Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Inspeção a partir dia 1 de outubro.

Ir para baixo 
+26
Paulo Neto
kapataz
dmsaraiva
Duncan
pjoao21
Magneto
MauricioQuaresma
cheires
M4rco
Jacc
Jorge
Pmvpires
Leiria
javleitao
Edgar
Moutinho
webmonstro
malawi
Nuno_Dias
Gil
ET600
ACordeiro
rui braz
pedrof
Johnny_1056
Manuel o Grande
30 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7
AutorMensagem
Duncan
Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 Star310
Duncan


Moto : XT 350 e FZ6s

Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Inspeção a partir dia 1 de outubro.   Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 Icon_minitimeQua maio 18, 2016 1:02 pm








Inspeções. Governo garante que motas abaixo dos 250 cm3 ficam isentas
Cristina Nogueira Hoje à(s) 11:55

.


As garantias do governo não afastam a contestação ao novo modelo de inspeções. Grupo Ação Motociclistas prevê “largos milhares” nas ruas de Lisboa, Porto e Faro em junho.

O governo garante que as motas de baixa cilindrada até aos 250 centímetros cúbicos (cm3) vão ficar de fora das inspeções obrigatórias. O alargamento foi sugerido na semana passada por uma associação do setor e já motivou a convocação de uma manifestação em várias cidades do país. Ao i, o Ministério do Planeamento e das Infraestruturas (MPI) garante que “não está, atualmente, prevista a obrigatoriedade de realização de inspeções periódicas” a estas motas.

Os esclarecimentos do MPI surgem na sequência de notícias que, na semana passada, assinalavam o alargamento das inspeções obrigatórias a todos os veículos de duas e três rodas, apontando para outubro o arranque desse novo modelo.

Ao “Jornal de Notícias”, o presidente da Associação Nacional de Centros de Inspeção Automóvel (ANCIA) referia que, no diálogo com o governo para a preparação da portaria que vai regulamentar as inspeções de motociclos, estaria em cima da mesa o alargamento a todo o universo de motas, inclusive abaixo dos 250 cm3. “Aliás, a exemplo daquilo que acontece nos Açores, onde desde 2004 se realizam inspeções aos motociclos”, referia o responsável.

Só acima de 250 cm3 Questionado sobre este alargamento universal, o governo garante agora que essa hipótese “não está atualmente prevista”. Até porque essa solução obrigaria a alterações legislativas que não estão a ser preparadas.

Neste momento está a ser ultimada a portaria que vai definir, entre outros pontos, a periodicidade das inspeções – mas só para motas acima dos 250 cm3. “A publicação da referida portaria, que deverá fixar a data e as condições para as referidas inspeções, aguarda a conclusão do processo de aprovação da adaptação das instalações dos centros de inspeção já existentes à inspeção das novas categorias de veículos, de forma a assegurar a cobertura de todo o território nacional, evitando a deslocação excessiva dos veículos”, esclarece o executivo.

Ao mesmo tempo, e ao que o i apurou, outubro será demasiado cedo para o arranque das inspeções de motas de cilindrada acima dos 250 cm3. Sem data definida para o arranque dessa nova fase, fonte do Ministério do Planeamento e das Infraestruturas refere que essa aplicação talvez possa avançar “mais perto do fim deste ano”.

“largos milhares” nas ruas Com o cenário de um alargamento universal das inspeções em cima da mesa, o Grupo de Ação Motociclista (GAM) começou a preparar a contestação.

Para o presidente do GAM, o alargamento a todas as motas “visa apenas rentabilizar o negócio” dos centros de inspeção automóvel, mesmo que a mudança seja defendida com questões de segurança. “Isto vai fazer com que o universo de motas a inspecionar suba dos atuais 80 mil para mais de 800 mil”, sublinha António Manuel Francisco.

A garantia oficial não fará, no entanto, desmobilizar a manifestação de motociclistas convocada para dia 19 de junho. O protesto está confirmado para três cidades – Lisboa, Porto e Faro, podendo ainda ser alargado ao Funchal, na ilha da Madeira. António Manuel Francisco espera “uns largos milhares” de motociclistas na rua. “Somos tão simpáticos e civilizados que marcamos uma manifestação para um domingo às cinco da tarde”, diz ao i o presidente do GAM.

Sobre o argumento da segurança com que o alargamento foi defendido pela ANCIA, o GAM defende que “as inspeções, tal como as querem implementar, vão retirar da estrada todas as motos personalizadas ou minimamente alteradas, mesmo que essas alterações tenham beneficiado as motos em termos de segurança, o que por regra acontece”. E garante que “apenas 0,3% dos acidentes com motas acontecem por falhas mecânicas”. Além disso, o grupo lembra que a regulamentação desta matéria a nível europeu foi atirada para 2022, “por falta de fundamentação e consenso a nível do Conselho da Europa”.

