Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Mudança alta versus Mudança baixa

Ir para baixo 
+4
rui braz
inception
Edgar
touperdido
8 participantes
AutorMensagem
touperdido
Mudança alta versus Mudança baixa Star310
touperdido



Mudança alta versus Mudança baixa Empty
MensagemAssunto: Mudança alta versus Mudança baixa   Mudança alta versus Mudança baixa Icon_minitimeSex Abr 22, 2011 12:18 am

Não sei se este é o melhor local, mas é a duvida que me tem surgido e estou certo que os mais experientes me puderão responder.
Como sabem venho de uma wr125 e agora que tenho uma xtx 660 sinto que em velocidades baixas, tipo 40/50 km, numa quarta a mota começa a "soluçar" mas se meto uma segunda ou terceira parece que a mota já está a esgotar a mudança e como está a fazer a rodagem, tb n quero puxar mto por ela.

O que é o correcto a fazer?

Rui
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Mudança alta versus Mudança baixa Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Mudança alta versus Mudança baixa Empty
MensagemAssunto: Re: Mudança alta versus Mudança baixa   Mudança alta versus Mudança baixa Icon_minitimeSex Abr 22, 2011 12:40 am

Boas...

eu conheço mal o regime da nova XT660

mas se a 40/50 a 4ª começa a bater (soluçar), metemos uma terceira...
e podemos tomar a decisão de circular a 40 por exemplo...
ou então passamos a para 60...

se tivermos uma descida pela frente basta manter o acelerador que ela vai desenvolver com a a ajuda do terreno...


Basicamente devemos conduzir por instinto , o som, e como sentimos o motor...
se temos uma mudança alta numa velocidade baixa, devemos dar-lhe acelerador lentamente, ou reduzir na caixa...


Numa mota com o motor em V ou linha... 2 cilindros ou 4 cilindros, aguenta rotações mais baixas com mudanças altas...
e responde sempre bem quando aceleramos sem utilizar a caixa...

Como a tua é uma mono, é conduzida utilizando mais a caixa...
com o tempo toda a gente acaba por se habituar e conduzir por instinto...
e a XT660X vai parecer uma acelera de mudanças automáticas Mudança alta versus Mudança baixa 449138


Mudança alta versus Mudança baixa 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
touperdido
Mudança alta versus Mudança baixa Star310
touperdido



Mudança alta versus Mudança baixa Empty
MensagemAssunto: Re: Mudança alta versus Mudança baixa   Mudança alta versus Mudança baixa Icon_minitimeSex Abr 22, 2011 11:03 am

Obrigado Edgar pela rápida resposta.

Eu entendo o que queres dizer, nomeadamente quando se circula entre os karros. Mas a minha questão é que meto a terceira e pelo som, parece que está um bocado em esforço e como está na rodagem, não quero fazer algo que não deva.

Por outro lado, sinto aquilo que referes em relação ao trabalhar com a caixa, eu costumo fazer isso e sente-se um real abrandamento, muitas vezes em velocidades reduzidas nem necessito de usar o travão que a redução acompanha bem a velocidade.

Obrigado

Rui
Ir para o topo Ir para baixo
inception
Mudança alta versus Mudança baixa Star310
inception


Moto : XTractor

Mudança alta versus Mudança baixa Empty
MensagemAssunto: Re: Mudança alta versus Mudança baixa   Mudança alta versus Mudança baixa Icon_minitimeSex Abr 22, 2011 3:28 pm

É capaz de te interessar esta 'discussao' do forum XT660 brasil http://xt660.com.br/showthread.php?855-Motor-da-66-Levar-em-Alta-ou-em-Baixa-Rota%E7%E3o

cumprimentoS!
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Mudança alta versus Mudança baixa Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Mudança alta versus Mudança baixa Empty
MensagemAssunto: Re: Mudança alta versus Mudança baixa   Mudança alta versus Mudança baixa Icon_minitimeSex Abr 22, 2011 4:20 pm

@ inception

Esta dica parece ser muito porreira

e esta indicações parecem as melhores de todo o tópico Mudança alta versus Mudança baixa 546328


Citação :
Em acelerações suaves (andando tranquilo):

1. 00 à 15km/h
2. 15 à 30km/h
3. 30 à 45km/h
4. 45 à 60km/h
5. 60 à ∞


Em acelerações médias (em subidas ou arrancadas rápidas):

1. 00 à 30km/h
2. 30 à 45km/h
3. 45 à 60km/h
4. 60 à 75km/h
5. 75 à ∞


Em acelerações fortes(moendo no KCT):

1. 00 à 55km/h
2. 55 à 85km/h
3. 85 à 120km/h
4. 120 à 150km/h
5. 150 à ∞


Mudança alta versus Mudança baixa 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
inception
Mudança alta versus Mudança baixa Star310
inception


Moto : XTractor

Mudança alta versus Mudança baixa Empty
MensagemAssunto: Re: Mudança alta versus Mudança baixa   Mudança alta versus Mudança baixa Icon_minitimeSex Abr 22, 2011 5:28 pm

Edgar escreveu:
esta indicações parecem as melhores de todo o tópico

Edgar com a XTR revejo-me nessas tambem.

se bem que ha variaçoes entre as XT660R/X no que respeita aos mapas de injecção electronica da centralina, nao tenho a certeza da diferença da R para a X (apesar de ja ter lido que dos mesmos anos teem mapas diferentes, o que ate tem lógica X vs R).

sei que ha mesmo é variaçoes entre as centralinas conforme os anos 2004-2006, 2007, dps meteram a sonda lambida Mudança alta versus Mudança baixa 660860 para medir os gases de evacuação Mudança alta versus Mudança baixa 945103 2008-2011. nao tenho a certeza dos anos, mas houveram varias alterações em termos de mapas de injecção e meteram a sonda Lambda.

referi isto tudo para voltar ao assunto dos soluços, onde as versoes de 2004-2005 tinham fama de pobre injecçao em baixas rotaçoes que causava os tais soluços e até houve um Recall da yamaha às centralinas e trocavam de graça e houve uma cena qq com o potenciometro TPS que tambem trocavam.
muitos donos dizem por o Power Commander (399€ fdx!) e que resolve o problema e até ficar melhor e mete mais gasosa qd se altera escapes e por ai fora. e tambem das versoes de 2007 até 2009 ja li sobre problemas da injecção e soluços... Mudança alta versus Mudança baixa 730351 so as 2010 e 2011 ainda nao li ninguem a queixar-se. :P

eu na minha so alterei o CO, aumeti o relantim, tenho o potenciometro em serie com o CTS. (temp. motor) -4º

até sobre a XT660Z li que o desgaste das almofadas do cubo traseiro (nomeclatura correcta??) com mtos poucos kms causava esses soluços e o gajo cortou uma camara de ar e meteu la pedaços de borracha para encher e diz que ficou uma maravilha a andar e super linear sem soluços. Mudança alta versus Mudança baixa 730351 esta li no www.Xt660.com e qualquer dia abro o meu para ver como esta aquilo.

touperdido ha muita informaçao na net sobre os 'soluços' da xt66 seja pela mudança alta ou baixa, mistura pobre ou rica, mais contactos, centralina com mau feitio, etc.

o facto é que cada dono encontra a sua forma de conduzir com esta mota, e alguns até lhe dao uns toques de aperfeiçoamento, toques estes que encontras facilmente nos foruns. como alguem escreveu "para uma mota perfeita, tem um feitio muito esquisito" Mudança alta versus Mudança baixa 84716

Cumprimentos!
Ir para o topo Ir para baixo
rui braz
Mudança alta versus Mudança baixa Star310
rui braz


Moto : XT 660 Z / XT 600 3tb

Mudança alta versus Mudança baixa Empty
MensagemAssunto: Re: Mudança alta versus Mudança baixa   Mudança alta versus Mudança baixa Icon_minitimeSeg Abr 25, 2011 9:09 pm

Inception... as motos não são perfeitas... os donos sim são imperfeitos ! Mudança alta versus Mudança baixa 546328 Mudança alta versus Mudança baixa 546328


A minha opinião .




Ir para o topo Ir para baixo
Rikardo
Mudança alta versus Mudança baixa Star310
Rikardo


Moto : Princesinha do agreste

Mudança alta versus Mudança baixa Empty
MensagemAssunto: Re: Mudança alta versus Mudança baixa   Mudança alta versus Mudança baixa Icon_minitimeSeg Abr 25, 2011 10:51 pm

É É É eu sou perfeito a minha XT também os dois juntos confesso que temos alguns problemas mas nada que não se resolva com uns montes areias e talvez umas pocitas de agua quando se chateia manda-me ao chão de resto 5 estrelas ( bem vindo ao melhor lugar do Mundo são e salvo ) Mudança alta versus Mudança baixa 122298 Mudança alta versus Mudança baixa 449138 Mudança alta versus Mudança baixa 24863 Mudança alta versus Mudança baixa 919911 Mudança alta versus Mudança baixa 919911
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar
Mudança alta versus Mudança baixa Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

Mudança alta versus Mudança baixa Empty
MensagemAssunto: Re: Mudança alta versus Mudança baixa   Mudança alta versus Mudança baixa Icon_minitimeTer Abr 26, 2011 12:03 am

rui braz escreveu:
Inception... as motos não são perfeitas... os donos sim são imperfeitos ! Mudança alta versus Mudança baixa 546328 Mudança alta versus Mudança baixa 546328


A minha opinião .





Mudança alta versus Mudança baixa 24863 Mudança alta versus Mudança baixa 24863 Mudança alta versus Mudança baixa 24863

+1 Mudança alta versus Mudança baixa 796959


Mudança alta versus Mudança baixa 919911
Ir para o topo Ir para baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Pmvpires
Mudança alta versus Mudança baixa Star310
Pmvpires


Moto : XT600E(2009-2014) / XT660R (2014-2017) / Deauville 700 (2017- )

Mudança alta versus Mudança baixa Empty
MensagemAssunto: Re: Mudança alta versus Mudança baixa   Mudança alta versus Mudança baixa Icon_minitimeTer Abr 26, 2011 12:06 am

rui braz escreveu:
Inception... as motos não são perfeitas... os donos sim são imperfeitos ! Mudança alta versus Mudança baixa 546328 Mudança alta versus Mudança baixa 546328


A minha opinião .





Mudança alta versus Mudança baixa 945103 Mudança alta versus Mudança baixa 945103 Mudança alta versus Mudança baixa 945103 Mudança alta versus Mudança baixa 796959 Mudança alta versus Mudança baixa 796959 Mudança alta versus Mudança baixa 796959 Mudança alta versus Mudança baixa 796959
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.xtdeportalegre.blogspot.com
Fortuna
Mudança alta versus Mudança baixa Star310
Fortuna


Moto : XT12 - Man Edition

Mudança alta versus Mudança baixa Empty
MensagemAssunto: Re: Mudança alta versus Mudança baixa   Mudança alta versus Mudança baixa Icon_minitimeTer Abr 26, 2011 12:25 pm

Eu não sou ninguem. Niguem é perfeito. Eu sou perfeito (e tenho uma T-shirt da SBock para provar que o sou Mudança alta versus Mudança baixa 294891)

On-topic:

Eu acho é que o problema foi ter passado da 125 para a 660 e ainda há uma certa falta de habituação. O problema é que sem conta rotações o hábito pode ser dificultado porque achamos que aquilo vai partir.

Para não andares preocupado a olhar para o velocímetro (a estrada requer toda a atenção), usa o barulho do motor. Se tiver a soluçar ou a bater, claramente estás numa rotação muito baixa e tens que reduzir. O barulho vai aumentar mas com certeza não ficarás no red-line. Assim, guarda esse som como uma rotação agradavel. Se puxares por ela no certo ponto há-de cortar ou começar a perder força. Tens ai o teu barulho no limite.

Faz o teste com a mota a quente e no minimo em 3a e nunca mais te preocupes (a menos que o barulho saia do normal Mudança alta versus Mudança baixa 294891 )
Ir para o topo Ir para baixo
touperdido
Mudança alta versus Mudança baixa Star310
touperdido



Mudança alta versus Mudança baixa Empty
MensagemAssunto: Re: Mudança alta versus Mudança baixa   Mudança alta versus Mudança baixa Icon_minitimeDom maio 01, 2011 9:57 pm

Obrigado a todos pelas dicas! Já estou a pôr na prática as vossas dicas. Obrigado.

Rui Duque
Ir para o topo Ir para baixo
Gonçalo
Mudança alta versus Mudança baixa Star310
Gonçalo


Moto : CBR 600 RR

Mudança alta versus Mudança baixa Empty
MensagemAssunto: Re: Mudança alta versus Mudança baixa   Mudança alta versus Mudança baixa Icon_minitimeDom Nov 27, 2011 10:37 pm

touperdido escreveu:
Não sei se este é o melhor local, mas é a duvida que me tem surgido e estou certo que os mais experientes me puderão responder.
Como sabem venho de uma wr125 e agora que tenho uma xtx 660 sinto que em velocidades baixas, tipo 40/50 km, numa quarta a mota começa a "soluçar" mas se meto uma segunda ou terceira parece que a mota já está a esgotar a mudança e como está a fazer a rodagem, tb n quero puxar mto por ela.

O que é o correcto a fazer?

Rui

Epa tenho exactamente a mesma situaçao que tu, tb venho duma wr 125 e tudo lol
Ir para o topo Ir para baixo
Gonçalo
Mudança alta versus Mudança baixa Star310
Gonçalo


Moto : CBR 600 RR

Mudança alta versus Mudança baixa Empty
MensagemAssunto: Re: Mudança alta versus Mudança baixa   Mudança alta versus Mudança baixa Icon_minitimeDom Nov 27, 2011 10:52 pm


Hoje vinha eu a descer da saida da A5 para o eixo norte sul em 5ª com o acelarador solto, ela começou a travar muito entao deilhe um cheirinho de acelarador para ela manter a velocidade como fazia na wr125, mas ela dava uns soluçinhos, entao reduzi pa 4ª e entao ai ja agarrava mais e pedia a 5ª outra vez. acabei por n saber bem o que fazer, entretanto acbousse a descida LOL
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Mudança alta versus Mudança baixa Empty
MensagemAssunto: Re: Mudança alta versus Mudança baixa   Mudança alta versus Mudança baixa Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Mudança alta versus Mudança baixa
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Pneu 120/90 Versus 130/80
» Um coisa Versus outra
» Medidas do pneu de livrete versus outras
» Soluços ao fim de 2-3 min a alta rotação. (RESOLVIDO)
» Portalegre e não só... ( www.xtdeportalegre.blogspot.com )

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: XT em Geral-
Ir para: