Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Fui enganado ??

Ir para baixo 
+10
Bruno Mourato
Nuno_Dias
Gonçalo
webmonstro
Pedro
javleitao
telmo nunes
fabian
Johnny_1056
Edgar
14 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
Edgar
Fui enganado ?? - Página 3 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Fui enganado ?? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Fui enganado ??   Fui enganado ?? - Página 3 Icon_minitimeSeg Mar 31, 2014 7:58 pm

O intervalo da troca de óleo
depende da qualidade do mesmo e do tempo que está dentro do motor

ou seja nem sempre é necessário ter estes ou aqueles kms rodados
é um exercício de bom-senso  Fui enganado ?? - Página 3 645491 


sobre as verificação da folga das válvulas não pudemos generalizar


ABR  Fui enganado ?? - Página 3 919911 
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Bruno Mourato
Fui enganado ?? - Página 3 Star310
Bruno Mourato


Moto : Yamaha XT 660 Z Ténéré

Fui enganado ?? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Fui enganado ??   Fui enganado ?? - Página 3 Icon_minitimeTer Abr 01, 2014 8:06 am

pedrof escreveu:
Qual é o intervalo entre mudas de óleo indicado pela marca?
A marca indica 10.000 km mas como faço alguns kms em offroad o senhor da yamaha disse-me para trocar antes e a última troca foi feita com 6.000 km.
Acho que agora vou deixar chegar aos 25.000Km para o mudar com cerca de 9000km e aproveito para ir arranjando ferramenta até lá para verificar as válvulas.
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Mourato
Fui enganado ?? - Página 3 Star310
Bruno Mourato


Moto : Yamaha XT 660 Z Ténéré

Fui enganado ?? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Fui enganado ??   Fui enganado ?? - Página 3 Icon_minitimeTer Abr 01, 2014 8:08 am

Edgar escreveu:
O intervalo da troca de óleo
depende da qualidade do mesmo e do tempo que está dentro do motor

ou seja nem sempre é necessário ter estes ou aqueles kms rodados
é um exercício de bom-senso  Fui enganado ?? - Página 3 645491 


sobre as verificação da folga das válvulas não pudemos generalizar


ABR  Fui enganado ?? - Página 3 919911 

O óleo foi trocado há mais de 4000km mas ainda não está na mota há um ano.
Vou esperar até aos 25.000km para tratar de tudo lá em casa.
Se depois surgir mais alguma dúvida venho aqui tentar esclarecer.
Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
Johnny_1056
Fui enganado ?? - Página 3 Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Fui enganado ?? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Fui enganado ??   Fui enganado ?? - Página 3 Icon_minitimeTer Abr 01, 2014 10:24 am

brmourato escreveu:
Sim, tenho de deixar a mota de um dia para o outro. As 2h serão "apenas" o tempo para verificar e ajustar as válvulas.
Eu já encontrei na net manuais a explicar tudo tim-tim por tim-tim mas falta-me o apalpador e à-vontade para desmontar aquilo tudo...
E em relação à muda do óleo?

Boas;
A verificação e possível ajuste de folga das válvulas deve ser feito por alguém que está familiarizado com a operação. É uma operação bastante rigorosa.
Se não te sentes à-vontade para o fazer é preferível entregar o trabalho a alguém que o saiba fazer.
As consequências duma má afinação pode ter consequências graves.
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Mourato
Fui enganado ?? - Página 3 Star310
Bruno Mourato


Moto : Yamaha XT 660 Z Ténéré

Fui enganado ?? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Fui enganado ??   Fui enganado ?? - Página 3 Icon_minitimeTer Abr 01, 2014 11:50 am

Johnny_1056 escreveu:
brmourato escreveu:
Sim, tenho de deixar a mota de um dia para o outro. As 2h serão "apenas" o tempo para verificar e ajustar as válvulas.
Eu já encontrei na net manuais a explicar tudo tim-tim por tim-tim mas falta-me o apalpador e à-vontade para desmontar aquilo tudo...
E em relação à muda do óleo?

Boas;
A verificação e possível ajuste de folga das válvulas deve ser feito por alguém que está familiarizado com a operação. É uma operação bastante rigorosa.
Se não te sentes à-vontade para o fazer é preferível entregar o trabalho a alguém que o saiba fazer.
As consequências duma má afinação pode ter consequências graves.

Mas verificar a folga até um maçarico como eu consegue fazer certo? Se precisar de ser ajustado então deveria levar à yamaha?
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
Fui enganado ?? - Página 3 Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

Fui enganado ?? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Fui enganado ??   Fui enganado ?? - Página 3 Icon_minitimeTer Abr 01, 2014 1:44 pm

não é difícil só é preciso alguma ferramenta que dê para desapertar as contraporcas e o afinador

Para as contraporcas usa sempre uma de luneta ou de caixa nunca uma de bocas, para o outro terás que fazer uma chave, ou então se encontrares um parafuso chamado "robertson" que são usados normalmente na montagem de pavilhoes industriais
a cabeça dos parafusos têm a medida certa :

Fui enganado ?? - Página 3 Robertson_screw


e claro o apalpa-folgas
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Bruno Mourato
Fui enganado ?? - Página 3 Star310
Bruno Mourato


Moto : Yamaha XT 660 Z Ténéré

Fui enganado ?? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Fui enganado ??   Fui enganado ?? - Página 3 Icon_minitimeTer Abr 01, 2014 2:14 pm

Para já acho que vou comprar o apalpa-folgas para verificar a folga e depois se for necessário afinar penso no que fazer :)
Obrigado pela ajuda.
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Fui enganado ?? - Página 3 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Fui enganado ?? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Fui enganado ??   Fui enganado ?? - Página 3 Icon_minitimeTer Abr 01, 2014 2:39 pm

Boas


Os pernos dos martelos das válvulas dos 660cc de ultima geração é de fenda  Fui enganado ?? - Página 3 72632 

Fui enganado ?? - Página 3 17012009955




Mas o trabalho de ajuste ou verificação das valvulas na nova Tenere
passa por ter que retirar o radiador e deposito

por norma, como estamos com "a menina nas mãos" troca-se também o liquido do radiador


ABR
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Bruno Mourato
Fui enganado ?? - Página 3 Star310
Bruno Mourato


Moto : Yamaha XT 660 Z Ténéré

Fui enganado ?? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Fui enganado ??   Fui enganado ?? - Página 3 Icon_minitimeTer Abr 01, 2014 2:50 pm

Já via "algures" malta a dizer que não seria necessário tirar o radiador. Não sei se é mesmo assim porque ainda não tentei...
Como esta semana vai estar de chuva vou ver se tenho tempo para começar a estudar a coisa.
Obrigado e um abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
Johnny_1056
Fui enganado ?? - Página 3 Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Fui enganado ?? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Fui enganado ??   Fui enganado ?? - Página 3 Icon_minitimeTer Abr 01, 2014 2:56 pm

Boas;
Brmourato, desculpa lá mas não sei como dizer isto de modo mais fácil:
Então tu tens dúvidas sobre se hás-de mudar o óleo e queres pôr-te a verificar válvulas que é uma operação rigorosíssima e com tolerâncias na ordem das centésimas de milímetro?? Fui enganado ?? - Página 3 680704 
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Mourato
Fui enganado ?? - Página 3 Star310
Bruno Mourato


Moto : Yamaha XT 660 Z Ténéré

Fui enganado ?? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Fui enganado ??   Fui enganado ?? - Página 3 Icon_minitimeTer Abr 01, 2014 3:09 pm

Johnny_1056 escreveu:
Boas;
Brmourato, desculpa lá mas não sei como dizer isto de modo mais fácil:
Então tu tens dúvidas sobre se hás-de mudar o óleo e queres pôr-te a verificar válvulas que é uma operação rigorosíssima e com tolerâncias na ordem das centésimas de milímetro?? Fui enganado ?? - Página 3 680704 

Tenho feito sempre as revisões na marca "by the book" (espero eu) mas agora quero começar a fazer eu mais coisas em casa. A minha dúvida sobre mudar o óleo é para ter mais opiniões de malta como eu que faz as coisas em casa para poder decidir mais descansado.
Em relação a verificar as válvulas compreendo que que seja uma operação rigorosa mas usando um apalpador consigo verificar se estão dentro das tolerâncias ou não? Afinal é assim que todos fazem não é? Acredito que para afinar já seja preciso mais "conhecimento e experiência" mas se verificar que precisam de ser afinadas volto a montar tudo e levo à yamaha.
Ir para o topo Ir para baixo
Johnny_1056
Fui enganado ?? - Página 3 Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Fui enganado ?? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Fui enganado ??   Fui enganado ?? - Página 3 Icon_minitimeTer Abr 01, 2014 3:32 pm

Boas;
Brmourato, acho muito bem que comeces a realizar algumas operações de manutenção na tua moto. Tanto tu como qualquer outro motociclista, acho que faz parte da experiência de ter e usufruir duma moto.
A questão aqui é que, por aquilo que já escreveste, não me pareces nada à-vontade com a mecânica. E para fazer determinadas coisas, tem que se saber alguma coisa e ter certezas.
A mecânica não é nenhuma ciência oculta que só alguns iluminados divinos dominam, é uma coisa de seres humanos, mas como a grande maioria tem que ser feita por quem saiba.
Tal como todas as actividades profissionais ou não é sempre preciso sempre saber alguma coisa que a maioria não sabe. Certamente concordas que nem todos temos aptidões para todas as áreas e nunca conseguiríamos desempenhar todas as profissões, mesmo que à partida pareçam simples.

Eu não estou a afirmar que tu não consigas verificar a folga das válvulas. Só digo para te perguntares a ti mesmo se o sabes fazer?
Não é preciso ser cientista de foguetões, basta ter 3 chaves e um apalpa-folgas... Mas tens sensibilidade para o fazer.
Qualquer um pode pegar numa chave para desapertar um parafuso, mas garanto-te que há tantos que para o fazer acabam por o moer... Fui enganado ?? - Página 3 37087 

A moto está a funcionar correctamente??
Sentes as válvulas a bater??
Se está tudo bem, deixa-te de preocupações desnecessárias. Fui enganado ?? - Página 3 353512 
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Mourato
Fui enganado ?? - Página 3 Star310
Bruno Mourato


Moto : Yamaha XT 660 Z Ténéré

Fui enganado ?? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Fui enganado ??   Fui enganado ?? - Página 3 Icon_minitimeTer Abr 01, 2014 3:42 pm

Concordo com tudo o que dizes!  Fui enganado ?? - Página 3 294891 
Sou informático e apesar de encontrarmos tudo ou quase tudo com o google há muita coisa que só com experiência é que se lá vai.
Em relação ao meu à-vontade... A mexer no motor não tenho grande experiência, o mais relacionado que fiz foi trocar os escapes, remover o sensor de O2, mudar o filtro de ar e verificar o nível de óleo  Fui enganado ?? - Página 3 945103 ... Mas já fiz outras coisas na mota e agora o próximo passo seria o motor  Fui enganado ?? - Página 3 294891 
A mota está a funcionar correctamente mas como dizem para verificar de 20 em 20 mil.... E eu também nunca ouvi o barulho das válvulas a bater por isso também não sei que barulho procuro...
Ir para o topo Ir para baixo
Johnny_1056
Fui enganado ?? - Página 3 Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Fui enganado ?? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Fui enganado ??   Fui enganado ?? - Página 3 Icon_minitimeTer Abr 01, 2014 4:32 pm

brmourato escreveu:
Concordo com tudo o que dizes!  Fui enganado ?? - Página 3 294891 
Sou informático e apesar de encontrarmos tudo ou quase tudo com o google há muita coisa que só com experiência é que se lá vai.
Em relação ao meu à-vontade... A mexer no motor não tenho grande experiência, ...

brmourato escreveu:

E eu também nunca ouvi o barulho das válvulas a bater por isso também não sei que barulho procuro...

Acho que acabas de responder às tuas próprias dúvidas... Fui enganado ?? - Página 3 546328 

"Não sabe, não mexe!"
É uma regra de outro, tal como:
"Deixa fazer quem sabe!"
Ir para o topo Ir para baixo
ACordeiro
Fui enganado ?? - Página 3 Star310
ACordeiro


Moto : Xt600e -2002

Fui enganado ?? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Fui enganado ??   Fui enganado ?? - Página 3 Icon_minitimeTer Abr 01, 2014 4:50 pm

Concordando, em parte, com o Johnny_1056 acho que se não notas diferenças no barulho do motor não deves mexer nas válvulas. Agora podes bem verificar que estão dentro dos limites definidos pela Yamaha. Se não estiverem, claro mãos à obra. Se nunca tentares nunca vais conseguir. Isso não é nada difícil. Eu também nunca o tinha feito e com a ajuda do YouTube e dos mestres deste nosso fórum consegui. Na pior das hipóteses vais ter de fazer alguns kms ate à oficina mais próxima. Fui enganado ?? - Página 3 909462 

 Fui enganado ?? - Página 3 919911 
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Fui enganado ?? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Fui enganado ??   Fui enganado ?? - Página 3 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Fui enganado ??
Ir para o topo 
Página 3 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Fui enganado na Oficina da Riquexó do Montijo

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Revisões e Ajustes-
Ir para: