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| Filtro ar origem vs filtro ar lavável | |
| | Autor | Mensagem |
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Gonçalo
Moto : CBR 600 RR
| Assunto: Filtro ar origem vs filtro ar lavável Seg Set 10, 2012 12:33 pm | |
| Boas, não sei se descrevi bem, mas a minha mota tem o filtro de ar de origem que é trocado em todas as revisões e existem filtros de ar que são laváveis, correcto?
Qual aconselhariam? Que diferenças existem?
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| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Filtro ar origem vs filtro ar lavável Seg Set 10, 2012 2:50 pm | |
| Boas; Filtro de ar trocado todas as revisões??? Fazes revisões de 30 000 em 30 000km??? | |
| | | jfvf87
| Assunto: Re: Filtro ar origem vs filtro ar lavável Seg Set 10, 2012 4:41 pm | |
| - Johnny_1056 escreveu:
- Boas;
Filtro de ar trocado todas as revisões??? Fazes revisões de 30 000 em 30 000km??? Gonças29 será que não estás a ser alvo de um síndroma de oficinas tipo Midas, Bricos....? Síndroma de facturar material que não substituem? No manual de serviço para a tua mota (a do avatar) está mencionado a substituição de 20 mil em 20 mil. Como é uma SM presumo que não apanhe com muito pó e se for esse caso uma sopradela no filtro nas revisões será o suficiente até fazer os 20 mil. Quanto aos filtros laváveis do tipo KN, BMC entre outros, já fui um pouco contra porque nem todos os donos são assíduos nas revisões e chega um ponto que esse tipo de filtros por ficarem demasiado secos deixam de agarrar todas as partículas e isso arruína rapidamente um motor ao contrário dos filtros com elemento filtrante de papel. Tenho feito algumas revisões as motas com esses filtros também chamados "filtros de competição" e a manutenção é bastante prática. Em alguns modelos de motas rapidamente pagam o investimento do filtro. Também têm maior débito de ar e em princípio não será necessário afinação em qualquer mota de injecção electrónica. Os preços entre as principais marcas não variam muito mas existem preços bem diferentes para o mesmo filtro de casa para casa, por isso, pesquisa bem. Cumprimentos Faustino | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Filtro ar origem vs filtro ar lavável Seg Set 10, 2012 6:52 pm | |
| - Gonças29 escreveu:
- Qual aconselhariam? Que diferenças existem?
Eu sugeria que estivesses presente quando te fazem a revisão à Mota e que trouxesses o filtro velho... Umas perguntas fazes revisões de quantos em quantos mil kms?? tens a certeza que cobram o filtro de ar ?? quanto tens pago numa revisão?? e a vela também trocam ?? | |
| | | odamA
Moto : XT 660 Z Ténéré 2008
| Assunto: Re: Filtro ar origem vs filtro ar lavável Ter Set 11, 2012 1:22 am | |
| - Gonças29 escreveu:
Boas, não sei se descrevi bem, mas a minha mota tem o filtro de ar de origem que é trocado em todas as revisões e existem filtros de ar que são laváveis, correcto?
Qual aconselhariam? Que diferenças existem? a minha mota tem o filtro de ar de origem que é trocado em todas as revisões e existem filtros de ar que são laváveis, correcto? Aconselho-te a usares o que está escrito no manual da "maquina" que adquiriste. Talvez a diferença de um lavavel para outro que nao o é.......lavavel........ Lava e usa, lava e volta a usar. Mas quando tiveres uns 50mil pensa em muda-lo, isto pelas minhas "contas", e o tipo de moto/uso. Tambem és livre de muda-lo assim que bem entendas, novo, é sempre novo. Tenta falar com um estafeta que ande de moto em Lisboa, e se ele tiver tempo, pergunta-lhe, os tempos de revisoes, as mudas, as manutençoes que ele faz na moto com que anda.....e aos espelhos partidos. Talvez tenhas sorte, pois a maior parte responde -quando precisa. Diferença de preços, se o de origem for 10, e o lavavel for 20 e nao durar o dobro do de origem. entendeste No entanto só tu continuas a ver a diferença, o dinheiro que estas disposto a gastar por tal objecto. A utilizaçao que lhe vais dar. .... | |
| | | Gonçalo
Moto : CBR 600 RR
| Assunto: Re: Filtro ar origem vs filtro ar lavável Ter Set 11, 2012 11:21 pm | |
| - Johnny_1056 escreveu:
- Boas;
Filtro de ar trocado todas as revisões??? Fazes revisões de 30 000 em 30 000km??? 5 em 5 mil, so se for erro meu e for o filtro de oleo. a revisao será na marca. Vi agora o manual e diz que é de 20 em 20 mil e mudar mais vezes quando conduzir em zonas humidas ou poeirentas... Eu por acaso ando de mota todo o ano e muitos km por mês
Última edição por Gonças29 em Ter Set 11, 2012 11:54 pm, editado 1 vez(es) | |
| | | Gonçalo
Moto : CBR 600 RR
| Assunto: Re: Filtro ar origem vs filtro ar lavável Ter Set 11, 2012 11:27 pm | |
| - Edgar escreveu:
- Gonças29 escreveu:
- Qual aconselhariam? Que diferenças existem?
Eu sugeria que estivesses presente quando te fazem a revisão à Mota e que trouxesses o filtro velho...
Umas perguntas fazes revisões de quantos em quantos mil kms?? tens a certeza que cobram o filtro de ar ?? quanto tens pago numa revisão?? e a vela também trocam ?? Comprei a motal com 9600 km, ja vinha com revisao feita. Fiz a primeira revisão com 15000 custou cerca de 90€, se não estou em erro foi mudar oleo, filtro de ar e filtro de oleo, mais a mão-de-obra. A proxima revisão está apontada para 150€, e sei que é mais valor de mao-de-obra que material, supostamente e uma revisão mais a "fundo". Vou lá pois a mota está na garantia e convem fazer a revisão na loja dentro da garantia. Tudo que tiverem apontar apontem e tratarei de ver visto que so faltam 700km para a proxima. | |
| | | Gonçalo
Moto : CBR 600 RR
| Assunto: Re: Filtro ar origem vs filtro ar lavável Ter Set 11, 2012 11:29 pm | |
| - jfvf87 escreveu:
- Johnny_1056 escreveu:
- Boas;
Filtro de ar trocado todas as revisões??? Fazes revisões de 30 000 em 30 000km???
Gonças29 será que não estás a ser alvo de um síndroma de oficinas tipo Midas, Bricos....? Síndroma de facturar material que não substituem? No manual de serviço para a tua mota (a do avatar) está mencionado a substituição de 20 mil em 20 mil. Como é uma SM presumo que não apanhe com muito pó e se for esse caso uma sopradela no filtro nas revisões será o suficiente até fazer os 20 mil. Quanto aos filtros laváveis do tipo KN, BMC entre outros, já fui um pouco contra porque nem todos os donos são assíduos nas revisões e chega um ponto que esse tipo de filtros por ficarem demasiado secos deixam de agarrar todas as partículas e isso arruína rapidamente um motor ao contrário dos filtros com elemento filtrante de papel. Tenho feito algumas revisões as motas com esses filtros também chamados "filtros de competição" e a manutenção é bastante prática. Em alguns modelos de motas rapidamente pagam o investimento do filtro. Também têm maior débito de ar e em princípio não será necessário afinação em qualquer mota de injecção electrónica. Os preços entre as principais marcas não variam muito mas existem preços bem diferentes para o mesmo filtro de casa para casa, por isso, pesquisa bem.
Cumprimentos Faustino
As minhas revisões costumam ser certinhas, mais km menos km estou na oficina para as fazer quando estipuladas | |
| | | Flat_Out
Moto : Yamaha XT660Z
| Assunto: Re: Filtro ar origem vs filtro ar lavável Qua Set 12, 2012 12:51 am | |
| Um dia um mecânico disse-me o seguinte:
- "Se entra mais ar num filtro tipo K&N então também entra mais lixo!"
Percebi a ideia e nunca mais pensei nisso. | |
| | | Edgar
Moto : XT 600 Edventure
| Assunto: Re: Filtro ar origem vs filtro ar lavável Qua Set 12, 2012 3:08 am | |
| 5 Mil em 5 Mil parece-me ser um intervalo muito curto 6 ou 7 parece-me melhor... e o manual diz de 10 em 10 Mil Acho que tenho poupado muito dinheirinho com a minha bricolage | |
| | | Gonçalo
Moto : CBR 600 RR
| Assunto: Re: Filtro ar origem vs filtro ar lavável Qua Set 12, 2012 1:16 pm | |
| Sim e verdade, a partir de agora se calhar tou a pensar por na oficina aos 10 mil... e aos 5 mil mudar eu o oleo e eventualmente o filtro de oleo???
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| | | Johnny_1056
Moto : Yamaha
| Assunto: Re: Filtro ar origem vs filtro ar lavável Qua Set 12, 2012 2:16 pm | |
| Boas; Desde que saibas o que estás a fazer... Das intervenções que tens tido aqui no forum, não pareces muito à vontade com temas "mecânicos" e como tal, se calhar mais vale recorrer a alguém que saiba o que está a fazer. Um motor "partido" sai bem mais caro do que aquilo que poupas fazendo em casa. | |
| | | Gonçalo
Moto : CBR 600 RR
| Assunto: Re: Filtro ar origem vs filtro ar lavável Qua Set 12, 2012 11:23 pm | |
| - Johnny_1056 escreveu:
- Boas;
Desde que saibas o que estás a fazer... Das intervenções que tens tido aqui no forum, não pareces muito à vontade com temas "mecânicos" e como tal, se calhar mais vale recorrer a alguém que saiba o que está a fazer. Um motor "partido" sai bem mais caro do que aquilo que poupas fazendo em casa. Mudar o oleo não é demasiado complicado, assisti a revisão "pequena" onde mudaram oleo, filtro de ar e de oleo. Foram tres coisas que nao achei muito dificeis de realizar. Em caso de duvidas ha sempre o manual de instrucçoes mas como eu disse ja observei e claro faria apenas nas revisões pequenas, não nas grandes. Temos de começar por algum lado, senão terei de ir a oficinas sempre por tudo, se puder evitar pequenas coisas optimo | |
| | | jagyver
Moto : Suzuki XF650 Freewind / ex-XTZ750 Super Ténéré
| Assunto: Re: Filtro ar origem vs filtro ar lavável Dom Set 16, 2012 8:30 pm | |
| Gonças... uma pequena nota que deves ter em conta sobre os filtros laváveis. As marcas deste tipo de filtro (KN, BMC, etc) dão garantia vitalícia para os filtros, alegam que o mesmo filtro dá para milhares de kms tornando-se mais económico, melhoram o rendimento, mas... ...e há sempre um mas nestas coisas... há que ter em conta pelo menos dois factores: - os filtros laváveis requerem manutenção e líquidos específicos para o efeito (líquido de limpeza e óleo de lubrificação), uma vez que não são filtros secos. Logo, esta deixa de ser uma vantagem, pois o valor inicial que tens de dispender pelo filtro + preço dos kits de limpeza... em determinados casos e modelos de mota, deixa de ser vantajoso. - depois de aplicar o líquido de limpeza é recomendado um tempo de espera antes de aplicar o óleo de lubrificação, o que pode requerer alguma disponibilidade para o efeito. Contudo há quem tenha experimentado e só diz bem. Tenho um amigo que tem uma XT660Z de 98 que colocou um e está satisfeito! Mas no caso dele, optou pelo KN porque o filtro na zona onde está suja-se muito, e como é pequeno limpa-se bem e em termos de custo final, acaba por compensar. Já na ST, acho que não compensa. Para além disso uma vez que são "abertos", aquilo deve apanhar com tudo o que é água, pó, bicheza e sei lá que mais. Não gostei e por isso mantenho os de elemento de papel. Mas isto é só a minha opinião!!! Mas tenta ver mais opiniões de pessoal que talvez os tenham para tirares as tuas conclusões. Se quiseres posso tentar saber a opinião de um amigo meu que teve uma XTR, e creio que tinha um filtro desses. | |
| | | Gonçalo
Moto : CBR 600 RR
| Assunto: Re: Filtro ar origem vs filtro ar lavável Dom Set 16, 2012 10:40 pm | |
| Eu quero sempre saber tudo que ajude a melhorar a mota e claro a gastar menos €, que ela ja exige muito | |
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| Assunto: Re: Filtro ar origem vs filtro ar lavável | |
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| | | | Filtro ar origem vs filtro ar lavável | |
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