Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ... |
|
| velas de iridium? | |
|
+10webmonstro DavidDivad josepoejo Bruno Mourato Tukamen Mike MPC ACordeiro fmdamiao Guerra xtolas 14 participantes | |
Autor | Mensagem |
---|
webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: velas de iridium? Sex Nov 07, 2014 7:20 pm | |
| aqui tens informação de uma conhecida marca de velas e portanto tem de ser vista com atenção á vertente comercial do texto :
http://densoiridium.com/faq.php
se reparares no ponto 3 os benefícios da vela de iridium :
Q. What makes Iridium better? A. Until recently, platinum was considered the best material to use on the top of an electrode because of its durability. However, Iridium is 6 times harder, 8 times stronger, and has a melting point 1200 degrees higher than platinum. Put that into a harsh environment such as an engine piston chamber, and you have a spark plug that can resist wear much better than platinum. Additionally, the DENSO Iridium Power alloy is so durable; it allowed our engineers to produce the world?s smallest center electrode (.4mm) which reduces the voltage requirements, concentrating its sparking power. Also, its smaller size, combined with the tapered U-Groove ground electrode, allows more room for the flame kernel to develop and produce a more efficient combustion.
traduçao google:
P. O que faz Iridium melhor? A. Até recentemente, a platina foi considerado o melhor material para usar no topo de um eléctrodo devido à sua durabilidade. No entanto, Iridium é 6 vezes mais difícil, oito vezes mais forte, e tem um ponto de 1200 graus mais alta do que a platina de fusão. Coloque isso em um ambiente hostil, como uma câmara de pistão do motor, e você tem uma vela de ignição, que pode resistir ao desgaste muito melhor do que a platina. Além disso, a liga DENSO Iridium poder é tão durável; permitiu que nossos engenheiros para produzir o mundo? s menor eletrodo central (0,4 milímetro) que reduz os requisitos de tensão, concentrando seu poder faíscas. Além disso, seu tamanho menor, combinado com o eletrodo de aterramento U-Groove cônico, permite mais espaço para o kernel chama para desenvolver e produzir uma combustão mais eficiente.
Se leres com atenção verás que os benefícios da vela são primariamente a durabilidade da vela , só no fim do texto é que é referido que devido a um eléctrodo mais fino consegue-se melhor faísca e permitir melhor combustão
Portanto o que eu concluo é que são melhores , mas se vale a pena ... depende do preço ...
quanto custa uma vela iridium ??
| |
| | | Guerra
| Assunto: Re: velas de iridium? Sex Nov 07, 2014 7:37 pm | |
| Webmonstro, aquilo que disse sobre velas não-próprias que ainda assim explodem mas dão cabo do motor de várias formas era só para enfatizar que isto das explosões não é linear ON or OFF. Ha explosões e explosões. Entretanto encontrei algo que considero um bom estudo (até de mais) e que embora não seja focado neste tema específico, é sobre explosões no geral e diz nas entrelinhas o que tenho vindo a discutir aqui: Diferentes ignições originam diferentes explosões: https://teora.hit.no/bitstream/handle/2282/1113/PhDThesisKnutVaagsaether.pdf?sequence=1 Pagina 19 e 20. Its not much, but its something. O que me chateia é que em vez de estarmos a discutir as diferenças e características de ignição da Iridium comparativamente para a normal, andámos para aqui a discutir semântica e conceitos super generalistas, e de física básica e cada um a mandar uma posta de pescada diferente sem realmente poder garantir nada do que diz com factos e isso desgasta-me. Ao dar por mim a ler o artigo que meti aí em cima concluí claramente que ja investi demasiado tempo com este tema "pelo bem da ciência" que nem me interessa pessoalmente... No fim disto tudo, a única coisa em que todos concordámos e se conclui foi:-Ha motores que benificiam mais que outros de velas de iridium (ou de hortelã-pimenta). Contribuição que isso trouxe à humanidade: Zero...porque nem se esmiuçou a partir de que rotações é que a iridium ajuda mais, noutras rotações quanto influencia, se a quantidade de cilindros é relevante...que afinações podem potenciar a vela, etc etc... todos falámos, todos demos bitaites, todos quisemos mostrar que sabíamos o que era uma moto mas no fim ficámos todos a saber o mesmo: "Páh, se acreditares metes iridium, se não acreditares, não metes" Vocês destroem-me | |
| | | Guerra
| Assunto: Re: velas de iridium? Sex Nov 07, 2014 7:41 pm | |
| - webmonstro escreveu:
- aqui tens informação de uma conhecida marca de velas e portanto tem de ser vista com atenção á vertente comercial do texto :
http://densoiridium.com/faq.php
se reparares no ponto 3 os benefícios da vela de iridium :
Q. What makes Iridium better? A. Until recently, platinum was considered the best material to use on the top of an electrode because of its durability. However, Iridium is 6 times harder, 8 times stronger, and has a melting point 1200 degrees higher than platinum. Put that into a harsh environment such as an engine piston chamber, and you have a spark plug that can resist wear much better than platinum. Additionally, the DENSO Iridium Power alloy is so durable; it allowed our engineers to produce the world?s smallest center electrode (.4mm) which reduces the voltage requirements, concentrating its sparking power. Also, its smaller size, combined with the tapered U-Groove ground electrode, allows more room for the flame kernel to develop and produce a more efficient combustion.
traduçao google:
P. O que faz Iridium melhor? A. Até recentemente, a platina foi considerado o melhor material para usar no topo de um eléctrodo devido à sua durabilidade. No entanto, Iridium é 6 vezes mais difícil, oito vezes mais forte, e tem um ponto de 1200 graus mais alta do que a platina de fusão. Coloque isso em um ambiente hostil, como uma câmara de pistão do motor, e você tem uma vela de ignição, que pode resistir ao desgaste muito melhor do que a platina. Além disso, a liga DENSO Iridium poder é tão durável; permitiu que nossos engenheiros para produzir o mundo? s menor eletrodo central (0,4 milímetro) que reduz os requisitos de tensão, concentrando seu poder faíscas. Além disso, seu tamanho menor, combinado com o eletrodo de aterramento U-Groove cônico, permite mais espaço para o kernel chama para desenvolver e produzir uma combustão mais eficiente.
Se leres com atenção verás que os benefícios da vela são primariamente a durabilidade da vela , só no fim do texto é que é referido que devido a um eléctrodo mais fino consegue-se melhor faísca e permitir melhor combustão
Portanto o que eu concluo é que são melhores , mas se vale a pena ... depende do preço ...
quanto custa uma vela iridium ??
HEYA RETIRO TUDO O QUE DISSE!!!! Homem és um génio! Encontraste um texto da própria marca a dizer que aquilo era bom para a vela e não para a potência/desempenho do motor! Isso basicamente prova que não influencia o funcionamento final do motor, se não a marca era a primeira a dizer que sim, que ganhavas 9324 cavalos etc e tal (mesmo que fosse mentira, claro). Se nem mentem, é porque se calhar nem plausível é! Pelo menos é um excelente indicador disso!!Acreditas que vou dormir melhor hoje só à conta disto? Até me sinto mais leve | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| | | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: velas de iridium? Sex Nov 07, 2014 8:14 pm | |
| - Guerra escreveu:
...
Dou-vos um exemplo da importância desses detalhes que vocês ainda não estão a perceber pelos vistos (Wikipedia): Five-valve cylinder head Less common is the five-valve head, with two exhaust valves and three inlet valves. All five valves are similar in size. This design allows excellent breathing, and, as every valve is small, high RPM and very high power outputs are theoretically available. Although, compared to a four-valve engine, a five-valve design should have a higher maximum RPM, and the three inlet ports should give efficient cylinder-filling and high gas turbulence (both desirable traits), it has been questioned whether a five-valve configuration gives a worthwhile benefit over four-valve designs.[1] After making five-valve Genesis engines for several years, Yamaha returned to the more cost-effective four-valve design. ...
Boas; Mais uma pérola!!! Por favor Guerra, pára de debitar asneiras, quer da tua autoria, quer da primeira coisa que te apareça na net. Se queres saber porque é que a Yamaha abandonou as culassas de 5 válvulas, investiga a história do conceito GENESIS. Mas em fontes fidedignas. Por acaso sei o verdadeiro motivo e tenho em casa diversos artigos técnicos relacionados com esse tema. Para quem tem uma porta aberta relacionada com este meio (motos) devia conter-ser nas barbaridades que escreve em sítios como este. Relacionado com as velas de irídio, também tenho informação considerável. Até porque como já referi anteriormente possuo uma moto que só pode usar velas deste tipo. Já foram referidos por diversos elementos, as diferenças entre tipos de velas, vantagens, desvantagens e condicionantes do seu uso. Continuar um debate com alguém que só questiona por questionar sem sequer pensar no que lê e escreve é pura perda de tempo. Infelizmente, cada vez que um tópico aborda um tema mais minucioso ou "técnico" acaba por descambar numa enorme palhaçada de proveito nulo. | |
| | | Guerra
| Assunto: Re: velas de iridium? Sex Nov 07, 2014 8:38 pm | |
| Se eu quero saber porque é que a yamaha abandonou as 5 válvulas? Mas o que é que a Yamaha e as 5 válvulas são chamadas aqui para a questão? Só falei nas 3 vávulas e na turbulência porque são factores condicionantes da combustão, e usei esse texto como forma de justificar a importancia da ignição, também como condicionante da explosão. E não estou minimamente interessado (hoje neste tópico, amanha noutro tópico talvez esteja) em saber se meia válvula ou 12 vávulas davam ainda mais turbulência!! Nem tão pouco percebo nadinha de turbulência, porque imagino que não é "quanto mais melhor", deve ter ciência que ainda não compreendo inerente. A questão era só: "Há ou não explosões diferentes com condicionantes diferentes". E se isto não te faz sentido, vai ler. Pá, vai ler. E não é ler aquilo que eu escrevo, é ler artigos técnicos.https://teora.hit.no/bitstream/handle/2282/1113/PhDThesisKnutVaagsaether.pdf?sequence=1 Mas tens razão, em vez de estar a fazer perguntas estúpidas e a pedir que alguém qualificado viesse aqui deixar a sua deixa, devia ter aceite a tua opinião sem questionar. Porque raio é que eu fui tentar esmiuçar um tema onde já tinhas vindo deixar a tua verdade? Até tens uma moto que leva velas de iridium... Repara numa coisa, amigo, quando alguém me diz: "Ouvi dizer que o objecto X faz Y" eu vou tentar arranjar provas disso para ver se a informação é correcta Quando alguém me diz: "Olha EU SEI que o objecto X faz Y" eu não vou fazer nada, porque estou perante a fonte da informação, por isso pergunto só: PORQUÊ? Se a resposta for: "Porque tenho uma moto que só leva velas de iridium" não me serve minimamente. Ou com a moto veio algum curso de formação sobre as velas? E o que se aplica a essa moto, pode ser aplicado e estrapulado para os outros modelos todos? Também uso a sanita da minha casa todos os dias e não faço puto de ideia de como funciona a canalização do prédio... E olha, eu até posso estar a ser injusto e tu seres o maior entendido de velas e de iridium à face da terra... mas não te deste ao trabalho de o provar, pois não? Não me peças para acreditar cegamente num gajo cujo único argumento foi: "eu sei disto"... Nem sei quem és...tanto quanto sei és só mais um (como eu) a dar bitaites. Isto é mecânica e mecânica é ciência, por isso tudo o que aqui foi dito, se for verdade pode ser provado... portanto apenas aguardo essa prova, não mais um gajo a dizer coisas. Eu até dei a conversa por +/- terminada quando o WebMonstro me mostrou a primeira pista +/- credível seja do que for... tudo o resto foi paisagem. Relativamente ao resto:
- Tenho uma casa aberta? Tenho.
- Sou o mecânico? Não.
- Fiz questão de dizer isso logo di inicio? Sim.
- Alguma vez disse que tinha a certeza do meu conhecimento de velas? Não.
- Pedi a alguém para acreditar em mim? Não, pedi para me ajudarem a tirar uma conclusão
- Perdi o meu tempo? Sim
Edição: Não posso deixar escapar esta oportunidade que me deste de borla!Tenho uma casa aberta? TENHO, e por isso mesmo é que estou ha 2 dias a tentar fazer aqui ciência, apesar dos meus conhecimentos limitados de mecânica (Sou o gerente, graças a deus não sou a pessoa que mexe nas motos dos clientes! Coitados!). E como gerente quero garantir que NESTA CASA se faz SEMPRE o melhor possível. E se não tenho a certeza cientifica de um facto, não estou a fazer o melhor possível pelos meus clientes, pois não? E sabes porque vim aqui perder o meu tempo a discutir? Porque a minha equipa de mecânicos não me deu uma resposta que me satisfizesse em pleno, e eu não ando aqui para enganar ninguém e quis SABER MAIS para servir MELHOR, porque ninguém é perfeito e tudo o que pode fazer é tentar ser! Se seguisse a tua opinião, que não trabalhas aqui, estava a introduzir no meu método de trabalho conceitos não testados, não comprovados e nem sequer filtrados pela equipa que conheço e na qual confio. E repito.. posso estar a ser injusto e tu só teres dito aqui a mais pura verdade... mas como posso confiar em ti? Baseado em quê??Tudo o que me mostraste foi tentativas pessoais de dizer que eu não percebia nada disto, foste aos arames, tentas atacar a minha empresa... tás à espera do quê, credibilidade?? Para mim o assunto fica encerrado, porque isto daqui para a frente é pessoal e assuntos pessoais não se tratam em público. Sabes onde me encontrar, trás duas minis pa recomeçarmos de pé direito. | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: velas de iridium? Sáb Nov 08, 2014 7:22 pm | |
| Boas Actualmente tenho uma vela OSCAR e com esta vela tenho tido excelentes resultados e com esta sim... notei desde o primeiro dia um aumento de potencia | |
| | | Tukamen
Moto : Yamaha XT660Z Tenere 2014
| Assunto: Re: velas de iridium? Dom Nov 09, 2014 3:34 am | |
| Eu uso velas iridium, e como referi noutro post estou contente porque a mota pega melhor, sinto que esta melhor em baixas, e o escape esta todo branco o que indica 1 boa combustao, recomendo!! | |
| | | Bruno Mourato
Moto : Yamaha XT 660 Z Ténéré
| Assunto: Re: velas de iridium? Dom Nov 09, 2014 12:32 pm | |
| | |
| | | webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: velas de iridium? Dom Nov 09, 2014 2:26 pm | |
| Bruno, etas discussoes sobre motas e temas relacionados com , oleo,velas,pneus,rodagem ou qual gasolina usar , acabam sempre da mesma maneira , no fim cadaum usa o que quer e vai tudo dar no mesmo | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: velas de iridium? Seg Nov 10, 2014 8:31 am | |
| | |
| | | Bruno Mourato
Moto : Yamaha XT 660 Z Ténéré
| Assunto: Re: velas de iridium? Seg Nov 10, 2014 8:50 am | |
| | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: velas de iridium? Seg Nov 10, 2014 10:40 am | |
| - Bruno Mourato escreveu:
Não vai bem dar tudo no mesmo mas o que interessa é as motas andarem e a malta participar nos passeios Cada qual usa o quer mas podemos ir aprendendo com a experiência e conhecimento dos outros. Uma das principais vantagens do fórum é essa mesma partilha de informação, experiência e conhecimento.
Pois... tenho 13770 mensagem postadas e mais 1407 PM em que pelo menos um quinto foram de partilha sabe-se-lá do quê mas a mensagem da vela Oscar estragou-te o dia porque será ? | |
| | | Bruno Mourato
Moto : Yamaha XT 660 Z Ténéré
| Assunto: Re: velas de iridium? Seg Nov 10, 2014 11:15 am | |
| Mas quem é que disse que a tua mensagem me estragou o dia??? Eu disse que fiquei desiludido com o teu post porque me pareceu um pouco de gozo com a discussão sobre as velas das motas. A vela do teu barco não era para aqui chamada nem a maneira como a relacionaste com o aumento de potência, é a minha opinião. O P.S. que eu escrevi era para salvaguardar eu ter feito uma má interpretação da tua intenção com esse post. No entanto, com os teus posts seguintes fiquei mais ou menos esclarecido. Repito: Boas vadiagens e até um dia | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: velas de iridium? Seg Nov 10, 2014 11:24 am | |
| Desilusão ?! Ora bolas | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: velas de iridium? | |
| |
| | | | velas de iridium? | |
|
Tópicos semelhantes | |
|
| Permissões neste sub-fórum | Não podes responder a tópicos
| |
| |
| |
|