Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ... |
|
| GPS para on e off road | |
|
+22ACordeiro Criscarvalhoso paulo Bruno Mourato efortuna Edgar Pmvpires krieg samurai19 chambas Paulo Neto Lupan joaohg Flat_Out Jarod Luis Rosado Gonçalo mariomcarvalho m84xt Jorge amota webmonstro 26 participantes | |
Autor | Mensagem |
---|
webmonstro
Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E
| Assunto: Re: GPS para on e off road Ter Mar 18, 2014 5:59 pm | |
| - nameless escreveu:
- Viva,
este é um assunto que também tenho andado a estudar e pelo que vejo, o http://www.oziexplorer.com já existe também para aparelhos da Garmin. Pelo custo de um aparelho barato dos chineses, e as desvantagens que vêm com ele (qualidade do ecrã ao sol, autonomia, resistência ao clima, etc) vs o custo mais reduzido penso que no final a diferença entre preço/beneficio das duas soluções vai ficar próximo.
No meu caso estou a pensar investir num Garmin Oregon 600 (nenhum dos modelos superiores trazem qq vantagem significativa) uma vez que este me permite um uso tanto on como off road, com adição de mapas e de rotas criadas pela malta (wikiloc etc). Também ponderei um modelo mais antigo, e usado, tipo GPSMap 60Cx ou o 62 (que devem estar a baixar de preço uma vez que saiu agora o 64).
Algumas anotações que algum de vocês queira adicionar? :) Não existe nenhuma versão do ozi para garmins o que existe é mapas topográficos para serem instalados nos garmin Não sei que preços viste mas aultima vez que vi um oregon 600 novo custa 300 € a minha solução ficou-me por 55€ + 20 da bolsa ou seja 75€ é claro que o oregon é superior em alguns aspectos como a visibilidade ao sol mas fora isso não vejo que valha a pena (pelo menos para mim ) alem do ecrã do oregon ser mais pequeno, bastante , e não dá para ligar o oregon à alimentação externa pois não? não sei se o Oregon faz turn by turn ?? mas acho que não ainda há 3 semanas andei com o meu no meio da serra, e sim choveu um "pouco" e tanto o GPS como o carregador não tiveram qq dano e o carregador estava fora da bolsa Os mapas topográficos não são na minha opinião os melhores os do topolusitânia por exemplo não são tão detalhados como os do google (que são grátis) e vê o preço dos mapas para os aparelhos garmin ... vê bem o preço que te fica : 1 gps oregon 1 suporte 1 kit carregador de pilhas (o oregon dá para ligar à alimentação externa ? - penso que não ) mapas topo mapas de estrada (turn by turn) - city navigator Se fosse hoje comprava um android resistente à agua e usava apenas isso para navegar (o que eu tenho ainda é winCE) OSMAND com mapas google e OSM TMN drive - tudo gratuito um suporte e carregador e estás pronto por menos de 200€ ou se quiseres usar uma bolsa e um telemóvel "normal" por menos ainda | |
| | | samurai19
Moto : XT600E XER
| Assunto: Re: GPS para on e off road Ter Mar 18, 2014 6:46 pm | |
| - webmonstro escreveu:
- ...
Se fosse hoje comprava um android resistente à agua e usava apenas isso para navegar (o que eu tenho ainda é winCE) OSMAND com mapas google e OSM TMN drive - tudo gratuito um suporte e carregador e estás pronto por menos de 200€ ou se quiseres usar uma bolsa e um telemóvel "normal" por menos ainda
Acho exactamente o mesmo, por isso comprei o Quechua Phone 5" à cerca de 1 mês Para Win CE já há pouca gente a desenvolver Software e para Android há cada vez mais, por isso na minha opinião é a melhor opção, no momento ! | |
| | | nameless
Moto : Tenéré
| Assunto: Re: GPS para on e off road Ter Mar 18, 2014 6:54 pm | |
| Viva, sem duvida que a tua solução é mais em conta e por isso eu também ando a ponderar ir por esse caminho. De qualquer maneira, o Oregon faz turn-by-turn, a bateria dura umas 16 horas e dá para ligar a alimentação externa. Pelo que vi no site do Oziexplorer, percebi que dava para garmin... "This is the official web site for the OziExplorer GPS Mapping Software which runs on your PC or laptop and will work with Magellan, Garmin, Lowrance, Eagle, Brunton/Silva and MLR GPS receivers for the upload/download of waypoints, routes and tracks and most brand of GPS receivers for real time tracking of GPS position (Moving Map)." Tenho de por uma ligação de alimentação na minha mota... Também nao tenho grande vontade de gastar 300€ num gps.... tenho de experimentar o meu telemóvel para isso, mas acho que com o sol é complicado usar e depois ha o problema de ter sp de tirar as luvas para mexer naquilo... :) | |
| | | webmonstro
| Assunto: Re: GPS para on e off road Ter Mar 18, 2014 10:16 pm | |
| - nameless escreveu:
- Viva, sem duvida que a tua solução é mais em conta e por isso eu também ando a ponderar ir por esse caminho.
De qualquer maneira, o Oregon faz turn-by-turn, a bateria dura umas 16 horas e dá para ligar a alimentação externa. Pelo que vi no site do Oziexplorer, percebi que dava para garmin...
"This is the official web site for the OziExplorer GPS Mapping Software which runs on your PC or laptop and will work with Magellan, Garmin, Lowrance, Eagle, Brunton/Silva and MLR GPS receivers for the upload/download of waypoints, routes and tracks and most brand of GPS receivers for real time tracking of GPS position (Moving Map)."
Tenho de por uma ligação de alimentação na minha mota...
Também nao tenho grande vontade de gastar 300€ num gps.... tenho de experimentar o meu telemóvel para isso, mas acho que com o sol é complicado usar e depois ha o problema de ter sp de tirar as luvas para mexer naquilo... :) O oziexplorer são dois programas um para PC e outro para dispositivos moveis Android ou WinCE O programa para PC serve para organizar editar e transferir de e para o aparelho móvel tracks e waypoints e é essa funcionalidade de tranferir e gerir tracks e waypoints que permite fazer com os garmins o programa de navegação que é instalado no dispositivo móvel é apenas para dispositivos WinCE ou android todos os GPS de carro ( conhecidos como PND ) trabalham sobre sistema operativo windows (windows CE .net 4,5 5 ou 6) excepto os Garmin e Tom tom que usam sistemas próprios baseados em Linux Os GPS garmins e os outros usam ecrãs tacteis resistativos que reagem à pressão e por isso funcionam bem dentro de bolsas ou com luvas Os telemóves e tablets e o novo Monterra tem ecrãs capacativos, que reagem à transferência electrica com o corpo (pontas dos dedos) e portanto reagem mal ao uso com luvas mas é possível alterar as luvas cozendo linha própria na ponta dos dedos (das luvas) o Oregon é feito para caminhantes e claro que é a luminosidade do ecrã o seu maior triunfo mas a alimentação externa é por USB o que compromete a resistência à entrada de água, alem de ser tão frágil como qualquer ficha USB de um GPS normal A série 60 tem alimentação por uma ficha bem melhor as séries 62 já só têm alimentação usb As series 60 e 62 não são tacteis e por isso têm ainda melhor iluminação que o Oregon, mas o ecrã é mais pequeno Se fosse para ir numa grande viagem sozinho em que é fundamental a navegação aí ponderava um aparelho destes, sem dúvida mas neste momento como quase toda a gente tem smartfone não custa nada montar provisoriamente e testar pode ser suficiente
Última edição por webmonstro em Qua Mar 19, 2014 9:27 am, editado 1 vez(es) | |
| | | paulo
Moto : Yamaha XT660Z TÉNÉRÉ...&...YZ250F .... DRZ400S
| Assunto: Re: GPS para on e off road Qua Mar 19, 2014 1:50 am | |
| | |
| | | webmonstro
| | | | nameless
Moto : Tenéré
| Assunto: Re: GPS para on e off road Qua Mar 19, 2014 9:56 am | |
| e o xperia nao pegou fogo? é que o meu estando um bocado com o GPS ligado ate fica incandescente (ok, pode ser um ligeiro exagero...) | |
| | | paulo
Moto : Yamaha XT660Z TÉNÉRÉ...&...YZ250F .... DRZ400S
| Assunto: Re: GPS para on e off road Qua Mar 19, 2014 7:06 pm | |
| | |
| | | Jacc
Moto : Yamaha XTZ 660 Ténéré & Yamaha TTR-250
| Assunto: Re: GPS para on e off road Sáb Jul 05, 2014 1:33 pm | |
| amigos, que androids existem no mercado resistentes á agua? Preciso de comprar um smartphone brevemente para fazer navegação na mota. Apenas conheço dois, o quechua (carito...) e o sony xperia go. Mas o que há mais deste genero que valha apena? Abraço | |
| | | BMLG
Moto : TT250R
| | | | Jacc
| Assunto: Re: GPS para on e off road Dom Jul 06, 2014 12:26 pm | |
| E não existe nada entre o preço do xperia e do quechua? | |
| | | webmonstro
| Assunto: Re: GPS para on e off road Dom Jul 06, 2014 12:29 pm | |
| Só sei dos que há dos chineses no eBay na cada dos 100 euros | |
| | | javleitao
Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500
| Assunto: Re: GPS para on e off road Dom Jul 06, 2014 2:53 pm | |
| - webmonstro escreveu:
- Só sei dos que há dos chineses no eBay na cada dos 100 euros
Foi disso mesmo que me lembrei. http://www.everbuying.com/product538429.html?lkid=77758&utm_source=YGfacebook&utm_medium=facebook_official&utm_campaign=FB_77758 http://www.everbuying.com/product555980.html?lkid=87671&utm_source=YGfacebook&utm_medium=facebook_official&utm_campaign=FB_CS0103502 Alguém tem algum feedback destas máquinas? | |
| | | Jacc
| Assunto: Re: GPS para on e off road Dom Jul 06, 2014 6:23 pm | |
| o xperia tem um preço porreiro, mas tenho medo que o ecrã seja pequeno de mais... | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: GPS para on e off road | |
| |
| | | | GPS para on e off road | |
|