Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Fui enganado ??

Ir para baixo 
+10
Bruno Mourato
Nuno_Dias
Gonçalo
webmonstro
Pedro
javleitao
telmo nunes
fabian
Johnny_1056
Edgar
14 participantes
Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
Edgar
Fui enganado ?? Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Fui enganado ?? Empty
MensagemAssunto: Fui enganado ??   Fui enganado ?? Icon_minitimeTer Jul 26, 2011 7:07 pm

Boas...


Aos 39.658 kms paguei 24€ para me ajustarem a folga das válvulas num oficina da Yamaha Fui enganado ?? 964551

em quase 40mil kms tinha a folga dentro da tolerância, porque não foram mexidas durante 39658km, e segundo me disseram ainda estava bom mas deram um toque...

Agora em 12.530 kms tenho as válvulas fora da tolerância Suspect Suspect

Estavam assim (valores por baixo de "Folga Medida"):

. Folga Recomendada Folga Medida Folga Actual
Admissão entre 0,07 - 0,12 0,05 / 0,05 0,10 / 0,10
Escape entre 0,12 - 0,17 0,09 / 0,10 0,15 / 0,15



como é possível Fui enganado ?? 546328 Fui enganado ?? 680704 Fui enganado ?? 546328 Fui enganado ?? 680704

Alguém me pode explicar porquê?? Question Question Question Question Question Question Question Question




só me ocorre uma explicação possível...
ajustaram me a folga para o mínimo para ter que lá voltar em breve com o motor a bater de válvulas ou com a mota de reboque Fui enganado ?? 546328 Fui enganado ?? 546328
ou terei errado... nesta conclusão ????

mas não sei o que pensar... Fui enganado ?? 546328 Fui enganado ?? 680704 Fui enganado ?? 546328

talvez alguém me consiga dar uma explicação possível para o sucedido...


Dei com este problema na véspera de fazer 2250 kms em que o motor apanhou calores dos diabos...
sem a folga correcta não sei quais as consequências da dilatação do metal... por causa do calor ela teve que suportar...
o que poderia ter feito ao motor ???? Fui enganado ?? 546328

talvez não tivesse acontecido nada... visto que é uma motor à prova de bala Fui enganado ?? 122298


mas antes de chamar os bois pelos nomes...
vou meditar sobre o assunto e ouvir o máximo de opiniões que puder...


OBR Fui enganado ?? 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Edgar
Fui enganado ?? Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Fui enganado ?? Empty
MensagemAssunto: Re: Fui enganado ??   Fui enganado ?? Icon_minitimeTer Jul 26, 2011 7:24 pm

Ahhhh

Esqueci-me de dizer o motor esteve parado mais de 36 horas antes de medir a folga...
por isso estava a temperatura ambiente


e quando foi ajustada na oficina esteve mais de 16 horas parada para ser vista à temperatura ambiente Fui enganado ?? 353512

e fui eu que controlei sempre esses tempos...
até me dei ao trabalho de deixar de véspera a XT na garagem do meu sogro junto à oficina... (na mesma rua)
e levei-a a empurrar a pé para á oficina...

não falhou nada Fui enganado ?? 964551


Fui enganado ?? 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Johnny_1056
Fui enganado ?? Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Fui enganado ?? Empty
MensagemAssunto: Re: Fui enganado ??   Fui enganado ?? Icon_minitimeTer Jul 26, 2011 8:09 pm

Boas;
Edgar, calma!! Acho que é demasiado sentires-te enganado. Não sei como foi feito o trabalho na oficina, nem quais os valores da folga que deixaram.
O que é certo é que agora tinhas muito pouca folga nas válvulas. Tal pode simplesmente dever-se a uma utilização mais estradista e em regimes mais altos ou a um aumento do desgaste dos martelos das válvulas, por exemplo. Para se chegar a uma conclusão, só tirando a tampa da culassa verificar os diversos componentes da distribuição.
Não vejo motivos para preocupação, nem para ter esse trabalho todo, principalmente agora que repuseste os valores entre os parâmetros pré-definidos.
Até porque quando começas a ter pouca folga nas válvulas, o motor XT 600 fica logo com um trabalhar incerto ao ralenti.

Repito: Calma Edgar, não vale a pena stressar.
Ir para o topo Ir para baixo
fabian
Fui enganado ?? Star310




Fui enganado ?? Empty
MensagemAssunto: Re: Fui enganado ??   Fui enganado ?? Icon_minitimeTer Jul 26, 2011 8:33 pm

A única coisa que não me parece normal é as válvulas de admissão terem folga a menos, e não o contrário...Será que as válvulas foram bem medidas a frio? É que há motores que têm de ser afinados a quente...
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Fui enganado ?? Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Fui enganado ?? Empty
MensagemAssunto: Re: Fui enganado ??   Fui enganado ?? Icon_minitimeDom Jul 31, 2011 3:04 pm

Boas...

Voltando a este assunto Fui enganado ?? 296550


@Johnny

Isto que aconteceu não deixou consequências na mecânica...
não é preciso ver nada, e está tudo como novo...

Onde eu quero chegar com este tópico Fui enganado ?? 546328 é a uma simples e triste conclusão...

quando vamos a uma oficina, há mecânicos (não são todos, mas há!!) que ajustam a folga para o mínimo possível para terem trabalho quando lá voltar-mos na próxima revisão...


É esta conclusão que quero chegar...


mas acabei por ter oportunidade de falar com um mecânico (da Yamaha),
não foi o mecânico que mexeu na minha XT, mas outro...

e a resposta foi simples, clara, e frontal...
R: Ajusto sempre a folga para o mínimo, porque é para ajustar as válvulas em todas as revisões...


E acho que foi o que aconteceu comigo (estou quase certo), ajustaram-me a folga para os valores mínimos possíveis,
para poderem ganhar dinheiro em mão de obra com um novo ajuste no espaço mais curto de tempo possível...


Se assim for... acho isso pouco honesto... Neutral Neutral e muito longe de ser uma boa conduta dum bom profissional Fui enganado ?? 964551





Vamos lá ver uma coisa...

a folga das válvulas de escape devem estar entre 0,12mm - 0,17mm

as minhas tinham 0,9mm dum lado e 0,10mm do outro

estava fora da tolerância 0,02 e a outra 0,03 (apenas um pintelho) depois de fazer 12.500 km


Eu ajustei para 0,15 as duas de escape, e acredito que quando for ver a sua folga depois de 12.500km vou encontrar a folga dentro do 0,12 - 0,17 Fui enganado ?? 353512


Outra resposta que o tal mecânico me disse, foi:
R: se ajustas-te para 0,15 está óptimo e na próxima revisão não precisas de ver a folga...

e eu perguntei: e se é assim porque ajustas sempre para o mínimo??
R: para ter que ajustar em todos as revisões... (e riu-se)




@fabian

As válvulas de admissão tem menos folga porque aquecem menos que as de escape...
como tal dilatam menos e recebem um ajuste (folga) mais pequeno...
Na XT600E e nas motas em geral é medido sempre a frio...
nos carros é que é medido a quente... pelo menos em alguns é...




Já agora fiz um boneco para exemplificar a coisa duma forma geral...

A folga das válvulas na XT600E ou XT660Z XT6&0R/X TT600 etc etc, vai diminuindo com os kms...
porque a válvula gasta-se na zona assinalada


Fui enganado ?? 17594716


e depois falta folga em cima... e tem que ser ajustada...


Fui enganado ?? 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
telmo nunes
Fui enganado ?? Star310
telmo nunes


Moto : yamaha xt 600 e supermotard

Fui enganado ?? Empty
MensagemAssunto: Re: Fui enganado ??   Fui enganado ?? Icon_minitimeDom Jul 31, 2011 10:55 pm

boas , eu tenho que ver se mando rodar valvulas na minha . ja nao sao rodadas ah 25000 km pelo menos, Fui enganado ?? 546328
Ir para o topo Ir para baixo
javleitao
Fui enganado ?? Star310
javleitao


Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500

Fui enganado ?? Empty
MensagemAssunto: Re: Fui enganado ??   Fui enganado ?? Icon_minitimeSeg Ago 01, 2011 12:14 am

Boas

Há quem defenda que quanto menor for a folga da válvula, mais ela abre e melhora o rendimento do motor. Mas isto num motor como o da xt600 é absolutamente desnecessário Fui enganado ?? 546328

Edgar escreveu:
Se assim for... acho isso pouco honesto... Neutral Neutral e muito longe de ser uma boa conduta dum bom profissional Fui enganado ?? 964551
Mas infelizmente são quase todos assim. Faz parte da cultura do nosso país.

A mim, a oficina queria afinar\verificar a folga das válvulas de 5000 em 5000 km. Mas não é concessionária yamaha.

Pode-se mudar de oficina mas não se muda de ladrão. Enfim, um país de xulos.

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro
Fui enganado ?? Star310
Pedro


Moto : XT 600e SM

Fui enganado ?? Empty
MensagemAssunto: Re: Fui enganado ??   Fui enganado ?? Icon_minitimeSeg Ago 01, 2011 9:49 am

Fogo é incrivel, depois queixam-se que não tem clientes.

O preço é muito alto e na maioria dos casos é só aldrabices.

Por isso é que nunca vou há yamaha.

É o que temos. Suspect



Obrigado pela partilha Edgar.
Ir para o topo Ir para baixo
Johnny_1056
Fui enganado ?? Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Fui enganado ?? Empty
MensagemAssunto: Re: Fui enganado ??   Fui enganado ?? Icon_minitimeSeg Ago 01, 2011 11:21 am

Boas;
Não sei o que se passa com vocês... São todos enganados e ainda pagam para isso ou anda tudo com "macaquinhos no sotão"???
Tenho muita dificuldade em confiar em alguém para mexer nos meus artefactos mecânicos (motos e automóveis), tento ter o mínimo de conhecimento de causa e que me expliquem o que se pretende fazer e como, gosto de estar presente quando se efectua alguma intervenção mecânica. Mas com o passar dos anos conheço pessoas que são da minha inteira confiança e nas quais confio plenamente. E nunca passei por situações dessas, chegam inclusivamente a fazer o contrário e dizer-me que ainda não há motivos para preocupação, que ainda aguenta mais uns tempos.
Entre mecânicos tenho uma data de Amigos e os Amigos não se enganam.

Enfim... Tudo isto me parece surreal...
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
Fui enganado ?? Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Fui enganado ?? Empty
MensagemAssunto: Re: Fui enganado ??   Fui enganado ?? Icon_minitimeSeg Ago 01, 2011 10:09 pm

Bem
Há uma maneira simples de ver o assunto , é ires lá e pedires para ajustar e depois de ajustado vês em casa a folga
e logo vês o que eles fizeram, aliás penso que se estás desconfiado devias ter feito isso antes de assumires que o mecânico está-te a enganar sem teres certezas, pois pode dar-se o caso de realmente haver desgaste mais rápido do que estás à espera.

Nuno

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Edgar
Fui enganado ?? Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Fui enganado ?? Empty
MensagemAssunto: Re: Fui enganado ??   Fui enganado ?? Icon_minitimeSeg Ago 01, 2011 11:21 pm

webmonstro escreveu:
Bem
Há uma maneira simples de ver o assunto , é ires lá e pedires para ajustar e depois de ajustado vês em casa a folga
e logo vês o que eles fizeram, ... ...

Eu não trabalho para a DECO...


webmonstro escreveu:
... ... aliás penso que se estás desconfiado devias ter feito isso antes de assumires que o mecânico está-te a enganar sem teres certezas, pois pode dar-se o caso de realmente haver desgaste mais rápido do que estás à espera.

O anonimato da oficina foi mantido...
AQUI NÃO HÁ MÁ FÉ...

Estou a falar duma coisa e a fundamenta-la com alguns factos...
e com um exemplo de quem faz ajustes para o mínimo e trabalha na Yamaha...
e este ultima frase ouvi com as minhas orelhas, vinda da boca do mecânico!!!!
e não ouvi dizer... ou alguém me veio contar... Está a perceber ???


mas vou falar com eles pessoalmente... isso vai acontecer, e é uma questão de tempo e oportunidade...
e depois logo se vê, e qual vai ser a resposta... e como vamos tratar disso publicamente ou não...


webmonstro escreveu:
... ... pois pode dar-se o caso de realmente haver desgaste mais rápido do que estás à espera.

Se for assim (que duvido muito) para o ano por esta altura, ou talvez antes... estamos cá para ver isso...
porque o condutor vai ser o mesmo e o andamento também Fui enganado ?? 353512

e o mesmo condutor que fez 39mil sem ajustar,
depois de mexerem, se fez 10mil dentro da tolerância foi muito Fui enganado ?? 353512


ABR Fui enganado ?? 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
webmonstro
Fui enganado ?? Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Fui enganado ?? Empty
MensagemAssunto: Re: Fui enganado ??   Fui enganado ?? Icon_minitimeTer Ago 02, 2011 10:57 am

Edgar escreveu:

Eu não trabalho para a DECO...

Tudo bem mas se verificares a folga por ti mesmo (basta uma das valvulas para teres uma referencia), pode realmente ter a certeza das coisas.

webmonstro escreveu:
... ... aliás penso que se estás desconfiado devias ter feito isso antes de assumires que o mecânico está-te a enganar sem teres certezas, pois pode dar-se o caso de realmente haver desgaste mais rápido do que estás à espera.
Edgar escreveu:

O anonimato da oficina foi mantido...
AQUI NÃO HÁ MÁ FÉ...

Acredito que não há má fé da tua parte mas pode haver da parte DELES
Quem verificou a folga de válvulas depois dos ultimos 10mil km ? foram eles ?
Se calhar até estava dentro da tolerancia e eles disseram te que não estava para te levar 24€ !
Se calhar nem viram nada !

Edgar escreveu:

Estou a falar duma coisa e a fundamenta-la com alguns factos...
e com um exemplo de quem faz ajustes para o mínimo e trabalha na Yamaha...
e este ultima frase ouvi com as minhas orelhas, vinda da boca do mecânico!!!!
e não ouvi dizer... ou alguém me veio contar... Está a perceber ???

Ou seja estás a confiar num mecânico que sabes que é aldrabão e que te disse que faz erros propositadamente?
enquanto aquele que tu pagas para te mexer na mota e sem teres prova nenhuma real estás a
desconfiar ?

Edgar escreveu:

mas vou falar com eles pessoalmente... isso vai acontecer, e é uma questão de tempo e oportunidade...
e depois logo se vê, e qual vai ser a resposta... e como vamos tratar disso publicamente ou não...

Se medires tu tens pelo menos para ti uma prova concreta do que realmente eles fizeram ou não.
Sem isso vai ser a tua suposição e palavra contra a deles

webmonstro escreveu:
... ... pois pode dar-se o caso de realmente haver desgaste mais rápido do que estás à espera.
Edgar escreveu:

Se for assim (que duvido muito) para o ano por esta altura, ou talvez antes... estamos cá para ver isso...
porque o condutor vai ser o mesmo e o andamento também Fui enganado ?? 353512

e o mesmo condutor que fez 39mil sem ajustar,
depois de mexerem, se fez 10mil dentro da tolerância foi muito Fui enganado ?? 353512


ABR Fui enganado ?? 919911

Podem ter moída a rosca, podem ter deixado a contra-porca mal apertada, podem não ter feito nada, podem ter esquecido uma perna de frango dentro do motor .... nunca se sabe qual a razão enquanto não verificares por ti mesmo ou por alguém da tua inteira confiança, aliás é um procedimento simples nestes motores, é bem mais trabalhoso nas 350 .

Nuno
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Edgar
Fui enganado ?? Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Fui enganado ?? Empty
MensagemAssunto: Re: Fui enganado ??   Fui enganado ?? Icon_minitimeTer Ago 02, 2011 11:22 am


Fui EU que ajustei as válvulas desta vez...
e fui eu que detectei aquilo fora da tolerância depois de fazer 12.500kms

Sou eu que ajusto a folga das valvulas...
http://www.clubextportugal.com/t220p15-registo-de-manutencao-xt-600-e#33330 Fui enganado ?? 37087


Aos 39 mil kms paguei para verificarem a folga das válvulas, porque não tinha uma chave de bocas 3mm
e o meu apalpa folgas começava nos 0,10mm e depois 0,15 ...0,20... 0.25
e paguei para fazerem isso porque confiava na oficina em questão...


entretanto comprei um apalpa folgas que começa nos 0,04 e vai de + 0,01 em 0,01 ideal para este trabalho...
e fiz uma chave de bocas de 3mm... para não ter que lá voltar... Fui enganado ?? 353512

e foi quando verifiquei esta cena Fui enganado ?? 964551



@Nuno
Amigo eu não emprenhei pelos ouvidos...
acho que percebeste mal...



ABR Fui enganado ?? 919911



Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
webmonstro
Fui enganado ?? Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Fui enganado ?? Empty
MensagemAssunto: Re: Fui enganado ??   Fui enganado ?? Icon_minitimeTer Ago 02, 2011 12:26 pm

Edgar escreveu:


Fui EU que ajustei as válvulas desta vez...
e fui EU que detectei aquilo fora da tolerância depois de fazer 12.500kms

Sou EU que ajusto a folga das valvulas...
http://www.clubextportugal.com/t220p15-registo-de-manutencao-xt-600-e#33330 Fui enganado ?? 37087


e paguei aos 39 mil kms para verificarem a folga das válvulas, porque não tinha uma chave de bocas 3mm
e o meu apalpa folgas começava nos 0,10mm e depois 0,15 ...0,20... 0.25
e paguei porque confiava na oficina em questão...

entretanto comprei um apalpa folgas que começa nos 0,04 e vai de + 0,01 em 0,01 ideal para este trabalho...
e fiz uma chave de bocas de 3mm... para não ter que lá voltar... Fui enganado ?? 353512

e foi quando verifiquei esta cena Fui enganado ?? 964551



@Nuno
Amigo eu não emprenhei pelos ouvidos...
acho que percebeste mal...

ABR Fui enganado ?? 919911




Há ok mea culpa , eu tinha percebido que tinhas lá ido duas vezes ajustar !
(realmente achei estranho vindo de ti)

Assim tá bem ! E eu faria o mesmo !



Um abraço


Nuno
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Gonçalo
Fui enganado ?? Star310
Gonçalo


Moto : CBR 600 RR

Fui enganado ?? Empty
MensagemAssunto: Re: Fui enganado ??   Fui enganado ?? Icon_minitimeDom Nov 27, 2011 10:35 pm

Edgar escreveu:
Boas...


Aos 39.658 kms paguei 24€ para me ajustarem a folga das válvulas num oficina da Yamaha Fui enganado ?? 964551

em quase 40mil kms tinha a folga dentro da tolerância, porque não foram mexidas durante 39658km, e segundo me disseram ainda estava bom mas deram um toque...

Agora em 12.530 kms tenho as válvulas fora da tolerância Suspect Suspect

Estavam assim (valores por baixo de "Folga Medida"):

. Folga Recomendada Folga Medida Folga Actual
Admissão entre 0,07 - 0,12 0,05 / 0,05 0,10 / 0,10
Escape entre 0,12 - 0,17 0,09 / 0,10 0,15 / 0,15



como é possível Fui enganado ?? 546328 Fui enganado ?? 680704 Fui enganado ?? 546328 Fui enganado ?? 680704

Alguém me pode explicar porquê?? Question Question Question Question Question Question Question Question




só me ocorre uma explicação possível...
ajustaram me a folga para o mínimo para ter que lá voltar em breve com o motor a bater de válvulas ou com a mota de reboque Fui enganado ?? 546328 Fui enganado ?? 546328
ou terei errado... nesta conclusão ????

mas não sei o que pensar... Fui enganado ?? 546328 Fui enganado ?? 680704 Fui enganado ?? 546328

talvez alguém me consiga dar uma explicação possível para o sucedido...


Dei com este problema na véspera de fazer 2250 kms em que o motor apanhou calores dos diabos...
sem a folga correcta não sei quais as consequências da dilatação do metal... por causa do calor ela teve que suportar...
o que poderia ter feito ao motor ???? Fui enganado ?? 546328

talvez não tivesse acontecido nada... visto que é uma motor à prova de bala Fui enganado ?? 122298


mas antes de chamar os bois pelos nomes...
vou meditar sobre o assunto e ouvir o máximo de opiniões que puder...


OBR Fui enganado ?? 919911

Boas, alguem e capaz de me explicar isso das folgas? onde e como se medem? que diferenças fazem na mota?
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Fui enganado ?? Empty
MensagemAssunto: Re: Fui enganado ??   Fui enganado ?? Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Fui enganado ??
Ir para o topo 
Página 1 de 4Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Fui enganado na Oficina da Riquexó do Montijo

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Revisões e Ajustes-
Ir para: