Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 GPS Garmin 60 Cx

Ir para baixo 
5 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Ramone
GPS Garmin 60 Cx Star310
Ramone


Moto : Suzuki DR 350; Yamaha TW 125

GPS Garmin 60 Cx Empty
MensagemAssunto: GPS Garmin 60 Cx   GPS Garmin 60 Cx Icon_minitimeSeg Dez 28, 2015 5:37 pm

Boas amigos.
Adquiri recentemente este aparelho, com o qual tenho andado no guiador da mota (embora antigo e comprado pelo OLX,nunca tinha sido usado) e ate já consigo gravar alguns trajetos, mas de resto, não percebo nada daquilo.
Tão pouco percebo qual a diferença de um trajeto e de uma rota ! GPS Garmin 60 Cx 1130193320
Passo a explicar, gostava apenas de poder transferir os trajetos ou "tracks" para um computador (um amigo falou-me de uma programa chamado GPSies, mas penso que existam vários) para ver no mapa/earth e guardá-los ou partilhá-los e também o inverso, isto é, desenhar um trajeto no map/earth e passa-lo para o GPS para o poder seguir...mas tudo me parece complicadíssimo !!! e o CD que trás com o programa "MapSource" não se consegue usar.
Alguém que tenha este aparelho pode dar algumas dicas ? Agradeço GPS Garmin 60 Cx 964551
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
GPS Garmin 60 Cx Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

GPS Garmin 60 Cx Empty
MensagemAssunto: Re: GPS Garmin 60 Cx   GPS Garmin 60 Cx Icon_minitimeSeg Dez 28, 2015 7:20 pm

Boas tracks ou trajecto é uma série de pontos que se segue, uma rota é quando se coloca im destino e o aparelho indica as direcções
Penso que o mapsource está descontinuado e o seu sibstituito é o basecamp que pode ser descarregado do site da garmin
Com esse programa podes transferir os tracks para o aparelho
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Ramone
GPS Garmin 60 Cx Star310
Ramone


Moto : Suzuki DR 350; Yamaha TW 125

GPS Garmin 60 Cx Empty
MensagemAssunto: Re: GPS Garmin 60 Cx   GPS Garmin 60 Cx Icon_minitimeSeg Jan 04, 2016 2:34 pm

Obrigado pela info.

De facto, já descarreguei o Basecamp para o meu portátil e mal liguei o GPS (o qual tem que se ligar também através das definições - interface e depois carregar no "mass storage..." que ele descarrega logo para o basecamp.

Mas o que vejo no basecamp é exatamente o mapa igual ao que tenho no GPS. Gostava de ver os meus tracks gravados por cima do googleearth ou qualquer outro mapa/satélite, mas talvez seja uma questão de tentar explorar mais as potencialidades do programa.
Gostava também de gravar os meus tracks fora do GPS para não sobrecarregar a memória e isso não sei se consigo através desse Basecamp.
Gostava também de ter uma cartografia atualizada no GPS mas já me disseram que podia descarregar o mapa topográfico de Portugal no site TOPO LUSITANIA mas avisou-me logo que precisava de colocar outro cartão com mais memória !!!

Sei que o Guerra da Trailout sabe mais qualquer coisa sobre o Basecamp e até já me deu umas dicas...haverei de o voltar a "melgar" mais um pouco quando nos encontrarmos ehehehe!

Enfim, um admirável mundo novo !!! GPS Garmin 60 Cx 1130193320 GPS Garmin 60 Cx 964551
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
GPS Garmin 60 Cx Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

GPS Garmin 60 Cx Empty
MensagemAssunto: Re: GPS Garmin 60 Cx   GPS Garmin 60 Cx Icon_minitimeSeg Jan 04, 2016 2:38 pm

Eu já desisti da Garmin à uns anos devido ao preço e falta de facilidade de utilização quando comparado com smartphones e por isso não sei muito bem como fazer isso, mas penso que no basecamp dá para transferires os tracks e sobrepor ao mapa ou exportas para GPX e abres o ficheiro no google earth

Se explorares a memória/cartão do aparelho deves ver lá os tracks em alguma pasta
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Nuno_Dias
GPS Garmin 60 Cx Star310
Nuno_Dias



GPS Garmin 60 Cx Empty
MensagemAssunto: Re: GPS Garmin 60 Cx   GPS Garmin 60 Cx Icon_minitimeSeg Jan 04, 2016 3:06 pm

Ramone escreveu:
Obrigado pela info.

De facto, já descarreguei o Basecamp para o meu portátil e mal liguei o GPS (o qual tem que se ligar também através das definições - interface e depois carregar no "mass storage..." que ele descarrega logo para o basecamp.

Mas o que vejo no basecamp é exatamente o mapa igual ao que tenho no GPS. Gostava de ver os meus tracks gravados por cima do googleearth ou qualquer outro mapa/satélite, mas talvez seja uma questão de tentar explorar mais as potencialidades do programa.
Gostava também de gravar os meus tracks fora do GPS para não sobrecarregar a memória e isso não sei se consigo através desse Basecamp.
Gostava também de ter uma cartografia atualizada no GPS mas já me disseram que podia descarregar o mapa topográfico de Portugal no site TOPO LUSITANIA mas avisou-me logo que precisava de colocar outro cartão com mais memória !!!

Sei que o Guerra da Trailout sabe mais qualquer coisa sobre o Basecamp e até já me deu umas dicas...haverei de o voltar a "melgar" mais um pouco quando nos encontrarmos ehehehe!

Enfim, um admirável mundo novo !!! GPS Garmin 60 Cx 1130193320 GPS Garmin 60 Cx 964551

Não é fácil. Eu adquiri um recentemente mas o CSX que leva cartão de memória. Nao sei se é o caso do teu.
Mas consegues guardar os tracks no basecamp salvo erro. Não tens que os ter todos no GPS.
Depois de atinares com aquilo não te vai parecer tão dificil. Falo por mim que sou um nabo nisso. Mas umas pesquisas e umas dicas de amigos consegui no passeio de Natal levar um track e conseguimos efectuar, embora tenha tido ajuda de pessoas mais experientes.
Basicamente funciona assim:
Os tracks têm que ter no maximo 500 pontos. Se tiveres um track com mais do que isso ele ao transferir p o gps vai transferir só parte do mesmo.
Podes: Reduzir o track p 500 pontos no basecamp ou noutro. Mas ha duas formas de o fazer. Tem que ser um que não corte percurso. Nao me lembro do termo técnico.
Podes: mudar o nome do track para "EVENT LOG" Assim mesmo com maiusculas e ele transfere salvo erro como rota e ficas com o track no mapa.

Posse estar errado, porque só andei a fazer isso uma vez...mas não há-de estar muito longe. Eu também precisava de umas aulas técnicas sobre isso.

Ha dias a TrailOut juntamente com o Guru da navegação "Luís Lourenço" acho que deram um workshop sobre isso. Pena que não pude ir. Se houver outro lá estarei.
Ir para o topo Ir para baixo
Ramone
GPS Garmin 60 Cx Star310
Ramone


Moto : Suzuki DR 350; Yamaha TW 125

GPS Garmin 60 Cx Empty
MensagemAssunto: Re: GPS Garmin 60 Cx   GPS Garmin 60 Cx Icon_minitimeSeg Jan 04, 2016 4:01 pm

Eis a prova de que afinal estes Garmin (e certamente os GPS topográficos em geral) não são assim tão fáceis de utilizar !!!
Inicialmente ainda pensei que era eu que era muito burro, mas depois ponderei ao ver que o "Livro de Instruções" do aparelho tinha 100 páginas GPS Garmin 60 Cx 546328
Nuno Dias, o meu, que é o Cx também tem cartão de memória mas com pouca memória, é um Micro SD com 64 MB, razão pela qual, segundo me disseram, não aceita um mapa topográfico de Portugal !!!
Só ontem consegui descarregar o Basecamp para o meu portátil (porque tinha de se descarregar primeiro um programa, para depois se descarregar o programa que permitia fazer o download do programa Rolling Eyes perdoem-me os informáticos, mas eu que sou um leigo, considero que a informática ainda tem muito a evoluir no sentido da facilidade de utilização (o utilizador quer lá saber dos programas, o computador que os procure; o utilizador quer é as coisas a andar e resolvidas !!! GPS Garmin 60 Cx 449138 ).
Estou portanto, ainda a explorar as potencialidades de tal programa ! Também acho que tudo é difícil enquanto não aprendemos a fazer ...
Os 500 pontos dos tracks (que penso tenhas sido tu a dizer-me pois também participei do passeio a Montargil) é outro mistério para mim; ou seja, se eu estiver a desenhar um track por exemplo, com 300 kms e muito sinuoso, certamente os 500 pontos não chegam! então como é que eu sei qual a contagem de pontos que o aparelho está a fazer ? e tem um alarme ao chegar aos 490 por exemplo Question sim, para se poder fechar aquele troço e iniciar outro, i think so !
E quando eu quiser descarregar um track com 1200 pontos por exemplo, não aceita, aceita mas avisa que faz a redução, como é ? Cada vez mais misterioso (e a leitura do livrinho não ajuda !!!!!!)
Respondendo à tua questão do Workshop da Trailout, eu participei e gostei bastante mas na verdade, baseou-se essencialmente na navegação por roadbook sobre a qual o amigo Luís Lourenço é expert.
Agora precisávamos era de um workshop sobre aparelhinhos de GPS destes por alguém que verdadeiramente os domine. Eu por mim falo e pagava para aprender ! GPS Garmin 60 Cx 964551 GPS Garmin 60 Cx 12626
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
GPS Garmin 60 Cx Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

GPS Garmin 60 Cx Empty
MensagemAssunto: Re: GPS Garmin 60 Cx   GPS Garmin 60 Cx Icon_minitimeSeg Jan 04, 2016 4:12 pm

Por esses mesmos limitações e dificuldades é que passei a usar smartfone e não o garmin  GPS Garmin 60 Cx 89286
Para reduzires o track para 500 pts tens de usar um programa para fazer essa redução e perde sempre qualidade

Aconselho programa "gps trackmaker" ou o "compgps land "

para tracks longos tens de os dividir em vários de 500 pts cada !

NO Wikiloc quando descarregas um track tens a opção de o reduzir logo para 500 pts

Não conheço bem esse modelo mas num Garmin mais antigo que tive em modo de gravação se estiver em modo FULL ele enche e para de adicionar pontos ,em modo "Wrap" ele vai reduzindo o track quando enche
salvo erro há um modo de adicionar um track de forma automática
quando enche um
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Nuno_Dias
GPS Garmin 60 Cx Star310
Nuno_Dias



GPS Garmin 60 Cx Empty
MensagemAssunto: Re: GPS Garmin 60 Cx   GPS Garmin 60 Cx Icon_minitimeSeg Jan 04, 2016 4:47 pm

webmonstro escreveu:

NO Wikiloc quando descarregas um track tens a opção de o reduzir logo para 500 pts

Sim o Wikiloc faz isso já! Mas tem lá duas opções e uma delas é para comprimir o track todo! Que é o que interessa. GPS Garmin 60 Cx 353512 (sem cortar pontos)

Relativamente á memória, um mini sd de 4 ou mais gb é barato e resolves o problema facilmente.


Por exemplo, esse track a Montargil tinha 2000 pontos (ida e volta cerca de 300 kms). E eu leigo, quando tentava passar p o gps atraves do basecamp ele apenas passava parte dele (os tais 500 pontos apenas) e dava mensagem de #truncated#. Até que tive a felicidade de me o enviarem já dividido. Aí tem que se ir ás opções e colocar em modo "visivel no mapa" e vai aparecer depois no ecrã inicial. Aí como ele vem dividido podes escolher as cores e o que pretendes fazer. NJo caso Montargil escolhi uma cor para ir do Montijo a Montargil e o resto noutra cor. Mas até podia ter escondido o que não interessava.
Ja o gravar percursos, penso que basta no final optar por "gravar trajecto" e o mesmo deve ficar registado no GPS.

Mas sim...não conhecendo outros GPS estes não são intuitivos, apenas posso garantir que bons e resistentes são!

Eu também pagava umas bejecas para um workshop da coisa.
Ir para o topo Ir para baixo
Ramone
GPS Garmin 60 Cx Star310
Ramone


Moto : Suzuki DR 350; Yamaha TW 125

GPS Garmin 60 Cx Empty
MensagemAssunto: Re: GPS Garmin 60 Cx   GPS Garmin 60 Cx Icon_minitimeSeg Jan 04, 2016 5:39 pm

Já estamos a aprender qq coisa com a troca de ideias !

O Wikiloc parece-me que é só para Android ou IOS ou seja, telemóveis (que consomem muita bateria qdo em utilização GPS, penso eu).

Sim Nuno, eu gravar trajetos sei, basta ir à opção trajetos, registo on, e começa logo a gravar, depois vou à página de computador de viagem e faço o reset aos kms para poder registar esses dados (parece-me que se não o fizer está sempre a acumular independentemente do registo de trajetos); no fim não me posso esquecer de ir ao registo de trajetos dar o mesmo por terminado, gravar e não esquecer de colocar o registo off, senão continua sempre a gravar (penso que será assim que se gravará um percurso maior por segmentos).

Mas isto é o básico, penso eu, e muito haverá para saber fazer. Gostava de fazer o inverso, descarregar um track e segui-lo, assim como desenhar um track em mapa ou "earth" e passa-lo para o GPS e segui-lo.

Vou sugerir ao Diogo Guerra um workshop desta natureza GPS Garmin 60 Cx 964551

Ir para o topo Ir para baixo
Nuno_Dias
GPS Garmin 60 Cx Star310
Nuno_Dias



GPS Garmin 60 Cx Empty
MensagemAssunto: Re: GPS Garmin 60 Cx   GPS Garmin 60 Cx Icon_minitimeTer Jan 05, 2016 8:59 am

Ramone escreveu:
Já estamos a aprender qq coisa com a troca de ideias !

O Wikiloc parece-me que é só para Android ou IOS ou seja, telemóveis (que consomem muita bateria qdo em utilização GPS, penso eu).

Sim Nuno, eu gravar trajetos sei, basta ir à opção trajetos, registo on, e começa logo a gravar, depois vou à página de computador de viagem e faço o reset aos kms para poder registar esses dados (parece-me que se não o fizer está sempre a acumular independentemente do registo de trajetos); no fim não me posso esquecer de ir ao registo de trajetos dar o mesmo por terminado, gravar e não esquecer de colocar o registo off, senão continua sempre a gravar (penso que será assim que se gravará um percurso maior por segmentos).

Mas isto é o básico, penso eu, e muito haverá para saber fazer. Gostava de fazer o inverso, descarregar um track e segui-lo, assim como desenhar um track em mapa ou "earth" e passa-lo para o GPS e segui-lo.

Vou sugerir ao Diogo Guerra um workshop desta natureza  GPS Garmin 60 Cx 964551


O wikiloc, penso (não conheço) dá para fazer tracks e enviar para o GPS....alguém me corrija se estiver enganado...

O descarregar o track e seguir (tal como fizemos para Avis) é relativamente fácil. Com um pouco de insistência e através do basecamp consegue-se fácil. Imagina que tens o ficheiro no mail. Salvas p onde entenderes. Como já tens o basecamp instalado, abres o ficheiro no basecamp. Aparece logo no mapa o trajecto (por norma numa cor). Daí é só transferir p o gps, com as tais condicionantes dos pontos.

Mas sim, um workshop era o ideal. Problema é que nem toda a gente usa os mesmos GPS's...mas alguém saberá como usar e provavelmente o Guerra deverá ter conhecimentos (ele ou alguém) para uma coisa dessas.
Eu alinho!
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
GPS Garmin 60 Cx Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

GPS Garmin 60 Cx Empty
MensagemAssunto: Re: GPS Garmin 60 Cx   GPS Garmin 60 Cx Icon_minitimeTer Jan 05, 2016 9:16 am

O wikiloc é um "depósito" de tracks online que permite partilhar os tracks que fazemos , assim toda a gente consegue aceder e descarregar o track que fizemos anteriormente

Por exemplo , este é o track do passeio no próximo doa 9 , feito pelo Paulo Neto:

http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=11850250

Quando se abre a página existe a opção de descarregar o track para o nosso computador , nessa altura podes escolher o formato e um dos formatos é já "reduzido" para os tais 500 pts


O Material garmin (o hardware) é bom (mas caro) mas o software deixa muito a desejar , ainda por cima o sistema deles é fechado não deixando que outras pessoas escrevam programas para eles , embora existem outros programss que servem para transferir de e para o computador, depois a manipulação no próprio aparelho é muito "atabalhoada"

Outro problema é que os aparelhos "outdoor" como o 60 e 62 não estão completamente adaptados para uso em moto e os modelos para moto (zumo p.ex) estão mais virados para estrada do que off-road

Entretanto com a evolução dos smartfones e sua baixa de preço, muita gente (eu inclusíve) optou por usar esta solução

Entretanto e voltando ao tópico

Se estiveres confortável com o inglês , aqui tens ums dicas para usos do 60 em moto :

http://advrider.com/index.php?threads/setting-up-a-garmin-76-or-60-series-gps.907105/
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Ramone
GPS Garmin 60 Cx Star310
Ramone


Moto : Suzuki DR 350; Yamaha TW 125

GPS Garmin 60 Cx Empty
MensagemAssunto: Re: GPS Garmin 60 Cx   GPS Garmin 60 Cx Icon_minitimeTer Jan 05, 2016 10:33 am

É isso mesmo amigo "Webmonstro" de facto o Wikiloc, onde já me registei, parece ser muito fácil pois o trilho cujo link anexaste, diz lá "baixar" e indica logo quantos pontos o percurso (796 pontos), diz que foi desenhada sobre o mapa (e não no terreno), tem e as opções se quer reduzido a 500 pontos ou se em vários segmentos de até 500 pontos e se é para baixar para arquivo/Google earth/GARMIN/Iphone/Android.
Se tivesse agora ligado o GPS ao computador passava o track para o mesmo - assim já começa a parecer fácil. GPS Garmin 60 Cx 122298

Gosto deste GPS pelo seu aspeto robusto e bom para andar montado no guiador e já que o adquiri recentemente (embora algo antigo, estava novo na caixa sem nunca ter sido usado e custou-me 100 euritos), independentemente de ter smartphone, quero mesmo fazer uso do dito GPS.

Mas já começo a perceber como é que a "coisa" funciona ! GPS Garmin 60 Cx 294891

Estava aqui a pensar noutra coisa, se para usar em moto mereceria mesmo a pena ter um mapa topográfico, pois se calhar em termos de visualização rápida (pelo canto do olho pois não convém distrações !) deve ser mais fácil de ver só a seta preta por cima da risca vermelha do que uma série de grafismos (embora o mapa que vem no meu identifique cursos de água e algumas localidades e estradas).

