Muito se fala sobre a suspensão dianteira
uns lamentam-se da sua suavidade e tendência a afundar muito facilmente,
juntando a sua simplicidade e sem ajustes possíveis...
Outros questionam-se como melhor desempenho e performance!
Pois bem... eu sou da opinião que além de ser uma suspensão simples, ela absorve na perfeição todas as irregularidades, mantendo sempre o nosso conforto, sem nunca ser saltitantes no mau piso, o que facilita consideravelmente qualquer manobra de aceleração ou de travagem...
Como tal, procuro apenas manter a sua boa "saúde" e o seu bom funcionamento.
Segundo o manual do proprietário, a única manutenção resume-se a uma simples inspecção:
item nº18, "verifique o funcionamento e se existem fugas de óleo", de 10 em 10 mil kms
(clicar no spoiler)
- Spoiler:
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O óleo com o tempo parece perder características,
e a sua cor e o seu aspecto altera-se completamente...
Por isso acredito, que aja necessidade de se trocar o óleo de tempos a tempos...
mas também não sei qual é o intervalo que devemos usar.
Algumas XT's (as mais antigas)
têm um pequeno bujão de drenagem do óleo,
o que facilita a tarefa de trocar o óleo.
(ex: XT600 43F 1984/86)
As XT's mais recentes não têm este bujão,
e como tal o óleo terá de sair por cima,
e obviamente temos de desmontar a suspensão.
Desmontar a suspensão http://vadiodaxt.blogspot.pt/2010/10/desmontar-suspensao.html
Trocar os Foles http://vadiodaxt.blogspot.pt/2009/01/trocar-foles.html
Trocar o óleo da suspensão http://vadiodaxt.blogspot.pt/2010/10/trocar-o-oleo-da-suspensao.html
Montar molas progressivas (ver o final do post)
http://vadiodaxt.blogspot.pt/2010/10/suspensao.html
Substituir retentores ou guias (topico em construção)
http://vadiodaxt.blogspot.pt/2012/05/manutencao.html
Talvez seja uma ajuda para quem quer fazer isto pela 1ª vez