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| tenere com problemas de carga | |
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Autor | Mensagem |
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hugobruno
Moto : xt660z
| Assunto: tenere com problemas de carga Sáb Dez 01, 2012 3:21 pm | |
| boas
tenho uma tenere 660 de 2008 que ficou sem bateria em andamento,entretanto liguei-a a uma carro e pegou com a ajuda da bateria,mas a voltagem ao relanti nao passa dos 11,2 v,ás 3000rpm vai aos 6v e ás 4200rpm faz 2,3v
achei muito estranho a voltagem nao subir quando acelero,mas mais estranho ainda é ela descer para estes valores
alguem tem ideia do que será?
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| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: tenere com problemas de carga Sáb Dez 01, 2012 7:32 pm | |
| Isso é grave... muito grave... Algo de errado existe com a maquina essa instalação deve ter um problema... ou então o aparelho que usaste para medir é que tem um problema... devemos ter a bateria totalmente carregada para fazer testes e leituras... | |
| | | hugobruno
Moto : xt660z
| Assunto: Re: tenere com problemas de carga Sáb Dez 01, 2012 7:34 pm | |
| pois ficou a carregar,mal esteja a carga feita,vou testar ja agora aproveito,ninguem quer uma tenere como nova?nunca deu problemas............. | |
| | | Moutinho
Moto : BWS
| Assunto: Re: tenere com problemas de carga Sáb Dez 01, 2012 7:38 pm | |
| Porra bruno, Estás feito, essa mota está mesmo chata? Decerteza que medis-te bem? esses valores não fazem sentido, medis-te esses valores com as ponteiras do multimetro nos bornes da bateria? a bateria por mais estragada que esteja não estou a ver que de só 6v ou 2,3v? Não podes estar a medir isso bem!!! Isso anda ai um gato!!! | |
| | | Moutinho
Moto : BWS
| Assunto: Re: tenere com problemas de carga Sáb Dez 01, 2012 8:08 pm | |
| - hugobruno escreveu:
- pois
ficou a carregar,mal esteja a carga feita,vou testar
ja agora aproveito,ninguem quer uma tenere como nova?nunca deu problemas............. As avarias mecânicas mais tarde ou mais cedo revelam-se, e as eléctricas, só há 2 tipos, ou fio partido ou mau contacto... Acredita que não estou int€r€ssado, mas não tinha problema nenhum em comprar a tua mota... | |
| | | hugobruno
Moto : xt660z
| Assunto: Re: tenere com problemas de carga Sáb Dez 01, 2012 8:13 pm | |
| boas moutinho realmente nao ando com sorte com a mota e estou muito desiludido com ela,mais que nunca tenho saudades da xt,mas paciencia voltando ao assunto,provavelmente é uma coisa simples,ou nao,mas foi bem medido e nao esta estragado o multimetro,nao fui eu que fiz as mediçoes,foi um amigo,mas duvido que nao tenha feito bem mal a bateria esteja carregada volto a testar e tirar as teimas quando der com o problema e estiver boa podes dar uma volta para te convenceres a ficar com ela..... | |
| | | angelo_lopes
Moto : Yamaha XT600 1987, etc...
| Assunto: Re: tenere com problemas de carga Sáb Dez 01, 2012 8:46 pm | |
| Não tenho dúvida das medições nem do multímetro.
A bateria mostrava 11,7 Volts com o motor desligado. Quando se punha o motor a trabalhar a voltagem caía, o que é natural, mas regressava aos 11,7 Volts. Isto é que é estranho. Devia aumentar a voltagem.
Subindo a rotação a voltagem começava a cair. 7 Volts, às 3.000 RPM caía para os 6 volts, às 4.200 RPM ficava-se pelos 2,3 Volts.
A bateria já está carregada. Foi carregada com um CTEK de 3,6 Amp e está nos 12,8 Volts. Não sei que testes faça porque nem tenho dados da Moto
Nota: Outro dado, coincidência ou não, a Moto "passou-se" em andamento normal por se ter buzinado... Depois da buzinadela apareceu a luz amarela ou laranja de erro, e o código de erro é o 46
Última edição por angelo_lopes em Sáb Dez 01, 2012 9:13 pm, editado 2 vez(es) | |
| | | hugobruno
Moto : xt660z
| Assunto: Re: tenere com problemas de carga Sáb Dez 01, 2012 8:52 pm | |
| ~boas angelo
tenho ideia que ela deve, as 3000 rpm, estar entre os 13.8v a 14,3v | |
| | | Moutinho
Moto : BWS
| Assunto: Re: tenere com problemas de carga Sáb Dez 01, 2012 9:07 pm | |
| - hugobruno escreveu:
- boas moutinho
realmente nao ando com sorte com a mota e estou muito desiludido com ela,mais que nunca tenho saudades da xt,mas paciencia
voltando ao assunto,provavelmente é uma coisa simples,ou nao,mas foi bem medido e nao esta estragado o multimetro,nao fui eu que fiz as mediçoes,foi um amigo,mas duvido que nao tenha feito bem
mal a bateria esteja carregada volto a testar e tirar as teimas
quando der com o problema e estiver boa podes dar uma volta para te convenceres a ficar com ela..... Não te esforces... Sou admirador dos carburadores, e das motas velhas. Talvez um dia, quando o acesso a uma centralina de um carro ou mota seja simples, eu talvez pense numa bicicleta dessas. Sabes... é que eu gosto de estragar... | |
| | | Paulo Neto
Moto : KLE 500
| Assunto: Re: tenere com problemas de carga Sáb Dez 01, 2012 9:10 pm | |
| Hugo, o problema que ela teve a tempos tambem não era relacionado com a parte eletrica???
motas novas e carros novos = a pintelhices
eletronica a mais para um sistema tão simples!!!
não é o retificador que controla a carga da bateria? | |
| | | Moutinho
Moto : BWS
| Assunto: Re: tenere com problemas de carga Sáb Dez 01, 2012 9:14 pm | |
| - angelo_lopes escreveu:
- Não tenho dúvida das medições nem do multímetro.
A bateria mostrava 11,7 Volts com o motor desligado. Quando se punha o motor a trabalhar a voltagem caía, o que é natural, mas regressava aos 11,7 Volts. Isto é que é estranho. Devia aumentar a voltagem.
Subindo a rotação a voltagem começava a cair. 7 Volts, às 3.000 RPM caía para os 6 volts, às 4.200 RPM ficava-se pelos 2,3 Volts.
A bateria já está carregada. Foi carregada com um CTEK de 3,6 Amp e está nos 12,8 Volts. Não sei que testes faça porque nem tenho dados da Moto
Nota: Outro dado, coincidência ou não, a Moto "passou-se" em andamento normal por se ter buzinado... Depois da buzinadela apareceu a luz amarela ou laranja de erro, e o código de erro é o 46 Mas isto foi medido nos bornes da bateria!!! Como é possível!!! A bateria isola!!! O regulador/rectificador já pifou outra vez??!!! | |
| | | angelo_lopes
Moto : Yamaha XT600 1987, etc...
| Assunto: Re: tenere com problemas de carga Dom Dez 02, 2012 12:00 am | |
| A bateria já vai nos 12,9 Volts o que não é mau: Desconheço se a centralina comanda a carga da bateria. Se não tiver intervenção, das duas uma ou o rectificador de corrente ou regulador de tensão voltou a queimar e será o terceiro que queima desta vez em pouco tempo ou o problema estará no volante magnético. À procura do código de erro 46 apareceu um tópico em Inglês de alguém que estava com este mesmo erro 46 e veio a descobrir que alguns imans do magneto se tinham desintegrado traçando "3 fios brancos" que saem do volante. Não há por aqui experts nestas coisas? | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: tenere com problemas de carga Dom Dez 02, 2012 12:16 am | |
| seguindo esse erro 46 tudo se resume a falha na bateria... que deve ser originada pelo rectificador ou instalação do rectificador pode ser uma ficha... ou um fio partido que tenha a ver com o rectificador Ou seja um mau contacto (isto pela lógica) eu tentava resolver o problema criando uma segunda instalação nova ou seja fazia ligações com novos fios (não mexendo na instalação original) mas fazia algo em duplicado que quando uma falha-se estava lá a nova começava por fazer isso apenas para o positivo e negativo que sai do rectificador a ficha do rectificador também teria que ser passada a pente fino... Mas antes de mexer responsabilizava a reparação que fizeram anteriormente QUERIA AS COISAS RESOLVIDAS SEM VOLTAR A PAGAR... Espero não ter escrito baboseiras... porque li tudo muito a correr... e estou sem tempo para estar na net ABR | |
| | | angelo_lopes
Moto : Yamaha XT600 1987, etc...
| Assunto: Re: tenere com problemas de carga Dom Dez 02, 2012 12:26 am | |
| Também fala no magneto e não me admira nada que seja o volante a fazer a cama aos rectificadores | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: tenere com problemas de carga Dom Dez 02, 2012 1:39 am | |
| - angelo_lopes escreveu:
- Também fala no magneto e não me admira nada que seja o volante a fazer a cama aos rectificadores
Pois é e talvez seja a primeira coisa a verificar... é também muito fácil e rápido de se verificar basta medir continuidade na ficha do rectificador entre os fios brancos e entre os fios brancos e a massa entre os fios brancos deve ter 0,22 ~ 0,33 e entre os fios brancos e a massa não pode ter nada Agora o problema é se as bobines estão boas a frio (com o motor frio) e depois de quente acabam por alterar os valores ou entrarem em curto... devido a uma falha no verniz do enrolamento ABR | |
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