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 Perguntas para o Exame de Código de Moto

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Perguntas para o Exame de Código de Moto Star310
Edgar


Moto : XT 600 Edventure

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MensagemAssunto: Perguntas para o Exame de Código de Moto   Perguntas para o Exame de Código de Moto Icon_minitimeSáb Ago 28, 2010 11:12 am

Exercícios para o Exame de Código de Moto
sobre Equipamento




1-Um blusão para motociclista deve de ter protecções rígidas, pelo menos, ao nível:

A- Dos ombros e cotovelos.
B- Dos ombros, cotovelos, coluna e peito.
C- Dos ombros, cotovelos, coluna, barriga e peito.



2-A nível de segurança como deve de ser o vestuário de um motociclista?

A- Feito de uma matéria adequada para o proteger em caso de queda.
B- De pele, para melhor respirabilidade.
C- Impermeável para melhor mobilidade.



3-O vestuário adequado de um motociclista, tal como o capacete é considerado um equipamento de:

A- Segurança passiva.
B- Segurança activa.
C- Não tem nada a ver com segurança, apenas tem a ver com o conforto.



4-O condutor de um veículo de duas rodas, deve preferir:

A- Vestuário em pele, já que oferece mais segurança, do que o material em gorotex.
B- Vestuário em gorotex, já que é mais seguro do que o material em pele
C- Vestuário em plástico, já que é mais leve que qualquer outro.



5- Durante as épocas quentes, devo preferir a utilização de:

A- Uma T-shirt à de um blusão, já que este pode provocar transpiração.
B- Um blusão à de uma t-shirt.
C- Um vestuário de manga curta ou sem mangas.



6- Na condução de motociclos devo preferir:

A- Vestuário que não esvoace.
B- Vestuário largo, para me sentir à vontade.
C- Vestuário justo.



5- Durante uma viagem longa, um condutor de um motociclo deve de utilizar:

A- Uma cinta adequada, destinada a proteger a coluna, muito embora aumente o cansaço.
B- Uma cinta adequada que proteja a coluna e reduza o cansaço.
C-Uma cinta adequada sob pena de cometer uma contra-ordenação



8- Como devem de ser as botas de um motociclista?

A- Leves e maleáveis.
B- Devem proteger o tornozelo.
C- Fáceis de descalçar.



9- Na condução de um motociclo, as botas utilizadas:

A- Devem proteger o tornozelo.
E-B- Não devem cobrir o tornozelo, para não dificultar a movimentação dos pés.
F- C- Devem de ser em pele, porque é o material, a oferecer melhores condições de segurança..



10- Qual a “vida útil” de um capacete de gama média,
com uma utilização normal e sem ter sofrido quedas?


A- A indicada pelo fabricante do capacete.
B- A indicada pelo fabricante de cada motociclo.
C- 4 anos.



11-Um capacete que caia da mão do seu utilizador e embata no chão pode:

A- Danificar a sua estrutura externa ,mas nunca a interna.
B- Danificar a estrutura interna e externa.
C- Danificar o esmalte, o que compromete sempre a sua estrutura interna.



12- O capacete de protecção só é obrigatório para o condutor de motociclos:

A- Certo.
B- Errado.



13- Na compra de um capacete tenho de ter em conta que este seja homologado?:

A- Sim.
B- Não.



14- O capacete de protecção deve:

A- Ser homologado.
B- Ser apertado, podendo ser homologado ou não.
C- Ser com viseira, mesmo não sendo homologado.



15- O condutor de um motociclo, deve de saber que:

A- Quanto mais leve for um capacete, mais condições de segurança reúne.
B- Quanto mais pesado for um capacete, mais segurança oferece.
C- O nível de segurança de um capacete, não tem relação directa com o peso..



16- Para sua segurança, o condutor de um motociclo, deve de preferir:

G- A utilização de um capacete integral (fechado) à de um capacete jet (aberto).
B- A utilização de um capacete jet à de um capacete integral.
C- A utilização de um capacete integral, ainda que não homologado, à de um capacete jet.



17- O calçado da passageira do motociclo é adequado à situação? (Está de chinelos em cima da scooter)

A- Sim, porque é apenas uma passageira.
B- Sim, desde que pressione com força, os pés contra os pedais de apoio.
C- Não, apesar de não ser condutora.



Soluções

1-A
2-A
3-A
4-B
5-B

6-A
7-B
8-B
9-A
10-A

11-B
12-B
13-A
14-A
15-C

16-A
17-C


.
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MensagemAssunto: Re: Perguntas para o Exame de Código de Moto   Perguntas para o Exame de Código de Moto Icon_minitimeSáb Ago 28, 2010 11:25 am

Exercícios para o Exame de Código de Moto
sobre Segurança



1-A recolha de informação, feita por cada condutor depende sempre:

A- Da sinalização existente.
B- Da experiência e da atitude do condutor.
C- Do número de vias de trânsito.



2- Do que depende a distância de reacção?

A- Da via.
B- Do consumo de álcool.
C- Da distância de travagem.



3-Na condução de um motociclo, o condutor deve posicionar-se:

A- Com os braços esticados.
B- Com os braços ligeiramente flectidos.
C- Conforme lhe der mais jeito.



4-Circular com o motociclo a velocidade significativamente elevada, implica:

A- Diminuição da acuidade visual.
B- Aumento da acuidade visual.
C- Diminuição da acuidade visual e da distância de travagem.
D- Aumento da acuidade visual e da distância de travagem.



5- Das afirmações que se seguem, assinale a que entender como verdadeira:

A- As dimensões e a velocidade de aproximação dos motociclos contribuem para que estes sejam vistos com significativa facilidade.
B- As dimensões e a velocidade de aproximação dos motociclos contribuem para que estes sejam vistos com significativa dificuldade.
C- As dimensões e a velocidade de aproximação dos motociclos contribuem para que o seu condutor aviste os demais utentes com significativa dificuldade.



6- Tendo em consideração que, por norma, o motociclo é um veículo com elevado poder de aceleração, a mudança de via de trânsito deve:

A- Ser realizada rapidamente, com recurso à mudança apropriada e a uma forte aceleração.
B- Ser realizada de forma progressiva.
C- Ser realizada rapidamente, de uma só vez e sem recurso a acelerações bruscas.



7- Ao curvar, a inclinação que deve dar-se ao motociclo de duas rodas, depende:

A- Do piso, da velocidade e do raio da curva.
B- Do piso, da velocidade, do raio da curva e da capacidade de brecagem do motociclo.
C- Da velocidade que o veículo atinja, do estado do piso, do diâmetro da curva e da capacidade de brecagem do veículo.



8- Na condução de um motociclo de duas rodas, em curvas com o mesmo raio de curvatura:

A- Quanto maior for a velocidade, menor será a inclinação a adoptar.
B- Quanto maior for a velocidade, maior será a inclinação a adoptar.
C- A inclinação a adoptar não depende directamente da velocidade de circulação.



9- Uma das técnicas de condução defensiva é:

A- Não ultrapassar os limites de velocidade impostos por lei e transitar com as luzes de presença sempre ligadas.
B- Parar em todas as intersecções, com o objectivo de ceder a passagem.
C- Não surpreender nem ser surpreendido.



10- Neste local, pratico técnicas de condução defensiva, se: (sinal de perigo, curva acentuada à direita)

A- Adaptar a minha condução às características do local.
B- Transitar no eixo da faixa de rodagem.
C- Parar, porque o local não tem visibilidade.



11- Quando chove, a aderência ao piso:

A- Diminui e a distância de travagem também diminui.
B- Aumenta, diminuindo no entanto a distância de segurança.
C- Diminui, aumentando a distância de travagem.



12- Um dos factores que mais influência a distância de segurança é:

A- A pressa do condutor.
B- A velocidade do veiculo.
C- As marcas rodoviárias que existam na via.
13- Se for necessário aumentar a distância de segurança devo:
A- Reduzir a velocidade.
B- Aumentar a velocidade.
C- Manter a velocidade desde que mude de via de trânsito



14- O risco na condução de um motociclo aumenta sempre que circulem em piso molhado:

A- Uma vez que existe o risco da hidroplanagem, associado a uma diminuição da distância de travagem.
B- Uma vez que existe o risco de hidroplanagem, associado ao aumento da distância de travagem.
C- Uma vez que existe o risco de hidroplanagem, associado a um aumento do tempo de reacção.



15- Como devo de proceder em caso de neve ou gelo?

A- Circular a velocidade moderada a evitar travagens fortes e utilizar correntes de neve.
B- Circular a velocidade moderada já que as condições de aderência podem a qualquer momento ficar significativamente reduzidas.
C- Circular a velocidade moderada sem travagens bruscas para evitar hidroplanagem.



16- Na condução urbana, as crianças representam um perigo acrescido para a segurança. Entre outros, devido ao facto de:

A- Serem de pequena estatura.
B- Reconhecerem facilmente o perigo.
C- Andarem sempre em grupo.



17- Um motociclista deve sempre verificar o ângulo morto, antes de:

A- Reduzir a velocidade.
B- Assinalar a marcha.
C- Acelerar para ultrapassar.



18- Principalmente em condução urbana, os condutores de motociclos, devem evitar:

A- Passar sobre as tampas de esgoto.
B- Realizar travagens bruscas sobre as tampas de esgoto.
C- Cruzar carris destinados à circulação de eléctricos.



19- Nas vias com tampa de esgoto, estas constituem:

A- Ponto de instabilidade.
B- Não constituem ponto de instabilidade.
C- Pontos de instabilidade, tal como as bermas das auto-estradas.



20- Os carris destinados à circulação de eléctricos devem ser atravessados o máximo possivél na:

A- Perpendicular.
B- Diagonal.
C- Evitar atravessá-las.



21- O condutor de um motociclo deve de saber que:

A- É proibido circular por cima de qualquer marca rodoviária.
B- Deve evitar a travagem em cima de marcas rodoviárias.
C- Deve de inclinar o motociclo ao passar em cima de marcas rodoviárias.



22- No local onde me encontro devo: (zona urbana)

A- Transitar no eixo da faixa de rodagem e aumentar a velocidade.
B- Transitar a velocidade moderada.
C- Transitar no eixo da faixa de rodagem e diminuir a velocidade.



23- O equilíbrio do motociclo pode ser afectado nesta situação? (vai a conduzir uma scooter, com capacete meio metido na cabeça, as pernas esticadas fora dos estribos, indo uma no ar e a outra a arrastar pelo chão)

A- Sim.
B- Não.



24- Nos motociclos é proibido o transporte de passageiros com idade inferior a:

A- 7 Anos.
B- 8 Anos.
C- 12 Anos.



25- O condutor do motociclo ao ultrapassar pela direita incorre numa contra-ordenação?

A- Sim.
B- Não.



26- Os motociclos porque são veículos de reduzidas dimensões podem ser estacionados sobre os passeios.

A- Certo.
B- Errado.



27- A ingestão de bebidas alcoólicas em quantidades significativas é susceptível de provocar uma diminuição do campo visual do condutor.

A- Não, já que o referido efeito é exclusivo do consumo de drogas e da ingestão de medicamentos.
B- Sim.
C- Não.



28- A condução sobre a influência do álcool, é sempre considerada uma contra-ordenação?

A- Certo.
B- Errado.



29- A condução com uma taxa de álcool igual ou superior a 0,8g/l, é considerada:

A- Contra ordenação grave.
B- Contra ordenação muito grave.
C- Crime.



30- Neste acidente de que resultam feridos, devem de ser submetidos a teste de álcool:

A- Todos os ocupantes do veículo.
B- Todos os intervenientes do acidente.



31- A condução sobre a influência do álcool, provoca no condutor:

A- Aumento do tempo de reacção.
B- Diminuição do tempo de reacção.
C- Aumento dos seus reflexos.



32- Sempre que à minha frente circule um veículo de marcha lenta, a manobra de ultrapassagem é permitida?

A- Certo.
B- Errado.



33- Nas auto-estradas é permitido:

A- Ultrapassar, mudar de direcção e estacionar.
B- Mudar de direcção, parar, ultrapassar e utilizar as luzes de cruzamento.
C- Mudar de direcção.



34- Um motociclista pode circular em ziguezague em espaços livres, uma vez que são de pequena dimensão e enorme mobilidade.

A- Sim.
B- Não.



35- Nesta situação devo circular o mais afastado possível da berma. (O motociclo aproxima-se de uma passagem estreita, com piso escorregadio.)

A- Certo.
B- Errado.



36- Das afirmações que se seguem, assinale aquela que entender como verdadeira:

A- O posicionamento de um motociclo na via deve variar em função do traçado e das circunstâncias do trânsito.
B- O posicionamento de um motociclo na via deve variar apenas em função do traçado.
C- O posicionamento de um motociclo na via deve variar apenas em função do motociclo e da experiência do condutor.



37- É proibido estacionar na faixa de rodagem?

A- Sim, fora das localidades.
B- Sim, em qualquer situação dentro das localidades.



38- Estou a circular numa via de sentido único. Posso estacionar do lado esquerdo? (A única sinalização existente é a linha amarela aposta no bordo do lado direito da faixa de rodagem.)

A- Sim.
B- Não.
C- Sim, porque é obrigatório.



39- Dentro das localidades, a velocidade, máxima permitida, para todos os motociclos, é sempre de 50 km/h?

A- Certo.
B- Errado.



40- Qual a velocidade máxima para um motociclo de cilindrada inferior a 50 cm3 dentro das localidades?

A- 50 Km/h.
B- 40 Km/h.
C- 30 Km/h.



41- Qual a velocidade máxima permitida, para o motociclo, dentro das localidades?

A- 50 Km/h.
B- 40 Km/h.
C- 30 Km/h.



42- Numa passagem estreita onde chego em 1º lugar, devo: (O veículo dos bombeiros não está a sinalizar a marcha de urgência.)

A- Avançar antes do veículo dos bombeiros.
B- Avançar depois do veículo dos bombeiros.
C- Avançar depois do veículo dos bombeiros, pois estes têm sempre prioridade.



43- Neste local devo: (sinal de perigo, precipício)

A- Moderar a velocidade, porque a via não tem saída.
B- Manter a velocidade até ao precipício e aí inverter o sentido de marcha.
C- Moderar a velocidade.



44- Se não oferecer perigo para os outros ocupantes da via, devo ceder passagem à ambulância. (a ambulância assinala marcha de urgência e tem um stop)

A- Certo.
B- Errado.



45-Um destes sinais verticais indica que existe obras no local. (são dois sinais de perigo; um com um ponto de exclamação, outro que existem obras no local)

A- Sim.
B- Não, estes sinais apenas indicam que existem algumas alterações ao trânsito.
C- Sim, ambos os sinais.



46- As acelerações bruscas que não provocam derrapagens, podem comprometer a estabilidade de um motociclo de 2 rodas?

A- Sim, uma vez que a aceleração provoca diminuição de aderência do pneu da frente.
B- Sim, uma vez que a aceleração provoca diminuição de aderência do pneu da retaguarda.
C- Sim, uma vez que a aceleração provoca diminuição de aderência de ambos os pneus.



47- O condutor de um motociclo de 2 rodas deve de subir para o veículo:

A- Pelo lado esquerdo com o descanso lateral na posição de descido.
B- Pelo lado direito.
C- Pelo lado direito com o descanso lateral na posição de descido.



48- Relativamente à travagem em motociclos de 2 rodas, indique qual a afirmação correcta:

A- Na condução de motociclos, o travão da roda da frente é utilizado com mais frequência que o da roda de trás.
B- Na condução de motociclos o travão da roda de trás, é utilizado com maior frequência que o travão da roda da frente.
C- Na condução de motociclos os travões são utilizados com a mesma frequência e intensidade.



49- Um motociclo pode transportar uma criança de seis anos?

A- Sim, desde que tenhas mais de 1,50m.
B- Sim em qualquer situação.
C- Não,excepto se o veículo tiver caixa rigída,adequado ao transporte de pessoas.
D-Não,nunca.



50- Circulo a 100 Km/h e em 4ª velocidade, se precisar de reduzir a velocidade, é aconselhável a redução directa para 2ª?

A- Sim, desde que necessite de efectuar uma travagem mais eficiente.
B- Não, uma vez que essa redução poderá implicar uma derrapagem da roda de trás.
C- Sim, em caso de emergência e desde que se trate de um motociclo com transmissão por corrente.



51- Em qual das seguintes vias existe, regra geral, uma maior diversidade de utentes?

A- Nas Auto-Estradas.
B- Nas vias reservadas a automóveis e motociclos.
C- Nas vias urbanas.



52- Numa estrada nacional e logo após a curva, posso encontrar a circular um conjunto de veículos constituído por tractor agrícola com reboque?

A- Não.
B- Não, pois este tipo de veículos só pode circular nas estradas municipais.
C- Sim, posso.



53- Quando for determinada a cassação do título de condução, ao condutor, não pode ser concedido novo título por período mínimo de:

A- 3 Meses.
B- 6 Meses.
C- 2 Anos.



54- Posso seguir sempre nesta via de trânsito? (auto-estrada…via da esquerda)

A- Sim, se for a velocidade elevada.
B- Não, apenas pelo tempo necessário para ultrapassar.



Soluções


1-B
2-B
3-B
4-A
5-B

6-B
7-A
8-B
9-C
10-A

11-C
12-B
13-A
14-B
15-B

16-A
17-C
18-B
19-A
20-A

21-B
22-B
23-A
24-A
25-B

26-B
27-B
28-B
29-B
30-B

31-A
32-B
33-C
34-B
35-B

36-A
37-A
38-B
39-B
40-B
41-A
42-A
43-C
44-A
45-A

46-A
47-A
48-B
49-D
50-B

51-C
52-C
53-C
54-B

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MensagemAssunto: Re: Perguntas para o Exame de Código de Moto   Perguntas para o Exame de Código de Moto Icon_minitimeSáb Ago 28, 2010 11:37 am

Exercícios para o Exame de Código de Moto
sobre Mecânica




1-Os motociclos nunca são alvo de inspecção técnica?

A- Certo
B- Errado.



2-Uma correcta manutenção do veículo, é um factor que tem grande influência na segurança rodoviária.

A- Certo.
B- Errado.



3-No motociclo, o quadro é constituído por uma estrutura do tipo:

A- Monobloco.
B- Tubular.
C- Chassi de longarinas e travessas.



4-O conta-rotações indica:

A- O número de rotações do motor por quilómetros percorridos.
B- O número de rotações do motor por minuto.
C- O número de rotações do motor por metro percorrido.



5- Um motociclo com sistema de travagem sem ABS (anti-bloqueio) como deve de travar?:

A- Apenas com o travão da frente.
B- Só com o travão de trás.
C- Ambos, fazendo mais pressão com o da frente.



6- Como deve de ser verificado o nível de óleo no motor dos motociclos?

A- Com o motor em funcionamento e o veiculo apoiado no descanso central.
B- Com o motor parado, de preferência frio, e o veiculo apoiado no descanso lateral.
C- Com o motor parado, de preferência quente, e o veiculo apoiado no descanso lateral.
D- Com o motor parado e o veículo apoiado no descanso central.



7- A que nível o óleo do motor dos motociclos se deve manter?



A- No nível nunca inferior ao máximo.
B- No nível nunca superior ao máximo e muito próximo do mínimo.
C- No nível entre o máximo e o mínimo, mas preferencialmente, próximo do máximo.



8- Os pneus dos motociclos devem apresentar um relevo de, pelo menos:

A- 1 milímetro (mm).
B- 1,5 milímetros (mm).
C- 1,6 milímetros (mm).



9- Os pneus têm melhor aderência quando tiverem feito 2000Kms do que têm com zero quilómetros.

A- Certo.
B- Errado.



10- Nos motociclos equipados com amortecedores reguláveis, os ajustamentos possíveis e adequados, devem de ser realizados:

A- Em oficina credenciada, especializada para o efeito.
B- Pelo seu fabricante, uma única vez, no acto da entrega do veículo.
C- Pelo condutor, sempre que forem necessários.



11- Tratando-se da suspensão traseira, nomeadamente do amortecedor, com aumento da compressão pretende-se:



A- Diminuir a velocidade ascensorial da roda, reduzindo a possibilidade do amortecedor chegar ao fim do curso.
B- Aumentar a velocidade.
C- Aumentar os movimentos laterais angulares da roda.



12- Normalmente pode efectuar-se o ajustamento da pré-carga da mola em motociclos com “mono-amortecedor” traseiro ou unidade única?

A- Sim.
B- Não.
C- Sim, mas unicamente na fábrica.



13-Na condução de motociclos a distância das mãos do condutor ás manetes de embraiagem e travão da frente deve de ser ajustada:

A- Sentando-se o condutor mais à frente ou mais atrás no acento.
B- Inclinando o corpo mais ou menos para a frente.
C- Através da afinação das manetes.



14-Que instrumentos se avistam na parte direita dos motociclos?

A- Comutador de luzes e interruptor das luzes indicadoras de mudança de direcção.
B- Interruptor de paragem de emergência e interruptor de luzes.



15- Uma luz verde num motociclo com a inscrição “N” significa:

A- Óleo.
B- Luzes de estrada.
C- Ponto morto.



16- O interruptor de paragem de emergência dos motociclos tem como função:

A- Interromper o funcionamento do motor e, em simultâneo, desactivar todo o sistema eléctrico.
B- Interromper o funcionamento do motor.
C- Evitar que o motociclo, em caso de queda, derrame gasolina e possa vir a incendiar-se.



17- O estado de limpeza do veículo pode influenciar a eficácia das luzes.

A- Certo.
B- Errado.



18- Para engrenar as mudanças, é necessário:

A- Desligar o movimento das rodas do movimento do motor.
B- Ligar o movimento das rodas ao movimento do motor.
C- Travar o motor.



19- Neste local (sinal de inclinação acentuada a 10%), devo moderar a velocidade, utilizando para o efeito:

A- O motor, através da caixa de velocidades.
B- O travão de serviço.
C- O motor e o travão de estacionamento.



20- Durante uma redução na caixa de velocidades as probabilidades da roda traseira derrapar são maiores:

A- Nos motociclos com veio de transmissão do que os equipados com transmissão por corrente.
B- Nos motociclos com corrente do que os equipados com veio de transmissão.



21- A força do motor dos motociclos de duas rodas é transmitida à roda motora por meio de:

A- Corrente, correia dentada ou veio de transmissão.
B- Corrente, correia de fibra de vidro ou veio de transmissão em carbono.
C- Corrente, correia de policarbonato ou veio de transmissão em compósito.



22- Se o meu motociclo emitir ruídos superiores aos limites máximos fixados, fico sujeito ao pagamento de uma coima?

A- Sim.
B- Não.



23- Nos motociclos modernos é proibido substituir a panela de escape?

A- Sim, uma vez que só pode ser utilizada a de origem.
B- Não, desde que exista como único cuidado a fixação da nova panela de maneira a não haver fugas de gases.
C- Não, desde que se trate de um modelo homologado e não ultrapasse os níveis de ruído constantes no livrete do motociclo.



24- O motociclo em circulação pode continuar na via se tiver uma avaria de luzes de cruzamento? (duas faixas no mesmo sentido, encontrando-se o motociclo na faixa da esquerda)

A- Sim, desde que circule devagar.
B- Sim, se tiver em funcionamento a luz de estrada, a luz de presença da frente e a luz de paragem.
C- Não.



25- Após cada lavagem, o sistema de transmissão dos motociclos deve:

A- Ser lubrificado, seja qual for o sistema.
B- Ser lubrificado, desde que se trate do sistema composto por corrente.
C- Ser lubrificado, desde que se trate do sistema composto por corrente ou correia dentada.



26- Na lavagem de um motociclo com uma mangueira, devo evitar lançar água sobre pressão nas seguintes zonas:

A- Nos pneumáticos, no carburador, no silenciador, nos travões e no interruptor de ignição.
B- No carburador, nas jantes, na corrente de transmissão e nos travões.
C- No assento e na saída do silenciador do escape.



27- Em alguns motociclos, é possível afinar a extensão das manetes de travão da frente e embraiagem, ajustamento que deve ser realizado:

A- Só em oficina especializada.
B- Pelo fabricante e apenas na afinação do veículo em novo.
C- Directamente pelo condutor.



28- O utilizador de um motociclo pode regular a compressão dos amortecedores?

A- Sim, em determinados motociclos.
B- Não.
C- Só nos motociclos todo-o-terreno.



29- Quando é preciso transportar mais peso num motociclo, a necessidade de regulação da pré-carga da mola é a mesma, tanto para a roda dianteira como para a roda traseira?

A- Sim.
B- Não, ela é sempre mais necessária na roda dianteira.
C- Não, ela é sempre mais necessária na roda traseira.



30- Para garantir a utilização correcta de um motociclo de 2 rodas, o condutor deve saber que:

A- Os pneus dos motociclos de estrada têm na sua constituição borracha suave, o que garante bom nível de aderência.
B- Os pneus dos motociclos de estrada têm na sua constituição borracha bastante dura, o que garante bom nível de aderência.
C- Os pneus dos motociclos de estrada têm na sua constituição borracha sem qualquer elasticidade, o que garante bom nível de aderência.


Soluções

1-B
2-A
3-B
4-B
5-C

6-D
7-C
8-A
9-A
10-C

11-A
12-A
13-C
14-B
15-C

16-B
17-A
18-A
19-A
20-A

21-A
22-A
23-C
24-C
25-B

26-C
27-C
28-A
29-C
30-A

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MensagemAssunto: Re: Perguntas para o Exame de Código de Moto   Perguntas para o Exame de Código de Moto Icon_minitimeSáb Ago 28, 2010 6:14 pm

Pessoal,

Eu tirei a carta categoria A não há muito tempo. Quando fiz o exame de código comprei uma drive-pen com os testes oficiais e actuais do IMTT.

Quaisquer participantes deste forum que queiram fazer a carta categorias A, A1, B, podem postar neste tópico o seu interesse e eu ofereço uma cópia integral do software acima referido.

OFERTA VÁLIDA APENAS ATÉ 31/12/2099 ! Perguntas para o Exame de Código de Moto 12626 Perguntas para o Exame de Código de Moto 12626 Perguntas para o Exame de Código de Moto 12626

Abraço,
Kaparica :lol:
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lennoxlewis
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MensagemAssunto: Re: Perguntas para o Exame de Código de Moto   Perguntas para o Exame de Código de Moto Icon_minitimeSeg Ago 30, 2010 3:25 pm

kaparica! podes enviar para "editado"

vou fazer o exame brevemente... :)



Última edição por lennoxlewis em Seg Mar 18, 2013 12:30 pm, editado 1 vez(es)
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Edgar
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Edgar


Moto : XT 600 Edventure

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MensagemAssunto: Re: Perguntas para o Exame de Código de Moto   Perguntas para o Exame de Código de Moto Icon_minitimeSeg Ago 30, 2010 9:35 pm

Kaparica escreveu:
OFERTA VÁLIDA APENAS ATÉ 31/12/2099 !

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ricasbeiro
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Moto : XTZ, moto só para homens

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MensagemAssunto: Re: Perguntas para o Exame de Código de Moto   Perguntas para o Exame de Código de Moto Icon_minitimeSeg Ago 30, 2010 11:44 pm

Boas

Kaparica,

Eu tou pra fazer comecar a tirar a carta.

o meu email é ricasbeiro@hotmail.com

Vale uma mini fria, fresca e cheia Perguntas para o Exame de Código de Moto 730351 Perguntas para o Exame de Código de Moto 730351 Perguntas para o Exame de Código de Moto 730351 Perguntas para o Exame de Código de Moto 730351 Perguntas para o Exame de Código de Moto 730351

Abraço
Ricardo Ribeiro
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rui braz
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rui braz


Moto : XT 660 Z / XT 600 3tb

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MensagemAssunto: Re: Perguntas para o Exame de Código de Moto   Perguntas para o Exame de Código de Moto Icon_minitimeTer Ago 31, 2010 1:47 am

ricasbeiro escreveu:
Boas

Kaparica,

Vale uma mini fria, fresca e cheia Perguntas para o Exame de Código de Moto 730351 Perguntas para o Exame de Código de Moto 730351 Perguntas para o Exame de Código de Moto 730351 Perguntas para o Exame de Código de Moto 730351 Perguntas para o Exame de Código de Moto 730351

Abraço
Ricardo Ribeiro


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MensagemAssunto: Re: Perguntas para o Exame de Código de Moto   Perguntas para o Exame de Código de Moto Icon_minitimeSex Set 17, 2010 1:28 pm

boas ppl

Hoje fiquei aprovado no exame especifico...

mtª atencao pq neste exame e extremamente facil ser aprovado, embora nao seja mtº dificil nem raro reprovar.

dada a variedade e particularmente a parvoice das perguntas e do PORTUGUES utilizado nos exames.

desde perguntas com varias hipoteses correctas a perguntas sem respostas correctas vi de tudo...

na escola pouco ajudam dada a ambiguidade de determinadas perguntas...

fazer testes
e tentar perceber quais as resposta que "eles" querem...

download das perguntas no site do IMTT e muito bom mesmo...

www.testesdecodigogratis.com/

actualizado

boa sorte...
porque infelizmente é um exame de sorte.

espero ajudar a ultrapassar este LOBI...

cumps a todos
NJ

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lennoxlewis
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MensagemAssunto: Re: Perguntas para o Exame de Código de Moto   Perguntas para o Exame de Código de Moto Icon_minitimeSex Set 17, 2010 1:51 pm

É exactamente essa a ideia que tenho do exame.

Eu vou faze-lo também e já percebi a mecanica do imtt: estão la as perguntas, há respostas online.. é empinar e ir la vomitar a teoria que eles entendem como certa...
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MensagemAssunto: Re: Perguntas para o Exame de Código de Moto   Perguntas para o Exame de Código de Moto Icon_minitimeSex Set 17, 2010 3:09 pm

A camada de conforto ou forro de um bom capacete de
protecção deve poder absorver o suor resultante da
transpiração?
Não, deve possuir apenas capacidade respirante.
Não, uma vez que dessa forma o interior do capacete ficaria
molhado.
Sim.
(c)

A camada de protecção interior de um capacete tem a
função de absorver o impacto em caso de acidente.
A afirmação é falsa.
A afirmação é verdadeira
(B)

A cinta abdominal é utilizada apenas para conforto do
condutor de um motociclo?
Não, a cinta também protege a coluna do condutor de um
impacto.
Não, a utilização da cinta é desconfortável e deve ser utilizada
apenas em circuito de competição desportiva.
Sim, essencialmente em viagens longas.
(A)

A cor da viseira do capacete de um motociclista deve
ser:
Clara, pois as outras não são autorizadas.
Escura, por causa do sol.
Fumada, porque permite maior visibilidade.
(A)

A estrutura interna de um capacete de protecção, que
normalmente é constituída por poliuretano, tem como
principal função:
Absorver a força do impacto, impedindo a transmissão da
mesma à cabeça do utilizador.
Conferir a devida resistência à calota ou casco exterior do
capacete.
Garantir a correcta deformação progressiva da calota ou casco
exterior do capacete, no momento do impacto.
(A)

A segurança activa de um motociclo procura evitar o
acidente e a segurança passiva procura reduzir as
lesões que o acidente possa provocar no condutor e
no passageiro.
A afirmação é falsa.
A afirmação é verdadeira.
(B)

As calças utilizadas na condução de um motociclo
devem ser:
Justas nas pernas e no resto do corpo.
Largas nas pernas para não dificultar os movimentos.
Largas, para que o condutor se sinta à vontade a conduzir.
(A)

As mangas do casaco dos motociclistas devem
assentar:
Por baixo das luvas, nomeadamente durante a circulação com
chuva.
Por cima das luvas, nomeadamente durante a circulação com
chuva.
(A)

Existem diferentes sistemas de fechos de segurança
para capacetes de protecção. Contudo, pode dizer-se
que:
O sistema mais seguro e mais leve é o denominado fecho de
"duplo anel em D".
O sistema mais seguro e mais leve é o denominado fecho rápido
por aplicações de velcro especial.
O sistema mais seguro e mais leve é o denominado fecho
rápido, constituído por duas partes que encaixam entre si.
(NÃO CONSEGUI CONFIRMAR ESTA)


Na condução de um motociclo, pode utilizar-se um
intercomunicador para comunicar com o passageiro?
Não.
Sim, mas só se o aparelho for de auricular.
Sim, se o aparelho possuir auscultadores.
(B)

No sentido de garantir adequados níveis de segurança,
a calota ou casco exterior de um capacete deve,
preferencialmente:
Constituir duas peças unidas através de um processo de
soldadura especial.
Constituir uma só peça de deformação progressiva.
Constituir uma só peça.
(C)

O blusão a utilizar pelos condutores de motociclos
deve assentar:
Por dentro das calças, nomeadamente, durante a circulação com
chuva.
Por fora das calças, nomeadamente, durante a circulação com
chuva.
Sempre por dentro das calças.
(B)

O capacete de protecção pode influênciar o ângulo de
visão de um motociclista?
Não, o ângulo de visão deve ser de 100%.
Sim, mas apenas ao efectuar a manobra de ultrapassagem.
Sim, mas apenas se transportar um passageiro.
(A)

O condutor de um motociclo deve saber que a
utilização do capacete de protecção influencia a sua
visão. Concorda com esta afirmação?
Não, excepto ao efectuar a manobra de mudança de direcção.
Não, o ângulo de visão do motociclista deve ser de 100%.
Sim, desde que não prejudique o seu ângulo de visão.
(B)

O condutor e passageiro de um motociclo devem
utilizar botas de protecção?
Não, apenas o condutor deve utilizar botas de protecção.
Sim, mas apenas botas especificas para circular num motociclo.
Sim, qualquer tipo de botas de protecção desde que sejam de
cano alto.
(B)

O protector do pescoço contribui para a segurança
passiva de um motociclista?
Não.
Sim, porque limita a articulação lateral do condutor e protege as
vértebras da coluna.
Sim, porque limita a torção do pescoço do condutor.
(C)

O protector do pescoço tem como função proteger
apenas a coluna do condutor de um motociclo.
Concorda com esta firmação?
Não, este equipamento protege o condutor do motociclo do frio
e, essencialmente, da chuva.
Não.
Sim.
(B)

Os sistemas de fecho dos capacetes de protecção
oferecem todos os mesmos níveis de segurança?
Não.
Sim, desde que sejam bem utilizados.
Sim.
(A)

Para uma eficaz recolha de informação, o condutor de
um motociclo deve ter particular atenção com o bom
estado:
De conservação e limpeza dos espelhos retrovisores.
Do sistema de travagem dos motociclos.
Dos sistemas de sinalização luminosa existentes nos veículos.
(A)

Quais as principais funções da calota ou casco
exterior do capacete de protecção?
Assegurar uma eficaz ventilação e garantir um adequado
conforto durante a utilização do capacete.
Receber a força de um eventual impacto e garantir a absorção
da mesma por deformação progressiva da zona de impacto.
Receber e dissipar a força de um eventual impacto por toda a
estrutura.
(C)

As luzes de cruzamento de um motociclo devem
iluminar a via, numa distância de:
Até 30 metros.
No mínimo 100 metros.
No mínimo 50 metros.
(A)

As luzes de estrada de um motociclo iluminam para a
frente numa distância não inferior a:
100 metros.
30 metros.
50 metros.
(A)


Durante a condução de um motociclo, o constante
movimento dos olhos:
Afecta a concentração, aumentando o risco de acidente.
Aumenta a fadiga e compromete a eficácia da trajectória em
curva.
Evita o fenómeno da fixação, que se traduz no risco de orientar o
veículo para onde se está a olhar.
(C)

Na condução de motociclos, a utilização do travão da
roda da frente deve:
Ser realizada habitualmente quaisquer que sejam as condições
atmosféricas.
Ser realizada habitualmente, desde que o pavimento se encontre
seco e com boas condições de aderência.
Ser realizada só nas situações em que é necessário efectuar
uma paragem de urgência.
(A)

O condutor de um motociclo deve saber que é proibida
a circulação em caso de avaria da luz de cruzamento.
A afirmação é falsa.
A afirmação é verdadeira.
(B)

Os condutores de motociclos, ao circularem em pistas
próprias, podem, se não causarem perigo ou
perturbação no trânsito:
Circular a par.
Conduzir com as mãos fora do guiador.
Fazer-se rebocar.
(A)

Os motociclos de duas rodas devem possuir à frente
luz de presença?
Não.
Sim, de cor branca ou amarela.
Sim, de cor branca.
(c)

Os motociclos de duas rodas devem possuir à frente:
Duas luzes de cruzamento de cor branca ou amarela.
Uma luz de cruzamento de cor branca ou amarela.
Uma luz de cruzamento que apenas poderá ser de cor branca.
(c)

Os motociclos de duas rodas devem possuir à frente:
Duas luzes de presença de cor branca ou amarela.
Uma luz de presença de cor branca ou amarela.
Uma luz de presença de cor branca.
(c)

Os motociclos de duas rodas devem possuir à
retaguarda:
Uma luz de travagem de cor vermelha ou alaranjada.
Uma luz de travagem de cor vermelha ou amarela.
Uma luz de travagem de cor vermelha ou branca.
(a)

Os motociclos devem estar obrigatoriamente providos
com:
Luz de cruzamento de cor branca, podendo ainda dispor de uma
luz de estrada de cor amarela.
Luzes de cruzamento e de estrada de cor amarela ou
alaranjada.
Luzes de cruzamento e de estrada de cor branca ou amarela.
(?) - so podem ser BRANCAS ... BRANCAS ou AMARELAS só as luzes de nevoeiro ??? diz no livro de código.

Os motociclos devem possuir luzes de nevoeiro à
retaguarda?
Não, excepto os motociclos de cilindrada superior a 50 cm3.
Não.
Sim.
(B)

Os motociclos podem dispor de luzes de nevoeiro à
frente?
Não, apenas os veículos automóveis podem dispor de luzes de
nevoeiro.
Sim, os motociclos devem dispor obrigatoriamente de uma luz
de nevoeiro de cor branca.
Sim, os motociclos podem dispor de uma ou duas luzes de
nevoeiro de cor branca ou amarela.
(c)

Os motociclos que possuam luzes de mudança de
direcção na frente são de cor:
Branca ou alaranjada.
Branca ou amarela.
Vermelha ou alaranjada.
Vermelha ou branca.
(A) no livro diz que só pode ser AMBAR ??

Os motociclos que possuam luzes de mudança de
direcção na retaguarda são de cor:
Branca ou alaranjada.
Branca ou vermelha.
Vermelha ou alaranjada.
Vermelha ou amarela.
(C) - no livro diz que só pode ser AMBAR ??

Regra geral, durante a condução de um motociclo
devo:
Manter o olhar fixo na trajectória que pretendo seguir.
Manter o olhar fixo no espaço de 50 metros à minha frente.
Manter os olhos em constante movimento.
(c)

Se, numa auto-estrada, o condutor de um motociclo
circular apenas com as luzes de presença ligadas:
Comete uma contra-ordenação grave.
Comete uma contra-ordenação muito grave.
Não comete nenhuma contra-ordenação.
(B)

Um motociclo em circulação pode continuar a transitar
na via, se tiver uma avaria nas luzes de cruzamento?
Não.
Sim, desde que circule devagar.
Sim, se tiver em funcionamento a luz de estrada, a luz de
presença da frente e a luz de paragem.
(A)

A luz de presença, aplicada aos motociclos, tem como
função:
Identificar o motociclo a uma distância de 30 metros.
Permitir assinalar a presença do motociclo a uma distância de
100 metros.
Permitir assinalar a presença do motociclo a uma distância de
150 metros.
(B)

Em determinados motociclos a compressão dos
amortecedores pode ser regulada?
Não.
Sim.
(A)

Nos motociclos, o nível do óleo do motor é
normalmente controlado:
Apenas através de uma vareta de nível.
Através de um visor ou de uma vareta de nível.
Através de uma lâmpada no painel de instrumentos.
(B)

O nível de óleo do motor de um motociclo deve ser
verificado:
Com o motociclo na vertical, imobilizado e com o motor ligado.
Com o motociclo no descanso central e com o motor parado.
Com o motociclo no descanso lateral e num plano oblíquo.
(B)

Os motociclos de alta cilindrada são obrigados a ter,
no painel de instrumentos:
A indicação do nível do óleo do motor.
Um indicador das rotações do motor.
Um velocímetro.
(C)

Os motociclos nunca podem ser sujeitos a inspecção
técnica.
Certo.
Errado.
(B)

Os motores a quatro tempos que equipam
determinados motociclos, têm que possuir, pelo
menos:
Duas válvulas por cilindro.
Quatro válvulas por cilindro.
rês válvulas por cilindro.
(A)

Qual o processo de lubrificação de um motor a dois
tempos?
O óleo depositado no cárter do motor é bombeado para o
circuito de lubrificação.
Utilização de um sistema de lubrificação por suspensão.
Utilização do cárter como depósito de óleo.
(B)

Regra geral, nos motociclos com sistema de travagem
hidráulico, a regulação da eficácia de travagem deve
ser feita pelo condutor.
A afirmação é falsa.
A afirmação é verdadeira.
(A)


O amortecedor de direcção com regulação electrónica
permite:
Agilidade da direcção a baixa velocidade e estabilidade da
mesma a alta velocidade.
Estabilidade e amortecimento da direcção a baixa velocidade e
agilidade da mesma a alta velocidade.
Maior estabilidade, impossibilitando que a roda da frente levante
em aceleração.
(A)
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NJ
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MensagemAssunto: Re: Perguntas para o Exame de Código de Moto   Perguntas para o Exame de Código de Moto Icon_minitimeQua Out 20, 2010 6:10 pm

boas ppl

Fiquei APROVADO, no exame pratico de motociclos...tudo demorou 2,5 meses e 350€

Yesssssss, Perguntas para o Exame de Código de Moto 353512

assim ja poderei acompanhar a malta nos passeios domingueiros...

a carta ja ca mora ...
mas falta alguma disponibilidade...
ja se sabe como é...
casado e com um filho...

mas qquer dia apareco.

cumps
e boas voltas...
NJ
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lennoxlewis
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MensagemAssunto: Re: Perguntas para o Exame de Código de Moto   Perguntas para o Exame de Código de Moto Icon_minitimeQua Out 20, 2010 6:17 pm

NJ escreveu:
boas ppl

Fiquei APROVADO, no exame pratico de motociclos...tudo demorou 2,5 meses e 350€

Yesssssss, Perguntas para o Exame de Código de Moto 353512

assim ja poderei acompanhar a malta nos passeios domingueiros...

a carta ja ca mora ...
mas falta alguma disponibilidade...
ja se sabe como é...
casado e com um filho...

mas qquer dia apareco.

cumps
e boas voltas...
NJ

O código correu-te bem?
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MensagemAssunto: Re: Perguntas para o Exame de Código de Moto   Perguntas para o Exame de Código de Moto Icon_minitimeQua Out 20, 2010 7:03 pm

Tenho 2 filhas, 1 com nove anos outra com quase 7 meses... O pior é mesmo a maria.

Isto funciona na base de créditos. Tu vais passear no sábado com eles, e com a malta no domingo Perguntas para o Exame de Código de Moto 294891

Já agora, parabéns.
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Edgar
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Edgar


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MensagemAssunto: Re: Perguntas para o Exame de Código de Moto   Perguntas para o Exame de Código de Moto Icon_minitimeQua Out 20, 2010 7:06 pm





Perguntas para o Exame de Código de Moto 314851


Parabéns :480286:


PS: segundo parece os créditos são adquiridos com pequenas tarefas domesticas e tal Perguntas para o Exame de Código de Moto 24863
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MensagemAssunto: Re: Perguntas para o Exame de Código de Moto   Perguntas para o Exame de Código de Moto Icon_minitime

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