Assunto: Re: Amortecedor de direcçao Qui Set 16, 2010 1:54 pm
Pedro BC escreveu:
A XT ou qualquer moto com algumas caracteristicas mais campestres, têm tendencia a tremer quando a velocidade é mais alta e para a qual a moto foi concebida.
Permite-me acrescentar uma coisa a essa frase já que a minha e outras motas, são incluídas nas que têm caracteristicas off-road.
Devia ter ficado assim: "A XT ou QUASE qualquer mota com algumas caracteristicas mais campestres têm tendencia a tremer quando a velocidade é mais alta e para a qual a moto NÃO foi concebida."
E afirmo isto, puxando alguma brasa à minha sardinha, baseado em experiência própria. Já andei a +200 (sem malas) na minha e não é nada com ela. É certo que depende um bocado das condições atmosféricas, mas o ponto mantém-se.
Outro exemplo, ainda na ida para o TE (com malas e tenda no porta couves) a 180+- atrás duma gs800 e iamos os dois na Vasco da Gama a dormir.
E sim, A XT12 tem fortes aptidões campestres, fazendo uso das tuas palavras, porque sei que não é uma verdadeira trail como a KTM.
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: Amortecedor de direcçao Qui Set 16, 2010 4:55 pm
A Super Ténéré 1200 e também a 750, são um caso a parte são Big Trails... e estas são sempre boas a altas velocidades... Mas percebo o teu ponto de vista e concordo com ele...
a nova Ténéré 660cc já abana muito menos que a antiga...
Agora a XT600E igual a minha, por vezes abana tanto a 140Km/h que até parece que perdemos o rolamento de direcção e isso é característico das motas de Enduro...
ABR
Pedro BC
Assunto: Re: Amortecedor de direcçao Qui Set 16, 2010 5:06 pm
Caríssimo Fortuna, não questiono a qualidade da ST 1200, até porque já a experimentei e gostei, muito.
Mas já agora digo-te, eu se tivesse uma ST 1200 não a punha na terra, num ou outro estradão, claro que punha, mas ai todas andam, no trilho, numa comportada, numa sucessão de curvas com lama e com pedra, te garanto que não a colocava, a mota ia sofrer e eu também.
A ST é de uma geração de motos trail que não foi feita para o campo, foi feita para a estrada, para viagens em extremo conforto, até te digo, está mais próxima de uma Pan do que de uma LC8, claro que o facto de ter uma condução tipo trail e umas suspensões electronicamente moldáveis, conferem à moto algumas aptidões mais trialeiras, mas no meu modesto ponto de vista, é uma moto que está em linha com a Varadero, com a Multistrada, com uma Stelvio ou até se quiseres com a TDM.
A yamaha tem-na no capítulo das motos de aventura, mas cada um coloca as motos onde o mkt decide.
E já agora, enfia na moto pneus de tacos e os teus 200 km/h com conforto e segurança, já o eram.
Para terminar, quando me referi à trepidação, ou ao ligeiro abanar do volante, não considerei na minha analise, motos como a tua, apesar de que mesmo essa, se a comparares com uma moto verdadeiramente de estrada, sentes diferença.
A LC8 também dá 200 e até passa, mas acredita, não foi feita para isso e eu raramente passo dos 160, mas eu também sou um nado.
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
Assunto: Re: Amortecedor de direcçao Qui Set 16, 2010 6:16 pm
Eu não chamava a Multistrada e a TDM para a comparação... também deixava a LC8 e a Pan de fora A Varadero e a Vstrom, nunca tentaram ser aventureiras...
BMW GS, já tem a mesma linha, a Stelvio não conheço, mas parece que a Motoguzi não tem tradição neste campo...
mas a melhor moto para toda a obra é está 735.000 Kms em 10 anos com muitos deste em OFF ROAD... Nunca uma Trail ou Big Trail tentou algo parecido...
ABR
javleitao
Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500
Assunto: Re: Amortecedor de direcçao Qui Set 16, 2010 6:33 pm
A minha xte tambem tem falta de estabilidade a alta velocidade mas acho que está dentro do que se espera deste tipo de moto. Quando digo falta de estabilidade refiro-me a suspensão muito mole que oscila bastante (devido ao pavimento e condições atmosféricas) e uma aerodinamica com muita resistencia à passagem do ar. Agora vibração no guiador não noto nada em demasia. Mas o que pra uns é normal pra outros pode não ser. daí cada um personalizar a moto a sua maneira. Mas uma coisa é certa, a xte como vem não é uma moto feita para circular a velocidades elevadas.
Marco F.
Moto : XTZ 850 STrx
Assunto: Re: Amortecedor de direcçao Qui Set 16, 2010 6:36 pm
Tem graça essa questao do conforto nas ST's e a relaçao estabelecida com o tipo de pneus . De facto desde que instalei os Tourance noto a mota mais suave a rolar , a curvar e provavelmente gasta menos 0.5L aos 100km's e o barulho dos pneus desapareceu ... ate aqui estou de acordo Mas quando falamos de velocidade maxima ai a historia é outra , foi a primeira coisa que quis averiguar quanto tirei os Karoo (nao os Karoo T) e qual o meu espanto que a velocidade maxima era a mesma , fico nos 195 km/h e dali nao passa . No TE fizeram tanta falta que nao me sai da cabeça voltar a colocar o Karoo novamente na bixinha , ainda mais que a malta agora tomou o gosto pelos maus caminhos e nao quer nada com o asfalto
Cumps
Fortuna
Moto : XT12 - Man Edition
Assunto: Re: Amortecedor de direcçao Qui Set 16, 2010 6:43 pm
Pedro,
Só disse o que disse para exemplificar o meu ponto de vista. Concordo contigo em tudo, nas condições que referes e dai o acrescento (não correcção) ao teu teu comentário na minha 1a resposta
Continuando esta agradável discussão, eu não primo por ser muito inteligente no que toca a decisões quando a questão é andar de mota e, por isso, no TE resolvi tentar o "curso relâmpago" para não pagar à MotoXplorers quando o Sô Braz falou na barragem.
Não me enganei muito relativamente às capacidades da mota. A suspensão não bateu vez nenhuma (bem longe disso), passou areia, calhaus, subidas, descidas, regos e às vezes coisas destas misturadas. Só não passou lama porque me faltaram
Superou as minhas expectativas - talvez porque a minha experiência é nula. Sei que ia muito melhor de 250cc ou, pelo menos, com uns cardados já para não falar numa velhinha mais apta para uma eventual queda, mas a estupidez natural parece levar sempre a melhor e andei até o meu parco físico não aguentar mais.
Obviamente ando MUITO MAIS devagar que os outros. Mas eu já (quase) ultrapassei a fase das corridas e limito-me à diversão e ao desafio. Já não me sentia tão bem a andar de mota desde que andei em pista pela 1a vez. Passar onde passei, com a mota que foi com e ainda com ABS e TCS2 ligados, para mim, foi mais uma "prova superada", que me permite dizer "agora sei mais umas coisas sobre o que mota é capaz de fazer". E claro, a realização pessoal de eu mesmo ter conseguido suportar aquilo ainda que para outros tenha sido, obviamente, só mais uma passeio.
Limitações desta mota há algumas, desde pequenos pormenores até uma ou outra coisa mais séria e eu tenho perfeita noção disso.
Deu para perceber pelos videos (daqui e outros foruns) o andamento do pessoal habituado a estas lides e só com milagre lá chegarei.
Mas uma coisa é certa, eu ponho esta mota para lá de um estradão porque,respondendo ao teu 1o comentário, eu questiono a qualidade da mota e quero saber o que ela tem de mal. Só posso defender a minha escolha desta maneira.
Para acabar o testamento, não se pode confundir limitações com problemas.
Jarod
Moto : XT600E 2002 e TT600S 1996
Assunto: Re: Amortecedor de direcçao Qui Set 16, 2010 10:50 pm
Eu também sou forçado a concordar com o Pedro BC, se eu tivesse uma ST 1200 não a meteria onde tu a metes Fortuna...
Gosto muito que acompanhes connosco mas acho que te ficaria mais barato à carteira comprar uma XT 600 em 2a mão até uns 2500€, do que andar a arriscar estragar essa ST... Com uma XT 600 ou algo semelhante, só terias a ganhar, doia-te menos o coração, divertias-te mais e tinhas menos dores fisicamente falando. :p E sabes como diz o velho ditado... Melhor que ter uma XT, só ter duas... :lol:
Fortuna
Moto : XT12 - Man Edition
Assunto: Re: Amortecedor de direcçao Sex Set 17, 2010 12:08 am
[sarcasmo=on] Ainda bem que não comprei uma BMW se não é que ia doer a sério.
Ou uma multistrada para as curvas e andar a 270... doi só de pensar que vou cair... Mas porra, eu gosto da pedrada... e nas curvas que é o que eu gosto mesmo??? É melhor comprar uma R1 em segunda mão... e deixo a Multistrada na garagem...
[sarcasmo=off]
Pedro BC
Assunto: Re: Amortecedor de direcçao Sex Set 17, 2010 9:48 am
O Jarodboy tem razão.
Podendo, compra um charuto em 2 mão para escalavrar à vontade.
Eu quando começei a andar com os Nomads e com o Trail Aventura ia de varadero, como sou um granda casmurro e sempre considerei que trail e enduro são coisas diferentes, nunca levei uma motinha que tenho (KTM 450), portanto suei e confesso que quando a coisa apimentava, fonix, que soda.
Resultado, comprei por 1.400 € a minha TTE, desde então passeio é sempre a fundo e a e se necessário ainda vou com ela ao fim do mundo, porque até é confortável e o motor é um tanque.
Faz o mesmo e vais muitiplicar a diversão.
Fortuna
Moto : XT12 - Man Edition
Assunto: Re: Amortecedor de direcçao Sex Set 17, 2010 1:28 pm
Neste momento é o que tenho e não tou a ver como ter outra (nem onde a por).
Na falta de melhor para trail, decididamente, esta desenrasca...
E ainda tem a vantagem de me fazer perder 2 kilos num fds... Já compensou ficar dorido :lol!:
Marco F.
Moto : XTZ 850 STrx
Assunto: Re: Amortecedor de direcçao Sex Set 17, 2010 6:22 pm
Fortuna escreveu:
E ainda tem a vantagem de me fazer perder 2 kilos num fds... Já compensou ficar dorido :lol!:
Tal nao foi a tareia .... quando é que a gente repete a dose ???