Boas
as coisas têm um método para serem resolvidas...
não é método comprar peças (arriscar) para resolver avarias...
existe dois tipos de métodos... o "método correcto" e o "método incorrecto"
Falar ou pedir conselhos aos mecânicos, sem falar e compreender a língua deles de pouco vale...
primeiro devemos garantir que a bateria está boa...
não interessa a idade dela ou a marca... se foi muito cara ou se foi barata...
ou está boa ou não está...
e neste capitulo não vale a pena dizer que deve estar boa...
Há que ter a certeza absoluta que está ou não está boa
se está boa !! então testamos o rectificador
(mas testamos o rectificador antes de comprar um novo...)
os rectificadores não se testam a fazer trocas...
É assim : http://vadiodaxt.blogspot.pt/2012/04/verificacao-do-rectificador-bateria.html
se o rectificador não der os valores correctos... mede-se as bobines do motor...
se as bobines do motor estiverem dentro dos valores, procura-se por um mau contacto ou fio partido...
são apenas 3 fios que saem do motor e vão para o rectificador
e mais 1 ou 2 que saem do rectificador para a bateria...
por isso rapidamente se faz este diagnostico
por ultimo compra-se o que fizer falta...
+/- isto...
mas a electricidade pode ser um bicho de 100 cabeças para alguns...
e por vezes o melhor é darem o trabalho a quem sabe...