| Deita liquido radiador fora | |
|
+3bmbelo webmonstro mariomcarvalho 7 participantes |
|
Autor | Mensagem |
---|
mariomcarvalho
Moto : Yamaha XTZ 750
| Assunto: Deita liquido radiador fora Ter Out 30, 2012 8:32 pm | |
| Boas, mais um problemita a resolver. a minha moto em andamento especialmente quando tá no meio dos carros, aquece bastante o que é normal e a ventoinha dispara logo...até aqui tudo bem, no entanto apercebi-me que deita o liquido todo fora pelo tubo do respiro. daquilo que pude perceber se a ventoinha dispara, o termostato funciona assim como a ventoinha que faz seu papel mas o liquido sai-me todo pelo tubinho alem disso acho que falta ali algo pois acho que a st tem deposito de liquido de radiador atrás...ou tou errado? é que de circuito de refrigeração so tenho o termostato, o tubo que desce para o radiador e mais nada... tou com receio de derreter aquilo tudo. tou sempre a parar para meter liquido para a moto nao ficar sem liquido radiador. | |
|
| |
webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: Deita liquido radiador fora Ter Out 30, 2012 8:54 pm | |
| Se a mota tem vaso de expansão então quando aquece o liquido vai expandir ganhar pressão e vai para o vaso quando arrefece , volta para o radiador Por vezes acontece que a borracha da tampa do radiador que tem junto um pequeno tubo que liga ao vaso, essa borracha na tampa está danificada e não se faz o retorno pelo que o circuito perde liquido e acaba por aquecer mais podendo sobreaquecer o motor
Se não tem vaso de expansão então há que ver porque aquece pois não devia aquecer ou a bomba está nas coves ou radiador entupido ou ventoinha avariada
Fora disso podes ter uma fuga na junta da cabeça que provoca sobrepressão no circuito levando à perda do liquido Convem ver antes de estragos maiores Nuno | |
|
| |
bmbelo
Moto : Suzuki GSX 750 Inazuma
| Assunto: Re: Deita liquido radiador fora Ter Out 30, 2012 10:33 pm | |
| A ventoinha pode disparar e o termóstato estar trancado...não? É ver se a água corre pelo "radiador".... A minha preocupação aqui seria ver se a junta tava a dar passagem. Pode haver uma microfissura na cabeça que só com a expansão térmica dá de si. Posto isto de lado, com este tempo não faz sentido isso aquecer/ganhar pressão assim.... Se não houver fuga de compressão e o termóstato estiver bom, ou a bomba de água tá nas couves, o radiador cheio de trampa ou há ar no circuito.
Boa sorte com isso! | |
|
| |
mariomcarvalho
| Assunto: Re: Deita liquido radiador fora Ter Out 30, 2012 11:07 pm | |
| raios...era só o que faltava. o termostato não é pois a certa altura faz disparar a ventoinha e esta por sua vez também trabalha por isso não é dela também...o tal vaso de expansão não o descobri na moto...onde é suposto tar?...numa das tampas laterais? é que do lado direito tá o deposito do oleo e do lado esquerdo nao tenho la nada... | |
|
| |
Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Deita liquido radiador fora Ter Out 30, 2012 11:11 pm | |
| Tens que ter um vaso de expansão isso não pode andar sem vaso de expansão a agua em vez de ir para vai o chão, vai para o vaso de expansão... Tão simples como isso o vaso de expansão deve estar com nivel de liquido mais ou menos a meio | |
|
| |
webmonstro
| Assunto: Re: Deita liquido radiador fora Qua Out 31, 2012 12:45 am | |
| o termostato é uma coisa o sensor da ventoínha é outra o termostato tenta manter a termperatura abrindo e e fechando o circuito de refreigeração o sensor da ventoínha é o que liga e desliga electricamente a ventoínha é apenas um sensor de temperatura Estou a assumir que será uma ST 750 certo ? termostato é o nº 27: O vaso de expansão é o 31: O sensor da ventoínha é o nº 6: | |
|
| |
mariomcarvalho
| Assunto: Re: Deita liquido radiador fora Qua Out 31, 2012 2:26 am | |
| eu não tenho esse vaso de expansão. de acordo com as fotos deverá estar do lado esquerdo da moto certo? ele vai ligar aonde? é que por acaso reparei que á um tubo (nº34) que vem da parte de cima do motor e não está ligado a nada. será esse o tubo que vai ligar ao vaso?
tenho de arranjar isto urgentemente | |
|
| |
Hot_Marmota
Moto : XTZ 660 TÉNERE
| Assunto: Re: Deita liquido radiador fora Qua Out 31, 2012 9:10 am | |
| Não conheço a mota, mas o vaso de expansão é onde se costuma ver o nível de água ( liquido de refrigeração). Da experiência que tenho com máquinas velhas, é que se a temperatura não sobe muito (isto é, não chega ao vermelho) e a água sai toda, antes de se queimar a junta da cabeça o que costuma estar a falhar é a bomba de água. Verifica esta primeiro se ainda tem palhetas na turbina.
Abraço e boa sorte. | |
|
| |
webmonstro
| Assunto: Re: Deita liquido radiador fora Qua Out 31, 2012 9:30 am | |
| Não sei onde é ligado esse tubo nessa mota mas regra geral ligam junto à tampa do radiador , pois é por aí que se faz a transferência de agua de e para o vaso.
Será um tubo fino com cerca de 12mm de de diametro exterior já agora como costumas ver o nível se não tem vaso ? só pelo radiador ?
| |
|
| |
bmbelo
| Assunto: Re: Deita liquido radiador fora Qua Out 31, 2012 9:36 am | |
| Não há vaso de expansão...? Quando há excesso de pressão dentro do circuito este é libertado pela tampa do convector que é calibrada, normalmente, para 1.2, 1.3 bar se não me falha a memória. É uma simples mola. isto serve para manter o circuito ferrado, sem oscilações de pressão, o mais estável possível e com o meio de transferência de calor ainda com propriedades aceitáveis. Quando a temperatura baixa, a pressão baixa, o líquido contrai e cria-se uma depressão no interior do circuito de refrigeração. É aqui que o vaso de expansão faz falta pois o circuito de refrigeração vai aspirar alguma quantidade de fluido do vaso para repor o nível derivado ao que excluíu. No teu caso aspira ar e este fica alojado no convector. Isto é, tens muito pouco caudal de água a ser arrefecido no convector pela ventoinha. Deverá ser o motivo pelo qual isso aquece caso os orgãos mecânicos estejam todos OK. O nível deve ser verificado sempre na tampa do radiador e com a máquina fria. Deve estar atestado e o vaso de expansão deve estar a meio. | |
|
| |
mariomcarvalho
| Assunto: Re: Deita liquido radiador fora Qua Out 31, 2012 9:50 am | |
| obrigado pelas informações. vou ter de arranjar por ai um vaso de expansao pois só meto a agua pelo tubo do radiador. dass... | |
|
| |
bmbelo
| Assunto: Re: Deita liquido radiador fora Qua Out 31, 2012 10:39 am | |
| Qualquer recipiente (garrafa de 0,33/0,5l) serve para o desenrasque. | |
|
| |
webmonstro
| Assunto: Re: Deita liquido radiador fora Qua Out 31, 2012 12:14 pm | |
| - bmbelo escreveu:
- Qualquer recipiente (garrafa de 0,33/0,5l) serve para o desenrasque.
sim mas aponta do tubo tem de estar sempre coberto de liquido se não mete ar e não recua para o radiador | |
|
| |
Hot_Marmota
| Assunto: Re: Deita liquido radiador fora Qua Out 31, 2012 12:28 pm | |
| Não tens mesmo nada disto???? É estranho alguem ter tirado. | |
|
| |
Hot_Marmota
| Assunto: Re: Deita liquido radiador fora Qua Out 31, 2012 12:33 pm | |
| Vê aqui: clica na imagem para ires para o ebay, está em Itália por 25 euros. | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Deita liquido radiador fora | |
| |
|
| |
| Deita liquido radiador fora | |
|