Clube XT Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*Últimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Ajustar suspensão xtz1200

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
fzsfalcon
Ajustar suspensão xtz1200 Star310
fzsfalcon


Moto : FZS600 --- XT 1200Z

Ajustar suspensão xtz1200 Empty
MensagemAssunto: Ajustar suspensão xtz1200   Ajustar suspensão xtz1200 Icon_minitimeQua Set 11, 2013 9:24 pm

Boas..
Sou novo por cá Ajustar suspensão xtz1200 656644 e sou um recente e feliz proprietario de uma xtz 1200 Ajustar suspensão xtz1200 12626 
Venho de uma FZS 600 de 1998 e achei que estava na altura de mudar de estilo..
A questão é a seguinte, como melhorar a já fantastica suspensao da mota..? Eu estou em duvida se aumento a pre-carga ou o retorno para a tornar mais firme, de resto, acho a suspensão excelente, apenas noto que a mota balança um pouco em alta velocidade mas tambem um pouco relutante em curvar..penso que devo aumentar a pre-carga traseira para a tornar mais agil.. Peso cerca de 85kg com equipamento e não sei para que peso está ajustada a afinação standard..
Na antiga mota perdi horas e horas a encontrar a afinação adequada para o meu peso e estilo de condução...
Agradecia se estiver por aíi alguem que possa dar umas dicas...tenha ou não uma xtz 1200..

Abraços a todos..
Ir para o topo Ir para baixo
Nélio
Ajustar suspensão xtz1200 Star310
Nélio


Moto : XT1200Z & CRF250L

Ajustar suspensão xtz1200 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajustar suspensão xtz1200   Ajustar suspensão xtz1200 Icon_minitimeQua Set 11, 2013 11:46 pm

fzsfalcon escreveu:
Boas..
Sou novo por cá Ajustar suspensão xtz1200 656644 e sou um recente e feliz proprietario de uma xtz 1200 Ajustar suspensão xtz1200 12626 
Venho de uma FZS 600 de 1998 e achei que estava na altura de mudar de estilo..
A questão é a seguinte, como melhorar a já fantastica suspensao da mota..? Eu estou em duvida se aumento a pre-carga ou o retorno para a tornar mais firme, de resto, acho a suspensão excelente, apenas noto que a mota balança um pouco em alta velocidade mas tambem um pouco relutante em curvar..penso que devo aumentar a pre-carga traseira para a tornar mais agil.. Peso cerca de 85kg com equipamento e não sei para que peso está ajustada a afinação standard..
Na antiga mota perdi horas e horas a encontrar a afinação adequada para o meu peso e estilo de condução...
Agradecia se estiver por aíi alguem que possa dar umas dicas...tenha ou não uma xtz 1200..

Abraços a todos..
na verdade passei muito tempo até afinar as suspensões a meu gosto, é necessário conhecer todos os parâmetros e testa-los.
Primeiro rodei todas as afinações para a esquerda e contei quantos cliques tinha no seu total.
depois coloquei tudo a meio.
Normalmente uso suspensão, dura para asfalto, tendo reduzido a extensão das suspensões e na pré carga, deixei as afinações a meio, o que significa que o percurso dos amortecedores está mais tenso.
Fui andando e apontando as afinações num papel, agora já sei como afinar para cada tipo de pavimento.

Assim ela fica boa para andar em estradas de asfalto, nomeadamente via rápida, segura e com boa aderência, mas por exemplo se for para subir da camacha ao poiso, estrada esburacada e em péssimo estado, já fica um pouco dura, mas divertida e segura, pois a traseira tem tendências a derrapar para os lados, quando levada a a rotações mais altas, (salta um pedaço, mas fica divertida)  
Se for para a terra tenho de reduzir quatro ou cinco para a esquerda, aumentando a extensão dos amortecedores e reduzindo a pré carga do amortecedor de trás, que já está preparado e testado para andar com um pendura leve 70kg e eu 96kg. Gosto de suspensões duras e firmes, que se lixe o conforto em prol da segurança.  

Por acaso tive oportunidade de por a minha suspensão igual à da tua mota (quando estava em exposição no stand) contei as voltas com o Luís e apontamos num papel, conforme vinha de fábrica, ou afinada pela Yamaha, cheguei a uma má conclusão e quase fatal Ajustar suspensão xtz1200 715610  está muito mole para a estrada e na via rápida, eu ia a 180kms, quando fui surpreendido numa ligeira lomba, com um forte abanar ascendente e lateral e por pouco não fui ao tapete, pensei que fosse um acaso e como faz parte do meu percurso diário, voltou a acontecer, mas já estava preparado.
Afinei e testei e agora passo a 200Kms e nada, sempre firme e segura Ajustar suspensão xtz1200 122298 
Mas é necessário ter em conta que segundo a própria yamaha, as afinações podem variar ligeiramente de modelo para modelo e de pessoa para pessoa.
Ir para o topo Ir para baixo
https://sites.google.com/site/academiadecombatedamadeira/
fzsfalcon
Ajustar suspensão xtz1200 Star310
fzsfalcon


Moto : FZS600 --- XT 1200Z

Ajustar suspensão xtz1200 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajustar suspensão xtz1200   Ajustar suspensão xtz1200 Icon_minitimeQui Set 12, 2013 7:48 pm

Pois..eu tb antes quero a mota mais firme do que confortável..o meio termo é o ideal..mas para quem gosta de puxar e sentir segurança, tem que estar firme a mota.. neste momento tenho a pre-carga da frente com 5 linhas à mostra, no maximo de 8 e fechei um click de retorno (standard é 8 clicks de 10, ficou assim com 7 ver), ficou mais firme e mantive a compressão standard, 6 clicks de 13 possiveis. Na traseira mantive o retorno a meio, com 10 clicks e a pré-carga de 6 traços, ficou no 4º..na linha vermelha (standard) achava muito mole..pus um traço mais dura.
Falta esta chuva parar para ir testar a maquina como deve ser.. Só tenho receio de endurecer demasiado tanto a pre-carga como retorno e depois perder tração..tenho receio que por ficar muito dura, perca tração....tanto à frente, como na traseira!! Lá está..vai ter que ser por tentativa e erro,pena que devido ao trabalho não ando com muito tempo livre.. sabes bem o que é trabalhar por turnos Ajustar suspensão xtz1200 11244 Mas também tem vantagens Ajustar suspensão xtz1200 294891 

Já agora, dinheiro bem gasto nos farois auxiliares da PIAA k mandei por...à noite, do funchal ate ao poiso parece dia, ainda pa mais com as Osram Night braker que coloquei nos farois de origem Ajustar suspensão xtz1200 12626 Excelente iluminação que tem a mota Ajustar suspensão xtz1200 12626 


Ir para o topo Ir para baixo
Nélio
Ajustar suspensão xtz1200 Star310
Nélio


Moto : XT1200Z & CRF250L

Ajustar suspensão xtz1200 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajustar suspensão xtz1200   Ajustar suspensão xtz1200 Icon_minitimeQui Set 12, 2013 10:59 pm

fzsfalcon escreveu:
Pois..eu tb antes quero a mota mais firme do que confortável..o meio termo é o ideal..mas para quem gosta de puxar e sentir segurança, tem que estar firme a mota.. neste momento tenho a pre-carga da frente com 5 linhas à mostra, no maximo de 8 e fechei um click de retorno (standard é 8 clicks de 10, ficou assim com 7  ver), ficou mais firme e mantive a compressão standard, 6 clicks de 13 possiveis. Na traseira mantive o retorno a meio, com 10 clicks e a pré-carga de 6 traços, ficou no 4º..na linha vermelha (standard) achava muito mole..pus um traço mais dura.
Falta esta chuva parar para ir testar a maquina como deve ser.. Só tenho receio de endurecer demasiado tanto a pre-carga como retorno e depois perder tração..tenho receio que por ficar muito dura, perca tração....tanto à frente, como na traseira!! Lá está..vai ter que ser por tentativa e erro,pena que devido ao trabalho não ando com muito tempo livre.. sabes bem o que é trabalhar por turnos Ajustar suspensão xtz1200 11244 Mas também tem vantagens Ajustar suspensão xtz1200 294891 

Já agora, dinheiro bem gasto nos farois auxiliares da PIAA k mandei por...à noite, do funchal ate ao poiso parece dia, ainda pa mais com as Osram Night braker que coloquei nos farois de origem Ajustar suspensão xtz1200 12626 Excelente iluminação que tem a mota Ajustar suspensão xtz1200 12626 


Sim, nota-se na imagem, tem uma iluminação fantástica. Mas a única coisa que vou colocar é a protecção do fundo do motor, quanto ao escape, já fiz umas pesquisas e não compensa num ganho de 3Cv a mais, só pelo barulho não justifica o investimento, vou manter o original até ver.
Quanto a suspensão é como já disse, andar e testar. também tive os meus problemas, mas ainda não está perfeito porque penso ser quase impossível afinar ate ter um equilíbrio perfeito em todas as situações.

Já fizeste uma boa rampa com o (S) e o controlo de tracção no (2) ou (of)?.
Costumo fazer isto pela Encumeada fora, é dar 100 - 130kms entre curvas, é fantástico, se não te agarras bem, ficas pelo caminho. Neste caso é bom ter a suspensão dura. Ajustar suspensão xtz1200 353512
Ir para o topo Ir para baixo
https://sites.google.com/site/academiadecombatedamadeira/
fzsfalcon
Ajustar suspensão xtz1200 Star310
fzsfalcon


Moto : FZS600 --- XT 1200Z

Ajustar suspensão xtz1200 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajustar suspensão xtz1200   Ajustar suspensão xtz1200 Icon_minitimeSex Set 13, 2013 5:21 pm


Olha que os farois extra são uma mais valia...isto quando vamos para zonas sem iluminação, tipo Poiso, Ribeiro Frio, aí sim nota-se MUITO BEM a ENORME diferença..garanto Ajustar suspensão xtz1200 964551 
Para além dos farois da PIAA, também pus como extra, a armação que envolve o motor até cá em cima aos farois, pus a protecção do cárter, piscas em Led, Top Case e saco de deposito..
Quanto ao escape, também sei que só deve dar uns 3 cvs..mas gostava mesmo que ela fizesse mais barulho Ajustar suspensão xtz1200 831860 

E ainda não tenho unhas c esta mota para ir a rasgar nesse tipo de estradas, tipo encumeada, etc..lol..mas vou lá chegar Ajustar suspensão xtz1200 307869 
Enquanto não encontrar a afinação ideal da suspensão para mim, não vou abusar "muito"..
Em relação ao controlo de tracção, tem andado sempre no 1...e tem entrado muitas vezes em acção..lol..fica logo a piscar no painel...tenho que começar a por no 2 para ver as diferenças..tenho receio que ela fuja..lol..estou habituado a outro estilo de mota!!
Esta mota é mesmo uma besta como diz a minha mulher..lol..
Ir para o topo Ir para baixo
Nélio
Ajustar suspensão xtz1200 Star310
Nélio


Moto : XT1200Z & CRF250L

Ajustar suspensão xtz1200 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajustar suspensão xtz1200   Ajustar suspensão xtz1200 Icon_minitimeQui Set 19, 2013 1:00 am

fzsfalcon escreveu:

Olha que os farois extra são uma mais valia...isto quando vamos para zonas sem iluminação, tipo Poiso, Ribeiro Frio, aí sim nota-se MUITO BEM a ENORME diferença..garanto Ajustar suspensão xtz1200 964551 
Para além dos farois da PIAA, também pus como extra, a armação que envolve o motor até cá em cima aos farois, pus a protecção do cárter, piscas em Led, Top Case e saco de deposito..
Quanto ao escape, também sei que só deve dar uns 3 cvs..mas gostava mesmo que ela fizesse mais barulho Ajustar suspensão xtz1200 831860 

E ainda não tenho unhas c esta mota para ir a rasgar nesse tipo de estradas, tipo encumeada, etc..lol..mas vou lá chegar Ajustar suspensão xtz1200 307869 
Enquanto não encontrar a afinação ideal da suspensão para mim, não vou abusar "muito"..
Em relação ao controlo de tracção, tem andado sempre no 1...e tem entrado muitas vezes em acção..lol..fica logo a piscar no painel...tenho que começar a por no 2 para ver as diferenças..tenho receio que ela fuja..lol..estou habituado a outro estilo de mota!!
Esta mota é mesmo uma besta como diz a minha mulher..lol..
Penso que hoje ficaste mais ciente das capacidades dessa moto não?
Foi uma boa subida, apesar da estrada húmida, lá fomos com gás gás Ajustar suspensão xtz1200 43390

Aguardamos a próxima.

Ajustar suspensão xtz1200 Caminhada+18SET2013

Ajustar suspensão xtz1200 919911 
Ir para o topo Ir para baixo
https://sites.google.com/site/academiadecombatedamadeira/
fzsfalcon
Ajustar suspensão xtz1200 Star310
fzsfalcon


Moto : FZS600 --- XT 1200Z

Ajustar suspensão xtz1200 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajustar suspensão xtz1200   Ajustar suspensão xtz1200 Icon_minitimeSáb Set 21, 2013 8:51 am

Nélio escreveu:

Penso que hoje ficaste mais ciente das capacidades dessa moto não?
Foi uma boa subida, apesar da estrada húmida, lá fomos com gás gás Ajustar suspensão xtz1200 43390

Aguardamos a próxima.

Ajustar suspensão xtz1200 Caminhada+18SET2013

Ajustar suspensão xtz1200 919911 
GRANDE FOTO Ajustar suspensão xtz1200 12626 GRANDE PASSEIO Ajustar suspensão xtz1200 12626 
Só faltou a azul para o trio ficar completo Ajustar suspensão xtz1200 84716 
Não me canso de dizer...GRANDE MOTA...quem a conduz não quer saber de mais nada..muito completa Ajustar suspensão xtz1200 4276145973
Ir para o topo Ir para baixo
Nélio
Ajustar suspensão xtz1200 Star310
Nélio


Moto : XT1200Z & CRF250L

Ajustar suspensão xtz1200 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajustar suspensão xtz1200   Ajustar suspensão xtz1200 Icon_minitimeDom Set 22, 2013 12:23 am

Sim sem duvida, grande mota adorei desde o dia que a testei.
Ir para o topo Ir para baixo
https://sites.google.com/site/academiadecombatedamadeira/
Conteúdo patrocinado





Ajustar suspensão xtz1200 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajustar suspensão xtz1200   Ajustar suspensão xtz1200 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Ajustar suspensão xtz1200
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Marco-Brasil-XTZ1200
» Como levantar uma XTZ1200 do chão..
» Tirar o ABS fora de serviço na XTZ1200 Super Ténéré
» Ajustar o patim das velocidades
» Ajustar corrente da transmissao

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA-
Ir para: