Boas pessoal,
Já me inscrevi no fórum há algum tempo, mas admito…não tenho sido muito participativo. Um dos motivos é a falta de tempo, pois os dias têm sido distribuídos entre o trabalho diurno e a bricolandia do fim da tarde.
Alguma da bricolage tem-se prendido com uns mimos dados a uma antiga (sim, que as XTs são como o vinho do porto e nunca ficam velhas) 2KF que comprei há uns tempos atrás. Mudança de óleo e filtros, recuperação de toda a instalação eléctrica (que estava simplesmente miserável), colocação dos piscas, bateria, “restauro” do conta Kms e conta rotações, uma pintura "home made " das carenagens …enfim… umas quantas outras coisas…
Após algum trabalho… ficou assim:
Nota: A fotografia já tem algum tempo e já foram feitas pequenas alterações, como: a decapagem de todo o sistema de escape, com zincagem caseira e pintura de alta temperatura.
Já vi por aqui um tópico que fala sobre o barulho e a opinião de vários membros sobre a colocação da ponteira de escape, mas...como acho que estava com uns decibéis à mais e os vizinhos não tÊm culpa da minha falta de juízo ... decidi também, fazer-lhe uma flauta (ou pilinha se preferirem) que, modéstia à parte... ficou com bom aspeto, mas... ainda não tive hipótese de testar
.
Foi também feita uma pintura provisória ao descanso e a algumas partes que estavam com pior aspeto.
Como a mota estava a trabalhar e "puxar" muito bem, a ideia era dar um pequeno tratamento estético para a começar a usar, permitindo assim a sua utilização e consequente verificação do estado mecânico.
Aqui começa a razão de ser, para a abertura deste novo tópico, pois fui verificando alguns problemas que tenho de resolver e, para os quais, gostaria de contar com a opinião/ajuda dos mestres desta bela máquina (que eu já percebi existirem por aqui)
Sem mais demora, passo então a expor a situação:
1) Logo no ato da compra, percebi que no cárter havia um pequeno vazamento de oléo (junta central do motor). Eu percebi que era só por si problemático e que para a resolver tinha de abrir o motor todo, mas... o chamamento da XT foi mais forte
2) Veio do pedal das mudanças soldado!
3) Veio do pinhão de ataque todo "comido"! Este problema, dei conta quando fui verificar se a porca (e respetiva trava) do pinhão de ataque estavam apertados. Nesse momento, apercebi-me que além de a porca estar completamente desapertada, o veio está todo "moido"!! Enfim... assassinos!!
4) Esticador da corrente do comando de válvulas no 18º pino!
Este facto teria sido suficiente para não comprar a mota.. isto se eu tive-se tido a inteligência de levar umas chaves e ter verificado a posição do esticador logo no ato da compra! Enfim... um gajo está sempre a aprender!!
Depois do diagnóstico inicial feito, só haveria duas possibilidades:
1) Vender a mota a outro otário como eu, sem o pôr ao corrente dos problemas entretanto verificados (coisa que não sou capaz de fazer).
2) Proceder às dolorosas (€€€) reparações e usufruir mais uns anos desta máquina fabulosa!
Assim sendo, decidi abrir o motor e retificar tudo o que for necessário.
Neste momento, a situação é a seguinte:
- Mota com as carenagens todas desmontadas;
- cabeçote fora (neste ponto estava tudo bem, à excepção da corrente do comando das válvulas que me pareceu demasiado "frouxa")
;
- Roda de trás desmontada;
- Oléo retirado;
- Cabos, tubos e carburadores desmontados;
- Parafusos de apoio retirados (à excepção de um...)
Para este "um" ... é que eu peço a vossa primeira ajuda! Trata-se do parafuso maior do apoio do motor, que também é o principal do braço oscilante! Simplesmente esbarrei nele e não há maneira de sair! Peço por isso a quem já o retirou que me dê umas dicas relativamente à melhor forma de proceder!
O parafuso é este:
Sei que poderá parecer estranho alguém que está a embarcar num projeto destes, empancar num pormenor que decerto é relativamente simples. No entanto, já não é a primeira vez que me meto nestas aventuras e, como até à data me tenho desenrascado relativamente bem...até prova em contrário, vou teimar no "faça você mesmo"!
Peço desculpa pelo testamento, mas como a ideia era abrir um novo tópico que me parece vai durar algum tempo, pareceu-me importante fazer uma descrição detalhada do problema. Além disso, peço também desculpa pela ausência de fotografias que documentem o processo, mas as pilhas da minha máquina fotográfica já entregaram a alma ao criador e tenho-me esquecido de comprar outras. Esta falha será colmatada em breve.
Desde já... sincero bem haja a quem se prontificar a dar uma ajuda neste projeto.
Cumprimentos XTzianos