Bom, de qualquer modo, sempre vos agradeço as vossas muito úteis dicas. Esperemos debater estas e outras questões em um qualquer próximo passeiozito GPS Garmin 60 Cx 268840
Ir para o topo Ir para baixo
webmonstro
GPS Garmin 60 Cx Star310
webmonstro


Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

GPS Garmin 60 Cx Empty
MensagemAssunto: Re: GPS Garmin 60 Cx   GPS Garmin 60 Cx Icon_minitimeTer Jan 05, 2016 11:02 am

Ramone escreveu:


Estava aqui a pensar noutra coisa, se para usar em moto mereceria mesmo a pena ter um mapa topográfico, pois se calhar em termos de visualização rápida (pelo canto do olho pois não convém distrações !) deve ser mais fácil de ver só a seta preta por cima da risca vermelha do que uma série de grafismos (embora o mapa que vem no meu identifique cursos de água e algumas localidades e estradas).


Eu não gosto muito dos pmapas topográficos , usei-os no tempo em que não havia mais nada, e cheguei a fabricar mapas com elevado contraste descarregados do google street, mas neste momento uso os mapas Open Street Maps , os OSM são grátis e têm praticamente todas as estradas e grande parte dos estradões, não sendo demasiado complexos e confusos. Também não gosto dos mapas de vista real (imagens satélite ) pela mesma razão

No caso do Garmin 60 penso ser possível carregar um mapa OSM ou o topolusitânea, e depois escolheres na hora qual queres usar , mas não sei exactamente como se faz

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.duasantas.web.pt
Ramone
GPS Garmin 60 Cx Star310
Ramone


Moto : Suzuki DR 350; Yamaha TW 125

GPS Garmin 60 Cx Empty
MensagemAssunto: Re: GPS Garmin 60 Cx   GPS Garmin 60 Cx Icon_minitimeTer Jan 05, 2016 11:29 am

É isso que farei quando mudar o cartão SD mas também não me parece que este aparelho possa ter 2 mapas diferentes e se possa trocar entre ambos, não parece que tenha essa função (e já estive a ver a thread do Adventure Rider muito boa !) dá-me ideia que um mapa que se descarregue para o GPS anula qualquer outro que lá esteja.

Mas por outro lado, também acho estranho, então, se tiver lá só o mapa de Portugal e quiser ir a Marrocos como se faz ? anulo o que tenho e terei de descarregar um que englobe península ibérica e Marrocos ? será ?
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno_Dias
GPS Garmin 60 Cx Star310
Nuno_Dias



GPS Garmin 60 Cx Empty
MensagemAssunto: Re: GPS Garmin 60 Cx   GPS Garmin 60 Cx Icon_minitimeTer Jan 05, 2016 2:05 pm

Os nossos GPS levam mais do que um mapa! Isso tenho certeza! Eu tenho vários! Portugal...Espanha...França por explo. Depois tenho os topográficos etc...
Lá está...puseram-nos lá, que eu sou um nabo. mas basicamente estão ...tipo sobrepostos. Tem que se escolher. ir a um menu qualquer...uma coisa assim. Explicaram-me mas foi assim uma coisas rápida que nem deu para decorar. A questão é que quantos mais mapas tiver mais lento ele fica. Mas... Rolling Eyes

Daí a necessidade de um workshop! GPS Garmin 60 Cx 296550 GPS Garmin 60 Cx 296550

Ou editar um powerpoint para tótós... GPS Garmin 60 Cx 296550 GPS Garmin 60 Cx 296550
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





GPS Garmin 60 Cx Empty
MensagemAssunto: Re: GPS Garmin 60 Cx   GPS Garmin 60 Cx Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
GPS Garmin 60 Cx
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» GPS: Garmin Dakota 20 vs. Garmin eTrex 30
» Garmin
» Garmin Zumo 550
» Garmin StreetPilot III
» Garmin Oregon 300

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: Dicas Úteis; Navegação; Campismo, :: Navegação-
Ir para: