Boa tarde malta!
Este ano as minhas férias de duas semanas foram ocupadas
a passear de mota, sozinho, pela costa portuguesa.Parti a 25 de Junho e regressei à Figueira a 7 de Julho!
Como as nossas XT dão bem para isso, o percurso dividiu-se entre estrada e fora de estrada. Principalmente nos dias em que atravessei a Costa Vicentina, a maioria da rota foi fora de estrada.
Para fazer esta aventura houve toda uma preparação da mota, de equipamentos, estudo dos percursos e sítios onde queria parar.
Para a mota começou logo na troca dos pneus, por uns Mitas E-07. Além disso, consegui encontrar no Custo Justo uma proteção de cárter CRC e na MultiMoto (em Oliveira de Azeméis) comprei umas proteções de punhos, da ZETA.
Ao nível de equipamento comprei umas botas TCX Track Evo, através de um anúncio do OLX, na cidade de Santarém, logo no dia da minha partida! Foi uma paragem obrigatória, almoçar em Santarém, no O Micas e a partir daí seguir com elas calçadas. Antes disto tudo, também comprei umas joalheiras ACERBIS Soft 3.0, muito fixes, recomendo!
O percurso foi feito com auxílio de rotas partilhadas no Wikiloc, recortes de ecrã do ViaMichelin, impressão e desenho do trajecto à mão. Depois cortei as folhas todas, dividi o percurso em dias e ao longo da viagem, tirava uma hora para "fitacolar" o roadbook do dia seguinte.
Com a ajuda de um colega do trabalho, consegui um roadbook F2R pela troca de um café e uma boa conversa com um motard já muito experiente, que deixou os roadbook e actualizou-se para o GPS.
Ao longo de toda a viagem fui fazendo um relatório diário, na minha página do facebook
Roadbook (hiperligação). Criei esta página de propósito para esta aventura, onde partilho a maioria das fotos tiradas ao longo destas semanas e conto sempre os episódios caricatos de cada dia.
É minha intenção, usar esta página para ir documentando as próximas aventuras também
Foi fantástico viajar sozinho por isso mesmo. Houve tantos episódios, não estava mesmo à espera. Coisas engraçadas como acabar a jogar setas com o funcionário do restaurante, onde jantei no dia anteiror. Ter uma colega de quarto um bocado assustadora, num dos hostels onde fiquei,
ou até conhecer um grupo de motards de Lisboa, ser convidado para beber um fino com eles e acabar a almoçar as melhores percebes da minha vida!No final as coisas não acabaram como era suposto. Queria terminar a visitar Évora e depois regressar calmamente, mas antes de chegar a Sagres comecei a sentir algum esforço a mota em pegar.
No dia em que dormi em Odemira senti demasiado essa dificuldade e ao mesmo tempo pareceu-me começar a ouvir a mota a xiar enquanto trabalhava.
No dia da partida, vi onde haveriam oficinas da Yamaha em Évora, ligo e falo com o mecânico. Ao explicar-lhe ele associou a ter o rolamento do motor de arranque prestes a gripar e disse que a mota poderia continuar a andar, mas sempre que tivesse o rolamento acoplado (com a mota a xiar), o motor de arranque também estaria a rodar e isso contribuiría para estragar as escovas.
Apresentou-me um orçamento de €600 para trocar o rolamento e o restante necessário e disse que se chegasse a ter de trocar todo o sistema de arranque, seriam mais €1000 de reparação. Outro problema foi o de precisar de 2 dias para que as peças chegassem, o que significava que só me poderia devolver a mota quando já estarei a trabalhar.
Com esta situação, regressei à Zambujeira do Mar e por lá fiquei durante 4 dias (3 noites) e fiz um bocado de praia, jantava sempre um bom peixe fresco e conheci umas pessoas incríveis!
Se tiverem curiosidade em saber acerca das aventuras e dos episódios especiais, podem consultar a página
Roadbook (hiperligação)Deixo-vos algumas fotografias, que me parecem as melhores disto tudo:
1) Pronto a partir
2) Arrábida - Setúbal: O contraste entre a serra à direita e a fila de árvores a separar a estrada do mar.
3) Ilha do Pessegueiro, depois de Porto Côvo
4) Passadiço de Vila Nova de Mil Fontes
5) Cais de entrada de barcos no mar, depois de um grande troço de terra batida castanha, mesmo colado ao mar.
6) Praia da Amália - A sul da Zambujeira do Mar
7) Pôr do sol na Zambujeira do Mar
8) Terrenos de pastagem
9) Estradão até ao fundo!
10) Paisagem a caminho da Praia da Amoreira
11) Castelo de Aljezur
12) Ribat Arrifana e as suas ruínas
13) Caminho em terra batida castanha/vermelha
14) Próximo caminho a seguir!
15) Queda da mota numa descida acentuada
16) Terra vermelha e os pinheiros a delimitarem a estrada
17) O contraste da terra com o mar é fabuloso!
18) Farol de Sagres
19) Praia do Tonel na Zambujeira do Mar - Quando regressei e terminei as minhas férias
20) Agora fico à tua espera!
Boas curvas!