial, pois além de não ultrapassar os 110 km/h seria um desperdício e incômodo, já que os pneus não trabalhariam com a suspensão desenvolvida para pneus convencionais, fora que o rendimento quilométrico é o importante para motociclistas deste perfil de moto.

Agora, uma moto superesportiva, como a R1, que atinge mais de 250 km/h, o radial é obrigatório, pois o pneu sofre muito esforço nas acelerações e frenagens devido à alta velocidade.

Para as motos off-road, o radial já não suportaria o grande esforço, pois os pneus são submetidos a impactos muito fortes, por isto dos convencionais, não podendo esquecer que o amortecimento e a adaptação para terrenos irregulares são fundamentas.

É muito simples diferencia-los afinal, os fabricantes usam códigos específicos e as medidas para cada pneu, por exemplo, um convencional da Honda CG 150, possui nas medidas 90/90 - 18.0, onde o “-” indica que se tratada de um pneu convencional.
Enquanto a superesportiva Yamaha YZF R1 possui as seguintes descrições 190/50 R 17, onde o “R” indica que é fabricação radial. Os números para ambos referem-se à largura (em milímetros), altura e o aro da roda.




Uma dica importantíssima, para evitar não ter dores de cabeça, siga SEMPRE às instruções do fabricante discriminadas no manual do usuário. Pneus, perfil baixo vs perfil alto 353512
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Gonçalo
Pneus, perfil baixo vs perfil alto Star310
Gonçalo


Moto : CBR 600 RR

Pneus, perfil baixo vs perfil alto Empty
MensagemAssunto: Re: Pneus, perfil baixo vs perfil alto   Pneus, perfil baixo vs perfil alto Icon_minitimeQua Mar 14, 2012 11:52 pm

Estas a falar dos tipos de jantes, eu falo da altura do pneu edgar.
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Pneus, perfil baixo vs perfil alto Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Pneus, perfil baixo vs perfil alto Empty
MensagemAssunto: Re: Pneus, perfil baixo vs perfil alto   Pneus, perfil baixo vs perfil alto Icon_minitimeQua Mar 14, 2012 11:55 pm

Gonças29 escreveu:
Estas a falar dos tipos de jantes, eu falo da altura do pneu edgar.

Qual jantes Pneus, perfil baixo vs perfil alto 1406176608

estou a falar de pneus...

Os pneus baixos são todos radiais... os altos são convencionais... isto dito duma maneira que toda a gente percebe...


não tem nada a ver com jantes... Pneus, perfil baixo vs perfil alto 353512


Pneus de baixo perfil é para os CARROS
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Gonçalo
Pneus, perfil baixo vs perfil alto Star310
Gonçalo


Moto : CBR 600 RR

Pneus, perfil baixo vs perfil alto Empty
MensagemAssunto: Re: Pneus, perfil baixo vs perfil alto   Pneus, perfil baixo vs perfil alto Icon_minitimeQui Mar 15, 2012 12:07 am

Sim mas por exemplo os meus sao perfil 70, e ja vi SM com perfil 60 por exemplo...
Ir para o topo Ir para baixo
Gonçalo
Pneus, perfil baixo vs perfil alto Star310
Gonçalo


Moto : CBR 600 RR

Pneus, perfil baixo vs perfil alto Empty
MensagemAssunto: Re: Pneus, perfil baixo vs perfil alto   Pneus, perfil baixo vs perfil alto Icon_minitimeQui Mar 15, 2012 12:08 am

Nao batas em quem nao sabe ah ah
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Pneus, perfil baixo vs perfil alto Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Pneus, perfil baixo vs perfil alto Empty
MensagemAssunto: Re: Pneus, perfil baixo vs perfil alto   Pneus, perfil baixo vs perfil alto Icon_minitimeQui Mar 15, 2012 12:37 am

Gonças29 escreveu:
Sim mas por exemplo os meus sao perfil 70, e ja vi SM com perfil 60 por exemplo...

O Rui Braz com os TCK80 carecas com perfil de 90 ninguém o agarra numa estrada com curvas...

60 ou 70 Pneus, perfil baixo vs perfil alto 680704 isso quer é uma pressão correcta... e uma estrada com bom alcatrão e o pneu quentinho Pneus, perfil baixo vs perfil alto 546328

podes ter visto SM com 60 porque em vez de 160 tinham um 170 ou 180
a partir dos 160 deixa de haver pneus com 70 Pneus, perfil baixo vs perfil alto 353512

mas podem por 160/60... mas vão tirar algum conforto e amortecimento à mota...
o pneu deve ser o 1º amortecimento Pneus, perfil baixo vs perfil alto 546328


Gonças29 escreveu:
Nao batas em quem nao sabe ah ah


Pneus, perfil baixo vs perfil alto 796959 Pneus, perfil baixo vs perfil alto 3438063878
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Johnny_1056
Pneus, perfil baixo vs perfil alto Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Pneus, perfil baixo vs perfil alto Empty
MensagemAssunto: Re: Pneus, perfil baixo vs perfil alto   Pneus, perfil baixo vs perfil alto Icon_minitimeQui Mar 15, 2012 10:45 am

Boas;
Acho que isto é uma conversa demasiado complicada para ter por estes meios... Isto é um tema demasiado complexo.
Limitemo-nos apenas aos pneus de estrada e preferencialmente aos radiais e desportivos, que se devem usar nas motos de supermotard.
PNEU DIANTEIRO;
Na minha opinião, a medida que mais se adapta é 120/70-17. Há quem use 120/60-17 que é mais baixo. Ao ser mais baixo permite mudanças de direcção mais rápidas (o que se sente quando se passa duma moto com jante 21 para uma com jante 17, como por exemplo o caso das XT 660), mas não permite tanta pegada em curva como o pneu de perfil mais alto.
PNEU TRASEIRO;
Neste caso costuma surgir outro tipo de limitação, o alinhamento da corrente de transmissão e há motos que não dá para montar o 160/60-17, e monta-se o 150/60-17 que acaba por ter um perfil mais redondo, prmitindo que a moto fique mais ágil e com melhor "pegada" em inclinação.

Quanto a medidas tipo 180 ou 190 desaconselho vivamente, as motos ficam com um comportamento miserável e com demasiado arrasto.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Pneus, perfil baixo vs perfil alto Empty
MensagemAssunto: Re: Pneus, perfil baixo vs perfil alto   Pneus, perfil baixo vs perfil alto Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Pneus, perfil baixo vs perfil alto
Ir para o topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Farol Alto e Baixo na XT660Z Tenere
» Alebantei um cavalo tão alto tão alto...
» Perfil de pneu.
» Caminhos do baixo Guadiana.
» Cameras de acção de baixo custo -

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: DIY Supermotard-
Ir para: