| Mudança de velocidades de forma suave :) | |
|
+7miguels Edgar Joel82 wiGGs Terix M4rco Leonel(Madeira) 11 participantes |
|
Autor | Mensagem |
---|
Leonel(Madeira)
Moto : XT660x
| Assunto: Mudança de velocidades de forma suave :) Dom Mar 16, 2014 7:30 pm | |
| Ola amigos Após alguns quilometros a dar uma porradinha da caixa de minha xt660x.... la peguei o jeito e consigo ter uma conduçao mais suave (sem estalos nas mudanças) ... mas tenho algumas dúvidas um pouco técnicas embora no manual de utilizador existe uma alinea que diz: "nao embale o motor enquanto muda para uma velocidae inferior" ...faço exactamente o oposto ... ou seja so consigo fazer uma redução suave se der pitada de acelarador na hora de meter a velocidade... caso contrario da um valente "CLAK"... embora na prática resulte nao percebo o porquê ...se fosse ao voltar a largar a embreagem percebia pk estava a "igualar" a rotaçao do motor com a da transmissão... Mas.... refiro-me "ao momento" em que carrego no pedal para baixo com a embreagem carregada... como pode a acelaração influenciar a engrenagem da velocidade inferior.. se o motor nesse instante esta desembreado? a dúvida e um pouco técnica mas espero que me tenha feito intender... abraço.... e boas.. curvas.. na estrada e não só | |
|
| |
M4rco
Moto : Yamaha XT660X (2004)
| |
| |
Leonel(Madeira)
| Assunto: Re: Mudança de velocidades de forma suave :) Ter Mar 18, 2014 3:29 am | |
| Ola ..sim a embreagem esta bem regulada... nao percebo e porque no manual diz: "nao embale o motor enquanto muda para uma velocidade inferior" e só consigo reduzir suave fazendo o oposto do que diz o manual.. sera que faz mal aquela pitada de acerador na hora da mudança... na passagem da 3a para a 2a ou da 2a para a 1a se nao o fizer... da um "CLAK" por vezes bem forte.. e tudo menos suave... obrigado | |
|
| |
Terix
Moto : XT 660x
| Assunto: Re: Mudança de velocidades de forma suave :) Ter Mar 18, 2014 8:55 am | |
| Boas Leonel, comigo acontece exatamente da mesma maneira. Para além de ser o meu jeito de condução só com um "bam bam" é que a coisa vai. Posso estar errado mas o mais provável é o manual referir-se a outra coisa. Agora que lhe apanhaste o jeito, kms para cima! | |
|
| |
wiGGs
Moto : XT 660 X
| Assunto: Re: Mudança de velocidades de forma suave :) Ter Mar 18, 2014 5:04 pm | |
| Boas, pelo que percebi da frase no manual penso que o " não embale o motor" não se refere a dar a gazada antes de reduzir, mas sim acelerar sem a embraiagem e depois reduzir com a rotação alta. A gazada no meu ver só faz bem até porque evita que a roda traseira bloqueie! Mas isto é a minha opinião. | |
|
| |
Joel82
Moto : Yamaha XT 600 E
| Assunto: Re: Mudança de velocidades de forma suave :) Sáb Mar 22, 2014 10:14 pm | |
| Boas Leonel. Não sou mecânico nem nada disso e se estiver incorreto nalgum detalhe agreadeço que me corrijam mas do meu entender o que se passa pode ser uma de várias coisas. O barulho quando engatas a mudança pode-se dever a vários factores, em certas motas é normal e estou a lembrar-me da XJ6 se não me falha a memória que tem uma caixa bastante barulhenta tal como era a da minha Suzuki GSX-R 750 de `94 que fazia um barulho do cacete sempre que trocava de caixa. Outra coisa que por vezes origina esses barulhos é a folga da corrente ou má lubrificação da caixa de velocidades. O dares acelerador antes de fazeres a redução é saudável e deves fazê-lo, nos carros essa técnica chama-se de "ponta tacão" e serve para equalizar as rotações da caixa ás do motor para evitar bloqueio da roda traseira no momento em que largas a embraiagem e ajuda a poupar tanto a caixa como a embraiagem. Espero que ajude, abraço e boas curvas. | |
|
| |
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Mudança de velocidades de forma suave :) Dom Mar 23, 2014 4:07 pm | |
| Eu sempre que agarro em qualquer mota seja ela qual for (XT´s é claro) a caixa até parece ser automática Por vezes a 1ª e a 2ª manifestam-se quando é a reduzir com o rpm mais alto em andamento e as rodas a rodar mas nada de grande manifesto... nem percebo muito bem do que se fala aqui... se há estalos é porque há algo de errado em cima do banco Há outras motas que têm a caixa barulhenta por natureza e estou a lembrar-me por exemplo da NTV650 da Honda mas isso é a NTV as XT´s não têm essa característica | |
|
| |
miguels
Moto : Honda CB600F1 Hornet
| Assunto: Re: Mudança de velocidades de forma suave :) Seg Mar 24, 2014 12:06 am | |
| Não cheguemos mais longe, agora que tenho a Hornet a diferença para a caixa da XT é brutal é bem mais barulhenta e carrancuda! | |
|
| |
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Mudança de velocidades de forma suave :) Seg Mar 24, 2014 12:18 am | |
| - miguels escreveu:
- Não cheguemos mais longe, agora que tenho a Hornet a diferença para a caixa da XT é brutal é bem mais barulhenta e carrancuda!
Eh pá... Parabéns, é uma bela Maquina (embora eu prefira a minha menina ) OFF TOPIC @Miguel... Olha lá uma coisa... comprei um Mirror Dinghy | |
|
| |
Leonel(Madeira)
| Assunto: Re: Mudança de velocidades de forma suave :) Seg Mar 24, 2014 6:20 pm | |
| como disse o Edgar... "Por vezes a 1ª e a 2ª manifestam-se quando é a reduzir com o rpm mais alto em andamento e as rodas a rodar mas nada de grande manifesto..." ...era mesmo a isto que me queria referir ... por vezes durante a redução faz um "Clak" :) mas como o próprio o disse o problema pode tar em cima do banco.. pk tenho pouca experiencia ... so tava a tentar perceber se era normar.... pois se nao der uma ligeira aceleradela é quase certo esse "clak" na 2a e na 1a..... :) obrigado a todos por a atenção.. Comprimentos ao pessoal | |
|
| |
fzsfalcon
Moto : FZS600 --- XT 1200Z
| Assunto: Re: Mudança de velocidades de forma suave :) Sáb Abr 12, 2014 2:23 am | |
| Boas.. só agora vi a tua mensagem..tenho andado com problemas no computador Ainda bem que ficaste um pouco mais esclarecido P.S.: E que tal combinar um cafezito pa juntar a malta aqui da ilha..eu, o Nélio e o Silva já nos juntamos.. Quando puderes diz alguma coisa.. Gd abraço e fica bem P.S.2: Parabéns pela máquina..um grande amigo meu no Porto tem uma igual..e é uma excelente máquina | |
|
| |
Leonel(Madeira)
| Assunto: Re: Mudança de velocidades de forma suave :) Sáb Abr 12, 2014 9:26 am | |
| Ola amigo Por mim tudo bem Tem é de ser bem combinado Contem comigo | |
|
| |
fzsfalcon
Moto : FZS600 --- XT 1200Z
| |
| |
Nélio
Moto : XT1200Z & CRF250L
| Assunto: Re: Mudança de velocidades de forma suave :) Sáb Abr 12, 2014 8:33 pm | |
| Bem vindo ao clube, nada como muitos kms na máquina para esclarecer as duvidas, temos de combinar um mas segundo parece o João já esta a tratar disso, abraço | |
|
| |
rui braz
Moto : XT 660 Z / XT 600 3tb
| Assunto: Re: Mudança de velocidades de forma suave :) Dom Abr 13, 2014 10:28 pm | |
| Leonel, em minha opinião, fazes tudo bem ! nao percebo porque é que o pessoal tem problemas com os "clank" . Esse "problema" SÓ é problema em bms , na minha Rosalinda ( FJR 193.000kms) a 1ª até parte o coração , na Hermengarda ( TENERE 70.000kms ) a primeira faz um barulhinho de vez em quando ! O manu"e"l caga nele ! faz revisões atempadamente e anda , que elas precisam é de andamento . | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Mudança de velocidades de forma suave :) | |
| |
|
| |
| Mudança de velocidades de forma suave :) | |
|