TOU DE VOLTA
HEHE,não consigo tar parado,bem agora tenho umas luzes extra Home made.
Perguntei-me porque é que só a Tenere é que tem luzes extra....PORQUÊ
Isto tava já algum tempo a bater-me na tola,fui ver os preços e....47 € ??? Não ,mais uma vez não me parece.
Fui a loja do chines buscar uns elasticos (para outra coisa) e PUMBA
umas lanternas de cabeça ??? com umas lentes tão boas....objectiva em aluminio (e rija,o que me custou furar aquilo) e só 6 € ???
É que é já,LEVO TUDO
Maior foi o meu espanto quando pus pilhas e acendi
acho que estas duas dão mais luz que o farol da mota
Vi-me livre do corpo e...
Eis a minha ideia:
Ora bem,primeiro arranjei uma chapa de aluminio,eu ja tinha,sobrou das malas (alforges que construi)
medi o diametro da "lanterna"e dava 3 Cm portanto as reguas são cortadas por 3 Cm largura e com 10 Cm de altura.
Cortar e dobrar como mostra o desenho abaixo.
Fazer 4 chapinhas dessas.~
Encaixa-las e atravessar parafuso pelos buracos de maneira que as peças fiquem moveis.
Aparafusei as Lanternas a um dos lados da peça.
Furar no meio antes de meter a lanterna para os fios poderem passar.
Depois de pintado
Para que serve?
Luzes de berma,ou para off road nocturno ou até poder acender uma luz sem ter de pôr a mota a trabalhar e como é de led não gasta bateria,espétaculo
Agora há outra coisa,queria (e quero)estas luzes fixas ao quadro,ou seja sem virar a luz cada vez que viro o volante,
acho que já achei o sitio,depois mostro,entretanto vejam como ficava se ficasse debaixo dos piscas
(nao tava pintado ainda)
Bem eu prefiro que estejam fixas porque movel ja é a luz original,estética basicamente.
Antes de mostrar como ficaram vejam como pus a mota para montar luzinhas
Resolvi esconder as luzes afim de não haver muitos curiosos de volta da mota,e para não desaparecerem misteriosamente
Posso adiantar que fiz puxada de corrente da lampada e o suporte está na grelha de plastico frente ao radiador,tem bastante espaço.Feito com um simples "L" em aluminio e aparafusado ao plastico.
Esse plastico deve ser barato,a "Mica"que segura o farol dianteiro cust por volta dos 40 €,portanto esse plastico que cortei deve ser mais barato.
Ora então finalmente o fim.
Esquema electrico:Ligado á lampada da mota
O comutador(botão) de 3 posições,aproveitei para pôlo ao lado do isqueiro.
Agora onde segurei a lanterna e como
A bancada de trabalho
Ora então como ficou
O gato
Tou a usar umas lampadas de leds 12V que encontrei numa loja de electronica em Queluz
A gaja não vinha com o pacote
tá mal paguei 3€ por 2 lampadas
Não dá ainda a luz que quero,montei tudo agora basta achar a lampada certa.