Mas o grupo também sugere uma remodelação completa dos modelos atuais de inspeção automóvel. Ao i, António Manuel Francisco defende que os centros devem ser “chamados à responsabilidade se, pelo menos durante um mês, houver um acidente por falha mecânica num veículo inspecionado”, trate-se de motas ou carros.

Dar um abraço a Marcelo
O protesto dos motociclistas só acontece daqui a um mês, mas já tem data marcada, hora prevista e percurso assinalado.

Em Lisboa, a saída faz-se do Parque das Nações por volta das 17 horas. Depois, a coluna de motociclistas segue em direção à Assembleia da República para lembrar aos deputados (que a um domingo não estarão por lá para assistir ao desfile) as razões pelas quais saíram à rua.

A marcha deverá terminar, pouco depois, em Belém. “Vamos dar um abraço ao senhor Presidente da República, que é muito dado a afetos”, ironiza o presidente do GAM.

Nas redes sociais, dezenas de motociclistas já começaram a manifestar o seu apoio à iniciativa do grupo e a sugerir outros motivos de protesto. “Acho que deveríamos aproveitar para lutar pelo IUC mais baixo!”, sugere um utilizador. ---- SE CALHAR LERAM MEU POST!!! Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 294891
Ir para o topo Ir para baixo
Moutinho
Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 Star310
Moutinho


Moto : BWS

Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Inspeção a partir dia 1 de outubro.   Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 Icon_minitimeQua maio 18, 2016 11:30 pm

Isto por acaso já cheira mal.
As notícias aparecem, mas sem credibilidade nenhuma, só vejo notícias da ANCIA, do governo nada! Os próprios centros de IPO nem sabem muito bem o que responder quando os questionamos. Mas há coisas que me metem confusão, porque tanto protesto e indignação, porque tanta gente não está de acordo, e com os argumentos que não são argumentos, são desculpas. As motos alteradas vão ser prejudicadas, o governo quer sacar dinheiro, e não melhora nada nos índices de segurança!!!
Oh pá é lixado gastar 15€ por ano, que seja, vai melhorar a segurança, vai sim senhor, piorar não vai de certeza, agora argumentar que as motas não tem acidentes por questões mecânicas é que me parece "deslocado". O pessoal anda todo a organizar manifestações e protestar contra, e o principal argumento é porque sabe que vai ter os piscas e os espelhos e os escapes controlados, já para não falar dos quadros rebarbados. 

Esta coisa dos motociclistas, motards e moteiros só estão a provar que querem ser arruaceiros, não cumprir regras e circular com viaturas em estados irresponsáveis.

Na minha opinião isto só tem coisas boas, AGORA QUE NÃO DÁ JEITO NENHUM, ISSO NÃO!!! E eu que o diga, com um trambolho com 22 anos com várias alterações, concerteza qque me vai dar chatices!!!

Acho que devia-se tentar tirar contra partidas desta implementação, querem IPO nas motos, ok muito bem, vamos cumprir as regras, mas também nos achamos no direito de exigir protecções nos raids, portagens revistas, etc etc. Agora não queremos IPO porque sim é que não vai resultar, as manifestações não vão ser mais do que concentrações com montes de motas a fazer barulho.

No meio deste bla bla que não se entenda que quero isto, eu sou da opinião que protestar contra isto só porque não dá jeito cumprir regras, é que não.
Ir para o topo Ir para baixo
partner
Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 Star310
partner


Moto : Aquela máquina XT 660 2005

Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Inspeção a partir dia 1 de outubro.   Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 Icon_minitimeQui maio 19, 2016 12:24 am

pelos vistos é pá avançar as motas vão fazer entrar muito dinheiro nos cofres do governo.ou melhor nos bolsos dos governantes .as estradas aqui na zona e do melhor.a sinalização nem se fala então o dinheiro dos impostos veículos pá onde vai???isso é que eu queria saber agora inspecção para circular com segurança já eu faço com mais preocupação que os magno que se vendem por uns trocos ou será que tou errado?
Ir para o topo Ir para baixo
Duncan
Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 Star310
Duncan


Moto : XT 350 e FZ6s

Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Inspeção a partir dia 1 de outubro.   Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 Icon_minitimeQui maio 19, 2016 12:46 pm

O problema não é sermos arruaceiros Moutinho, o problema é pagar IUC mais caro que os carros, o problema é nao ter rails de proteçao nas autoestradas, o problema é teres sinalizaçao pintada nas estradas boa para a escorregadela, o problema é pagares tanto nas portagens como os carros... e pagas e calas!!


Por isso acho muito bem que se lute e que a malta se manifeste contra tudo que nos querem por a pagar sem nada em troca recebermos!! Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 353512

Sou a favor das inspeçoes mas não levado ao extremo como já falei... e não deviam ser só as motas com cc superior a 250 a serem inspecionadas mas todas!!

E uma manif sempre é uma boa forma do pessoal se encontrar e conviver um bocado Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 294891 Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 294891 Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 294891
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge
Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 Star310
Jorge


Moto : AJP PR7 & F800GS

Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Inspeção a partir dia 1 de outubro.   Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 Icon_minitimeQui maio 19, 2016 4:21 pm


Era aproveitar o embalo e activar as inspecções militares Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 433613 Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 796959

Ir para o topo Ir para baixo
balasteiro
Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 Star310
balasteiro


Moto : HONDA NC 700 XA

Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Inspeção a partir dia 1 de outubro.   Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 Icon_minitimeQui maio 19, 2016 4:37 pm

Jorge escreveu:

Era aproveitar o embalo e activar as inspecções militares Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 433613 Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 796959


Não estou a perceber ó senhor Jorge Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 176279 Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 730351 Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 919911
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Inspeção a partir dia 1 de outubro.   Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 Icon_minitimeSex maio 20, 2016 9:16 am

O GOVERNO JÁ SE PRENUNCIOU
muito timidamente (pois são e serão sempre uns Cobardes)
e que vivem 365 por ano em campanha eleitoral


Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 546328 Pensar que as inspecções vão trazer dinheiro aos cofres do estado é um engano...

vai retirar dinheiro dos cofres do estado... isso sim

WRs vão passar a ser YZs
XRs vão transformar-se em CRs
e etc etc

ou seja essas que pagam impostos, vão deixar de pagar para serem cabras
e muito boa gente vai passar mal com isto, pois todas as maquinas personalizadas vão levar por tabela
e muito boa gente vai desistir delas, e lá se vai os impostos


ou vai ter que nascer corrupção nas novas inspecções para que algumas passem

e vai acontecer o mesmo que aconteceu no tuning dos carros
ou seja as inspecções não os tiraram da rua, e apenas operações stop bem planeadas e com alvos específicos teve algum impacto



opinião pessoal,
de quem vai para a luta contra o IPO
e vou com uma mota totalmente de origem e deverá passar sem espinhas  Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Nuno_Dias
Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 Star310
Nuno_Dias



Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Inspeção a partir dia 1 de outubro.   Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 Icon_minitimeSex maio 20, 2016 9:55 am

Acho que andamos todos a falar a mesma linguagem, mas em dialectos um pouco diferentes.
Não ouvi ninguém dizer que é totalmente contra as inspecções. Eu próprio não sou e tenho uma mota que não passa numa inspecção neste momento.
Aqui a questão é quem levantou esta medida e com que propósito. Foi precisamente quem lhe serve de interesse que isto venha a acontecer!
E ninguém se queixa por 12.5€ por ano...esse nem é o problema.

Querem fazer inspecções? Óptimo! Mas façam-no com critério e atempadamente avisem os contribuintes.

Mas algum de nós sai de casa montado numa mota, seja ela qual for, sabendo que não tem travões? Que não tem luz? Que tem um pneu na lona? Mais do que alguém, nós somos os mais interessados que tudo esteja em segurança. Porque a m3rd@ dos espelhos ou piscas é uma cagada...em 5 minutos se colocam uns para ir a inspecção e se voltam a tirar em 2 minutos. E um pneu a mesma coisa!
E faz algum sentido uma m3rd@ de um espelho só pq não é homologado não passar? Mas o espelho não presta se não for homologado? E vai haver um acidente se não tiver uma porcaria de uma placa reflectora de 5 cms na traseira da mota? Não me F@dam...
Ha muitos anos atras era obrigatório colocar fitas reflectoras nos capacetes! E até nas rodas! Isso evitava os acidentes? Qq dia obrigam-nos a andar com roupa reflectora dos pés á cabeça e nós aceitamos...
Quais são verdadeiramente as motas que estão por norma descaracterizadas??? Todos sabemos quais são!

Na sua grande maioria são...Cinquentas...125 Cc's e motas de mato! Então em que ficamos? Querem fazer? Façam a todas! Quais os critérios de exclusão das menores de 250cc? Isso ainda ninguém explicou, ou pelo menos eu não vi!

Mesmo para verificação de quadros e potenciais motas roubadas ou alteradas nesse sentido: Pq é que nas operações stop nunca, mas repito NUNCA me perguntaram ou verificaram o numero de quadro? Pq é que a polícia não o faz? Podem faze-lo muito facilmente, pois o numero do quadro está bem acessivel? Mas por norma só fazem se suspeitarem que a mota seja roubada...
Portanto o gajo que tem uma mota roubada e até anda nela...Não vai à inspecção nela. Vai ser vendida p peças etc...Isso não vai dimunuir o roubo, até pq quem as rouba não deve contar andar nela o resto da vida. Usa e deita fora. (Hà excepções sim)

E sim sou completamente a favor das manifestações (desde que pacificas). Sempre fomos discriminados, e só peca, pelas poucas que fazemos.
Pagamos balurdios de IUC, Rails existem mas poucos, pagamos seguros quase como um carro, portagens como os carros salvo se optar por pagar aos chulos da Via verde 25€ etc...

Duvido que em Outubro tenha que se ir à inspecção. Os centros na sua maioria têm que estar devidamente preparados. Há leis a cumprir. Eu não sou obrigado a fazer 50 kms para ir a um centro pq não existe um mais perto! Por isso até todos estarem preparados ainda muita água vai correr.
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge
Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 Star310
Jorge


Moto : AJP PR7 & F800GS

Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Inspeção a partir dia 1 de outubro.   Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 Icon_minitimeSex maio 20, 2016 3:06 pm

balasteiro escreveu:
Jorge escreveu:

Era aproveitar o embalo e activar as inspecções militares Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 433613 Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 796959


Não estou a perceber ó senhor Jorge Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 176279 Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 730351 Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 919911

Estou a falar das inspecções para recrutamento Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 296550

Olha, na China parece que é assim Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 122298

Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 Recrutamento_militar_feminino
Ir para o topo Ir para baixo
balasteiro
Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 Star310
balasteiro


Moto : HONDA NC 700 XA

Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Inspeção a partir dia 1 de outubro.   Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 Icon_minitimeSex maio 20, 2016 4:18 pm

Jorge escreveu:
balasteiro escreveu:
Jorge escreveu:

Era aproveitar o embalo e activar as inspecções militares Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 433613 Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 796959


Não estou a perceber ó senhor Jorge Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 176279 Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 730351 Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 919911

Estou a falar das inspecções para recrutamento Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 296550

Olha, na China parece que é assim  Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 122298

Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 Recrutamento_militar_feminino

Olha nos ali no meio desta mulherada toda Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 1130193320
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge
Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 Star310
Jorge


Moto : AJP PR7 & F800GS

Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Inspeção a partir dia 1 de outubro.   Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 Icon_minitimeSex maio 20, 2016 5:43 pm

balasteiro escreveu:


Olha nos ali no meio desta mulherada toda Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 1130193320

Estavamos Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 327701

Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 796959

Ir para o topo Ir para baixo
partner
Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 Star310
partner


Moto : Aquela máquina XT 660 2005

Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Inspeção a partir dia 1 de outubro.   Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 Icon_minitimeSex maio 20, 2016 11:43 pm

[quote="Edgar"]O GOVERNO JÁ SE PRENUNCIOU
muito timidamente (pois são e serão sempre uns Cobardes)
e que vivem 365 por ano em campanha eleitoral


Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 546328 Pensar que as inspecções vão trazer dinheiro aos cofres do estado é um engano...

vai retirar dinheiro dos cofres do estado... isso sim

WRs vão passar a ser YZs
XRs vão transformar-se em CRs
e etc etc

ou seja essas que pagam impostos, vão deixar de pagar para serem cabras
e muito boa gente vai passar mal com isto, pois todas as maquinas personalizadas vão levar por tabela
e muito boa gente vai desistir delas, e lá se vai os impostos


ou vai ter que nascer corrupção nas novas inspecções para que algumas passem

e vai acontecer o mesmo que aconteceu no tuning dos carros
ou seja as inspecções não os tiraram da rua, e apenas operações stop bem planeadas e com alvos específicos teve algum impacto



opinião pessoal,
de quem vai para a luta contra o IPO
e vou com uma mota totalmente de origem e deverá passar sem espinhas  Rolling Eyes[/quote
A minha a única coisa que tem alterado e as pegas pendura não tem porque penso que as tiraram por causa da base da mala mas também não é por isso se for necessário mando vir da origem.agora indo ao assunto das manifestações o povo português e assim mesmo come e cala e se há um ou outro que se manifesta acaba por desistir e é o que vai acontecer.talvez aumentem as vendas nas peças originais mas infelizmente acho que já nenhumas sao fabricadas em Portugal. enfim
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Inspeção a partir dia 1 de outubro.   Inspeção a partir dia 1 de outubro. - Página 7 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Inspeção a partir dia 1 de outubro.
Ir para o topo 
Página 7 de 7Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7
 Tópicos semelhantes
-
» ST embrulha a partir das 4000 rpm
» Oscilação da moto a partir dos 120 km/h
» Motociclista têm desconto de 30% nas ex-scut a partir de 1 de Março
» XT 660 x direção abana a partir dos 120 km/h em auto estrada
» GNR fiscaliza motos a partir de quarta-feira para inverter aumento de acidentes

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: XT em Geral-
Ir para: