Ora muito bem, sou o Tiago e tenho uma XT350 de 92. Basicamente para começar é isso.
Já ando a ler à uns meses aqui o fórum e até tenho utilizado dicas e tutoriais para fazer pequenos arranjos mas só agora é que vou começar a chatear a malta
Como
não consigo abrir tópicos na parte da oficina vou escrever aqui e os admins se quiserem depois apagam, se ficar muito mal
Então é o seguinte:
XT350 parada 12 anos debaixo de telha, lá convenci o papá a deixar trazer a bela de Lisboa para Coimbra.
Os arranjos que
paguei (já vão entender o porquê da coisa) foram:
-afinação das válvulas
-limpeza geral do motor
-limpeza dos carburadores
-montagem de toda a cablagem antiga
-afinação da corrente
levou
-bateria nova
-vela nova
-óleo 15w-50
-falanges novas de origem
-filtro de ar (homemade)
-filtro de óleo (Hiflow)
-outras coisas sem importância mecânica
Lá ficou a trabalhar. Meti-me no autocarro para Lisboa, atravessei o rio de comboio até Palmela e de lá voltei, com um sorriso de puto, na manhã de natal
pela A2 e A1 até Coimbra.
Logo no primeiro dia notei algo de estranho - ao sair de Palmela o relentim estava demasiado baixo e o mecânico abriu a entrada de gasolina ali para as 2500 rpm com estrangulador fechado (óbvio). Ora, quando paro nas portagens da 25 de Abril o raio do relento estava nas 4000rpm - nem ouvi a mulher a falar comigo. Parei e ajustei o parafuso - de volta às 2000/2500rpm.
No dia seguinte, motor frio, estrangulador aberto, dou o kick e a mota liga e morre de seguida. Dou o kick novamente mas desta vez acelero e está tudo ok - tiro a mão do acelerador e ela volta a morrer
Volto a ajustar o parafuso (com estrangulador fechado) e o motor volta ao normal. No entanto de 15 em 15 segundos +/- parece que se engasga, perde rpm e
quase vai abaixo.
De notar que os ajustes são de 3 e 4 voltas!!!! Algo que me parece estupidamente excessivo.
Lá vou eu dar a minha voltinha, paro no semáforo - rpm 3500/4000
tenho novamente de sair da mota e fechar o parafuso de entrada da gasolina E volta a soluçar como já disse em cima.
Portanto volto aqui:
- Citação :
- Os arranjos que paguei (já vão entender o porquê da coisa) foram:
Será que só paguei os arranjos vê-los é que está quéto?
Será que não limparam o carburador?
Será que abriram o motor e levaram o que era novo e meteram velho?
Será?
Era uma oficina que trata motas para cross, recomendada por uma pessoa que sei ser honesta....
A mota foi comprada pelo meu pai com 0Km e tem apenas 25,000Km, nunca lhe deu problemas deste género antes de ficar parada.
E os problemas não ficaram por aqui. Imagens valem mais que mil palavras por isso -
https://drive.google.com/file/d/0B7hAyLhXydIHbW9iUkhrZ2tIbnM/view?usp=sharing Ao longe
https://drive.google.com/file/d/0B7hAyLhXydIHQjhzWkV4TERaS2s/view?usp=sharing cabeça a correr oleo
https://drive.google.com/file/d/0B7hAyLhXydIHQXRCajAzSzhVZ28/view?usp=sharing outro angulo
https://drive.google.com/file/d/0B7hAyLhXydIHdEgtb3FVaWY2bjQ/view?usp=sharing uma das roscas que me parece comida
https://drive.google.com/file/d/0B7hAyLhXydIHQ3NoT2hwUHN1N2c/view?usp=sharing o parafuso dessa rosca
https://drive.google.com/file/d/0B7hAyLhXydIHUmZLYnJUZXJWX0k/view?usp=sharing outra rosca menos má
https://drive.google.com/file/d/0B7hAyLhXydIHOTM0bmdKSGNHZlU/view?usp=sharing o sol poente no cartão
Eles tiveram de mexer aqui certo??? Eu garanto que a mota não estava assim antes de ir para esta oficina. Já a tinha posto a trabalhar antes e não corria óleo. E tenho a certeza que aquela rosca não estava comida. O parafuso está bem.
Além de que o carburador fica constantemente cheio de gasolina por fora, onde está indicado nas setas desta imagem. Ainda não tenho nenhuma foto pq na altura passei um pano e limpei as gotas. https://drive.google.com/file/d/0B7hAyLhXydIHVTFCMXVLeEs1S2M/view?usp=sharing
Bem, a introdução foi uma daquelas em pêras mas espero que a malta da pesada me possa ajudar nesta aventura. O meu conhecimento de mecânica não é zero mas é limitado por isso perdoem qualquer coisa menos específica.
Um abraço a todos.