| [Dúvidas-Várias] XT600 E 3TB! | |
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+5RuiF Johnny_1056 Edgar Nélio miguels 9 participantes |
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Autor | Mensagem |
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miguels
Moto : Honda CB600F1 Hornet
| Assunto: [Dúvidas-Várias] XT600 E 3TB! Ter Out 01, 2013 9:55 pm | |
| Tenho uma questão para colocar aos entendidos das XT.
A minha mota tem um som fantástico devido ao seu escape IXIL, no entanto à pouco descobri que por baixo desse som parece que as válvulas estão a bater um bocado.
Não sendo eu grande entendido nesta matéria gostava de saber se é normal com a colocação de um escape acontecer uma pequena desafinação das válvulas e como proceder para corrigir o tectectectec.
Cumprimentos a todos!
Última edição por miguels em Qui Out 03, 2013 10:48 pm, editado 1 vez(es) | |
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Nélio
Moto : XT1200Z & CRF250L
| Assunto: Re: [Dúvidas-Várias] XT600 E 3TB! Qua Out 02, 2013 1:19 am | |
| - miguels escreveu:
- Tenho uma questão para colocar aos entendidos das XT.
A minha mota tem um som fantástico devido ao seu escape IXIL, no entanto à pouco descobri que por baixo desse som parece que as válvulas estão a bater um bocado.
Não sendo eu grande entendido nesta matéria gostava de saber se é normal com a colocação de um escape acontecer uma pequena desafinação das válvulas e como proceder para corrigir o tectectectec.
Cumprimentos a todos! As válvulas devem ser afinadas periodicamente e respeitando os prazos de manutenção para esse efeito, que é indicado pelo fabricante. É normal as XT fazerem um ligeira batida das válvulas, mas se tens dúvidas, se é normal ou não, não custa nada dar uma afinação. A qualidade e viscosidade do óleo do motor, ou a não substituição em tempo útil, também pode influenciar o bater das válvulas. A alteração do escape não vai influenciar muito o bater das válvulas, mas se alterar muito a pressão de gazes no seu interior, vai influenciar ligeiramente o esforço necessário exercido sobre a válvula, para que abra e deixe sair os gases sobre influencia da pressão exercida pelo embolo (pistão). Essa variação de pressão, pode acentuar ou atenuar o batimento, mas nada de grave ou de anormal, quando devidamente afinadas. | |
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miguels
Moto : Honda CB600F1 Hornet
| Assunto: Re: [Dúvidas-Várias] XT600 E 3TB! Qua Out 02, 2013 1:28 am | |
| Agradeço a ajuda.
Assim que tiver um dinheirinho extra já vai levar revisão completa | |
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: [Dúvidas-Várias] XT600 E 3TB! Qua Out 02, 2013 4:11 pm | |
| Escapos abertos lixam tudo o que vale é que esses motores são feitos para a guerra mas perdem anos de vida com esses tubos caros chamados escapes Ver a folga das Válvulas (no caso da XT600E 3TB a folga da admissão é de 0,05~0,10) Verificar a Corrente de distribuição que pode ser a causa de alguns ruídos desse tipo... Mas a XT600E tem um motor que fabrica muitos sons tec tec tic toc tuc e a maior parte são normais ou nada de preocupante... ABR | |
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miguels
Moto : Honda CB600F1 Hornet
| Assunto: Re: [Dúvidas-Várias] XT600 E 3TB! Qui Out 03, 2013 12:28 am | |
| Ha certas vezes que ela nao chega a fazer barulhos e outras tantas qu quando aquece os barulhos param. Mas é a tal coisa, assim que a verba permitir a menina ja vai a clínica tratar das dores todas :) | |
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Nélio
Moto : XT1200Z & CRF250L
| Assunto: Re: [Dúvidas-Várias] XT600 E 3TB! Qui Out 03, 2013 12:59 am | |
| - miguels escreveu:
- Ha certas vezes que ela nao chega a fazer barulhos e outras tantas qu quando aquece os barulhos param.
Mas é a tal coisa, assim que a verba permitir a menina ja vai a clínica tratar das dores todas :) Há dois possíveis motivos para isso acontecer, com o aquecimento do metal, existe a típica dilatação, diminuindo assim as folgas entre peças, podendo-se deduzir que não está assim tão desafinado. Com o aquecimento dos gazes de escape e do próprio escape, faz com que os gazes provenientes da explosão não exerçam tanta pressão, sendo mais fácil a sua saída do interior do escape (tipo Chaminé de churrasco) quanto mais quente o fumo, mais rapidamente sobre. E como já acima comentado a qualidade do Óleo (é muito importante) | |
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Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: [Dúvidas-Várias] XT600 E 3TB! Qui Out 03, 2013 10:33 am | |
| Boas; Se os escapes funcionassem como chaminés de churrasco, as motos tinham todas os escapes virados para cima. | |
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: [Dúvidas-Várias] XT600 E 3TB! Qui Out 03, 2013 10:56 am | |
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miguels
Moto : Honda CB600F1 Hornet
| Assunto: Re: [Dúvidas-Várias] XT600 E 3TB! Qui Out 03, 2013 12:15 pm | |
| No que toca a minha lareira ela mandou uns estalinhos no início desta semana, mas tendo em conta que ja estava parada à 1 mês nao acho estranho. Fumo nem branco, nem preto nao deita qualquer fumo.
Tem andado todos os dias e os estalinhos pararam, o ronco do IXIL sem flauta é que continua monstro e toda a gente me ouve 3 quarteirões antes de chegar a casa. Assim que puder vou-lhe tirar umas fotos para o pessoal ver e para me dar umas opiniões.
Fiz ontem a instalação de uns piscas a frente e de um farol de leds atrás com pisca incorporado. So falta um rele digital para fazer o clock sem ser através da potência ou então uma resistência a consumir o que os leds nao consomem para ela piscar. | |
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Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: [Dúvidas-Várias] XT600 E 3TB! Qui Out 03, 2013 12:45 pm | |
| Esse relé é baratuxo http://www.motoclasse.com/index.php?mod=catalog&action=viewProduct&product_id=2026&category_id=43 | |
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RuiF
Moto : XT 660 Z Tenere ex - XT 600 E
| Assunto: Re: [Dúvidas-Várias] XT600 E 3TB! Qui Out 03, 2013 5:25 pm | |
| Boas pessoal Aproveito este tópico para tirar uma dúvida sobre a corrente de distribuição. Caso seja necessário substituir a corrente de distribuição é preciso, também, substituir o tensor? Ou o tensor por no fundo se tratar de uma mola pode ser reaproveitado, voltando o mesmo à posição de início após se aplicar a corrente nova? Obrigado | |
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Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: [Dúvidas-Várias] XT600 E 3TB! Qui Out 03, 2013 5:36 pm | |
| Boas; Geralmente um dos sinais de que é necessária a substituição da corrente de distribuição é o do tensor demasiado esticado. Há também casos em que a corrente ainda está boa e o tensor que já não cumpre correctamente a sua função... Só analisando o estado desses componentes é que se pode chegar a alguma conclusão. | |
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RuiF
Moto : XT 660 Z Tenere ex - XT 600 E
| Assunto: Re: [Dúvidas-Várias] XT600 E 3TB! Qui Out 03, 2013 5:48 pm | |
| - Johnny_1056 escreveu:
- Boas;
Geralmente um dos sinais de que é necessária a substituição da corrente de distribuição é o do tensor demasiado esticado. Há também casos em que a corrente ainda está boa e o tensor que já não cumpre correctamente a sua função... Só analisando o estado desses componentes é que se pode chegar a alguma conclusão. Boas Johnny e obrigado pela explicação, A minha lógica de raciocínio baseou-se no vídeo que o Edgar apresenta, em que recolhe e estica o tensor, pelo que me levou a concluir que, caso este ainda esteja em condições e o problema seja da corrente, poder ser reaproveitado, desde que a mola cumpra as suas funções. Segundo percebi do mecanismo de funcionamento, o tensor vai anulando a folga da corrente ao "avançar" contra esta e empurrando-a, correto? | |
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Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: [Dúvidas-Várias] XT600 E 3TB! Qui Out 03, 2013 5:55 pm | |
| Boas; O funcionamento do tensor é exactamente esse que descreves. Mas como escrevi anteriormente, só analisando o material. | |
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ET600
Moto : 2KF e cangalhos
| Assunto: Re: [Dúvidas-Várias] XT600 E 3TB! Qui Out 03, 2013 5:58 pm | |
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Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: [Dúvidas-Várias] XT600 E 3TB! | |
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| [Dúvidas-Várias] XT600 E 3TB! | |
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