Boas!
Tenho tido contacto com variadíssimos pneus (especialmente montados em XTs e XTZs) e posso dar a minha opinião pessoal sobre vários:
Nota antes de tudo: Quanto mais pesada for a vossa moto menos altura de "tacos" precisam para ter igual tracção.
da mesma forma, em motos muito pesadas um pneu muito "agressivo" vai-se gastar imensamente depressa e, no limite, pode até ser periogoso porque os "tacos" vergam na estrada perante o peso do mamute.
Heidenau K60 e K60 Scout - Usei muito disto na minha XTZ 750. São optimos na estrada e no off-road servem poerfeitamente qualquer propósito excepto lama. Péssimos na lama e óptimos na areia. Rolam muito bem em qualquer tipo de off-road (excepto lama) mas não são os pneus certos se quisermos velocidade/agressividade. Não têm tacos grandes o suficiente para permitir inclinações agressivas ou travagens brutas.
A versão Scout é indicada para motos mais pesadas como a 750 pois são super silenciosos na estrada. Em motos como a XT600 penso que não justifica ir para os Scouts, embora acabem por durar mais na estrada.
Mitas E-07 - Muito parecidos com os K60 mas mais baratos. Na estrada comportam-se um pouco pior porque são mais rígidos (típico da Mitas), por outro lado também duram mais.
Considero uma opção muito "mista" e económica.
Tal como o K60 não é o pneu para o viciado em Off-road agressivo mas safa qualquer passeio.
Mitas E-09 - Não se deixem enganar pelo aspecto. Estes pneus não são assim tão brilhantes off-road (na minha opinião). Na estrada são muito bons no seco mas quando chove parece que são feitos de madeira...
A versão "Dakar" é super rígida, o que por um lado significa que não dá conforto nenhum, por outro, são praticamente "run-flat"...furem este pneu e façam 50km (ás vzes bem mais
) até à próxima bomba quase sem dar por isso...
São pneus bons para ir para marrocos... duram bastante e no seco safam muito bem.
No off-road safam bem em conduçoes mais ou menos agressivos mas não são nenhum milagre da tracção.
Mitas E-10 - Nao disponível em medidas 120/90-17 nem 130/80-17 (salvo erro) mas parecem-me pneus mais equilibrados que o E.09. Mais macios em estrada, e possivelmente iguais em off-road.
Pirelli MT21 - Os meus favoritos neste momento na XT600 e em motos desse peso. São excelentes em todo o off-road e aguentam bem na estrada.
Nada brilhantes em alcatrão molhado, mas são praticamente pneus de cross por isso justifica-se...
Aguentam conduçoes bem agressivas no off-road, lama, areia, pedras, etc...têm uma tracção absurda e no alcatrão seco podem esticar-se á vontadinha... não batem nenhum record mas duram bastante tendo em conta a agressividade dos tacos.
Uma característica que adoro nos MT21 é que o pneu de trás em vez de ser o típico 130/80-17 é 130/90-17, logo a roda de trás fica muito mais alta, simulando quase uma roda 18"! Nota-se bem fora de estrada a diferença.
TKC80 - Temos usado este pneu na nossa BMW F800 e é um pneu muito porreiro.
O da frente dura quase 3 pneus de trás. Na estrada tem um comportamento óptimo no seco e bastante aceitável no molhado. Safa bem em quase qualquer terreno off-road e é capaz de ser o melhor pneu misto que por aí anda... não permite tanta agressividade como o Pirelli MT 21 mas também é destinado a motos mais pesadas que ja nao permitem tanta tonteria...
Se andarem com moderação, o pneu dura muito...se gostarem de brincadeira vão lamber o pneu de trás facilmente (os nossos de trás estão a fazer 3000km no maximo...mas esta F800 também só é conduzida por selvagens
)...com jeitinho faz-se 6000-8000km.
Penso que ja abordei a maioria dos pneus que conheço relativamente bem.
Nota final: Fora o K60 nenhum destes pneus vai ser uma escolha inteligente para alcatrão molhado. Podem claro circular em alcatrão molhado, mas é com mãozinhas de fada e velocidade moderada.
Se estão a fazer uma escolha para o ano inteiro e querem andar à vontade durante o inverno talvez estes não sejam a escolha mais segura.
Pessoalmente, prefiro e consigo andar devagar quando chove para depois poder estar à vontade na terra e no seco, por isso tenho sempre algum destes pneus equipados nas minhas motos.