Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ... |
|
| Depois da Tenere, uma G650 X Challenge | |
|
+7Paulo Neto Jorge jsantosvco rui durao Jarod webmonstro javier.dercole 11 participantes | |
Autor | Mensagem |
---|
javier.dercole
Moto : BMW G650 X-Challenge & MTS1200 2010
| Assunto: Depois da Tenere, uma G650 X Challenge Ter Ago 27, 2013 1:35 pm | |
| Para "arrumar a casa" um pouco, criei este novo tópico no seguimento deste: http://www.clubextportugal.com/t5708-vendida-xt660z-tenere-de-2009 Respondendo a algumas das questões do tópico anterior: - Jarod escreveu:
- Fixe, é a 450x?
Não, são muito parecidas mas esta é a G650 X Challenge. Uma mistura engraçada entre Enduro e Trail. - webmonstro escreveu:
- Boas
é uma G650X chalenge fizeram a moto em 3 "sabores"
X contry X chalange e X moto
Para mim é uma das melhores series da BMW e também talvez a que menos se parece com uma "BMW" talvez por isso nunca tenha vendido muito , só as fabricaram entre 2006-2009 e é possivelmente a única concorrente directo da XT660R / XT660X
Tem o mesmo motor Rotax das G650 dakar/sertão (atenção a fuga de agua pela bomba fora isso são muito fiáveis )
Claro que a BMW teve que "por a mão" num bom conceito e inclui uma "mola" traseira a ar ou seja não tem mola mas sim uma espécie de câmara de ar (como os CaMIÕES)que permite regluação PELA PRESsÃO DE AR
Atenção à pala que protege o dito amortecedor da lama Há relatos que nos 1ºs modelos roça na câmara até a danificar !
Muitos substituiem na por um classico mola / amortecedor
em relação à Teneré deves sentir falta da protecção aeodinâmica
mas já agora qual a tua comparação entre os dois modelos ?? Temos um connoisseur! O tema da bomba de água, desconhecia, mas isso até me aconteceu com a XT660Z... Vou investigar! A suspensão traseira original, sim, é a ar, e é a mesma que é utilizada na HP2 onde aparentemente até funciona (deve funcionar melhor com mais peso??). Neste modelo é uma droga! Foi a primeira coisa que mudei:nod3: . Sobre a review, ainda não andei muito com ela... no entanto, logo à noite, se tiver tempo, logo escrevo aqui. | |
| | | webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Depois da Tenere, uma G650 X Challenge Ter Ago 27, 2013 2:25 pm | |
| A questão da bomba de agua é commun a todos estes motores rotax e tem normalmente a haver com a junta mas pesno que nesta moto é necessário tirar o braço traseiro para tirar a bomba de agua ??? (sem certezas) é melhor verificar o torque nos parafusos e usar sempre anticongelante de qualidade provavelmente não terás problemas A questão do amortecedor não é tanto que não funcione mas a questão que se houver uma pequena fuga tem de ser repor o que obriga a mais uma verificação (que muitos consideram desnecessário) , e há que evitar que ande com pouco ar para evitar desgaste da borracha, alem do referido "Mud flap" que tende a roçar no amortecedor originando mais desgaste. E lá está mais complicação para pouca vantagem efectiva há tambem relatos de algumas situações com electrónica mas pronto sempre é uma BM..... De referir que a mota é muito parecida com a mais recente Husqvarna Terra 650 , mas a Terra tem suspensão classica e um pouco mais de potencia (mas o motor é basicamente o mesmo) Entretanto esta Husky com a nova compra da husky pela KTM vai deixar de ser produzida portanto é possivel que a BMW faça a sua versão desse modelo e a KTM tambem, ou então não | |
| | | Jarod
Moto : XT600E 2002 e TT600S 1996
| Assunto: Re: Depois da Tenere, uma G650 X Challenge Ter Ago 27, 2013 9:44 pm | |
| Mal postei vi logo que seria a 650 mas não me apeteceu mudar! Boa sorte com ela, deve-se mexer bem! | |
| | | rui durao
Moto : Yamaha XT660Z tenere
| | | | javier.dercole
Moto : BMW G650 X-Challenge & MTS1200 2010
| Assunto: Re: Depois da Tenere, uma G650 X Challenge Ter Ago 27, 2013 11:28 pm | |
| A ideia era simples... tinha a Tenere de novo operacional depois da minha desaventura em terras africanas, no entanto, mesmo depois de um trambolhão do caraças, fiquei com o bichinho do offroad... A Tenere é uma optima 50/50, mas, o peso não ajuda muito... Foi então que encontrei esta mota, que apenas conhecia de relatos no ADVRider, mas que sempre despertou a minha atenção. O motor é o 650 que equipava as GS 650, mas com menos peso e mais potência (53cv), e em teoria, com a mesma fiabilidade. Quadro tubular, braço oscilante em aluminio, suspensão invertida Marzocchi, travões brembo, etc, etc. Quando a experimentei pela primeira vez, ia caindo mal me puz em cima dela... Acontece que a altura do banco é tal que não chegava com os pezinhos ao chão, e a porcaria da suspensão a ar que lhe meteram aparentemente tinha pouco ar... Com isto, quando me ponho em cima dela a suspensão desce, e o como o descanço está em baixo, a mota é capultada para o lado oposto de tal forma que quando consegui por o pé no chão, a mota já fazia um angulo de 45º... Já em casa tentei acertar a pressão do "amortecedor", mas não me consegui habituar aquilo... Quando travava, a traseira subia tanto que eu quase era projectado para fora da mota... E acho que aquilo saltava demasiado... qualquer irregularidade e a roda traseira parece que perdia tracção... Conclusão: trocar por isto! E, já que estava a mexer... ... e tinha conseguido bons resultados, a baixo custo, na Tenere, aproveitei para lhe colocar também as molas progressivas na frente: A diferença na suspensão traseira é brutal, e a frente ficou um pouco melhor do que já estava. Para terminar, tentando comparar com a Tenere:
- O motor da BMW é mais potente em baixas e não "bate" como na Yamaha. Mais fácil de dosear também.
- A agilidade da BMW é muito maior... Mas com menos 50kg não se esperava outra coisa.
- A protecção aerodinamica na BMW não existe... Mesmo assim, consigo andar relativamente confortável até os 110, 120km/h. Levo directamente com o vento mas não faz algum buffeting que sentia de vez em quando com a Tenere, especialmente com o capacete com pala. Mas é um ponto que tenho na lista de melhoras!
- O consumo na BMW é ainda mais baixo do que na Tenere! Com esta consigo baixar dos 5 l/km, o que nunca consegui com a Tenere.
- A Tenere tem o dobro da autonomia... A BMW tem um deposito de 9 litros... Um Portugal não chateia, em viagem sim... Mais um tema para a lista de mods futuros!
- O subquadro da BWM é de aluminio. Porreiro para poupar no peso, mau para a resistencia quando se lhe coloca carga em cima... A construção da estrutura de suporte para os alforges vai ter de ser muito bem pensada... Em curso!
- O peso... 150kg contra os 200 da Tenere...
O pouco que andei com ela, tenho gostado bastante e transmite-me muito mais confiança em fora de estrada. Tenho é de a testar melhor em areia, mas o pouquinho que fizemos no TrailOut, portamo-nos muito bem! Agora ela quer é andamento! | |
| | | webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Depois da Tenere, uma G650 X Challenge Qua Ago 28, 2013 9:19 am | |
| Boas em quanto te ficou o amortecedor ??
Essa protecção do farol não faz refelxo quando o farol está aceso ???
| |
| | | javier.dercole
Moto : BMW G650 X-Challenge & MTS1200 2010
| Assunto: Re: Depois da Tenere, uma G650 X Challenge Qua Ago 28, 2013 9:45 am | |
| - webmonstro escreveu:
- Boas
em quanto te ficou o amortecedor ??
Essa protecção do farol não faz refelxo quando o farol está aceso ???
O amortecedor, comprei este: http://calsport.co.uk/products/categories/suspension-and-handling/hyperpro-shocks-and-springs/BM06-0AD. O valor esta no site + portes de envio. A protecção do farol, acho que é da touratech, sim, quando escurece faz reflexo e incomoda um pouco... Mas como até protege qualquer coisa e não ando muito de noite..., e já vinha com a mota... Vejo que conheces bem a mota. Já tiveste alguma? Uma das coisas que quero alterar, mas ainda não sei bem como, é o descanso... É demasiado comprido para a mota, e mesmo em superfícies planas, a mota fica "vai não vai", quase a cair... O meu problema é que é feito em alumínio, senão era só cortar e soldar... Para soldar alumínio, primeiro não tenho máquina para tal, segundo, levantam-se questões sobre a robustez com que ira ficar... | |
| | | jsantosvco
Moto : super tenere 750 xtz
| Assunto: Re: Depois da Tenere, uma G650 X Challenge Qua Ago 28, 2013 10:06 am | |
| tive o prazer de rolar na companhia desta BMW no passeio do Guerra em Santarém, e parece-me:Laughing: uma mota muito bem concebida, além de ser quase tão bonita como a ST 750... | |
| | | Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| Assunto: Re: Depois da Tenere, uma G650 X Challenge Qua Ago 28, 2013 11:42 am | |
| Bem ... essa moto está muito bem equipada com uns Hyperpro! Gostei do pormenor do amortecedor vir numa caixa xpto com almofadinha e tudo... é muito à frente. | |
| | | webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Depois da Tenere, uma G650 X Challenge Qua Ago 28, 2013 11:48 am | |
| - javier.dercole escreveu:
- webmonstro escreveu:
- Boas
em quanto te ficou o amortecedor ??
Essa protecção do farol não faz refelxo quando o farol está aceso ???
O amortecedor, comprei este: http://calsport.co.uk/products/categories/suspension-and-handling/hyperpro-shocks-and-springs/BM06-0AD. O valor esta no site + portes de envio.
A protecção do farol, acho que é da touratech, sim, quando escurece faz reflexo e incomoda um pouco... Mas como até protege qualquer coisa e não ando muito de noite..., e já vinha com a mota...
Vejo que conheces bem a mota. Já tiveste alguma? Uma das coisas que quero alterar, mas ainda não sei bem como, é o descanso... É demasiado comprido para a mota, e mesmo em superfícies planas, a mota fica "vai não vai", quase a cair... O meu problema é que é feito em alumínio, senão era só cortar e soldar... Para soldar alumínio, primeiro não tenho máquina para tal, segundo, levantam-se questões sobre a robustez com que ira ficar... nunca tive nenhuma mas sempre gostei da mota e esteva à uns anos a ver várias, entretanto comprei na altura uma mota de estrada e nunca segui essa linha. O descanso em princípio podes encortar na ponta pois não vai enfraquecer por isso (fará força em "compressão" portanto, o facto de ser mais curto não deve enfraquecer leva isso a alguem que solde aluminuio e resoldam o pé novamente depois de cortar (tens é ver bem o ângulo ideal do corte ) Há quem não goste do pedal das mudanças (demasiado forte em caso de queda pode partir o veio!) normalmente substituem-no por um em ferro ou então fazem uns furos nele de maneira a que se caíres parte o pedal e não o veio | |
| | | javier.dercole
Moto : BMW G650 X-Challenge & MTS1200 2010
| Assunto: Re: Depois da Tenere, uma G650 X Challenge Qua Ago 28, 2013 12:27 pm | |
| - webmonstro escreveu:
nunca tive nenhuma mas sempre gostei da mota e esteva à uns anos a ver várias, entretanto comprei na altura uma mota de estrada e nunca segui essa linha.
O descanso em princípio podes encortar na ponta pois não vai enfraquecer por isso (fará força em "compressão" portanto, o facto de ser mais curto não deve enfraquecer leva isso a alguem que solde aluminuio e resoldam o pé novamente depois de cortar (tens é ver bem o ângulo ideal do corte )
Há quem não goste do pedal das mudanças (demasiado forte em caso de queda pode partir o veio!) normalmente substituem-no por um em ferro ou então fazem uns furos nele de maneira a que se caíres parte o pedal e não o veio
Sobre o descanso, sim, era algo desse género que tinha em mente. E mesmo que acabe por ceder, sendo em baixo, a mota não deve cair! Sobre o quanto cortar, acho que vai ter na base da tentativa/erro... Sobre o pedal das mudanças, li o mesmo. Mas acho que não vou alterar nada ai... Como tenho as crashbars, estas alem de protegerem o motor, acho que tem ângulo suficiente para evitar (evitar não, minimizar!) que a zona do pedal bata em algo. Nas próximas semanas vou tentar fazer o mod do descanso, e construir uma estrutura para os alforges que não coloque toda a pressão no subquadro de alumínio... | |
| | | Paulo Neto
Moto : KLE 500
| Assunto: Re: Depois da Tenere, uma G650 X Challenge Qua Ago 28, 2013 12:36 pm | |
| o amortecedor para a minha mota nesse site custa 370 libras... ou seja, mais de 400 euros.
os gajos da sósuspenções aqui em aveiro pediram me 150 sem regulação manual e 200 com regulação.
estou a ver que vale bem a pena reparar o meu. | |
| | | Jorge
Moto : AJP PR7 & F800GS
| Assunto: Re: Depois da Tenere, uma G650 X Challenge Qua Ago 28, 2013 12:48 pm | |
| - Paulo Neto escreveu:
- o amortecedor para a minha mota nesse site custa 370 libras... ou seja, mais de 400 euros.
os gajos da sósuspenções aqui em aveiro pediram me 150 sem regulação manual e 200 com regulação.
estou a ver que vale bem a pena reparar o meu. Mas não é a mesma coisa... se calhar para o uso que nós damos chega e sobra ter uns reparados... Tenho intenção de fazer o mesmo que tu e comentei isso com O Deitado (mecânico de competição) e o conselho dele foi, Jorge tenta antes comprar uns Hyperpro em 2º mão que ficas mais bem servido, mesmo que esteja a precisar de reparação vale a pena... | |
| | | javier.dercole
Moto : BMW G650 X-Challenge & MTS1200 2010
| Assunto: Re: Depois da Tenere, uma G650 X Challenge Qua Ago 28, 2013 2:10 pm | |
| - Paulo Neto escreveu:
- o amortecedor para a minha mota nesse site custa 370 libras... ou seja, mais de 400 euros.
os gajos da sósuspenções aqui em aveiro pediram me 150 sem regulação manual e 200 com regulação.
estou a ver que vale bem a pena reparar o meu. Dá uma vista de olhos nos preços das Ohlins... Vais ver que as Hyperpro até são baratas! - Jorge. escreveu:
Mas não é a mesma coisa... se calhar para o uso que nós damos chega e sobra ter uns reparados...
As Hyperpro, Ohlins e afins são melhores do que as outras, mas se for para dar uma voltita soft de vez em quando, as de origem normalmente chegam e sobram! No meu caso, troquei porque tinha aquela coisa a ar... Já na frente, umas molas progressivas ajudam bastante (na Tenere notei uma grande diferença) e o custo não é muito elevado (100-150€ já com o óleo). | |
| | | Bruno Mourato
Moto : Yamaha XT 660 Z Ténéré
| | | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Depois da Tenere, uma G650 X Challenge | |
| |
| | | | Depois da Tenere, uma G650 X Challenge | |
|
Tópicos semelhantes | |
|
| Permissões neste sub-fórum | Não podes responder a tópicos
| |
| |
| |
|