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| | grande revisão super té | |
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Autor | Mensagem |
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libertoluso
Moto : xtz 750
| Assunto: Re: grande revisão super té Qua Jun 29, 2011 4:24 pm | |
| ...E já agora aproveito para agradecer o interesse que têm demonstrado e os comentários e sugestões que têm oferecido. Como disse noutro post, todos são benvindos, todos são partilha que é afinal o objectivo deste clube.
Obrigado a todos e continuem, que eu também! | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: grande revisão super té Qua Jun 29, 2011 6:33 pm | |
| - libertoluso escreveu:
- Já está!
Braço oscilante pintado na cor original, rolamentos e retentores novos, pontos de lubrificação a massa substituidos, protecção e guia de corrente alternativas aplicadas, autocolante autocolado, agora é só devolver à sua sede no quadro:
Venha o freguês que se segue... Excelente aspecto também prefiro os alumínios limpos e na sua cor original se fosse uma Harley era tudo polido... agora numa STenere !! a coisa é outra !! | |
| | | lennoxlewis
| Assunto: Re: grande revisão super té Qua Jun 29, 2011 7:29 pm | |
| Bem, ficou de fábrica mesmo! Muito bom!
em que ponto vamos no progresso global da mota? 60%...70%....?
cumps | |
| | | libertoluso
Moto : xtz 750
| Assunto: Re: grande revisão super té Qua Jun 29, 2011 8:11 pm | |
| Ainda falta muito, rapaziada!
Por fazer:
- Montar novos tubos de travão de malha de aço à frente e rever todo o sistema; - Pastilhas frente e trás; - Óleo novo para a forqueta (15 dá melhor resultado que o de origem, 10); - Óleo novo e filtro no motor - Rever e resolver pequena fuga de óleo na tampa de alternador; - Rever rodas: rolamentos, raios, cardans e substituir o que for de substituir; - Kit transmissão: Cremalheira, pinhão e corrente; - Instalar novos piscas (ainda não sei quais, quanto mais pequenos, melhor); - Rever toda a instalação electrica e fazer as necessárias reparações; - Decapar e preparar para a nova pintura tudo o que é de pintar (depósito, cúpula, laterais de carenagem, tampas laterais, embelezadores de guarda lamas traseiro, guarda lamas dianteiro); - Pintar tudo; - Mandar executar autocolantes de acordo com desenho e colocá-los no sítio; - Montar a tralha toda de novo na pobre da alimária; - Acender uma velinha ao padroeiro dos motociclistas para que tudo funcione.
...Isto sem prejuízo de alguma outra alteração que me ocorra entretanto fazer...
Com este caderno de encargos, podem imaginar a percentagem do deve e do haver...
Abraço a todos | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: grande revisão super té Qua Jun 29, 2011 11:29 pm | |
| Boas... Difícil é começar agora cada vez deve ficar mais facil... mas não foi mencionado nada sobre a refrigeração ainda falta mais essa parte e etc... | |
| | | lennoxlewis
| Assunto: Re: grande revisão super té Qua Jun 29, 2011 11:51 pm | |
| Isso sao 3 semaninhas a rasgar pano!!! heheheh
Coragem, está a valer a pena acompanhar o topico!!!
Cumps | |
| | | Fortuna
Moto : XT12 - Man Edition
| Assunto: Re: grande revisão super té Qui Jun 30, 2011 11:40 am | |
| Vou resistir ao comer da pipoca mas tou curioso para ver o que vai sair daí. Em Agosto isso tá pronto para ires de férias | |
| | | libertoluso
Moto : xtz 750
| Assunto: Re: grande revisão super té Qui Jun 30, 2011 4:43 pm | |
| Pois é, malta... talvez em Agosto esteja pronta para as férias... mas não para as minhas, que as não terei. Talvez uns diazitos pelo Natal...
...E tens razão, Edgar, ainda terei de rever o circuito de refrigeração. Não tem fugas, mas já que estou com a mão na massa... E mudar o líquido muda-se sempre!
Abraço e boas curvas! | |
| | | Marco constantino
Moto : Yamaha XT 660Z ténéré + Yamaha TTR 250 Raid
| Assunto: Re: grande revisão super té Sex Jul 01, 2011 12:14 am | |
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| | | libertoluso
Moto : xtz 750
| Assunto: Re: grande revisão super té Qua Jul 06, 2011 3:56 pm | |
| Mais um bocadinho de engonhice: Já que tinha que mudar a cremalheira, aproveitei para dar também uma barrela no prato da dita. -Comecei por limpar a escovilhão a tinta velha: -Depois de limpo e desengordurado, aparelho próprio para alumínio: -Finalmente, duas demãos de preto mate: Uma vez pintado, era altura de montar a cremalheira. Como é conveniente usar freios de porca novos, experimentei fazer uns em chapa de cobre de 0,5 mm, que não resultaram mal e estéticamente contrastam bem: -Cremalheira aplicada, apertada e freada: -Já agora, aligeirei mais a proteção de cárter (abri mais furos, grandes e pequenos) e dei-lhe uma escovadela (sem polir): Vou ali num instante atacar as rodas e venho já... Boas curvas! | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: grande revisão super té Qua Jul 06, 2011 4:05 pm | |
| Boas o travamento das porcas parece ter ficado 5 estrelinhas... também vou ter que comprar uns ou seguir o teu exemplo... mas antes vou procurar por porcas frenadas como a nova XTZ660 Ténéré mas não sei se os pernos têm comprimento suficiente | |
| | | libertoluso
Moto : xtz 750
| Assunto: Re: grande revisão super té Qua Jul 06, 2011 4:20 pm | |
| Olá Edgar!
Para frenar depois de apertada podes sempre furar porca e perno e pôr freio de arame - como se faz na competição...
Abraço | |
| | | libertoluso
Moto : xtz 750
| Assunto: Re: grande revisão super té Qua Ago 24, 2011 4:26 am | |
| Olá a todos! A oportunidade tem sido escassa para prosseguir em ritmo de cruzeiro esta revisão. Mesmo assim, seguem umas coisinhas que entretanto consegui fazer. -Raios e rolamentos novos na roda traseira: Os rolamentos não teem grande ciência nem história, portanto nem documentei. Quanto aos raios, tinha dois partidos o que me motivou a substituí-los todos. Não há grande história aqui, a não ser que uso o método de retirar um a um, substituindo o velho pelo novo em vez de desenraiar totalmente a roda e enraiar do zero. É talvez mais fastidioso como faço, mas a roda fica quase desempenada à primeira, necessitando de pouca afinação para ficar no ponto: Enraiada e desempenada: -Reparação da tampa do porta objectos com lingueta de encaixe partida: Penso ser um problema comum nas super tés - as linguetas são frágeis e partem, como esta. Primeira bola a sair do saco: limpar e nivelar a zona da quebra, fazendo um rasgo na parede do reforço interior, assim: Depois, cortar em chapa de alumínio de 3mm uma lingueta nova, com unha de encaixe no rasgo que fizemos, como segue: Afina-se a forma e a dimensão da lingueta até ela encaixar na tampa e ficar com a medida aproximada da original: De seguida, recorremos à ajuda da resina epoxídica em barra, que se vende em qualquer loja de bricolage. Corta-se um pedaço de tamanho apropriado, mistura-se (usar pouco de cada vez, seca rápido) e aplica-se no local sobre a lingueta, preenchendo espaços vazios por baixo e reforçando por cima. Já que se está com a mão na massa, reforça-se pelo lado oco a lingueta de origem, fazendo uns furos na parede de reforço para o epoxy fazer âncora, conforme imagem. Cobre-se também com epoxy a parte saliente da lingueta, moldando rapidamente com os dedos a forma aproximada da lingueta original. Depois de bem endurecido e seco (algumas horas) pode-se aperfeiçoar a forma com limas apropriadas e pintar de preto. O resultado, se houver cuidado, fica muito próximo ao original e muito mais forte. Havendo vagar, podem forrar o interior da tampa com espuma de borracha de 10mm de espessura. Reduz o tilintar de peças soltas e protege peças frágeis. Basta usar o interior da própria tampa como molde. Aí está: umas tiras de fita adesiva de dupla face e está a tampa guarnecida que até parece de origem. Para já, é tudo. Vamos ver que tempo tenho a seguir para o que ainda falta... Abraço e boas curvas! | |
| | | mcordeiro
Moto : XT 660 R
| | | | libertoluso
Moto : xtz 750
| Assunto: Re: grande revisão super té Sex Set 16, 2011 12:47 am | |
| Continua o conta-gotas: - Roda da frente, travões, suspensão e comandos de novo montados no chassis já com rolamentos cónicos novos (caixas direção), tubos malha de aço novos, foles e guarda-pós novos na forqueta, óleos novos e sistema sangrado e pronto a funcionar. - Roda de trás enraiada, braço oscilante revisto e amortecedor traseiro de novo nos seus lugares. Pontos de massa lubrificados, rolamentos e retentores novos no braço oscilante, rolamentos e retentores novos no cubo, kit transmissão novo, retentor de veio do pinhão novo, tubo malha de aço novo, pastilhas novas, sangrado e pronto a funcionar. - A tarefa mais fastidiosa até agora: lixar, betumar e lixar novamente as superfícies a pintar. Com o tempo livre que disponho vão ser dias e dias de pó e lixarada. O que isto seca a garganta a um tipo........ Apesar de andar a conta-gotas, já esteve mais longe de acabar esta novela... Abraço e boas curvas! | |
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| Assunto: Re: grande revisão super té | |
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