Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Fui enganado ??

Ir para baixo 
+10
Bruno Mourato
Nuno_Dias
Gonçalo
webmonstro
Pedro
javleitao
telmo nunes
fabian
Johnny_1056
Edgar
14 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4
AutorMensagem
webmonstro
Fui enganado ?? - Página 4 Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Fui enganado ?? - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Fui enganado ??   Fui enganado ?? - Página 4 Icon_minitimeTer Abr 01, 2014 5:19 pm

Eu a 1ª vez que mexi nas valvulas de um motor, nunca tinha o feito antes.

A primeira vez que substitui piston e segmentos nunca tinha o feito antes.

A primeira vez que substitui rolamentos da cambota de um motor nunca tinha o feito antes.

A primeira vez que troquei o oleo de um motor , ou substitui o parabrisas de um carro nunca tinha o feito antes.

Algumas coisas aprendi em livros, internet e por tentativas mas fora a primeira vez que soldei a mig que perguntei como se faz
o resto foi tudo ou quase tudo por minha conta, claro que nem sempre as coisas correram como deviam, mas o material foi sempre meu assim como as feridas nas mãos.

Posso dizer que fora a troca de pneus e calibragem, nunca na minha vida coloquei uma mota num mecânico para efectuar algo
(excepto uma YZ que avariou no dia seguinte a ter-la comprado num mexânico)

Mas isso sou eu se preferes mandar fazer tambem não é nenhuma fortuna

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
miguels
Fui enganado ?? - Página 4 Star310
miguels


Moto : Honda CB600F1 Hornet

Fui enganado ?? - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Fui enganado ??   Fui enganado ?? - Página 4 Icon_minitimeTer Abr 01, 2014 7:08 pm

Se foi tudo a primeira vez como é que querias ter mexido antes? XD
Ir para o topo Ir para baixo
Luis Rosado
Fui enganado ?? - Página 4 Star310
Luis Rosado


Moto : XTZ 660 TENERE

Fui enganado ?? - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Fui enganado ??   Fui enganado ?? - Página 4 Icon_minitimeTer Abr 01, 2014 7:46 pm

Companheiro, como ja aqui te alertaram, vem mais um ... eh eh eh

A questão dos kms do olio nos dias de hoje, com os avanços tecnologicos que teem existido em termos de lubrificantes .... mesmo que muitos digam o contrario ... tens olios vitalicios em caixas de velocidades, tens olios de motores diesel de 120 000km (leram bem, não me enganei em nenhum zero) e o olio que usamos pode ser usado o dobro daquilo que as marcas recomendam.
Por uma questão de marketing/vendas e de dificuldade em os clientes aceitarem este facto, as marcas manteem os intervalos de mudanças, em valores "aceitaveis" pela "opinião publica"
Podes e deves fazer os 10 000km (ate podes fazer mais) de certeza que o Off-Road que fazes não é sempre em limite e a explorar o motor em regimes maximos ... o tempo do olio no motor ... outra questão que merece debate em alguns sitios que frequento.

Os motores actuais, nada teem a ver com os motores de ha 20 anos atras, são bastante mais justos, vedados e muito menos sujeitos a humidade e interferencias do ambiente exterior, logo uma quase nula contaminação do olio por factores exteriores, a questão do periodo de um ano, tem a mesma razão que referi acima em relação aos kms.

Uma coisa é revisões em tempo de garantia do veiculo, depois estas por tua conta e do teu bom senso.

Valvulas, ...não mexas ... um apalpador ... sabes o que é?? algumas vez mexeste num??? as coisas na net parecem faceis, mas quando as temos nas mãos, podem sair caras ... estamos a falar de tolerancias de centesimas de MILIMETRO.... tens noção do que isso significa???

Vais mexer, podes estragar e depois ficas aborrecido e arrependido.

Começa por mudas de olios, liquido refrigeração, olios travões, pastilhas travão, manutenções simples mas essas mais complicadas, deixa para quem percebe do assunto.

És de Leiria, ha por ai bons mecanicos, no caso de conheceres algum, pede para te fazerem a verificação e pede para ver assim ficas com a certeza que te verificaram a mota (estas a pagar, tens o direito de ver o serviço ser efectuado na TUA mota) e ficas com a noção de como se faz .... companheiro ... CENTESIMAS DE MILIMETRO a frio ou a quente???


Isto vindo de um gajo que deixa gripar a mota ....  Fui enganado ?? - Página 4 909462  Fui enganado ?? - Página 4 945103  Fui enganado ?? - Página 4 715610  Fui enganado ?? - Página 4 300942  Fui enganado ?? - Página 4 300942 
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
Fui enganado ?? - Página 4 Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Fui enganado ?? - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Fui enganado ??   Fui enganado ?? - Página 4 Icon_minitimeTer Abr 01, 2014 9:43 pm

Boas
quanto aos oleos a minha opinião é que podes manter até aos 10000 sem problema, mas tambem não mais que isso porque estes motores partilham a caixa e embriagem e isso limita a durabilidade do oleo por dois motivos, por um lado o oleo tem de aguentar as tensões e pressões elevadas ao ser comprimido entre os dentes da caixa por outro lado o oleo tem uma grande quantidade de contaminantes da embriagem o que limita quais e qual a quantidade de aditivos que se podem colocar no oleo devido a não poder deixar a embriagem se contaminar por esses aditivos.

Isto limita a capacidade de continuar esse desenvolvimento e alargar os intervalos e por isso muitos motores novos usam oleo da caixa separado

Quanto à verificação da folga acho que desde que apertes bem as contra porcas e não deixes caí nada lá para dentro não vejo que possas fazer estragos de maior, quanto muito fica pior e tens de o levar lá.

A questão dos centésimos é irrelevante se fizeres como dizem no manual e colocares o apalpa-folgas certo não há que enganar

A maior dificuldade normalmente é colocar o motor no ponto pois a marca é meio difícil de ver e há duas posições em que ela aparece e para ver a folga tem de estar na posição certa.

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Bruno Mourato
Fui enganado ?? - Página 4 Star310
Bruno Mourato


Moto : Yamaha XT 660 Z Ténéré

Fui enganado ?? - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Fui enganado ??   Fui enganado ?? - Página 4 Icon_minitimeQua Abr 02, 2014 8:23 am

Luis Rosado escreveu:
Companheiro, como ja aqui te alertaram, vem mais um ... eh eh eh

A questão dos kms do olio nos dias de hoje, com os avanços tecnologicos que teem existido em termos de lubrificantes .... mesmo que muitos digam o contrario ... tens olios vitalicios em caixas de velocidades, tens olios de motores diesel de 120 000km (leram bem, não me enganei em nenhum zero) e o olio que usamos pode ser usado o dobro daquilo que as marcas recomendam.
Por uma questão de marketing/vendas e de dificuldade em os clientes aceitarem este facto, as marcas manteem os intervalos de mudanças, em valores "aceitaveis" pela "opinião publica"
Podes e deves fazer os 10 000km (ate podes fazer mais) de certeza que o Off-Road que fazes não é sempre em limite e a explorar o motor em regimes maximos ... o tempo do olio no motor ... outra questão que merece debate em alguns sitios que frequento.

Os motores actuais, nada teem a ver com os motores de ha 20 anos atras, são bastante mais justos, vedados e muito menos sujeitos a humidade e interferencias do ambiente exterior, logo uma quase nula contaminação do olio por factores exteriores, a questão do periodo de um ano, tem a mesma razão que referi acima em relação aos kms.

Uma coisa é revisões em tempo de garantia do veiculo, depois estas por tua conta e do teu bom senso.

Valvulas, ...não mexas ... um apalpador ... sabes o que é?? algumas vez mexeste num??? as coisas na net parecem faceis, mas quando as temos nas mãos, podem sair caras ... estamos a falar de tolerancias de centesimas de MILIMETRO.... tens noção do que isso significa???

Vais mexer, podes estragar e depois ficas aborrecido e arrependido.

Começa por mudas de olios, liquido refrigeração, olios travões, pastilhas travão, manutenções simples mas essas mais complicadas, deixa para quem percebe do assunto.

És de Leiria, ha por ai bons mecanicos, no caso de conheceres algum, pede para te fazerem a verificação e pede para ver assim ficas com a certeza que te verificaram a mota (estas a pagar, tens o direito de ver o serviço ser efectuado na TUA mota) e ficas com a noção de como se faz .... companheiro ... CENTESIMAS DE MILIMETRO a frio ou a quente???


Isto vindo de um gajo que deixa gripar a mota ....  Fui enganado ?? - Página 4 909462  Fui enganado ?? - Página 4 945103  Fui enganado ?? - Página 4 715610  Fui enganado ?? - Página 4 300942  Fui enganado ?? - Página 4 300942 

Sim, sei o que é uma centésima. Sou informático mas trabalho numa empresa de Moldes  Fui enganado ?? - Página 4 353512 A folga mede-se sempre a frio depois da mota parada no mínimo 8horas  Fui enganado ?? - Página 4 353512  Como disse já li e vi muita coisa na net mas realmente ao vivo e a cores é diferente.

Vou então deixar a parte das válvulas mais para a frente e troco o óleo depois de fazer a Planície Dourada do Trail Aventura em Maio. Até lá devo fazer kms suficientes e se não os fizer cheira-me que vou precisar de trocar o óleo depois desse passeio  Fui enganado ?? - Página 4 909462 
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Mourato
Fui enganado ?? - Página 4 Star310
Bruno Mourato


Moto : Yamaha XT 660 Z Ténéré

Fui enganado ?? - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Fui enganado ??   Fui enganado ?? - Página 4 Icon_minitimeQua Abr 02, 2014 8:29 am

webmonstro escreveu:
Boas
quanto aos oleos a minha opinião é que podes manter até aos 10000 sem problema, mas tambem não mais que isso porque estes motores partilham a caixa e embriagem e isso limita a durabilidade do oleo por dois motivos, por um lado o oleo tem de aguentar as tensões e pressões elevadas ao ser comprimido entre os dentes da caixa por outro lado o oleo tem uma grande quantidade de contaminantes da embriagem o que limita quais e qual a quantidade de aditivos que se podem colocar no oleo devido a não poder deixar a embriagem se contaminar por esses aditivos.

Isto limita a capacidade de continuar esse desenvolvimento e alargar os intervalos e por isso muitos motores novos usam oleo da caixa separado

Quanto à verificação da folga acho que desde que apertes bem as contra porcas e não deixes caí nada lá para dentro não vejo que possas fazer estragos de maior, quanto muito fica pior e tens de o levar lá.

A questão dos centésimos é irrelevante se fizeres como dizem no manual e colocares o apalpa-folgas certo não há que enganar

A maior dificuldade normalmente é colocar o motor no ponto pois a marca é meio difícil de ver e há duas posições em que ela aparece e para ver a folga tem de estar na posição certa.


Isso da marca também já vi que existem duas, uma em forma de H e a seguir a essa então vem a correcta.
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
Fui enganado ?? - Página 4 Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Fui enganado ?? - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Fui enganado ??   Fui enganado ?? - Página 4 Icon_minitimeQua Abr 02, 2014 9:25 am

brmourato escreveu:

Isso da marca também já vi que existem duas, uma em forma de H e a seguir a essa então vem a correcta.

Não é isso a que me estava a referir.

A arvore de cames trabalha a metade da velocidade da cambota, portanto quando a marca aparece a arvore de cames pode estar na posição correta ou pode estar 360º afastado.

A marca indica TDC (top dead center) ou seja quando o embolo está no seu ponto mais alto mas pode estar na fase de compressão ou na fase de escape.

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Bruno Mourato
Fui enganado ?? - Página 4 Star310
Bruno Mourato


Moto : Yamaha XT 660 Z Ténéré

Fui enganado ?? - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Fui enganado ??   Fui enganado ?? - Página 4 Icon_minitimeQua Abr 02, 2014 9:42 am

Ahhhh....
É a diferença entre isto:
Fui enganado ?? - Página 4 DSC00523
e isto:
Fui enganado ?? - Página 4 DSC00526
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
Fui enganado ?? - Página 4 Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Fui enganado ?? - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Fui enganado ??   Fui enganado ?? - Página 4 Icon_minitimeQua Abr 02, 2014 10:03 am

exacto
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Conteúdo patrocinado





Fui enganado ?? - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Fui enganado ??   Fui enganado ?? - Página 4 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Fui enganado ??
Ir para o topo 
Página 4 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4
 Tópicos semelhantes
-
» Fui enganado na Oficina da Riquexó do Montijo

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Revisões e Ajustes-
Ir para: