Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Ajuste do CO após troca de ponteira

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Brasco
Ajuste do CO após troca de ponteira Star310
Brasco


Moto : XT 660R

Ajuste do CO após troca de ponteira Empty
MensagemAssunto: Ajuste do CO após troca de ponteira   Ajuste do CO após troca de ponteira Icon_minitimeQui Mar 01, 2012 6:54 pm

Viva,

Estive a tentar informar-me como se ajusta o CO após a troca dos escapes, por exemplo numa XT660.
Li alguns topicos, a maior parte deles provenientes do brasil. Este particularmente chamo-me a atenção:

"Como Regular o CO

A dica para este ajuste de CO numa moto com Escape, Comando ou Filtro é fazer com um Analisador de Mistura. Mas na falta dele, o velho método de perceber a Marcha Lenta mais alta pode ser usado. Com motor aquecido, funcionando em Marcha Lenta comece a abaixar a regulagem, geralmente para valores negativos em torno de -10 a -20 nota-se que o motor sobe a rotação de Marcha Lenta imediatamente, significando que o excesso está acabando e com mistura mais proporcional, o motor funciona mais fácil. Com excesso ou falta de combustível todo motor tende a ficar mais “pesado” em Lenta. Regule a Marcha Lenta na rotação ideal através do parafuso de batente da Borboleta para XT660 e do parafuso de ar (by pass) da Fazer ou Lander quando perceber que o aumento da rotação de Lenta não ocorre mais. Este regulagem mecânica de Marcha Lenta afeta a mistura porque também faz o MAP mudar a leitura consideravelmente. Após isso, faça um ajuste fino no CO novamente, desta vez a variação de Lenta será menos perceptível. Em motos originais, sem as modificações citadas pode-se usar também a rotação de Lenta como referência de ajuste, mas serão menos perceptíveis
."

Este texto foi retirado do site http://www.powerchip.com.br/index_arquivos/Page3587.htm


Neste momento estou completamente confuso!! Tudo faz sentido e nada faz sentido... Ajuste do CO após troca de ponteira 645491

A 1ª pergunta que coloco é a seguinte:
Para que serve o CO?

Ontem troquei os escapes originais da minha XT 660R, por uns Leo Vince LX3. Á pouco estive a modificar para cima e para baixo o CO para ver qual a diferença. Não consegui ver muita coisa, tambem não sei bem que sintomas procurar.
De fabrica vinha CO=5. Mudei para 25 e para -25.
Com CO=25, a unica diferença que notei foi um cheiro da gasolina e talvez mais rater's.
Com CO=-25, epá acho que senti a moto a ter uns ligeiros solavancos, tipo a engasgar-se, mas muito suave, nada de critico.
Voltei a colocar no 5 e é como está. Todos estes ensaios foram feitos em baixo regime de rotação, ou seja, não procurei a potencia da mota mas sim a estabilidade no funcionamento do motor.

Não sei bem o que fazer.
Há pessoal que diz que levar a mota a um banco de ensaio (só a apanhar a roda de tras, sem sondas no escape e no TPS) chega. Outros dizem que é a olho e que sentes na mota. Falei de mudar os escapes á mota ele disse logo "...tens que mexer no CO...". Outros é o texto supra citado. Não sei bem o que fazer. Se calhar não faço é nada...!!


Abraço
Brasco

Ajuste do CO após troca de ponteira 2925271123
Ir para o topo Ir para baixo
Johnny_1056
Ajuste do CO após troca de ponteira Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Ajuste do CO após troca de ponteira Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuste do CO após troca de ponteira   Ajuste do CO após troca de ponteira Icon_minitimeQui Mar 01, 2012 7:24 pm

Boas,
O modo mais correcto e acertado de afinar o CO é num banco de ensaio e com um analisador de gases. De qualquer forma, ao montares uns escapes homologados para uso na via pública como os Leo Vince X3, pouco terás que fazer. Partindo do pincípio que os mantiveste legais, ou seja não tiraste os "abafadores" que vêm montados.
De qualquer forma se notares que há ligeiras falhas, talvez a mistura esteja demasiado pobre e podes dar-lhe mais um cheirinho, mas sem chegar ao valor máximo permitido.
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Ajuste do CO após troca de ponteira Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Ajuste do CO após troca de ponteira Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuste do CO após troca de ponteira   Ajuste do CO após troca de ponteira Icon_minitimeQui Mar 01, 2012 11:10 pm

Ajuste do CO após troca de ponteira 546328

Falamos nisso aqui http://www.clubextportugal.com/t892-consumo-elevado-xt-660-r


Ajuste do CO após troca de ponteira 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Brasco
Ajuste do CO após troca de ponteira Star310
Brasco


Moto : XT 660R

Ajuste do CO após troca de ponteira Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuste do CO após troca de ponteira   Ajuste do CO após troca de ponteira Icon_minitimeSex Mar 02, 2012 5:12 pm

Edgar escreveu:
Falamos nisso aqui http://www.clubextportugal.com/t892-consumo-elevado-xt-660-r

SIm o tópico ai está bastante mais desenvolvido.

Abraço e obrigado
Brasco

Ajuste do CO após troca de ponteira 2925271123
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Ajuste do CO após troca de ponteira Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuste do CO após troca de ponteira   Ajuste do CO após troca de ponteira Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Ajuste do CO após troca de ponteira
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Dificuldade pegar após paragem
» Ajuste na compressao XT660Z (2009)
» Funcionamento imprevisível após motor quente
» duvida ajuste dos raios
» Ajuste da Corrente Transmissão

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Revisões e Ajustes-
Ir para: