Ontem foi dia de mimar a Super Té novamente, porque hoje foi dia de convívio motard cá por estas bandas. É pena que não tirei fotos aos feitos de ontem, mas depois tiro e posto.
Ontem a bricolage consisitiu em criar uma espécie de prateleira debaixo do painel de instrumentos para ter outro painel de instrumentos. Colei lá com fita cola de dupla face o relógio que já tinha, um voltímetro e um termómetro digital para temperatura ambiente. Ficou tudo escondido aos olhos dos desatentos, protegido das intempéries, mas visível aos olhos do condutor.
Fiz também um suporte novo para o novo rectificador de corrente, que aparafusei ao antigo. Foi tudo no mesmo material, chapa lacada de branco fina de alumínio. O rectificador além de ser fixado pelos parafusos (que atravessam a chapa e fixam-se ao suporte já existente), levou massa de arrefecimento da usada na informática, para transferir o calor para chapa de alumínio, que é grande o suficiente para chegar à cava da roda. Tudo ok porque ao que parece o rectificador não aquece tanto.
Hoje foi dia de passeio e dia de testar o voltímetro embutido. Mota desligada do carregador de baterias hoje de manhã, que dizia que estava toda carregada com 12,9v. A bateria tem 6 meses. Ligo a mota e a dar ao botão, desceu para os 11v, mas subiu logo para 14,4v. Acelero um bocado com ela desengatada, chegou aos 14,7v. Engato-a e acendo a luz, baixou dos 14,4v para os 13,9v. Arranco e mantém-se nos 13,9v. Fiz 80km, ao longo dos quais a voltagem foi descendo com a utilização dos stops e dos máximos, passou a marcar 13,7v com base regular. Mas quando travava ou desengatava, baixava para 11,5v, subia apenas se acelerasse ou recomeçasse a andar.
Agora duas perguntas:
- Bateria mamada?
- Se bateria mamada, bateria AGM vale a pena? Vi esta: http://bateriastotal.com/bat/pt/sin-mantenimiento/1443-bateria-agm-exide-bike-moto-ytx14ahl-bs-12v-12ah.html Diz que tem maior poder de arranque (mais cca, 210 em comparação com os 190cca das baterias convencionais), mas pelo que percebi, tem menos Ah (amperes/hora), 12Ah em comparação com os 14Ah das baterias convencionais.