Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Manutenção da Suspensão da Frente... (XT600E)

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Edgar
Manutenção da Suspensão da Frente... (XT600E) Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Manutenção da Suspensão da Frente... (XT600E) Empty
MensagemAssunto: Manutenção da Suspensão da Frente... (XT600E)   Manutenção da Suspensão da Frente... (XT600E) Icon_minitimeSex Fev 19, 2016 2:36 am

Muito se fala sobre a suspensão dianteira
uns lamentam-se da sua suavidade e tendência a afundar muito facilmente,
juntando a sua simplicidade e sem ajustes possíveis...
Outros questionam-se como melhor desempenho e performance!

Pois bem... eu sou da opinião que além de ser uma suspensão simples, ela absorve na perfeição todas as irregularidades, mantendo sempre o nosso conforto, sem nunca ser saltitantes no mau piso, o que facilita consideravelmente qualquer manobra de aceleração ou de travagem...
Como tal, procuro apenas manter a sua boa "saúde" e o seu bom funcionamento.

Segundo o manual do proprietário, a única manutenção resume-se a uma simples inspecção:
item nº18, "verifique o funcionamento e se existem fugas de óleo", de 10 em 10 mil kms
(clicar no spoiler)

Spoiler:
Spoiler:
Spoiler:



O óleo com o tempo parece perder características,
e a sua cor e o seu aspecto altera-se completamente...
Por isso acredito, que aja necessidade de se trocar o óleo de tempos a tempos...
mas também não sei qual é o intervalo que devemos usar.


Algumas XT's (as mais antigas)
têm um pequeno bujão de drenagem do óleo,
o que facilita a tarefa de trocar o óleo.
(ex: XT600 43F 1984/86)

Manutenção da Suspensão da Frente... (XT600E) TIIp6M2SH9WyDX1XLULIWnUIADOhOp4PbG6YQvQ6-tQZU9CeG4SLbij95LBt_OqSbXio7W-uDVwNyw8sHQ67X15JXGXbzblqd7efPLchx-gLKNHTQqqU2PFWpo8jlJht66zLM0vNaEktT6Ved2_RGucufkz_f0qgKf2RFcqDeDYips107-WD3qRoU9NQWET6BEbYTDHYZinZ92toe68e0zOM-itvIUh8ky2KNEzXxccCZexxMFboaeFds6WZBrpGQp-w3vdHcVGGWuiuHAhZcQPdI7RdrbkCwL-6YzvE910rPdt3_MZGfWT1rDWIqhe20oQBh_0ecJRtwKBF5H-MwtNWgipKXsqFoU4_R1COHnimwn4SKLxFwU0yCGgZ1K53egnKT8II0k_dBF6cChQFW7X73cYixX9NLO2hRiCe_QlcapqmU6_QRVYPvo4vnbMxgMeEYohILfQEU9hCroa5m7pLA29aGLrTuNofRc1bhHmgjBNEBxRu8eBAX0tGQswhLOhs5GhF8NTLK5fcIeE2XuTs8JWmvutFE7sHx9r_Whu4ouWaGnO-vAy0bD9Jwzq2iU9fmw=w440-h329-no


As XT's mais recentes não têm este bujão,
e como tal o óleo terá de sair por cima,
e obviamente temos de desmontar a suspensão.


Desmontar a suspensão
http://vadiodaxt.blogspot.pt/2010/10/desmontar-suspensao.html

Trocar os Foles
http://vadiodaxt.blogspot.pt/2009/01/trocar-foles.html

Trocar o óleo da suspensão
http://vadiodaxt.blogspot.pt/2010/10/trocar-o-oleo-da-suspensao.html

Montar molas progressivas (ver o final do post)
http://vadiodaxt.blogspot.pt/2010/10/suspensao.html

Substituir retentores ou guias  (topico em construção)
http://vadiodaxt.blogspot.pt/2012/05/manutencao.html


Talvez seja uma ajuda para quem quer fazer isto pela 1ª vez Manutenção da Suspensão da Frente... (XT600E) 353512
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Foca
Manutenção da Suspensão da Frente... (XT600E) Star310



Moto : yamaha xt 600

Manutenção da Suspensão da Frente... (XT600E) Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção da Suspensão da Frente... (XT600E)   Manutenção da Suspensão da Frente... (XT600E) Icon_minitimeQui Abr 04, 2019 11:13 pm

Ola Edgar, tenciono fazer uma manutenção á suspensão da frente da minha XT600E, para a qual ja pedi um orçamento dos retentores e guarda pó de origem, mas fiquei baralhado. Tu mencionas que os retentores de origem tem as seguintes caracteristicas: 41 x 53 x 8/9,5
No orçamento que me deram, vem com a referência 3SP-23145-L0 ( que me parece a correta) e com a seguinte discrição: RETENTOR SUSP.(42-53-7,3) Manutenção da Suspensão da Frente... (XT600E) 546328
Será engano deles?
Onde é que eu posso confirmar essas características?
Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Manutenção da Suspensão da Frente... (XT600E) Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Manutenção da Suspensão da Frente... (XT600E) Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção da Suspensão da Frente... (XT600E)   Manutenção da Suspensão da Frente... (XT600E) Icon_minitimeSex Abr 05, 2019 4:11 pm

Foca escreveu:
Ola Edgar, tenciono fazer uma manutenção á suspensão da frente da minha XT600E, para a qual ja pedi um orçamento dos retentores e guarda pó de origem, mas fiquei baralhado. Tu mencionas que os retentores de origem tem as seguintes caracteristicas: 41 x 53 x 8/9,5
No orçamento que me deram, vem com a referência  3SP-23145-L0 ( que me parece a correta) e com a seguinte discrição: RETENTOR SUSP.(42-53-7,3) Manutenção da Suspensão da Frente... (XT600E) 546328
Será engano deles?
Onde é que eu posso confirmar essas características?
Obrigado


Boas...

42-53-7,3
Isso não dá...
por causa do 42 pois o tubo da suspensão é 41
e o 7,3 da altura teria que levar uma anilha, que não faz qualquer sentido meter

Isso é melhor mandá-los ir à m...da Manutenção da Suspensão da Frente... (XT600E) 296550

os rententores de origem são baratos (abaixo dos 10€ o par)
ou se comprar-mos da TourMax que são os mesmos que a Yamaha vende são uns 7 ou 8 € o par

Por isso nem vale a pena inventar por parte das oficinas
ou meter retentores doutra marca que custam uns 20€ o par e são de qualidade inferior

Tens aqui um tutorial sobre isso
e também tem umas dicas no inicio de como tentar recuperar um retentor que perde óleo

https://vadiodaxt.blogspot.com/2018/06/trocar-os-retentores-da-suspensao.html


Boa-sorte
ABR Manutenção da Suspensão da Frente... (XT600E) 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Foca
Manutenção da Suspensão da Frente... (XT600E) Star310



Moto : yamaha xt 600

Manutenção da Suspensão da Frente... (XT600E) Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção da Suspensão da Frente... (XT600E)   Manutenção da Suspensão da Frente... (XT600E) Icon_minitimeSex Abr 05, 2019 7:51 pm

Pois, mas esta indicação vem de uma oficina que é representante da yamaha ( não sei se posso por aqui o nome da oficina/loja?), por isso ja nem sei se vale a pena argumentar com eles Manutenção da Suspensão da Frente... (XT600E) 130953 . Consegues me indicar alguma casa onde possa comprar á confiança?
A minha intenção é trocar o óleo, pois não sei se alguma vez foi trocado, efectuar uma limpeza e verificar o estado geral da suspensão. Ela esta a funcionar bem, tive uma bainha que perdia um bocadinho de óleo, mas com uma limpeza que fiz no retentor tem se aguentado seca. No entanto, julgo que ao mexer nela é melhor trocar os retentores.
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Manutenção da Suspensão da Frente... (XT600E) Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Manutenção da Suspensão da Frente... (XT600E) Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção da Suspensão da Frente... (XT600E)   Manutenção da Suspensão da Frente... (XT600E) Icon_minitimeSáb Abr 06, 2019 12:15 am

Eu também fui comprar uns na Yamaha Oficial (Botas de Sesimbra)
e também me venderam uns de dimensões erradas...
mas dei com o problema antes de iniciar o trabalho...

Na altura comprei isto na Honda do Barreiro
visto que estes retentores são comuns em muitas motas japonesas

actualmente esse stand da Honda fechou por má gestão Neutral

Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Foca
Manutenção da Suspensão da Frente... (XT600E) Star310



Moto : yamaha xt 600

Manutenção da Suspensão da Frente... (XT600E) Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção da Suspensão da Frente... (XT600E)   Manutenção da Suspensão da Frente... (XT600E) Icon_minitimeDom Abr 07, 2019 9:26 pm

Foi precisamente essa oficina que me deu essa referência, ainda vou enviar um email a questionar aquelas medidas.
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Manutenção da Suspensão da Frente... (XT600E) Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Manutenção da Suspensão da Frente... (XT600E) Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção da Suspensão da Frente... (XT600E)   Manutenção da Suspensão da Frente... (XT600E) Icon_minitimeSeg Abr 08, 2019 12:37 pm

Foca escreveu:
Foi precisamente essa oficina que me deu essa referência, ainda vou enviar um email a questionar aquelas medidas.

Pois... Neutral Neutral

esse botas é uma "mota sem travões"
excelente numas coisas e depois falha em pequenos (mas importantes) pormenores


E não é que à segunda vez voltou-me a dar uns retentores enganados
a dizer que era de origem e tal... e bla bla...
Embora tivesse as medidas, mas não tinha o lábio que limpa o pó
ou seja, era um retentor para estar num veio fixo tipo os eixos das rodas

Manutenção da Suspensão da Frente... (XT600E) 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Foca
Manutenção da Suspensão da Frente... (XT600E) Star310



Moto : yamaha xt 600

Manutenção da Suspensão da Frente... (XT600E) Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção da Suspensão da Frente... (XT600E)   Manutenção da Suspensão da Frente... (XT600E) Icon_minitimeSeg Abr 08, 2019 10:37 pm

Já enviei para la um email, questionei se era erro deles, estou á espera de resposta Manutenção da Suspensão da Frente... (XT600E) 89286 .
Entretanto contactei com a motobelas, dizem que tem em stok, assim que puder vou la passar.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Manutenção da Suspensão da Frente... (XT600E) Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção da Suspensão da Frente... (XT600E)   Manutenção da Suspensão da Frente... (XT600E) Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Manutenção da Suspensão da Frente... (XT600E)
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Manutenção da minha "TêVê" XT600E
» Revisão SUSPENSÃO da FRENTE
» Molas da suspensão da frente muito moles
» Rebaixar ou subir a suspensao frente/traz
» Como substituir retentores da suspensão da frente na XT 600 E ??

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Revisões e Ajustes-
Ir para: