Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...

InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistrarEntrar

velas de iridium?

Ir para baixo 
+10
webmonstro
DavidDivad
josepoejo
Bruno Mourato
Tukamen
Mike MPC
ACordeiro
fmdamiao
Guerra
xtolas
14 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
Guerra
velas de iridium? - Página 2 Star310
Guerra

velas de iridium? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: velas de iridium?   velas de iridium? - Página 2 Icon_minitimeQui Nov 06, 2014 3:37 am

Então achas que melhora zero?
Dizes isso com toda a certeza deste mundo e do outro ou é a tua opinião pessoal?

Eu não sou técnico, como ja disse, e nao vou estar aqui a defender um cavalo de coisas que não domino, baseado apenas em opiniões de muita gente que não conheço (nem o método que usar para adquirir o conhecimentos) e baseado também nos vários utilizadores que conheço mas que se calhar apenas sofriam de efeito placebo ( velas de iridium? - Página 2 449138 ), mas se me pedes para nao acreditar na opinião dos outros, tens de me dar uma boa justificação para acreditar na tua velas de iridium? - Página 2 294891

A titulo de exemplo daquilo que tenho estado a dizer, isto foi a primeira coisa que o google me deu quando pesquisei por spark-plugs de iridium: http://www.sparkplugs.co.uk/iridium-spark-plugs
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.safardanas.pt.vu
Johnny_1056
Johnny_1056

Moto : Yamaha

MensagemAssunto: Re: velas de iridium?   velas de iridium? - Página 2 Icon_minitimeQui Nov 06, 2014 9:43 am

Guerra escreveu:
Então achas que melhora zero?
Dizes isso com toda a certeza deste mundo e do outro ou é a tua opinião pessoal?

De que uma XT de série não ganha nada com uma vela de irídio? Sim, tenho a certeza e nunca a utilizaria numa moto minha. velas de iridium? - Página 2 294891

Guerra escreveu:

Eu não sou técnico, como ja disse, e nao vou estar aqui a defender um cavalo de coisas que não domino, baseado apenas em opiniões de muita gente que não conheço (nem o método que usar para adquirir o conhecimentos) e baseado também nos vários utilizadores que conheço mas que se calhar apenas sofriam de efeito placebo ( velas de iridium? - Página 2 449138 ), mas se me pedes para nao acreditar na opinião dos outros, tens de me dar uma boa justificação para acreditar na tua velas de iridium? - Página 2 294891

A titulo de exemplo daquilo que tenho estado a dizer, isto foi a primeira coisa que o google me deu quando pesquisei por spark-plugs de iridium: http://www.sparkplugs.co.uk/iridium-spark-plugs

Eu também não sou técnico!! Mas se há coisa que aprecio nas motos é essa vertente; gosto de saber como funcionam as coisas e procurar o máximo de informação credível.
Eu não tenho que te dar nenhuma justificação nem te estou a pedir para acreditares na minha opinião, és livre de acreditares no que quiseres!! Não sou nenhum líder espiritual nem estou a vender nada.

Leste tudo o que estava escrito no link que enviaste?? Question
Guerra
Guerra

MensagemAssunto: Re: velas de iridium?   velas de iridium? - Página 2 Icon_minitimeQui Nov 06, 2014 1:31 pm

Nah, li por alto. Do pouco que li vi basicamente o mesmo que li/vi/ouvi a vida toda, só partilhei por partilhar.

Eu só queria ver se havia consistência naquilo que estavas a dizer...pelo menos mais consistência do que aquilo que ouvi tanta gente dizer a vida toda.
Se não o vais provar com informação mais ciêntifica do que aquela que tenho ouvido, então a tua teoria vale o mesmo que a minha...(que é pouco, mas eu admito  velas de iridium? - Página 2 449138 )

Entretanto fui ver se aprendia mais qualquer coisa e vi uma coisa interessante. Para além de algumas outras menores vantagens, ao que parece as velas de iridium conseguem projectar a faísca a maior distância que as velas regulares, o que provoca uma explosão mais consistente dentro do motor (evita back-fires, ajuda a evitar má queima, etc)
Esta maior distância pode ser comprovada com um spark tester.
Em termos de performance, dizem que se nota principalmente nas recuperações.

Entretanto já não sei bem o que estamos aqui a discutir...

Porque ha uma grande diferença entre "não vale a pena o dinheiro na minha opiniao" e "isso não faz absolutamente diferença nenhuma na moto é dinheiro mandado ao lixo 100%".

Se tiveres um motor todo marado, todo desafinado todo desgraçado e lá quiseres meter uma vela de iridium, aí concordo contigo, penso que o dinheiro era muito mais bem empregue numa manutenção/afinação decente...logicamente.

Mas se por outro lado toda esta discussão fôr porque preferes gastar 25€ em gasolina do que numa vela "especial", tens a tua razão, vejo a tua razão, mas cada um sabe onde lhe dá mais gosto investir o dinheiro.
Se para alguém 0.005% a mais de performance lhe dão gozo, se calhar não porque os sente mas porque sabe que os tem e gosta de ter a minha moto "top knotch" não é justo que a estejam a moer...cada um faz das motos o hobbie que entende Neutral
Johnny_1056
Johnny_1056

MensagemAssunto: Re: velas de iridium?   velas de iridium? - Página 2 Icon_minitimeQui Nov 06, 2014 3:17 pm

Boas;
Guerra, onde é que está a inconsistência do que escrevi anteriormente?Question
Como já anteriormente referi, não estou a tentar condicionar ninguém nem a tentar vender nada a ninguém. Cada um é livre de fazer o que lhe apetece, até pode usar uma vela de giesta ou de esteva com pólo de latão.

Também deves ter lido no link que enviaste o seguinte:

Assuming a suitable Iridium plug is available, benefits you are most likely to see are:
...
Increased engine power (Don't expect to double your horsepower but a 1 - 3% increase is possible)
...

Estamos a falar de quanto numa XT, entre 0.5 cavalos e 1.5 cavalos???

...
Will an Iridium spark plug be beneficial for my particular engine?
This is very subjective. The vast majority of vehicles/engines will benefit from replacing a standard spark plug with an Iridium spark plug. Most benefit will result if:

There is a very close Iridium spark plug match for your standard spark plug (i.e. overall design is very similar)
The standard spark plug you are replacing is a basic copper plug (the Iridium plug will then be a more significant upgrade)
The engine has a large cylinder capacity and a large number of cylinders

Least benefit will be realized if:

There is no close match for your standard spark plug, it isn't worth compromising plug design purely to use an Iridium plug type.
The standard plugs are already a performance or enhanced design. Some standard (Original Equipment) plugs are Iridium or fine wire platinum types, these may already provide the ultimate performance and service life for your particular engine. Fitting an aftermarket Iridium plug may actually result in a drop in performance and service life.

Quantas velas de irídio já usaste nas tuas motos? Quais as diferenças em relação às velas originais? Que tipo de velas eram as originais? Quais as diferenças sentidas? Estas foram medidas num banco de ensaio?

Por acaso até tenho uma moto que usa exclusivamente velas de irídio. Nessa tenho mesmo que as usar, são a única opção. Agora nas outras, sempre obtive melhores resultados com velas "normais" que analisando bem já não são assim tão "normais" como eram antigamente. Uma das desvantagens que senti é que se por algum motivo a moto tivesse alguma falha de carburação (motivada por altitude, mudança de combustível, alteração do ritmo de andamento)tinham mais propensão a isolar e no fim disso acontecer só servem para ir para o caixote do lixo. As normais suportam melhor a limpeza e mesmo quando desgastadas funcionam melhor do que as de irídio com desgaste.

Cada um que faça o que entender, é-me completamente indiferente. Se acham que as velas de irídio é que são boas, usem-nas e tirem as vossas conclusões, experimentem.

Eu já o fiz, quantos daqui já o fizeram?? Question
webmonstro
webmonstro

Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

MensagemAssunto: Re: velas de iridium?   velas de iridium? - Página 2 Icon_minitimeQui Nov 06, 2014 4:33 pm

boas
as vantagens das velas de iridium e de platina, tais como a maior durabilidade têm sentido em motores em que a complexidade obriga a grande complexidade e mão de obra para chegar às velas

Assim como a maior capacidade de fazer faísca faz sentido em motores de grande taxa de compressão e de rotação mais elevada
isto porque quanto maior for a taxa de compressão mais difícil é de  produzir faísca assim como em rotações elevadas as bobines não têm tempo de carregar completamente e a energía disponível não é tão grande

Assim em motores tipo XT a vela de iridium , pouco ou nada vai fazer de diferênça

Se consegues sentir mesmo então optimo mas , acho pouco significativo neste tipo de motor

A vela só serve para produzir a faísca, desde que consiga ignição a partir daí não faz diferença se é mais ou menos, desde que seja suficiente

É como o oleo do motor , a mota precisa dele mas ter lá mais do que o necessário não faz a mota anadar mais

Á uns anos tambem surgiram alguns outros tipos de velas como as "splifire" e as velas de 2 , 3  ou 4 polos

mas os construtores contuinuam a usar na maioria as velas "normais"
http://www.duasantas.web.pt
Guerra
Guerra

MensagemAssunto: Re: velas de iridium?   velas de iridium? - Página 2 Icon_minitimeQui Nov 06, 2014 5:12 pm

Johnny_1056 escreveu:
Boas;
Guerra, onde é que está a inconsistência do que escrevi anteriormente?Question

Não foste nem consistente nem inconsistente, deste a tua opinião fundamentada apenas na tua opinião.
Isso vale tanto como a minha opinião, fundamentada na minha opinião.

A meu ver, são ambas inconsistentes. E até vir aí um artigo cientifico ou alguem que possa por as maos no fogo pelo conhecimento que diz ter, sempre será apenas uma conversa de cerveja na mão, que vale o que vale.  velas de iridium? - Página 2 919911

Johnny_1056 escreveu:

Como já anteriormente referi, não estou a tentar condicionar ninguém nem a tentar vender nada a ninguém. Cada um é livre de fazer o que lhe apetece, até pode usar uma vela de giesta ou de esteva com pólo de latão.

Também deves ter lido no link que enviaste o seguinte:

Assuming a suitable Iridium plug is available, benefits you are most likely to see are:
...
Increased engine power (Don't expect to double your horsepower but a 1 - 3% increase is possible)
...

Estamos a falar de quanto numa XT, entre 0.5 cavalos e 1.5 cavalos???

Fogo! E achas pouco?! Como te digo...nem que fosse 0.1 cavalo...é 0.1 cavalo! É mais. Existe vantagem, logo é uma questão de ter gosto em ter aquilo na moto ou não...e tar pa gastar dinheiro nisso ou não.
1.5 Cavalos? QUEM ME DERA! Se for verdade vou-me tornar evangelista das iridium, e não apenas uma pessoa que está aqui como todas as outras a pensar se ponho ou não ponho....

Johnny_1056 escreveu:

The standard plugs are already a performance or enhanced design. Some standard (Original Equipment) plugs are Iridium or fine wire platinum types, these may already provide the ultimate performance and service life for your particular engine. Fitting an aftermarket Iridium plug may actually result in a drop in performance and service life.[/u][/i]

Quantas velas de irídio já usaste nas tuas motos? Quais as diferenças em relação às velas originais? Que tipo de velas eram as originais? Quais as diferenças sentidas? Estas foram medidas num banco de ensaio?

Não sou a pessoa indicada para dar o meu testemunho. Tenho a sensibilidade de um rinoceronte e quando meti velas de iridium (ja é 2 das minhas motos) isso foi acompanhado de outros extras e afinações por isso não estou em posição de julgar o que é que foi vela e o que é que foi do resto... mas quem anda à minha volta e já o fez concorda que melhorou o trabalhar a frio, em alguns modelos ajudou notoriamente nas recuperações, em motos muito mexidas a vela ajudou a evitar back-fires e outros problemas de combustão...

Não digo que seja a solução para os problemas de carburação, mas se ajuda, é uma ajuda, vale o que vale.

webmonstro escreveu:

A vela só serve para produzir a faísca, desde que consiga ignição a partir daí não faz diferença se é mais ou menos, desde que seja suficiente

Essa é exactamente a minha opinião, mas eu sou bruto mas tento nao ser e manter "open mind" a novas coisas...e quanto mais aprendo e convivo com mecânica mais conclúo que "god is in the details".
É como os escapes... porque é que mudar o escape altera o comportamento do motor se a explosao ja se deu? Porque é que ser linha por baixo ou linha por cima muda as altas e as baixas, quando no fundo é so fumo num tubo?
Esses pormenores que nao parecem importantes, são...
É como a quantidade de valvulas de admissão...porque é que a combustão é mais eficiente num motor com 3 valvulas de admissao do que num de 2, se a quantidade de gasolina/ar é a mesma?

Detalhes que fazem diferença...

webmonstro escreveu:

É como o oleo do motor , a mota precisa dele mas ter lá mais do que o necessário não faz a mota anadar mais

Não podia discordar mais. Mas isto é uma discussão que dava mais 4 páginas velas de iridium? - Página 2 294891
Na XT600 então, que tem a embraiagem no mesmo óleo do motor, faz TODA a diferença...até o barulho muda, as mudanças entram melhor, o motor dura o triplo, podemos fazer mais modificações com maior segurança sem tanta probabilidade de problemas...

*EDIÇÃO: Webmonstro, desculpa! Li mal o que escreveste..e.stavas a falar de quantidade de óleo e eu percebi QUALIDADE. Claro que óleo a mais é uma ideia de cócó  velas de iridium? - Página 2 449138

webmonstro escreveu:

Á uns anos tambem surgiram alguns outros tipos de velas como as "splifire" e as velas de 2 , 3  ou 4 polos
mas os construtores contuinuam a usar na maioria as velas "normais"

Mesmo que as velas não sejam exemplo (supondo que não tenho razão em nada do que disse sobre velas), o facto dos construtores não equiparem velas "melhores" nas motos nao significa que nao existam velas melhores.

A prova mais que clara disso é por exemplo os tubos dos travões em malha de aço....tanta motinha de >10.000€ que vem sem qualquer justificação com linhas em tubo normal... o porquê disto? Porque embora haja tecnologia para mais, o que manda é o dinheiro, e pagam a gestores e designers para fazer motos o mais barato possivel com todas as características APRECIÁVEIS PELO MERCADO, não que façam sentido técnico.
Nunca ninguem escolheu a moto X sobre a Y por causa da qualidade das velas que vêm de fábrica... velas de iridium? - Página 2 449138

Última edição por Guerra em Sex Nov 07, 2014 2:01 pm, editado 4 vez(es)
Johnny_1056
Johnny_1056

MensagemAssunto: Re: velas de iridium?   velas de iridium? - Página 2 Icon_minitimeQui Nov 06, 2014 5:29 pm

Boas;
Guerra, no fim das pérolas que deixaste, dou por finalizada a discussão.
Guerra
Guerra

MensagemAssunto: Re: velas de iridium?   velas de iridium? - Página 2 Icon_minitimeQui Nov 06, 2014 7:03 pm

Johnny_1056 escreveu:
Boas;
Guerra, no fim das pérolas que deixaste, dou por finalizada a discussão.

Heya tens razão, que grande metidela de patas... já editei o que disse sobre o óleo.
Tinha percebido que o webmonstro tava a falar de qualidade do óleo, não da quantidade  Rolling Eyes

É o que dá fazer muita coisa ao mesmo tempo... velas de iridium? - Página 2 449138

Pah, mas no que toca a velas, eu só estou a defender o "open mindness". Neste momento estou open mind a ambas as hipóteses que é aquilo ajudar qualquer coisinha ou não ajudar nada.
Até ver, vendo o peixe que me venderam a mim: Ajuda qualquer coisinha.

Era bacano era alguém encontrar um estudo qualquer com validade que provasse o "sim ou sopas". Foi para isso que se iniciou esta discussão e isso sim era útil a todos.

E reparem que a minha imparcialidade é tal que até ja apresentei um artigo mas considero que pode ter sido escrito por um vendedor de velas de iridium, logo poderá ser tendencioso! Um estudo com validade tem de ter números, gráficos, testes credíveis...não textos bonitos.

Eu não tenho nem tempo para procurar artigos nem conhecimentos técnicos suficientes para provar uma teoria ou outra.
Apresento-me mais a favor da opinião de que as velas de iridium "são boas" porque estatisticamente é isso que faz mais sentido: Conheço mais casos de genteconcordar com isso do que no contrário... mas a humanidade já se enganou e foi enganada várias vezes no passado velas de iridium? - Página 2 296550 velas de iridium? - Página 2 296550
Edgar
Edgar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: velas de iridium?   velas de iridium? - Página 2 Icon_minitimeSex Nov 07, 2014 7:33 am

Boas

IMAGINEM UMA FUGA DE GÁS NUMA COZINHA COM AS PORTAS FECHADAS
E APARECE ALGUÉM NESSA COZINHA E ACENDE UM FOSFORO  velas de iridium? - Página 2 296550

VOCÊS ACHAM QUE VAI HAVER DIFERENÇA NA EXPLOSÃO ???
POR CAUSA DO TAMANHO DA CABEÇA DO FOSFORO ???  velas de iridium? - Página 2 296550

Vocês acham que se o fosforo for maior,
a explosão vai partir mais 1 ou 3 vidros nas casas vizinhas ??   velas de iridium? - Página 2 24863  velas de iridium? - Página 2 24863

webmonstro escreveu:
boas
as vantagens das velas de iridium e de platina, tais como a maior durabilidade têm sentido em motores em que a complexidade obriga a grande complexidade e mão de obra para chegar às velas

Assim como a maior capacidade de fazer faísca faz sentido em motores de grande taxa de compressão e de rotação mais elevada
isto porque quanto maior for a taxa de compressão mais difícil é de  produzir faísca assim como em rotações elevadas as bobines não têm tempo de carregar completamente e a energía disponível não é tão grande

... ...

Descrever melhor a coisa
deve ser difícil velas de iridium? - Página 2 314851
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Guerra
Guerra

MensagemAssunto: Re: velas de iridium?   velas de iridium? - Página 2 Icon_minitimeSex Nov 07, 2014 2:00 pm

Ai é.....?
Então e porque é que se meteres a vela errada numa moto, ela funciona na mesma mas uma valente m***?
Não rebentou a gasolina na mesma?

E pegando no teu engraçado exemplo... para ti que morrias na explosão ia ser indiferente, mas para alguem a estudar de fora com ferramentas próprias para analizar este tipo de coisas, garanto-te que iam haver diferenças entre acenderes o gas com um fósforo, ou por exemplo, acendê-lo com 4 fósforos em pontos diferentes da casa.

Par o observador comum ia ser igualzinho ser de uma forma ou de outra: "Heya o gajo rebentou ca casa!!"
Para o cientista iam haver diferenças tão grandes que nem iam parecer o mesmo caso de estudo.

Mesmo sem ser eu o técnico, falo bastante com suficientes amigos a estudar nestas áreas para poder dizer isto à boca cheia. Infelizmente, nenhum anda de moto nem frequenta o fórum por isso se estiver aqui alguém que perceba de termodinâmica que ajude nesta conversa.

Mais uma vez, isto continua a ser a minha opinão/palavra Versus a tua (neste caso a do Edgar) e continuamos a ouvir uma opinião fundamentada na opinião e não num facto. Raios..será pedir muito?

Dou-vos um exemplo da importância desses detalhes que vocês ainda não estão a perceber pelos vistos (Wikipedia):
Five-valve cylinder head
Less common is the five-valve head, with two exhaust valves and three inlet valves. All five valves are similar in size. This design allows excellent breathing, and, as every valve is small, high RPM and very high power outputs are theoretically available. Although, compared to a four-valve engine, a five-valve design should have a higher maximum RPM, and the three inlet ports should give efficient cylinder-filling and high gas turbulence (both desirable traits), it has been questioned whether a five-valve configuration gives a worthwhile benefit over four-valve designs.[1] After making five-valve Genesis engines for several years, Yamaha returned to the more cost-effective four-valve design.

Portanto, só o facto da gasolina/ar entrar com turbulência correcta faz com que queime mais eficientemente. Vocês não se esqueçam que uma explosão é uma acção em cadeia. Cada molécula de gás explode a seguinte, logo a configuração das moléculos implica E MUITO as características da explosão.

Se a vossa vela der ignição (vamos supor) a 2mm de distância vai ser completamente diferente do que se der a 4mm ou mais, porque vai influenciar todo o timing da explosão.

Mas isto são pormenores. São pormenores que uns querem saber e outros não, e é o que distingue se calhar o utilizador, o curioso, o mecânico e o preparador.

São pintelhíces? São, mas esta conversa sempre foi para discutir um pormenor que uns valorizam e outros não.
Não é uma discussão moral, é uma discussão técnica. Cada um depois sabe se aquilo que ganha ou pode ganahr comepnsa o tempo e dinheiro investido.

Estou só interessado em apurar factos porque gostava (juro que gostava) saír daqui convencido cientificamente se mudar as velas é uma melhoria (por mais ínfima que seja) ou é completamente inútil.

Última edição por Guerra em Sex Nov 07, 2014 4:59 pm, editado 2 vez(es)
Mike MPC

Moto : Yamaha XT

MensagemAssunto: Re: velas de iridium?   velas de iridium? - Página 2 Icon_minitimeSex Nov 07, 2014 2:55 pm

Pelo que tenho lido a interpretaçao que tiro é que como em qualquer sistema em qualquer aplicação existem vantagens e desvantagens..........e pronto..........o resto é psicológico,como acredito que é a mente que nos move,cada um opta por aquilo que o deixa mais satisfeito
Guerra
Guerra

MensagemAssunto: Re: velas de iridium?   velas de iridium? - Página 2 Icon_minitimeSex Nov 07, 2014 2:56 pm

Ou por outro lado, já se viu mais ou menos que vamos ficar com as nossas opiniões, não vale a pena estas picardias.

Penso que tanto para uma teoria como para outra, só com um artigo qualquer credível é que vale a pena continuar esta discussão.
Se não houver nada desse género para comentar, acho que vou seguir o exemplo do Johnny e vou-me abster desta conversa.

É frustrante e cansativo estar a falar de alhos e a responderem-me bugalhos e isso não é saudável velas de iridium? - Página 2 449138
Edgar
Edgar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: velas de iridium?   velas de iridium? - Página 2 Icon_minitimeSex Nov 07, 2014 5:47 pm

Boas

penso que na citação, esteja a melhor forma de encarar a questão:
e talvez a única forma de encarar a escolha da vela  velas de iridium? - Página 2 645491

não devemos seguir as indicações de quem fabrica tal produto,
porque quem fabrica o produto, sempre recomenda apenas o seu produto, prometendo milagres...  velas de iridium? - Página 2 353512
é a "lei do marting"

webmonstro escreveu:
boas

Assim em motores tipo XT a vela de iridium , pouco ou nada vai fazer de diferênça

Se consegues sentir mesmo então optimo mas , acho pouco significativo neste tipo de motor

... ...

Mas aquilo do gás
não vai ser uma caixa de fósforos vs 1 fosforo
que vai aumentar a quantidade de gás disponível para explodir
uma vez que ele inicia a explosão... explode todo e não fica nada por explodir velas de iridium? - Página 2 964551

ABR
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Guerra
Guerra

MensagemAssunto: Re: velas de iridium?   velas de iridium? - Página 2 Icon_minitimeSex Nov 07, 2014 6:37 pm

1 - Lei do marketing - Check! Por isso mesmo é que ha artigos e artigos...um artigo feito por um fabricante de velas de iridium ia valer relativamente pouco. Daí estar a apelar à ciência e não a coisas que possam fazer persistir esta conversa de opiniões.

2- Conversa do Webmonstro: Concordo claramente com o que ele diz. Há obviamente motores e afinações que benificiam mais e outros menos das velas (sejam de iridium ou splitfire ou de hortelã-pimenta).
A minha discussão aqui neste tópico, e o que estou a tentar apurar desde início é que entre o "pouco influencia" e o "não influencia absolutamente nada" vai um mar de diferença. ...Pelo menos para mim que lido com modificações/melhoramentos (e até algumas ideias de clientes que são autênticas tentativas de auto-sabotagem  velas de iridium? - Página 2 449138 ) todos os dias.

3 - Um Fósforo ou muitos fósforos:
Edgar escreveu:
Boas
Mas aquilo do gás
não vai ser uma caixa de fósforos vs 1 fosforo que vai aumentar a quantidade de gás disponível para explodir uma vez que ele inicia a explosão... explode todo e não fica nada por explodir  velas de iridium? - Página 2 964551

ABR

Amigo Edgar! Ai tu matas-me homem... velas de iridium? - Página 2 296550
Se de todo o latim que aqui gastei vos fez perceber que eu estava a insinuar que uma vela (ou um fósforo se quiserem) faz haver mais gas para explodir, então claramente estou a perder o meu tempo.
Tenho de voltar para a escola para me aprender a expressar melhor por escrito ou tenho de tentar pregar a outro público  velas de iridium? - Página 2 449138  velas de iridium? - Página 2 449138

Vou antes supor que escreveste à pressa e te enganaste ou que "sobre-simplificaste" a questão porque não acredito que foi esta a conclusão que tiraste da conversa... Não quero acreditar que me tens em tão pouca consideração que achaste que era isso que eu estava a afirmar!

O que se passa é que sei o suficiente de termodinâmica para te afirmar que isso não é assim tão simples, e se estiver aqui alguém com estudos na área (esperemos que sim) vai estar comigo nesta.

Exemplo:
Tens um cubo cheio de gás e um monte de máquinas a estudar a termodinâmica da explosão desse gas...camara de alta velocidade, infra-vermelhos, barómetros, etc e experimentas explodir o cubo com:

• 1 faísca de 2mm a meio do cubo
  • 2 faíscas de 4mm a meio do cubo
  • 2 faíscas de 3mm em lados distintos do cubo
  • 7 faíscas e 1 fósforo aleatórios

Etc etc.
E as máquinas de precisão vão detectar explosões completamente distintas. Tanto quanto sei (e não sei muito!) a energia libertada vai ser exactamente igual, no entanto, a direcção da expansão e a velocidade de propagação (e mais 293 factores que provavelmente existem mas que nós mortais nem sonhamos) serão TOTALMENTE diferentes.
Ora, como a explosão dentro do cilindro está a empurrar peças mecânicas, a forma como explode vai influenciar o timing, a eficiência, a velocidade, etc etc...
...Tanto que precisamente uma das afinações possíveis de se fazer em certas motos é atraso/adiantamento da explosão em relação ao ciclo da combustão Neutral

Aceito se me disserem e provarem que: "Pois mas a vela de iridium faz uma faísca igual do mesmo tamanho e forma e intensidade, que as normais, tem é Iridium escrita de lado"

ATÉ ACEITO que me digam: "Olha ta aqui um estudo a dizer que as velas de iridium pela maneira como dão a faísca até pioram a forma como o gás explode"

Mas TENHO MUITA DIFICULDADE EM ACEITAR (até prova cientifica): "É indiferente o tipo de explosão porque no fim o que conta é que se rebentou com tudo o que havia pra rebentar"

Só procuro a verdade...e a verdade, "its out there" velas de iridium? - Página 2 449138 velas de iridium? - Página 2 449138 velas de iridium? - Página 2 449138

Última edição por Guerra em Sex Nov 07, 2014 6:53 pm, editado 2 vez(es)
webmonstro
webmonstro

Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

MensagemAssunto: Re: velas de iridium?   velas de iridium? - Página 2 Icon_minitimeSex Nov 07, 2014 6:52 pm

Guerra escreveu:

Então e porque é que se meteres a vela errada numa moto, ela funciona na mesma mas uma valente m***?
Não rebentou a gasolina na mesma?

l.
A vela tem de ter o grau térmico certo , caso contrario nao vi trabalhar correctamente, alguns motores nem pegam com uma vela de grau térmico errado . no confundas as coisas,o iridium tem apenas a haver com a construção da vela . tem de ter as restantes características também certas . grau resistência  e tamanho .

Nãaosei a diferença de preço mas se for pouco podes meter mas mudar apenas para mudar acho deitar dinheiro à rua .

As pessoas andam sempre á procura de uma soluç.ão milagrossa para ter mais potencia por pouco dinheiro. Mas fora os casos em motores atrofiados por restricoes ambientais poucas sao as vezes que se consegue um aumento de performance sem um grande trabalho e despesa
http://www.duasantas.web.pt
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: velas de iridium?   velas de iridium? - Página 2 Icon_minitime

velas de iridium?
Ir para o topo 
Página 2 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte