Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Capacete -Prazo de Validade

Ir para baixo 
+4
b.claudio
Johnny_1056
Pmvpires
VitorF
8 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
WingoverTD
Capacete -Prazo de Validade Star310
WingoverTD


Moto : XT 660X '08

Capacete -Prazo de Validade Empty
MensagemAssunto: Capacete -Prazo de Validade   Capacete -Prazo de Validade Icon_minitimeTer Nov 25, 2014 9:37 am

Viva,

Os capacetes tem prazo de validade?

Uma vez que voltei outra vez a andar de mota depois de 10/15 anos, voltei a pegar no meu meu antigo AGV TBH réplica Rossi. Creio que é policarbonato o material.

Nunca caiu em acidente.

Estará comprometida a sua fiabilidade/resistência?
Ir para o topo Ir para baixo
VitorF
Capacete -Prazo de Validade Star310
VitorF



Capacete -Prazo de Validade Empty
MensagemAssunto: Re: Capacete -Prazo de Validade   Capacete -Prazo de Validade Icon_minitimeTer Nov 25, 2014 10:59 am

Não li em lado nenhum, mas já me disseram que 6 anos costuma ser o prazo em que um capacete inviolável permanece com as suas características de segurança intactas. Verdade ou não... não sei.


Última edição por VitorF em Ter Nov 25, 2014 3:05 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://vabem.blogspot.com
Pmvpires
Capacete -Prazo de Validade Star310
Pmvpires


Moto : XT600E(2009-2014) / XT660R (2014-2017) / Deauville 700 (2017- )

Capacete -Prazo de Validade Empty
MensagemAssunto: Re: Capacete -Prazo de Validade   Capacete -Prazo de Validade Icon_minitimeTer Nov 25, 2014 11:05 am

Também já ouvi falar em 5 ou 6 anos de prazo de validade, mas... nunca li nada em concreto Capacete -Prazo de Validade 645491
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.xtdeportalegre.blogspot.com
Johnny_1056
Capacete -Prazo de Validade Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Capacete -Prazo de Validade Empty
MensagemAssunto: Re: Capacete -Prazo de Validade   Capacete -Prazo de Validade Icon_minitimeTer Nov 25, 2014 11:07 am

Boas;
Não se pode falar propriamente dum prazo de validade, no entanto os construtores costumar referir um período de 5 anos em que o capacete mantém todas as suas características. Muitas vezes, mais que a idade dum determinado capacete, a sua utilização e estado de conservação são factores bem mais preponderantes.
Ir para o topo Ir para baixo
b.claudio
Capacete -Prazo de Validade Star310



Moto : xt660z

Capacete -Prazo de Validade Empty
MensagemAssunto: Re: Capacete -Prazo de Validade   Capacete -Prazo de Validade Icon_minitimeTer Nov 25, 2014 8:22 pm

Pois isso dos 5 anos não sei mas compreende se um construtor mesmo que para se salvaguardar diga isso... Em relação ao teu antigo AGV ainda que bastante antigo mas se é como falas, que nunca caiu nem nada que se pareça penso que podes andar descansado com ele!!!
Ir para o topo Ir para baixo
João Quinteiro
Capacete -Prazo de Validade Star310
João Quinteiro


Moto : XTZ 660 Tenere (Odete Costa #SMURFINA), XR400R (velhinha).

Capacete -Prazo de Validade Empty
MensagemAssunto: Re: Capacete -Prazo de Validade   Capacete -Prazo de Validade Icon_minitimeTer Nov 25, 2014 9:47 pm

Boa noite!
Epah, eu trabalho numa fábrica de injecção de plástico (policarbonato, no caso que referes, é um polímero injectável) e embora a minha área passe pela electrónica e pelo mercado automóvel (e não pela injecção de cascos de capacetes) posso dizer-te que o teu casco de Policarbonato, a menos que caia e/ou seja exposto a elementos (químicos, ou físicos) que promovam a sua rápida degradação, tem um tempo de vida de milhares e milhares de anos (para não dizer milhões).

A questão do prazo de um capacete, não se prende por aí.

Há 4 anos, tive uma formadora de auditoria de qualidade, chefe de qualidade numa fábrica que produz para a SHARK e fiz-lhe essa mesma questão.

Segundo ela, o que se degrada são as telas de amortecimento do capacete (esferovite, cortiça, espumas...etc etc). - O interior, entre o casco rígido e o forro de conforto.
Com o tempo, a humidade, o calor, e mesmo o uso (compressão, transpiração, calor da cabeça, condensação da nossa respiração, etc)....as uniões entre esses materiais vão-se degradando e eles começam a separar-se uns dos outros.

Uma vez separadas, e em caso de queda, essas "telas" que unidas formam um óptimo amortecedor, deixam de cumprir a sua função e o choque do impacto passa para a cabeça.

Claro que o prazo de 5 anos, terá um coeficiente de cagaço bastante alargado.
Eles dimensionam os capacetes e os materiais que usam, para um tempo de vida útil muito superior.

Como nem eles, nem nós, sabemos como os nossos capacetes reagem ao desgaste e ao tempo, (uns podem durar mais...outros menos), esse dimensionamento é feito com base num conjunto de condições de utilização e degradação, padrão, que nem sempre se verifica. Daí se justificarem os 5, 6 anos de tempo de vida.

Eu, como ainda dou muito uso aos meus capacetes XD, troco de capacete de 2-2anos, no máximo (também porque sou viciado em capacetes XD )

O melhor é respeitar mais ou menos, os prazos indicados. Afinal, velhos ou novos, são os capacetes, que muitas vezes, nos agarram à vida.
E felizmente, os capacetes já tiveram dias mais caros... já se conseguem bons cascos a muito bons preços.

Para mais...há o lado chato.... se o capacete tiver gravada a data de injecção, ou o datador do molde à vista....  E se numa abordagem policial, o sr. Capacete -Prazo de Validade 374590  se lembrar de o verificar, pode implicar e teimar que o capacete já não reúne as condições de segurança requeridas.
A homologação de um capacete, só é válida, mediante marcação CE e quando dentro do prazo de validade.


Desculpem a seca XD espero ter ajudado ahahaha Capacete -Prazo de Validade 84716
Ir para o topo Ir para baixo
Johnny_1056
Capacete -Prazo de Validade Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Capacete -Prazo de Validade Empty
MensagemAssunto: Re: Capacete -Prazo de Validade   Capacete -Prazo de Validade Icon_minitimeTer Nov 25, 2014 11:07 pm

Boas;
João Quinteiro concordo com o que descreveste acima, excepto na parte do prazo de validade.
Os capacetes bons todos têm a data de fabrico, há alguns que até chegam a ter a assinatura de quem o montou; mas nenhuma marca apresenta uma data a partir da qual o seu capacete deixa de ser legal.
O bom senso, como na maioria das coisas, continua a ser o principal motivo para a sua substituição.
Ir para o topo Ir para baixo
João Quinteiro
Capacete -Prazo de Validade Star310
João Quinteiro


Moto : XTZ 660 Tenere (Odete Costa #SMURFINA), XR400R (velhinha).

Capacete -Prazo de Validade Empty
MensagemAssunto: Re: Capacete -Prazo de Validade   Capacete -Prazo de Validade Icon_minitimeTer Nov 25, 2014 11:18 pm

A questão do prazo perante o sr.Agente, foi algo que aconteceu, na passada concentração de Gois, a um senhor conhecido.

Aparentemente, o policia reparou na data de produção do capacete e implicou por o capacete ter quase 10 anos.
Não foi multado, mas foi implicado. Daí ter dito que era o lado Chato XD

Não me referi a isto, como sendo um tempo de vida legal. Isso não existe.
Ir para o topo Ir para baixo
João Quinteiro
Capacete -Prazo de Validade Star310
João Quinteiro


Moto : XTZ 660 Tenere (Odete Costa #SMURFINA), XR400R (velhinha).

Capacete -Prazo de Validade Empty
MensagemAssunto: Re: Capacete -Prazo de Validade   Capacete -Prazo de Validade Icon_minitimeTer Nov 25, 2014 11:23 pm

realmente.....as minhas desculpas. Expressei-me mal.

Mas aqui também entra em conta, o sentido de "bom-senso" do policia em questão.
Da mesma forma, que um policia, pode entender que um capacete danificado, ou alterado, não reúne as condições de segurança necessárias, para permitir normal circulação......
Realmente, pode entender que 10 anos, representam demasiado tempo, para qualquer capacete e considerá-lo obsoleto.
Ir para o topo Ir para baixo
Johnny_1056
Capacete -Prazo de Validade Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Capacete -Prazo de Validade Empty
MensagemAssunto: Re: Capacete -Prazo de Validade   Capacete -Prazo de Validade Icon_minitimeQua Nov 26, 2014 12:12 am

Boas;
Não tenho conhecimento de que esteja alguma coisa escrita relacionada com a idade dos capacetes no Código da Estrada... Capacete -Prazo de Validade 546328
Pura e simplesmente, ninguém pode multar por isso.
Já tive alguns problemas relacionados com capacetes ou a falta destes e a autoridade, mas nunca pela data do capacete. Capacete -Prazo de Validade 122298
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Capacete -Prazo de Validade Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Capacete -Prazo de Validade Empty
MensagemAssunto: Re: Capacete -Prazo de Validade   Capacete -Prazo de Validade Icon_minitimeQua Nov 26, 2014 12:58 am

Segundo sei... ou ouvi dizer
a validade do data do capacete só é valida quando usado em competições oficiais


além de terem que ter menos de 5 anos
têm que ser de argolas na fita

mas para o dia a dia
isso não se aplica... ou não se aplicava
nem nunca ouvi alguém mencionar validade de capacetes quando se tira o código de condução para a carta de Mota Capacete -Prazo de Validade 546328

Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Johnny_1056
Capacete -Prazo de Validade Star310
Johnny_1056


Moto : Yamaha

Capacete -Prazo de Validade Empty
MensagemAssunto: Re: Capacete -Prazo de Validade   Capacete -Prazo de Validade Icon_minitimeQua Nov 26, 2014 10:10 am

Boas;
Em competição as coisas piam mais fino. Não tenho a certeza absoluta, mas não chegam aos 5 anos, ficam-se logo pelos 2 anos.
Acima de tudo, nunca se deve perder a noção de que um capacete é um equipamento de protecção. A sua função é tanto melhor quanto a sua qualidade e estado de conservação. Um topo de gama em mau estado pode proteger menos que outro de qualidade mediana em bom estado.
Ir para o topo Ir para baixo
WingoverTD
Capacete -Prazo de Validade Star310
WingoverTD


Moto : XT 660X '08

Capacete -Prazo de Validade Empty
MensagemAssunto: Re: Capacete -Prazo de Validade   Capacete -Prazo de Validade Icon_minitimeQua Nov 26, 2014 12:34 pm


Obrigado pelas respostas, em especial ao João Quinteiro pela resposta tão detalhada.

Na verdade eu também trabalho com esse material, o policarbonato, em ótica, e na minha opinião não é assim tão bom quanto as pessoas pensam, pois o que se passa é que é um polímero altamente resistente à quebra, no entanto a particularidade deste é ter a capacidade de absorver o impacto e amortecer, vergando e alterando a sua forma e depois posteriormente volta à sua forma original. Ora se amortece o impacto alterando a sua forma, quer dizer que o crânio, que não tem a capacidade de moldar a sua forma, acaba por poder sofrer o impacto sem que se parta o capacete ou deforme.
Enfim.. foi apenas um aparte.

Relativamente ao que deverei fazer com o meu capacete, conseguiram dar-me pretextos suficientes para aderir ao consumismo e escolher um capacete bonito a estrear para a minha bike xtx black :)

Já agora, o que acham deste?
http://www.chaparral-racing.com/Product/ls2-mx453-dual-sport-helmet/371-453-1001.aspx



Também estou certo que ninguém poderá multar pois não nada na lei que prevê isso.
Johnny_1056 escreveu:
Boas;
Não tenho conhecimento de que esteja alguma coisa escrita relacionada com a idade dos capacetes no Código da Estrada... Capacete -Prazo de Validade 546328
Pura e simplesmente, ninguém pode multar por isso.
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Mourato
Capacete -Prazo de Validade Star310
Bruno Mourato


Moto : Yamaha XT 660 Z Ténéré

Capacete -Prazo de Validade Empty
MensagemAssunto: Re: Capacete -Prazo de Validade   Capacete -Prazo de Validade Icon_minitimeQua Nov 26, 2014 12:47 pm

Nunca estive com o LS2 na mão mas já enfiei este na cabeça e gostei. Tem muitas entradas de ar, tem viseira escura por dentro, é confortável e não achei pesado.
Ir para o topo Ir para baixo
João Quinteiro
Capacete -Prazo de Validade Star310
João Quinteiro


Moto : XTZ 660 Tenere (Odete Costa #SMURFINA), XR400R (velhinha).

Capacete -Prazo de Validade Empty
MensagemAssunto: Re: Capacete -Prazo de Validade   Capacete -Prazo de Validade Icon_minitimeQui Nov 27, 2014 10:31 pm

eheheh

Eu não disse que era ilegal....nem que o homem foi multado.
Levou foi um chá de meia-noite.

A questão do bom-senso, sobre a a forma como a autoridade, pode ou não, interpretar um capacete em más condições, como não sendo um capacete apto a circular....foi uma apreciação à lógica do Sr.autoridade, que implicou com o meu dito conhecido, em Gois passado.
Imaginem, que o capacete até pode aparentar ter bom aspecto, mas que pela "idade", o sr.agente, entende que não é seguro!? Até que ponto, pode a argumentação dele pode ser desacreditada?

Mesmo que agora não esteja contemplado na Legislação, não sei se a par com as inspecções, não apareçam novidades sobre os equipamentos de protecção.

E vendo bem, não tem lógica, toda a exigência feita com o uso de capacete e respectiva homologação, se depois não existirem formas de garantir que essas medidas são aplicadas. Estou a ver mal?



Falando de coisas mais alegres!! =) epah...o LS2 para além de bonito...é muito bom material. Conheço a marca. Ainda venho a comprar um LS2 Touareg =)

Descobri recentemente que esta marca, partilha alguns modelos/componentes, com outras marcas "menores".
Este LS2 (que mostras) é incrivelmente semelhante, ao meu Kenny XTR.
Se o peso for também semelhante.... ainda pesa na ordem de 1600g.
É o único defeito que lhe aponto..
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Capacete -Prazo de Validade Empty
MensagemAssunto: Re: Capacete -Prazo de Validade   Capacete -Prazo de Validade Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Capacete -Prazo de Validade
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» capacete
» capacete nau xt 60
» Capacete
» Capacete???
» Capacete

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: Equipamento-
Ir para: