Assunto: A teimosa da "rosca" Dom Jan 18, 2015 12:19 am
O titulo do tópico é meio estranho mas não consigo encontrar palavra ou frase para definir o problema. Aqueles que acompanham o tópico sabem os problemas que tenho tido,chegou a horta de criar um tópico aqui na oficina e cá está ele. Fiz um video mas com pouca qualidade,não sei se dá para perceber a avaria mas eu vou explicar. A mota fazia fumo e rateres.Fumo já não faz.E ficou decididamente melhor e diferente. Segmentos novos,falanges de admissão novas,retentores da válvulas novos,válvulas rodadas,afinadas e testadas,juntas novas,óleo novo,filtro do ar novo,carburadores limpos,filtro de gasolina,juntas dos colectores novas e tudo montado no sitio certo.
Cá vai.......
A mota custa a pegar,mais a frio do que a quente mas custa sempre a pegar,dou ao botão trabalho 3 ou 4 segundos e depois pára,as vezes chega mesmo a estar 2 ou 3 minutos a trabalhar e depois pára,isto repete-se 10 ou 15 vezes até a conseguir pôr a trabalhar,
Quando pega faz quase sempre um rater enorme,por vezes assim que acelero faz logo um rater mas depois já não faz mais a menos que volte a acelerar e desacelerar rapidamente,
Tenho que ter o parafuso do relanti muito apertado para ela se aguentar a trabalhar,ou seja tenho que subir o relanti muito mas muito,
O trabalhar é muito incerto,não é facil explicar,por isso fiz um video mas caso não se perceba é mais ou menos assim,normalmente a mota faz pum,pum,pum,pum...............o relanti da minha é mais assim pum,pum,pum,PUM,pum,pum,pum,PUM.........
Parece que trabalha normal e é tudo muito certinho pareçe que de segundo a segundo dá a sensação que o relanti sobe,mas uma coisa muito rápida tipo um mini rater,mas com um intervalo de tempo sempre igual,
Já tentei ver a instalação eléctrica e parece tudo bem,desliguei todas as fichas que não pertencem á ignição,e ela trabalha e faz sempre o mesmo,
Já tirei e limpei o carburador duas vezes,agora tem estado ali parado e tapado,mas deveria tê-lo limpo antes de o montar,ainda o vou fazer,pois já sei como tirar e meter o carburador sem me dar muito trabalho.
Façam as vossas perguntas e tentem ajudar-me que eu estou a ficar de cabeça perdida...........
webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
Assunto: Re: A teimosa da "rosca" Dom Jan 18, 2015 12:44 am
E se acelerares mais mas mantiveres o acelerador ? continua ? ou trabalhar normal ?
Isso a mim parece-me que a mistura do relantim está mal (pobre)
por isso ou está entupido ou muito fechado, ou uma fuga de ar (falanges?)
Mike MPC
Moto : Yamaha XT
Assunto: Re: A teimosa da "rosca" Dom Jan 18, 2015 1:02 am
Não experimentei acelerar muito,mas mesmo que acelere ela faz sempre o mesmo,a aceleração nunca se mantém constante. As falanges são novas e estão bem apertadas.
javleitao
Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500
Assunto: Re: A teimosa da "rosca" Dom Jan 18, 2015 9:13 am
Experimentas-te desapertar uma ou duas voltas no parafuso piloto do carburador? A minha antiga xtz também falhava assim e era o que o Webmonstro disse, mistura do relantie pobre. Resolveu-se com o desapertar do parafuso
Mike MPC
Moto : Yamaha XT
Assunto: Re: A teimosa da "rosca" Dom Jan 18, 2015 10:28 am
Fazia isso só ao relanti ou também quando aceleravas ? A minha esta faz sempre
javleitao
Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500
Assunto: Re: A teimosa da "rosca" Dom Jan 18, 2015 11:05 am
Mike MPC escreveu:
Fazia isso só ao relanti ou também quando aceleravas ? A minha esta faz sempre
Era ao relantie, mesmo com o relantie subido às 2000rpm
Mike MPC
Moto : Yamaha XT
Assunto: Re: A teimosa da "rosca" Dom Jan 18, 2015 12:54 pm
A minha faz sempre,mesmo que esteja acelerada.Mas não custa nada tentar,vou tirar umas voltas ao parafusos a pouco e pouco claro para ver como corre
Mike MPC
Moto : Yamaha XT
Assunto: Re: A teimosa da "rosca" Dom Jan 18, 2015 9:49 pm
Tive a ver e o parafuso pouco altera no funcionamento,como funciona sempre mal é dificil concluir alguma coisa,fiz 1/4 de volta de cada vez e ficou tudo igual. Quando limpei o carburador tirei tudo limpei e voltei a montar.Desta vez vou guiar-me pelo manual para ver o que está em falta no carburador.Foi uma das coisas que o vendedor me disse foi que já o tinha desmontado. No exterior o que reparei que falta é uma borrachca preta que fica por fora no puxador do ar.Isso tem influência no funcionamente ou é só para proteger da sujidade ?
Estou a ponderar comprar um carburador,pediram-me 80€ por um numa oficina e dizem que está a trabalhar bem e ficava com o meu para peças.
Última edição por Mike MPC em Seg Jan 19, 2015 7:21 am, editado 1 vez(es)
webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
Assunto: Re: A teimosa da "rosca" Dom Jan 18, 2015 10:55 pm
Tenta dar çom um spray tipo wd40 no carburador com o motor a trabalhar, se existir uma entrada de ar o notas o motor a mudar de rotação
Mike MPC
Moto : Yamaha XT
Assunto: Re: A teimosa da "rosca" Seg Jan 19, 2015 2:49 pm
Fui tentar fazer com o spray como disses-te mas nem a mota consegui por a trabalhar,tive ali praia uns 10 min ou mais.Pensei que a vela tivesse encharcada,mas estava completamente seca. Tirei o tubo da gasolina e sai por lá gasolina,suprei no tubo que vai pro carburador e o ar sai sinal que a cuba não esta cheia,de seguida tombei a mota até o punho bater no chão e não sai gasolina por lado nenhum.Nao tentei pelo parafuso na cuba pois nao sou capaz de o desenroscar.Que o problema é no carburador acho que não existe duvidas em relação a isso.Agora resta saber o que será. Como tive a mota desmontada e o carburador ali parado pode ter sido disso,pois os sistemas são diferentes do que era antes.
ACordeiro
Moto : Xt600e -2002
Assunto: Re: A teimosa da "rosca" Seg Jan 19, 2015 2:54 pm
Será que não mexeste na afinação da boía? Aquela chapinha que regula a boía!
Mike MPC
Moto : Yamaha XT
Assunto: Re: A teimosa da "rosca" Seg Jan 19, 2015 3:04 pm
Mexi nisso sim,mas fiz a afinação tal como esta no manual.Uma ate estava mais alta que outra.A afinação é virar o carburador de cabeca para baixo e deixar entre 25 e 27mm entre a superfície onde encosta a cuba e a parte de cima da boia ( que na realidade quando o carburador esta direito é a parte de baixo ).Tive o cuidado de fazer tudo como manda o manual,eu ate lhe meti oring's novos,mas alguma coisa falhou.
Última edição por Mike MPC em Seg Jan 19, 2015 6:52 pm, editado 1 vez(es)
ACordeiro
Moto : Xt600e -2002
Assunto: Re: A teimosa da "rosca" Seg Jan 19, 2015 3:18 pm
Como já estás um Pro em tirar e colocar os carburadores, eu tirava e revia tudo, assim podia ser que descobrisse o que era.
Eu tenho que fazer isso na minha, pois quando vou a uma velocidade constante 70/80/90, parece que lhe começa a faltar gasolina.
Mike MPC
Moto : Yamaha XT
Assunto: Re: A teimosa da "rosca" Seg Jan 19, 2015 9:04 pm
Neste momento já nem 5 min Demoro a tirar e meter o carburador.talvez faca um video a explicar como se tira e mete.
Como disse sai gasolina no tubo que vem do deposito,pelo sim pelo não fui comprar 10 paus de gasolina e mandei pra dentro do deposito e tudo na mesma.Como me teem dito,principalmente o webmonstrovque a mistura esta pobre,soprei no tubo que leva a gota para o carburador e não existe nenhuma obstrução,mas...........a realidade não é essa.ora vejam
webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
Assunto: Re: A teimosa da "rosca" Seg Jan 19, 2015 9:24 pm
Mike MPC escreveu:
Neste momento já nem 5 min Demoro a tirar e meter o carburador.talvez faca um video a explicar como se tira e mete.
Como disse sai gasolina no tubo que vem do deposito,pelo sim pelo não fui comprar 10 paus de gasolina e mandei pra dentro do deposito e tudo na mesma.Como me teem dito,principalmente o webmonstrovque a mistura esta pobre,soprei no tubo que leva a gota para o carburador e não existe nenhuma obstrução,mas...........a realidade não é essa.ora vejam
limpaste o filtro que está por cima da agulha da boia ????