Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Fui enganado ??

Ir para baixo 
+10
Bruno Mourato
Nuno_Dias
Gonçalo
webmonstro
Pedro
javleitao
telmo nunes
fabian
Johnny_1056
Edgar
14 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
Edgar
Fui enganado ?? - Página 2 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Fui enganado ?? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Fui enganado ??   Fui enganado ?? - Página 2 Icon_minitimeSeg Nov 28, 2011 9:06 am

Gonças29 escreveu:


Boas, alguem e capaz de me explicar isso das folgas? onde e como se medem? que diferenças fazem na mota?

Vê isto que deve esclarecer as tuas duvidas

Spoiler:

Spoiler:

Spoiler:

Fui enganado ?? - Página 2 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Gonçalo
Fui enganado ?? - Página 2 Star310
Gonçalo


Moto : CBR 600 RR

Fui enganado ?? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Fui enganado ??   Fui enganado ?? - Página 2 Icon_minitimeSeg Nov 28, 2011 10:41 pm

Edgar escreveu:
Gonças29 escreveu:


Boas, alguem e capaz de me explicar isso das folgas? onde e como se medem? que diferenças fazem na mota?

Vê isto que deve esclarecer as tuas duvidas

Spoiler:

Spoiler:

Spoiler:

Fui enganado ?? - Página 2 919911

Nao entendi bem, mas heide ir pesquisar. obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Fui enganado ?? - Página 2 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Fui enganado ?? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Fui enganado ??   Fui enganado ?? - Página 2 Icon_minitimeTer Nov 29, 2011 12:22 am

Gonças29 escreveu:


Nao entendi bem, mas heide ir pesquisar. obrigado

Convém saber um pouco dos princípios mecânicos dos motores e explosão...

Principalmente do Motor a 4 tempos http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_de_Otto

Basicamente, vemos nesta imagem GIF umas coisas a abrir e fechar... são as válvulas, e com os kms têm tendencia a gastar-se e necessitarem de ser ajustadas como demonstro-se nos vídeos anteriores...

Fui enganado ?? - Página 2 4-Stroke-Engine


Fui enganado ?? - Página 2 Motor-4-Tempos
Fui enganado ?? - Página 2 Motor-4-Tempos-2
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Gonçalo
Fui enganado ?? - Página 2 Star310
Gonçalo


Moto : CBR 600 RR

Fui enganado ?? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Fui enganado ??   Fui enganado ?? - Página 2 Icon_minitimeTer Nov 29, 2011 11:09 pm


Sim eu percebo o principio de funcionamento do motor, então esse desajuste irá fazer gastar mais gasolina, certo? e o escape será mais descontrolado
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Fui enganado ?? - Página 2 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Fui enganado ?? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Fui enganado ??   Fui enganado ?? - Página 2 Icon_minitimeTer Nov 29, 2011 11:13 pm

Gonças29 escreveu:

Sim eu percebo o principio de funcionamento do motor, então esse desajuste irá fazer gastar mais gasolina, certo? e o escape será mais descontrolado

Não propriamente

Haverá um desacerto... mas é tudo muito rápido...

problema é quando parte uma válvula e depois parte o motor todo Fui enganado ?? - Página 2 2055744355
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Gonçalo
Fui enganado ?? - Página 2 Star310
Gonçalo


Moto : CBR 600 RR

Fui enganado ?? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Fui enganado ??   Fui enganado ?? - Página 2 Icon_minitimeTer Nov 29, 2011 11:26 pm


Pois essa parte é que eu não sabia. E qual será a diferença entre estar no minimo e no maximo? é que tem uns valores medios aconselhaveis e eles metem sempre no minimo como falam no topico, nao faz mal ao motor?
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Fui enganado ?? - Página 2 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Fui enganado ?? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Fui enganado ??   Fui enganado ?? - Página 2 Icon_minitimeTer Nov 29, 2011 11:39 pm

Ainda não sei Fui enganado ?? - Página 2 680704

Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Edgar
Fui enganado ?? - Página 2 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Fui enganado ?? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Fui enganado ??   Fui enganado ?? - Página 2 Icon_minitimeSeg Jul 09, 2012 11:31 pm

Voltamos com isto ao barulho
e agora não tenho duvidas Neutral fui comido por parvo Neutral


Vamos lá recapitular...


Aos 39.658 kms paguei 24€ para me ajustarem a folga das válvulas num oficina da Yamaha

e parti do principio que estavam afinadinhas... Fui enganado ?? - Página 2 546328

Aos 52.228 kms (depois de ter andado 12.530km) tinha a folga toda lixada... como se ninguém em 52mil tivesse lá mexido...


mas pronto...
a folga devia ter encontrado deveria situar-se entre 0,07 ~ 0,12 na Admissão
e tinha 0,05 / 0,05

no escape devia de ter entre 0,12 ~ 0,17
e tinha 0,09 / 0,10


Em 12.500 km a folga desapareceu Fui enganado ?? - Página 2 1130193320
porquê ????????????????????????? Fui enganado ?? - Página 2 680704
mas alem de desaparecer desceu para valores perigosos Fui enganado ?? - Página 2 1130193320



ficou tudo ajustado para 0,1 e 0,15

e agora depois de andar como andei... como tenho andado sempre...
fui aos Picos da Europa em 4 dias... tive um dia em que fiz 1400 km seguidos etc etc...

e fui verificar a folga novamente aos 61.349 km

ou seja andei 9.121 km depois da ultima afinação...

Foi a Fui enganado ?? - Página 2 303996 "surpresa das surpresas"... estava tudo igual na ganhou nem perdeu folga...
estava bom e com 0,1 e 0,15 tal e qual como tinha deixado da ultima vez Fui enganado ?? - Página 2 449138



Não tenho duvidas que fui comido e paguei um trabalho que não foi feito Neutral
isto não vai ficar assim e amanhã devo ir lá confronta-los com essa realidade...

e deixa ver o que dizem... Fui enganado ?? - Página 2 909462
e depois logo se vê qual o passo que vou dar Fui enganado ?? - Página 2 546328


Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Edgar
Fui enganado ?? - Página 2 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Fui enganado ?? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Fui enganado ??   Fui enganado ?? - Página 2 Icon_minitimeTer Jul 10, 2012 12:44 pm

Edgar escreveu:
... ...
e deixa ver o que dizem... Fui enganado ?? - Página 2 909462
e depois logo se vê qual o passo que vou dar Fui enganado ?? - Página 2 546328



Fui lá e acabei de chegar Fui enganado ?? - Página 2 353512

levei todos estes números e apresentei ao responsável e proprietário da oficina...


Tentaram com palavras caras mais uma cabeça duma XT e uma válvula explicar uma possível causa...

ora bem a explicação teria que fazer sentido... e não conseguiram explicar nada... Fui enganado ?? - Página 2 645491
tentaram inicialmente dizer que as válvulas acamaram durante esses kms... e que agora é que o motor está bem rodado e pronto para não desafinar mais Fui enganado ?? - Página 2 796959

10 minutos depois do inicio da conversa, ouvi a explicação que me parece aceitável...
e foi mais ou menos assim:
as válvulas não chegaram a ser ajustadas.... mas como já passaram 2 anos e tal... o que vamos fazer???
o queres que te diga ??


eu disse :
e eu paguei qual trabalho??

O "responsável":
o que queres que te diga depois deste tempo todo??



e educadamente a coisa terminou por ali... mas não acabou... e onde eu não for, mando dizer Fui enganado ?? - Página 2 130953

isto vai dar pano para mangas...
ai vai vai... deixa lá a cabeça arrefecer que eu já vou chamar os bois todos pelos nomes Fui enganado ?? - Página 2 353512
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Nuno_Dias
Fui enganado ?? - Página 2 Star310
Nuno_Dias



Fui enganado ?? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Fui enganado ??   Fui enganado ?? - Página 2 Icon_minitimeTer Jul 10, 2012 2:07 pm

Realmente....é triste ouvir relatos destes! Por uma módica quantia de vinte e poucos euros queimarem-se dessa forma. No fundo andam a passar atestados de burrice aos clientes. Ainda bem que deste seguimento!
Acho que sim que deves chamar os bois pelos nomes inclusivé dizer o nome da oficina e das pessoas se achares bem, e assim afastar potenciais clientes. Mas isto digo eu...Tb tive um caso chato com uma oficina da minha antiga scooter e não mencionei, oprque se resolveu ainda que fosse eu a pagar.
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Fui enganado ?? - Página 2 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Fui enganado ?? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Fui enganado ??   Fui enganado ?? - Página 2 Icon_minitimeTer Jul 10, 2012 4:35 pm



CONTINUA AQUI :Fui enganado na Oficina da Riquexó do Montijo Fui enganado ?? - Página 2 37087

é um tópico novinho em folha com um resumo feito Fui enganado ?? - Página 2 353512
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Bruno Mourato
Fui enganado ?? - Página 2 Star310
Bruno Mourato


Moto : Yamaha XT 660 Z Ténéré

Fui enganado ?? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Fui enganado ??   Fui enganado ?? - Página 2 Icon_minitimeSeg Mar 31, 2014 4:19 pm

Desculpem desenterrar este tópico agora mas a minha XT660Z tem agora 20.000 Kms ao fim de 3 anos e vi no manual que deveriam ser afinadas as válvulas de 20 em 20 mil Km, ou seja, agora.
Estou com medo de desmontar a mota toda para fazer eu isso em casa e fui perguntar ao concessionário quanto tempo levava a verificar a coisa e disseram-me cerca de 2h, ou seja, perto de 40€... Não queria gastar 40€ só para verificarem (ou dizer que verificaram) as válvulas mas também não me apetecia andar eu a inventar.
Que dizem? Deixo andar mais uns 10mil km e depois vou à oficina ou perco o medo, compro ferramenta e tento verificar eu a coisa?
Para já vou comprar óleo e filtro e fazer a mudança do óleo para começar a ganhar mais à vontade a mexer no bicho :)
Só mais uma coisa, a mota foi à Yamaha trocar óleo, filtro de óleo e de ar aos 16.000km. Mudo já o óleo ou não há problema em chegar aos 25.000 km?
Ir para o topo Ir para baixo
pedrof
Fui enganado ?? - Página 2 Star310
pedrof


Moto : Transalp 600

Fui enganado ?? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Fui enganado ??   Fui enganado ?? - Página 2 Icon_minitimeSeg Mar 31, 2014 4:34 pm

Mourato,

2 horas para o serviço, ou 2 horas desde que deixas lá a mota?

Não sei quais são as tuas relações com as ferramentas, mas eu também já verifiquei a folga nas da minha e não é nada de complicado.. o mais chato é mesmo o que tem que se desmontar até lá chegar. Esta operação deve ser feita com o motor completamente frio.

Se optares por colocar na oficina:
O ideal é deixares a mota de um dia para o outro, ou logo de manhã para fazerem a afinação à tarde. Por isso a questão que te coloquei no inicio.
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Mourato
Fui enganado ?? - Página 2 Star310
Bruno Mourato


Moto : Yamaha XT 660 Z Ténéré

Fui enganado ?? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Fui enganado ??   Fui enganado ?? - Página 2 Icon_minitimeSeg Mar 31, 2014 4:51 pm

Sim, tenho de deixar a mota de um dia para o outro. As 2h serão "apenas" o tempo para verificar e ajustar as válvulas.
Eu já encontrei na net manuais a explicar tudo tim-tim por tim-tim mas falta-me o apalpador e à-vontade para desmontar aquilo tudo...
E em relação à muda do óleo?
Ir para o topo Ir para baixo
pedrof
Fui enganado ?? - Página 2 Star310
pedrof


Moto : Transalp 600

Fui enganado ?? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Fui enganado ??   Fui enganado ?? - Página 2 Icon_minitimeSeg Mar 31, 2014 5:29 pm

Qual é o intervalo entre mudas de óleo indicado pela marca?
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Fui enganado ?? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Fui enganado ??   Fui enganado ?? - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Fui enganado ??
Ir para o topo 
Página 2 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Fui enganado na Oficina da Riquexó do Montijo

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Revisões e Ajustes-
Ir para: