Boas,
quando comprei a minha XTZ 750 não trazia a tampa traseira original, o seu antigo dono disse-me que a perdeu na AE e nunca mais a conseguiu encontrar, então fez uma em PVC preto que apertava com uns parafusos, aquela pequena mala nem estava a fazer serviço nenhum, porque precisava de uma chave de fendas para abrir a tampa, mas supostamente a chave deveria estar dentro da mala, debaixo da tampa, conclusão, se me quisesse servir da mala tinha que andar sempre com uma chave de fendas no bolso.
Arregacei as mangas e comecei o meu primeiro projeto de bricolagem para a minha XTZ 750.
Este é o aspeto da tampa de PVC que ela trazia.
(falta dois parafusos na parte traseira, eu já os tinha tirado)
Material utilizado: chapa de alumínio folha de oliveira pequena de 6mm, Parafusos de inox m4/10, uma fechadura de cacifo e daquela esponja espessa que tem cola num dos lados.
Ferramentas utilizadas:rebarbadora, berbequim, marcador, fita métrica, paquímetro, chave de sextavada interior, lima, brocas, discos de corte e de lixa, escova de aço para o berbequim e machos m4 para abrir rosca.
Comecei por transferir o desenho para a chapa de alumínio, para mim até foi fácil porque tinha a tampa antiga em PVC para servir de molde
Pois é , agora estava entretido com a bricolagem e esqueci-me de tirar fotos durante o processo, está aqui fotos mas já da tampa acabada.
A parte de baixo, para segurar aquela parte que tem as "unhas" que prendem a traseira da mota, à parte de cima, não utilizei porcas, fiz os furos com uma broca de 3,5mm e abri rosca de 4mm na própria chapa, acho que fica com um acabamento melhor, a esponja é para evitar aqueles pequenos barulhos em offroad, fiz um furo de 20mm na outra ponta para montar a fechadura.
Este é o aspeto da parte de cima, com a escova de aço e com o berbequim, poli a parte de cima da chapa, fico à maneira.
Algumas fotos de tudo já acabado e montado.
boas marteladas!!!