| Desligar o ABS na XT1200Z com botão | |
|
|
|
Autor | Mensagem |
---|
Fortuna
Moto : XT12 - Man Edition
| Assunto: Desligar o ABS na XT1200Z com botão Qui Ago 12, 2010 3:00 pm | |
| Na África do Sul, um representante da Yamaha montaram um botão genuíno da Yamaha e todos os fios necessários é é só chegar e montar na SuperTen, sem cortes, soldaduras e coisas esquisitas. O botão é à prova de àgua. Ainda tou à espera para saber quanto fica para Portugal, mas para a uns pedidos que vieram da Austrália ele diz que fica mais ou menos em 80€uros o mais barato... PORRA Estou em crer que só o botão sendo da Yamaha são 40€ :evil: Parece que é fácil fazer isto. Não à para aqui nenhum engenhocas que perceba disto para me evitar comprar um bocado de plástico???? [edit] Enganei-vos sem querer. Aquilo é vendido lá por 800rands ou 85€. Os portes para os pedidos dos gajos na Austrália eram 600rands ou 64€. Ainda estou à espera de ver quanto é para Portugal, mas já perdi a pica toda... [/edit]
Última edição por romknight em Sex Ago 13, 2010 2:30 pm, editado 1 vez(es) | |
|
| |
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Desligar o ABS na XT1200Z com botão Qui Ago 12, 2010 3:16 pm | |
| boas tenta arranjar algumas imagens desse botão para ver se alguém consegue perceber como é feito e onde é ligado (pelas fixas e cores dos fios e numero de fios) Por que se for algo para por na XTZ que faça o mesmo efeito de tirar o fusível, é bastante fácil... Mas algo me diz que se é da Yamaha e custa 80€... é um botão que vai substituir os sensores do ABS... e vai permitir rodar e travar sem ter luzes no painel a indicar que à avaria no ABS... Mas isto sou eu a especular :scratch: | |
|
| |
Fortuna
| Assunto: Re: Desligar o ABS na XT1200Z com botão Qui Ago 12, 2010 3:35 pm | |
| Se fosse tipo desligar o fusivel perdias informação no painel. Não é assim. O botão é mesmo só um botão. O botão podes ver aqui: http://home.telkomsa.net/edgepc/rides/STABS.JPG Dos fios não há nada ... que era o que me interessava também. Acho que o verdadeiro problema está nos custos de envio e, por isso, é que sai caro. Mas para Portugal é mais barato | |
|
| |
Marco F.
Moto : XTZ 850 STrx
| Assunto: Re: Desligar o ABS na XT1200Z com botão Qui Ago 12, 2010 4:27 pm | |
| Concordo com o Tiago , ao ler o que esta escrito no botao da para perceber onde ira ser feito o tal desligar do abs , quase de certeza que acenta no sistema que reconhece o funcionamento do sistema quando ligas a mota , assim esse botao ira introduzir um erro que tera como consequencia desligar o sistema de abs . So assim se justifica teres de desligar a igniçao para voltares a ter abs .... a verificar-se esta situaçao o mais provavel é nao ser nada de muito complicado , quase o mesmo que desligares o sensor do descanço da mota Cumps | |
|
| |
Fortuna
| Assunto: Re: Desligar o ABS na XT1200Z com botão Qui Ago 12, 2010 5:47 pm | |
| Ò Marco, és capaz de ter acertado na mouche...
Como é isso do sensor do descanso? Não o quero desligar, mas posso tentar perceber se a teoria se aplica ao ABS. | |
|
| |
Marco F.
| Assunto: Re: Desligar o ABS na XT1200Z com botão Qui Ago 12, 2010 7:56 pm | |
| A teoria é simples , a unica diferença nos sistemas é que um é mecanico e o outro eletronico . No caso do descanço de qualquer mota tens o sensor do neutro , esse sensor esta ligado ao cdi que por sua vez comanda o motor , se desligares o sensor do descanço iras poder engrenar uma mudança mesmo com o descanso em baixo . No caso do abs é a mesma coisa , se desligares o sensor (o sistema admite que algo se passa e isso produz um erro) o sistema nao ira funcionar , logo desligando o abs e deixando uma luz vermelha(presumo eu , pode muito bem piscar apenas) . Assim ao ligares a igniçao a mota faz um checkup dos sistemas da mota e apos esse check-up ira fazer os ajustes necesarios ao bom funcionamento da mota (motor frio/quente , posiçao do volante do motor , verificaçao do sistema de injeçao , abs , etc ...) , é nessa altura que esse botao deve intervir dizendo a centralina que o sensor do abs esta com problemas e assim o sistema nao pode ser utilizado , desligando o mesmo. Se quiseres reactivar o abs tens de desligar a mota e o botao , so assim o check-up inicial voltara a activar o abs pois o tal ''erro'' do sensor ja nao existe . Atençao que isto é apenas raciocinio logico e alguns conhecimentos (nao muitos :face: ) , de forma alguma garanto que seja isso mesmo que se passa , para isso so mesmo a cablagem e a localizaçao da ligaçao a mota . Cumps | |
|
| |
Fortuna
| Assunto: Re: Desligar o ABS na XT1200Z com botão Qui Ago 12, 2010 10:39 pm | |
| Agora só preciso de um engenhocas :P que olhe para a mota | |
|
| |
Marco F.
| Assunto: Re: Desligar o ABS na XT1200Z com botão Qui Ago 12, 2010 10:55 pm | |
| Tudo fica mais facil assim que tivermos um esquema de comando da XTZ 1200 , o resto deve ser mais ou menos acessivel
Cumps | |
|
| |
Fortuna
| Assunto: Re: Desligar o ABS na XT1200Z com botão Qui Ago 12, 2010 10:57 pm | |
| Se alguém descobrir o service manual que me avise. Sem ser de sites... duvidosos. Quero uma coisa que sei que é certa. | |
|
| |
ricasbeiro
Moto : XTZ, moto só para homens
| Assunto: Re: Desligar o ABS na XT1200Z com botão Ter Set 28, 2010 10:31 pm | |
| Boas
Se alguem necessitar de uma engenhoca simples e acima de tudo eficaz e barata posso dar umas dias.
No fim de semana passado um amigo meu andava com uma carrinha de aluguer a acompanhar um rally como comissário e queixava-se que o abs so lhe trazia "problemas". Em pouco tempo arranjei para ele por na carrinha uma engenhoca muito simples para poder ligar e desligar o ABS e ainda lhe apliquei um avisador luminoso para ele saber quando o ABS ta ligado ou não.
Tanto da para fazer num carro como numa moto e não altera nada da instalação. É tipo uma instalação pequena em paralelo a existente.
Apos o rally um camarada que por la andava pediu logo que aplica-se aquilo na carrinha dele
Qualquer duvida é so dizer
Cumps Ricardo Ribeiro | |
|
| |
Marco F.
| Assunto: Re: Desligar o ABS na XT1200Z com botão Qua Set 29, 2010 12:21 am | |
| Ricardo , acho que despertas-te o interesse de muitos usuarios do forum , gostava de ver essa tua invençao e talvez fosse interessante expores a teoria e se possivel a pratica da mesma :idea: .
Cumps | |
|
| |
Fortuna
| Assunto: Re: Desligar o ABS na XT1200Z com botão Qua Set 29, 2010 12:33 am | |
| Os sul africanos nunca mais me disseram quanto custava o botao mais fios plug'n'play.. tenho que ir reavivar a memoria aos srs... Ora conta lá como se faz. | |
|
| |
ricasbeiro
Moto : XTZ, moto só para homens
| Assunto: Re: Desligar o ABS na XT1200Z com botão Sex Out 01, 2010 10:59 pm | |
| Boas
Amanha se poder vou tirar umas fotografias ilustrativas da bricola sempre é mais facil de explicar e de ententer.
Abraço Ricardo Ribeiro | |
|
| |
Fortuna
| Assunto: Re: Desligar o ABS na XT1200Z com botão Sáb Out 02, 2010 6:03 pm | |
| o manual de serviço da Yamaha para a xt12 tem o squeca elecrico e há uns posts sobre o rele do ABS e ouras coisas que não entendo :oops: noutro forum...
Suponho que os gajos que fizeram o tal "kit" para desligar o ABS na XT12 usam o efeito "erro" no ECU do ABS para o desligar.
Fico à espera das imagens e dos comentários. Depois se fôr preciso tiro a parte do esquema do ABS e do esquema electrico da mota para ver se se arranja alguma coisa. | |
|
| |
Fortuna
| Assunto: Re: Desligar o ABS na XT1200Z com botão Sex Dez 03, 2010 2:10 pm | |
| @ricasbeiro
Novidades sobre o essa engenhoca para desligar o ABS?
Entretanto na off-the-road encontrei o sistema para desligar o ABS... Não me apetece é gastar tanto guito.
Ver aqui | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Desligar o ABS na XT1200Z com botão | |
| |
|
| |
| Desligar o ABS na XT1200Z com botão | |
|